ap23011510344043

Tesouro judeu da Segunda Guerra Mundial é encontrado durante reforma de casa na Polônia

As autoridades da Polônia anunciaram ontem (11) a descoberta de quase 400 objetos que datam da Segunda Guerra Mundial durante a reforma de uma casa na cidade de Lódz, região central do país. Acredita-se que, à época do conflito, os donos da casa eram judeus e tenham escondido os artefatos.

Entre os achados estão menorás e chanuquiás (comumente utilizados em celebrações judaicas), talheres e itens de uso diário.

“Os moradores que enterraram esses itens provavelmente pensaram que um dia voltariam para buscá-los, que seriam capazes de recuperá-los. Provavelmente, essas pessoas perderam suas vidas [no Holocausto]”, disse Adam Pustelnik, vice-prefeito de Lódz.

Krzysztof Hejmanowski, um inspetor da construtora Warbud, cuja equipe encontrou o tesouro, disse que os itens estavam embrulhados em jornais e guardados em uma caixa de madeira. As autoridades disseram que os objetos recuperados serão transferidos para o Museu de Arqueologia da cidade.

“Essas histórias são verdadeiramente raras e preciosas e também são uma grande lição para todos nós”, afirmou Pustelnik.

O endereço onde os objetos foram encontrados, na Rua Polnocna, 23, ficava fora do perímetro do Gueto de Litzmannstadt, que era na região. Os alemães nazistas estabeleceram o bairro em Lódz em fevereiro de 1940 e, até agosto de 1944, a vizinhança abrigou cerca de 200 mil judeus de toda a Europa. A maioria morreu lá ou em campos de concentração.

Uma funcionária da Administração Municipal de Investimentos, Małgorzata Loeffler, disse que os itens e sua história despertam “emoção e profunda reflexão sobre o fato de que não estamos sozinhos, que deixamos algo para trás”.

whatsapp-image-2023-01-11-at-14.23.21

Equipe de Tebet impressiona; ministra promete “gastar com eficiência”

Repercutiram bem no mercado os nomes indicados por Simone Tebet para compor sua equipe no Ministério de Planejamento e Orçamento.

O time é formado por pessoas com larga experiência em gestão pública e um histórico de defesa do controle e da avaliação dos gastos do governo.

Trabalhando ao lado da equipe de Fernando Haddad, na Fazenda, caberá ao time do Orçamento reorganizar a gestão dos recursos públicos, dando mais transparência aos gastos, listando prioridades e avaliando se o dinheiro do contribuinte está sendo gasto da melhor maneira.

O time também terá a missão de contribuir para estruturar o arranjo fiscal que dará lugar ao teto de gastos.

“Não temos recursos para resolver os problemas do Brasil, mas nossa prioridade é gastar bem o que se tem, com eficiência” disse Tebet. “Isso requer planejamento e uma avaliação periódica com monitoramento das políticas públicas que estão sendo executadas.”

Nesse aspecto, foi especialmente elogiada a nomeação de Sérgio Firpo, tido como um dos mais competentes microeconomistas do País, para comandar a recém-criada Secretaria de Monitoramento e Avaliação para o Aperfeiçoamento de Políticas Públicas. Formado em economia na Unicamp, Firpo fez mestrado na PUC-Rio e doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley. É pesquisador e professor do Insper. Ele terá como missão coordenar o time que vai avaliar a eficiência das políticas públicas, medir resultados e indicar se os recursos estão tendo o seu melhor destino – algo essencial, mas que os governos raramente fazem de maneira sistemática.

A secretaria-executiva será comandada por Gustavo Guimarães, um gestor público com muita experiência em Brasília e ótimo trânsito na burocracia federal. Gustavo será o braço direito de Tebet. Doutor em economia pela UnB e servidor do Senado, já passou pelo Banco Central e Banco do Brasil. Fez parte da equipe de Paulo Guedes, onde foi secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria, e também secretário especial adjunto de Fazenda. Já trabalhou ao lado do economista Marcos Mendes em avaliação de políticas públicas.

A secretaria de Planejamento ficou com a cientista política Leany Lemos, cujo currículo inclui ter comandado a Secretaria de Planejamento do Distrito Federal, no governo de Rodrigo Rollemberg, e do Rio Grande do Sul, na gestão de Eduardo Leite – dois governos com bom histórico fiscal. Leany também foi presidente do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul.

A Secretaria do Orçamento Federal, a “pasta dos nãos”, ficará sob o comando do cientista político Paulo Roberto Bijos, consultor da Câmara, que já foi auditor fiscal e analista no Senado. Ao lado de Daniel Couri, atual diretor do Instituto Fiscal Independente (IFI), Bijos escreveu um capítulo para o livro Reconstrução: o Brasil nos anos 20 em que os dois tratam da necessidade de modernizar o processo orçamentário. Sugerem, entre outras medidas, a adoção do spending review, algo básico em qualquer empresa, mas raro no setor público: despesa ruim é deixada de lado para abrir espaço para aquelas que valem a pena.

Renata Amaral vai chefiar a Secretaria de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento, Financiamento Externo e Integração Nacional. Atualmente professora da American University Washington College of Law, Renata tem PhD pela Universidade de Maastricht, na Holanda, e experiência em negociações internacionais e órgãos multilaterais. Tem contatos na burocracia de Washington e poderá ajudar, segundo Tebet, a fazer a ponte com financiadores externos, como por exemplo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que, pela primeira vez, está sob presidência de um brasileiro, Ilan Goldfajn.

“É um ministério super técnico, com gente de alta competência e experiência na administração pública. Queremos valorizar os servidores,” disse Elena Landau, que coordenou o programa de governo de Tebet e ajudou a formar a equipe.

A economista Vilma Pinto, uma das grandes especialistas em finanças públicas da nova geração, foi convidada a assumir uma secretaria. Mas optou por ficar no cargo atual, no IFI. Algumas executivas do setor privado também foram sondadas, mas optaram por manter os empregos atuais. Pesou a questão salarial. Tebet ainda precisa indicar os escolhidos para comandar o IBGE e o IPEA.

12-01-2023-inicio-da-lavagem-do-bonfim-festa-comercio-fot-bruno-concha-secom-pms-6-

Milhares de baianos vão às ruas para celebrar um tradição de quase 280 anos em Salvador

Depois de dois anos sem festejos, Salvador voltou a ser palco da Festa do Bonfim. Maior evento religioso popular da cidade começou no último dia 5 e segue até o próximo dia 15, feriado na capital baiana. A apoteose da festa, porém, aconteceu nesta quinta-feira (12), com a Lavagem do Bonfim.

Tradição secular, o rito é uma celebração inter-religiosa que começou a ser feito em 1773. Inicialmente, fiéis da “Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim” faziam com que negros escravizados lavassem e ornamentassem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim. Mais tarde, a lavagem passou a ser parte da cerimônia das Águas de Oxalá, para os adeptos do candomblé. Acontece na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, no mês de janeiro. O cortejo e a lavagem mobilizam milhares de fiéis, simpatizantes e turistas.

O cortejo começa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio até o alto do Bonfim. Na igreja, as escadarias e o átrio são lavados pelas baianas com água de cheiro. Além da parte religiosa, a festa segue no largo do Bonfim. Uma das datas mais importantes da capital, a lavagem movimenta a cultura e a economia de Salvador, com festas espalhadas por toda a cidade e para todos os públicos.

robinho-na-praia-com-os-ex-companheiros-fabio-costa-e-alex-1667678430422_v2_450x450.jpg

Por medo de prisão Robinho rejeita proposta de time chinês para voltar a jogar

Robinho recebeu sondagem de um time da segunda divisão da China, mas a conversa não avançou. O atacante teme sair do Brasil e ser preso por causa da condenação em última instância na Justiça Italiana, pelo crime de violência sexual.

Robinho foi procurado por um representante de um clube da segunda divisão da China há alguns dias, mas a possibilidade não avançou em função do jogador temer ser preso. Outro fator é continuar perto da família. Um dos filhos, inclusive, joga na base do Santos. Ele foi sondado também pela Portuguesa Santista e Brasiliense.

Aos 38 anos, ele ainda não decidiu se voltará a atuar. Sua última partida foi em 19 de julho de 2020, pelo Istanbul Basaksehir, da Turquia. O atacante fala constantemente sobre a vontade de competir. Essa decisão deve ocorrer em breve. Robinho comenta que quer e tem condições de retornar aos gramados, mas se preocupa com a família e os filhos, principalmente pelo que chama de “perseguição da imprensa”. Robinho mantém a forma em um campo do Guarujá e também em algumas atividades na Portuguesa Santista. Ele e outros atletas com passagem pelo Santos jogam juntos, como o zagueiro Domingos e o atacante Renatinho.

A condenação

Robinho foi condenado a nove anos de prisão por estupro de uma mulher albanesa em 2013, na Itália. O atacante foi anunciado como reforço do Santos em 2020, mas o acordo foi cancelado pela publicação de conversas com amigos e a pressão de patrocinadores.

O governo italiano pediu a extradição de Robinho em outubro de 2022 mas o Brasil negou . A recusa se deu com base no artigo 5º da Constituição brasileira.

O caso já transitou em julgado e não tem possibilidade de recurso. Robinho e seu amigo Ricardo Falco foram condenados. Outros quatro envolvidos não foram encontrados pela Justiça Italiana.

Segundo a acusação, Robinho e seus amigos ofereceram bebida à vítima até “deixá-la inconsciente e incapaz de se opor”. De acordo com a reconstrução feita pelo Ministério Público, o grupo levou a jovem para um camarote da boate e, se aproveitando de seu estado, praticou “múltiplas e consecutivas relações sexuais com ela”. Em uma conversa telefônica grampeada, Robinho disse ao amigo Jairo Chagas: “Estou rindo porque não estou nem aí, a mulher estava completamente bêbada, não sabe nem o que aconteceu”. Em outro trecho, Robinho afirmou: “Olha, os caras estão na m****. Ainda bem que existe Deus, porque eu nem toquei naquela garota. Vi os outros f***** ela, eles vão ter problemas, não eu. Eram cinco em cima dela”, afirmou. Após Chagas dizer que havia visto Robinho “colocar o pênis dentro da boca” da vítima, ele respondeu: “Isso não significa transar”. Os advogados do ex-jogador alegam que ele é inocente e que a relação foi consensual.

suzane-848x477-1

Suzane Von Richthofen deixa prisão e vai para o regime aberto

Condenada por matar os pais em 2002, Suzane Von Richthofen deixou a penitenciária de Tremembé ontem, quarta-feira (11) para cumprir pena em regime aberto. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo.

Segundo o órgão, a Justiça concedeu a progressão do regime prisional de Von Richthofen para regime aberto nesta quarta. Ela deixou a prisão Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier de Tremembé por volta das 17h35.

De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, o processo de cumprimento de pena de Suzane corre sob segredo de justiça, mas confirmou a regressão da pena. Em nota encaminhada à imprensa, o poder judiciário informou que 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté proferiu nesta quarta-feira (11) a progressão do regime de Richthofen para aberto, após ter “verificado o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela Lei de Execução Penal”.

Condenação ocorreu em 2002

Suzane Von Richthofen foi condenada por matar os pais Manfred e Marísia Von Richthofen em 31 de outubro de 2002. O crime, que, à primeira vista, parecia latrocínio, teve o homicídio declarado por Suzane e pelos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos, que confessaram o crime. Suzane e Daniel eram namorados à época.

Em agosto de 2014, a 1ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté decidiu pela progressão do regime semiaberto. Na época, em sua decisão, a juíza argumentou que Suzane “encontra-se presa há 12 anos, não apresenta anotação de infração disciplinar ou qualquer outro fator desabonador em seu histórico prisional”.

No entanto, Suzane Von Richthofen declarou na época, por escrito, que não tinha interesse no regime semiaberto por “temer por sua vida fora do cárcere”.

Mais tarde, em 2015, ela progrediu novamente para o regime semiaberto, com direito a saídas temporárias. Após autorização da Justiça, Suzane começou a cursar ensino superior.

Agora, quase 21 anos depois da condenação, Richthofen cumprirá a pena em regime aberto.

85651750-c957-4013-a842-a7cc13d53ec0-prefcg-1672489338-768x432-1

Última semana da Cidade do Natal, a programação de hoje tem de flash back a rock nacional

Nesta quinta-feira (12) as atrações culturais e musicais continuam na Cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena, a partir das 17h, quando o local abre. Os visitantes poderão se divertir e acompanhar o flash back com o Grupo Fênix, a Banda Engenheiro Édson com pop rock e as músicas autorais de Zé Geral. Além disso, crianças e adultos podem aproveitar a roda gigante, os brinquedos e visitar a Casa do Papai Noel.

Há também outras opções de diversão, como por exemplo o City Tour, que conta com quatro saídas: 17h, 18h, 19 e 20h. A retirada de senhas é na entrada da Cidade do Natal, com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). O passeio que é gratuito segue do local até a Praça Ary Coelho e tem duração de aproximadamente 50 minutos. As crianças, para que possam participar, deverão estar acompanhadas dos seus responsáveis. Ao todo, são 70 lugares disponíveis, sendo 55 em cima e 15 na parte de baixo.

O local segue até o dia 15 de janeiro. A programação tem cortejo musical, Parada Natalina, trenzinho, presépio que conta em sua decoração, com uma árvore Oliveira de 200 anos.

Além da Casa do Papai Noel, o local conta com praça de alimentação com 11 tendas gourmet – que fazem referência a prédios históricos de Campo Grande, como por exemplo o Colégio Oswaldo Cruz, Pensão Pimentel, Hospedaria Ramalho, Hotel Americano, Casa do Artesão, entre outros -, com refeições em valores acessíveis a partir de R$ 10.

Além da roda gigante, há outras novidades relacionadas à acessibilidade, incluindo a instalação de piso tátil para pessoas com deficiência visual.

A programação diária das atrações culturais e demais informações podem ser conferidas no endereço eletrônico https://natal.campogrande.ms.gov.br/

funsatatende-prefcg-1664919201

Para esta quinta-feira a Funsat oferta mais de 1000 vagas de emprego

Para esta quinta-feira (12) a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) oferta 1.001 oportunidades, dessas 491 não exigem experiência, como por exemplo, operador de telemarketing receptivo (300), auxiliar de linha de produção (11), servente de obras (27), servente de pedreiro (20) , auxiliar administrativo (5) auxiliar de limpeza (21), corretor de imóveis (5), atendente de balcão de café (6), auxiliar de cozinha (8), faxineira (3), vigilante (8) e recepcionista atendente com 32 vagas.

Para acadêmicos que buscam uma oportunidade de estágio, a Funsat está com oportunidades na área de Direito (5), pedagogia (5), e para o acadêmico que está cursando Publicidade e propaganda com uma vaga.

Há ainda oportunidade para PcD (Pessoa com Deficiência), 22 vagas em diversas áreas como, auxiliar administrativo (3), auxiliar de linha de produção (6), vigilante e recepcionista (1), auxiliar de limpeza (2), motorista de ônibus urbano (5), e assiste de vendas e estoquista com duas vagas. É importante destacar que nesse caso é necessário apresentar laudo médico.

Os interessados nas vagas precisam comparecer na sede da Funsat, munidos de documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de trabalho, etc) ou acessar o aplicativo Sine Fácil.

A Funsat divulga diariamente vagas de emprego, que estão disponíveis no site (sem atualização temporariamente), redes sociais e através do aplicativo Sine Fácil (gratuitamente para Android e IOS). O candidato que ainda não possui cadastro precisa comparecer na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, das 07h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Acompanhe as redes sociais e fique por dentro das próximas ações.

Acesse o link e confira as vagas disponíveis:

https://drive.google.com/file/d/16sug8dgyPj7FtWZmgxipbyDxrC5R5WmU/view?usp=share_link
mosquito-agencia-capa-730x450-1

Para evitar aumento dos casos de dengue o foco é reforçar cuidados e prevenção, dizem autoridades

O combate e a prevenção contra a dengue estão na agenda do Estado, com ações de conscientização com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade de retomar todos os cuidados necessários para que o mosquito não se prolifere.

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde) somente neste início de ano já foram 129 casos notificados, sendo sete confirmados. No ano passado o boletim da dengue registrou 23 mortes em função da doença, com 57.323 casos notificados, sendo 20.797 confirmados.

As autoridades de saúde pública destacam que a população já tem conhecimento sobre o que deve fazer no seu quintal e nos terrenos baldios. Por isso a necessidade é de apenas reforçar os cuidados e não deixar esta limpeza para o outro dia, já que nesta época de chuvas a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Os cuidados precisam continuar, chamando atenção da população para evitar a proliferação do mosquito. É natural que todas as vezes que surge um adversário maior na saúde, como a covid, muitos relaxem com aqueles que parecem sob controle, mas as chuvas chegaram e as pessoas precisam fazer a sua parte. O combate à dengue é um dever do Estado, mas é uma tarefa de cada cidadão”, reforçou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

Cuidados

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de muita importância, porque é uma prevenção não apenas contra dengue, mas também em relação a Zika e a Febre do Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Fonte: Comunicação do Governo de Mato Grosso do Sul