como-tirar-carteira-de-trabalho-scaled-1

Desemprego sobe a 8,8% no primeiro trimestre de 2023, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 8,8% no trimestre móvel terminado em março, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse é o menor resultado para o trimestre desde 2015, quando fechou em 8%. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, entre outubro e dezembro, o período traz aumento de 0,9 ponto percentual (7,9%) na taxa de desocupação. No mesmo trimestre de 2022, a taxa era de 11,1%.

Com isso, o número absoluto de desocupados teve alta de 10% contra o trimestre anterior, chegando a 9,4 milhões de pessoas. São 860 mil pessoas a mais entre o contingente de desocupados, comparado o último trimestre do ano passado. Em relação ao mesmo período de 2022, o recuo é de 21,1%, ou 2,5 milhões de trabalhadores.

Já o total de pessoas ocupadas teve um recuo de 1,6% contra o trimestre anterior, passando para 97,8 milhões de brasileiros. Deixaram o grupo cerca de 1,5 milhão. Na comparação anual, houve crescimento de 2,7%.

“Esse movimento de retração da ocupação e expansão da procura por trabalho é observado em todos os primeiros trimestres da pesquisa, com exceção do ano de 2022, que foi marcado pela recuperação pós-pandemia”, diz Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.

“Esse resultado do primeiro trimestre pode indicar que o mercado de trabalho está recuperando seus padrões de sazonalidade, após dois anos de movimentos atípicos.”

Veja os destaques da pesquisa

  • Taxa de desocupação: 8,8%
  • População desocupada: 9,4 milhões de pessoas
  • População ocupada: 97,8 milhões
  • População fora da força de trabalho: 67 milhões
  • População desalentada: 3,9 milhões
  • Empregados com carteira assinada: 36,7 milhões
  • Empregados sem carteira assinada: 12,8 milhões
  • Trabalhadores por conta própria: 25,2 milhões
  • Trabalhadores domésticos: 5,7 milhões
  • Trabalhadores informais: 38,1 milhões
  • Taxa de informalidade: 39%

Recuo entre os sem carteira assinada

De acordo com o IBGE, o número de empregados com carteira assinada no setor privado manteve estabilidade no trimestre. Então, boa parte da queda na ocupação pode ser atribuída à redução dos trabalhadores sem carteira no setor público (-7%) e privado (-3,2%).

Setores como outros serviços (-4,3%), administração pública (-2,4%), agricultura (-2,4%), construção (-2,9%) e comércio (-1,5%) tiveram quedas expressivas no total de seus trabalhadores sem carteira. Além disso, o total de trabalhadores por conta própria com CNPJ teve queda de 8,1% (o que representa menos 559 mil pessoas).

Com isso, a taxa de informalidade voltou aos 39% da população ocupada, o que equivale a 38,1 milhões de trabalhadores informais no país. No trimestre anterior, a taxa era de 38,8%, mas estava em 40,1% no mesmo trimestre do ano anterior.

Níveis de ocupação

O IBGE mostra também que o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, chamado nível de ocupação, chegou a 56,1%. Trata-se de uma queda de 1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (57,2%). Na comparação anual, ainda há alta de 1 p.p. (55,2%).

O contingente fora da força de trabalho foi estimado em 67 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2023. O incremento foi de 1,1 milhão de pessoas frente ao trimestre anterior. Na comparação anual, subiu em mais de 1,5 milhão.

Segundo Beringuy, do IBGE, o aumento de pessoas fora da força de trabalho permaneceu nas últimas divulgações de desemprego, mas não está relacionado a um aumento da população na força de trabalho potencial ou no desalento, que mostram estabilidade no trimestre e queda no ano.

Já a taxa de subutilização — percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação a força de trabalho ampliada — foi estimada em 18,9%. É uma alta de 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (18,5%) e uma queda na comparação anual (23,2%).

Rendimento segue estável

O rendimento real habitual ficou estável frente ao trimestre anterior em R$ 2.880. No ano, o crescimento foi de 7,4%.

Já a massa de rendimento real habitual foi estimada em R$ 277,2 bilhões. O resultado também ficou estável frente ao trimestre anterior, mas cresceu 10,8% na comparação anual.

Fonte: IBGE

soraya2

Senadora Soraya Thronicke segue internada na UTI e sem previsão de alta, em Brasília

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) está internada há uma semana na unidade de terapia intensiva do hospital DF Star, em Brasília. Ela deu entrada na unidade de saúde na última sexta-feira (21), após ter uma crise alérgica.

Nesta sexta-feira (28), a equipe da senadora divulgou que a senadora teve uma “reação alérgica cutânea”. Segundo a assessoria de imprensa, ela foi ao hospital após ter “crises muito fortes”.

“No momento, encontra-se estável clinicamente, com respiração espontânea e alimentação por via oral, em tratamento clínico na unidade de terapia intensiva”, diz o texto.

Ainda de acordo com a equipe de Soraya, não há previsão para alta.

campo-grande-drone-silasismael.com-49-

O que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador em Campo Grande

Com o feriado do Dia do Trabalhador, comemorado na segunda-feira (1º), shoppings, comércio de rua e serviços públicos têm o horário de funcionamento alterado em Campo Grande (MS).

Os expedientes da repartição pública encerram nesta sexta, mas os serviços essenciais serão mantidos.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de 1º de maio.

Comércio

De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), o comércio do Centro de Campo Grande estará fechado, sob pena de aplicação de multa.

Correios

Não haverá atendimento nas agências dos Correios na segunda (1º). As unidades que já atendem normalmente aos sábados vão funcionar no dia 29 de abril (confira endereços e horários na internet). Nesse dia, também serão realizadas atividades de entrega.

Além disso, a Central de Atendimento dos Correios (CAC) fica disponível no chat do site dos Correios, na seção “Fale Conosco” ou nos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.

Shoppings

  • Shopping Campo Grande: Abre normalmente, das 10h às 22h. O funcionamento das lojas, lazer e alimentação é facultativo.
  • Shopping Norte Sul Plaza: A praça de alimentação e lazer abre normalmente das 11h às 21h. Demais lojas e quiosques não abrem.
  • Shopping Bosque dos Ipês: Lojas e quiosques de alimentação e entretenimento funcionam das 10h às 22h. Já as lojas de não alimentação (lojas satélites, ancoras) permanecerão fechadas, conforme convenção coletiva do sindicato.

Detran

Todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vão fechar na segunda (1º). Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 154, na Capital, e (67) 3368-0500, no interior.

Unidades de saúde

Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Centros Regionais de Saúde 24 horas irão funcionar normalmente em regime de plantão.

Órgãos Públicos

Não haverá expediente nas repartições públicas municipais e estaduais no feriado de Dia do Trabalhador.

A exceção fica por conta dos serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, que funcionarão em escala de plantão.

Supermercados

De acordo com a Amas (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados), os supermercados funcionarão normalmente.

Judiciário

Em razão do feriado, não haverá expediente no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul na segunda-feira. O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.

Unidades do Fácil

As unidades do Fácil – Atendimento ao Cidadão voltam a funcionar na terça-feira (2), das 8h às 17h. Nas unidades do Aero Rancho, Guaicurus e General Osório estão em funcionamento os guichês da Energisa, Sejusp – Instituto de Identificação (conforme agendamento), Agenfa, Correspondente Bancário, Detran (conforme agendamento), Águas Guariroba, Agehab e Defensoria Pública.

Sem-titulo

Campanha para reforçar cuidados no trânsito será lançada terça-feira na Câmara

A Câmara Municipal de Campo Grande, em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), promove na próxima terça-feira, dia 2, a abertura da campanha Maio Amarelo, com o tema: “No Trânsito, Escolha a Vida”, marcando os 10 anos da campanha nacional em prol da educação no trânsito e redução de acidentes. O objetivo é reforçar os cuidados no trânsito.

Será feita uma abordagem educativa, com entrega de panfletos e orientações aos motoristas, em frente ao prédio da Casa de Leis, na Avenida Ricardo Brandão, 1.600, no cruzamento com a Rua Pestalozzi, a partir das 7h30 às 8h. Na sequência, no Plenário Oliva Enciso, antes da sessão ordinária, acontece a solenidade de abertura da campanha. A iniciativa é do vereador Coronel Villasanti, presidente da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito.

O movimento foi instituído pelo Decreto n. 11.370, de 17 de novembro de 2010, de caráter consultivo e deliberativo, com objetivo de promover a integração do Sistema de Trânsito no Município de Campo Grande.

O Maio Amarelo, como mês dedicado à segurança no trânsito, foi instituído pela Lei 6.019/18, de autoria dos vereadores Betinho, Papy e da ex-vereadora Enfermeira Cida Amaral. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos, além de colocar em pauta o tema da segurança viária.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

anoreg-730x480-2

Seu Abraço Aquece: apoio de empresas e entidades fortalece o propósito de fazer o bem

Levar conforto e aquecer a população em situação de vulnerabilidade neste inverno. Este é o propósito da campanha “Seu Abraço Aquece”, iniciativa do Governo do Estado, realizada em parceria com a SAD (Secretaria de Administração) e que tem a primeira-dama, Mônica Riedel como madrinha.

Inicialmente pensada para ocorrer entre os servidores estaduais, a campanha comprova sua relevância social ao conquistar importantes parceiros, como a Anoreg (Associação dos Notórios e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul), que nesta quinta-feira (27) pactuou parceria para ampliar o número de doações e assim, beneficiar mais pessoas.

Além das arrecadações internas, entre os funcionários dos 16 cartórios de Campo Grande, caixas serão disponibilizadas para que a população possa contribuir. “A Anoreg, com sua atuação atenta à responsabilidade social, decidiu integrar a campanha, sabendo de sua relevância. Para nós é uma honra fazer parte desta ação tão positiva”, esclarece o presidente da entidade, Leandro Augusto Neves Corrêa.

Logo no primeiro dia, a caixa localizada no cartório Zamperlini (9° Ofício) recebeu várias doações dos servidores, que mostraram seu comprometimento com a causa.

Para a primeira-dama, Mônica Riedel, a adesão dos parceiros comprova o quanto o sul-mato-grossense é solidário. “Foi uma grata notícia saber que a Anoreg abraçou nossa causa e que Seu Abraço Aquece está ganhando cada dia mais parceiros que tornam o projeto mais forte”, destacou.

Destacando a importância da participação popular, a secretária Ana Carolina Nardes reforça que todos podem ajudar, mesmo que seja com uma única peça de roupa. “Esse apoio da Anoreg é muito importante para fortalecer o propósito. Ao ampliar os pontos de arrecadação, mais pessoas poderão doar e por isso eu peço que quem for a um cartório resolver suas questões pessoais, leve uma peça ao menos e ajude a aquecer a vida de uma pessoa no período de baixas temperaturas. Somos gratos a cada doação e aos parceiros por abraçar a causa”, enfatizou a titular da SAD.

Parcerias e pontos de arrecadação

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro já conta com ponto de arrecadação

Além da Anoreg, que disponibilizará os 16 cartórios da Capital como pontos de arrecadação, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Faculdade Insted e a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) também integram a campanha.

Serão aceitas peças de roupas, calçados e cobertores novos ou em bom estado de conservação e limpas, que serão doadas por meio de instituições que atuam na área da assistência social.

Instituições interessadas em receber doações devem enviar um e-mail  até o dia 12 de maio para: seuabracoaquece@sad.ms.gov.br.

Além das secretarias e autarquias estaduais, os pontos de arrecadação na Capital são:

  • Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Avenida Afonso Pena, 377 – Bairro Amambaí
  • Faculdade Insted – Rua 26 de Agosto, 63 – Centro
  • Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) – Rua Marcino dos Santos, 401 – Chácara Cachoeira
  • Cartórios da Capital

E no interior do Estado, as doações podem ser direcionadas às unidades da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

Fonte: SAD

Transito-Foto-Bruno-Rezende-730x480-1

Prazo para pagar a 4ª parcela do IPVA termina hoje em Mato Grosso do Sul

A 4ª parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2023 tem vencimento nesta sexta-feira (28), para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul. 

Quem não recebeu ou perdeu o boleto pode acessar a segunda via pelo canal de atendimento na internet: www.autoatendimento.ms.gov.br/ipva.

A arrecadação ajuda no desenvolvimento do Estado e dos municípios. Do montante arrecadado, metade é destinado às prefeituras das cidades de onde o veículo foi emplacado. 

O último vencimento será no dia 31 de maio, para os proprietários que optaram pelo parcelamento, de acordo com o calendário definido pelo Governo do Estado.

Licenciamento

Também está disponível o calendário para o pagamento de licenciamento dos veículos. Para as placas de final 1 e 2 o vencimento é em abril. Já quem tem veículo com placa final 3, o vencimento é em maio. 

Proprietários de automóveis final 4 e 5 têm até o fim de junho. Julho é o mês das placas final 6. Sete e 8 vencem em agosto. Placa final 9 vence em setembro e final 0 em outubro.

PIX

Neste ano, todos os débitos estaduais podem ser pagos por meio do PIX – o sistema desenvolvido pelo Banco Central que permite operações financeiras em tempo real. A iniciativa da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) tem o objetivo de desburocratizar, facilitar o acesso e agilizar o dia a dia das pessoas.

Ao optar por essa forma de pagamento, o prazo para baixa do débito é reduzido de até 24h, para no máximo 5 minutos, já que o retorno bancário é instantâneo. 

São aceitos pagamentos realizados por qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma conta em uma instituição financeira ou instituição de pagamento, incluindo os bancos que não são conveniados com o Governo do Estado como os digitais, desde que sejam participantes do PIX. 

Importante ressaltar que o limite de horário e valor para realizar as transações são regras determinadas pelo Banco Central. O pagamento por PIX consta no contrato de prestação de serviço assinado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil.

Tempo-de-sol-Foto-Alvaro-Rezende3-730x480-1

Temperaturas começam a subir gradativamente nesta sexta-feira em MS

A previsão para esta sexta-feira (28) é de tempo estável com sol e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) destaca que as temperaturas estarão em gradativa elevação, com clima mais ameno ao amanhecer, e ao longo do dia, atingem temperaturas máximas de 31°C no Estado.

Em Campo Grande a mínima será 18°C e a máxima de 27°C, há possibilidade de chuvas isoladas ao longo do dia. Em Dourados, o céu terá muitas nuvens, mínima de 16ºC e máxima de 26°C. Os termômetros de Ponta Porã estarão com mínima de 16°C e máxima de 25°C; em Iguatemi, mínima de 15°C e a máxima chega aos 27°C. Na região do Bolsão, Três Lagoas começa o dia com mínima de 19ºC e chega aos 27ºC durante à tarde.

As temperaturas atingem a casa dos 30ºC nas regiões Sudoeste, Pantanal e no Norte de Mato Grosso do Sul. Porto Murtinho terá mínima de 17ºC, Aquidauana com 18ºC e Corumbá com 22ºC; as máximas nessas cidades registram 30ºC. No Norte, Coxim terá mínima de 20ºC e máxima de 31ºC; Camapuã com mínima de 18ºC e máxima de 28ºC.

02-0117-0939-santa-casa-vr1-768x432-1

Prefeitura abre 10 leitos para atendimento pediátrico na Santa Casa

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), abriu 10 leitos para atendimento infantil na Santa Casa. A medida  visa atender a demanda reprimida e assegurar a assistência necessária aos pacientes.

Para o funcionamento dos leitos, a Sesau fez a cedência de dois médicos pediatras, do mobiliário (berços), conseguido por meio de empréstimo com o Hospital El Kadri e o Hospital Regional, além de dois respiradores infantis completos.

Conforme o Termo Aditivo publicado na edição desta sexta-feira (28) do Diário Oficial do município (Diogrande), o valor pontual de repasse ao hospital é estimado em R$ 507 mil, no entanto o pagamento será feito mediante a utilização dos leitos.

Campo Grande conta com 25 leitos de UTI e 91 leitos clínicos destinados exclusivamente a pacientes pediátricos. Neste momento a incidência de vírus está similar ao acontecido em anos anteriores, o que preocupa à pasta é o número de casos graves, uma vez que o vírus se apresenta mais agressivo que anos anteriores.

Além da ampliação no número de leitos, outra medida já adotada pelo município foi o estabelecimento de 15 Unidades de saúde da família (USFs) como referência para realizar o atendimento de pacientes que apresentem casos leves de síndromes respiratórias, dengue e outras arboviroses.

O objetivo  é desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs), considerando o aumento de mais de 30% na demanda destas unidades.

Atualmente, mais de 60% do volume de atendimento das unidades de urgência e emergência são de pacientes classificados como azul e verde, ou seja, de menor gravidade e que poderiam ser atendidos na Atenção Primária

Repasses

A edição do Diogrande desta sexta-feira também traz a formalização dos aditivos de repasses pontuais ao hospital, entre eles o do décimo termo que eleva o valor de repasse mensal de R$ 25, 5 milhões para R$ 26,5 milhões.

IMG_8901-768x432-1

Neste domingo acontecerá a 16ª Edição dos Jogos Indígenas Urbanos

Atletas indígenas que vão competir na 16ª edição dos Jogos Indígenas Urbanos, que acontece neste domingo (30) no Parque do Sóter, estão com boas expectativas para o torneio, que reunirá 21 equipes que disputam o campeonato promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio Fundação Municipal de Esportes (Funesp).

Um dos atletas que irá representar o Jardim Anache é o veterano Edno Aquino Anastácio, que pretende conquistar  mais títulos nessa rodada. “Vou disputar as modalidades do futebol, arco e flecha. Estou bem ansioso, temos um time amador e vamos participar dos Jogos Indígenas para manter a forma. Em edições anteriores, fomos três vezes campeões e uma vez em 3° lugar. Também já fiquei em segundo lugar em lança e duas vezes campeão de Cabo de guerra pelo Monte Castelo”, lembra o atleta.

O 16° Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande tem como objetivo desenvolver o intercâmbio esportivo entre a comunidade indígena do município, valorizando o caráter educativo e comunitário e promover o esporte como resultante das atividades desenvolvidas nas aldeias.

Rafael Mota, da etnia Terena, vai disputar duas modalidades: futebol e lança. O atleta indígena também almeja levar títulos para sua comunidade, como também marcar a participação de seu time na 16ª edição dos Jogos Indígenas Urbanos. “Estamos com boas expectativas de vencermos a competição, tanto em modalidades de grupo, quanto nas individuais. Estamos nos preparando há algum tempo para esse torneio em todas as categorias. Nosso time é de muita tradição nas disputas, desde o primeiro Jogos Indígenas”, comenta o terena.

“Os jogos sempre são uma alegria para as comunidades indígenas, sendo um momento de encontro e confraternização. As disputas reúnem indígenas de diversas comunidades, onde há a possibilidade de encontro entre famílias que não estão sempre em contato. E a nossa expectativa é a melhor possível, cada ano vamos melhorando o atendimento ao público, por meio de experiências que ganhamos a cada edição de jogos. Queremos oportunizar a todos um momento de lazer, mas acima de tudo, um momento de resgate e valorização cultural dessas comunidades”, ressalta o diretor-presidente da Funesp, Odair Serrano.

Os indígenas Kadiwéus vão apresentar a dança “Betione”, que em seu idioma significa a dança do Tamanduá, um rito do qual os homens passam de casa em casa com um chapéu ou laço nas mãos. O chapéu representa o pedido de alimentação, que pode ser ofertado qualquer tipo de alimento; já o laço representa um pedido de uma novilha para carnear e assim, fazer churrasco para as comunidades. A outra dança será a do “Nodajo”, que representa a volta dos indígenas que fizeram a busca de terras ancestrais. O pajé dá início a apresentação e os indígenas utilizam na dança, o arco e flecha com vestimentas caracterizadas especificamente para esse ritual.

Adevaldo Virgilio Pires, 45 anos, é cacique da comunidade Kadiwéu que irá participar na modalidade do arco e flecha.  A comunidade tem 39 famílias e a maior parte reside no Bairro Monte Castelo. “Estamos com muita expectativa de ganhar algum título nesse campeonato, já que no ano passado fomos campeão de futebol. Participamos na edição anterior nas modalidades de futsal feminino e futebol campo masculino, lança e arco e flecha. Serão 45 atletas da nossa comunidade participando do evento. Esses jogos são muito importante para o reconhecimento dos indígenas que moram em Campo Grande, isso muito nos honra”, aponta.

Ao todo serão 21 equipes disputando o campeonato, sendo das comunidades indígenas: Kadwéu, Água Bonita, Darci Ribeiro, Parawá, Marçal de Souza, Estrela do Amanhã, Novo Dia, Água Funda Upê Noty, Peyo Kaxe, Jardim Inapólis, Tarsila do Amaral, Vivendas Parque, Nova Canaã, Portal Caiobá, Ceramista, Roda Velha, Novo Dia, Vila Terena, Noroeste, jardim Anache, Acadêmicos indígenas. A realização dos jogos está sendo organizada pela Funesp, por meio da Gerência de Organização de Eventos (GOE) e em parceria com a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU).

Modalidades

Durante os jogos serão disputadas as modalidades de Arco e Flecha Masculino, Lança Masculino, Atletismo, Corrida Masc. e Fem., Cabo de Guerra Masc. Fem., Futebol Society Masculino, Futsal Feminino e Voleibol 4×4 Masc. Fem.

Somente poderão participar indígenas, e fica proibida as participações de atletas de outros municípios. Cada atleta poderá participar do Cabo de Guerra, de uma modalidade individual e uma coletiva.

Nas modalidades de Futebol de Campo, Futsal, Cabo de Guerra, Arco e Flecha, Atletismo e Voleibol, somente podem participar atletas com idade acima de 15 anos.

Evento

Evento: 16º Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande

Data: 30/04/2023 (Domingo)

Horário: 08h

Local: Parque do Sóter – Rua Cristóvão Lechuga Luengo, 25 – bairro Vila Margarida

WhatsApp-Image-2023-03-07-at-09.58.09-1-768x432-1

CODECON aprova projetos com previsão de R$ 96 milhões de investimento em Campo Grande

O ano começou com expectativa de bons investimentos em Campo Grande. Somente nos primeiros quatro meses de 2023, os projetos aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecon) preveem injetar R$ 96.265.577,32 na economia e gerar 325 vagas de trabalho, sendo que mais da metade, 192, sendo novas vagas.

Nessa semana quando foram confirmados projetos na área de fabricação de adubos e fertilizantes, fabricação de máquinas e equipamentos para construção civil e beneficiamento do comércio de sementes, foram previstos mais R$ 10.145.000,00 em investimentos e abertura de 92 novas vagas.

“Esses números são frutos da decisão de investir em meios de fomentar e retomar a atividade econômica na nossa cidade após o difícil momento que passamos na pandemia. Essa tem sido nossa prioridade, geração de renda e emprego”, ressalta a prefeita Adriane Lopes.

Foram votados quatro projetos e todos tiveram parecer favorável, agora eles seguem para a Câmara Municipal de Vereadores para análise e aprovação de lei autorizativa para a concessão dos benefícios da Lei do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande).

“A cada nova reunião do Codecon temos melhores expectativas de investimentos e crescimento para Campo Grande. Esta é a terceira reunião do ano e temos a previsão de quase R$ 100 milhões sendo injetados na nossa economia. Isso só prova que entramos com o pé direito em 2023 e a expectativa de novos negócios sendo abertos são as melhores. Tanto que o número de empresas em Campo Grande continua em crescimento. São 121.069 CNPJs ativos com atividade mercantil, ou seja, com fins lucrativos, conforme dados da própria Receita Federal. Estamos vivendo um novo tempo para as empresas, e a Sidagro vem atuando fortemente para fortalecer o setor produtivo na nossa cidade”, comemora Adelaido Vila, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).

Para a próxima reunião, que deve acontecer em 6 de junho de 2023, a previsão é que oito novos projetos que almejam investir e expandir seus negócios na Capital com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande sejam analisados.

Com a nova Lei do Prodes, além das grandes empresas, os negócios de médio e pequeno porte também podem solicitar incentivos previstos no programa. Ainda, conforme as regras da lei em vigor, para os processos que dependam de apreciação do Codecon, deve ser realizado sorteio publicamente ao fim de cada sessão.

Fonte: PMCG