soraya-thronicke

Coceira e vermelhidão na pele: entenda o que é a doença que levou Soraya Thronicke a UTI

A senadora por Mato Grosso do Sul Soraya Thronicke (União Brasil) foi diagnosticada com urticária autoimune severa na última sexta-feira (28). Coceira e vermelhidão na pele são os principais sintomas da doença que não tem uma causa fixa, segundo alergistas.

Há uma semana internada no DF Star, em Brasília, a senadora está em hospitalizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na sexta (21), Soraya deu entrada no hospital após ter uma crise alérgica.

Afinal, o que é urticária autoimune severa? Urticária é a doença, a condição autoimune é caracterizada por um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar as próprias proteínas. Já a ser classificada como severa, é o grau mais crítico da doença.

Urticária autoimune severa

De acordo com o médico alergista Adolfo Adami, a urticária é uma doença que atinge a pele, causa coceira, muita vermelhidão e pode comprometer a qualidade de vida dos pacientes.

São dois tipos de urticária:

Urticária aguda: são aquelas vermelhidões na pele que aparecem e logo somem;

Urticária crônica: lesões mais graves na pele, vermelhidão intensa e muita coceira. Neste caso, também se enquadra a urticária autoimune, quando as proteínas do própria corpo “brigam” contra o sistema imunológico (esta foi a acometida pela senadora).

“Urticária é uma lesão de pele. Uma placa vermelha que faz a pele se elevar. A urticária autoimune é quando tem anticorpos direcionados contra as proteínas do próprio corpo. Severa é um grau muito grave. Este grau é medido quanto ao impacto que existe na qualidade de vida do paciente”, explica o médico alergista.

Pacientes com urticária severa podem apresentar entre mais de 50 e 100 manchas vermelhas pela pele, causando muita coceira e irritabilidade, como deixa claro Adami.

O que provoca a urticária?

As urticárias podem aparecer em qualquer parte do corpo. O médico alergista afirma que ainda são desconhecidas as causas que provocam a doença na pele. Adami comenta que as viroses podem ser motivos associadas ao aparecimento das lesões e inchaços vermelhos na pele.

“Então, sobre causa, ainda é indefinido, não sabemos. Existe a associação a algumas viroses, mas saber o mecanismo, não sabemos. A causa é investigada pela área dos alergistas”, complementa Adami.

Reações no corpo

  • Vermelhidão na pele;
  • Coceira;
  • Inchaço nas áreas vermelhas;
  • Queimação na pele.

Vermelhidão, inchaço e muita coceira, estes são os principais sintomas e reações que as pessoas podem sentir ao serem acometidas por urticária. Nestas regiões, os pacientes podem sentir queimação e muita dor, como comenta o médico alergista Adolfo Adami.

“As placas vermelhas na pela são os principais sintomas. Em alguns pacientes, o grau pode ser mais severo e comprometer completamento o dia a dia, não deixando com que a pessoa durma ou faça as atividades típicas diárias”.

Tratamento

Adami explica que o tratamento é medicamentoso, não usa pomadas ou cremes, como é no caso da senadora Soraya Thronicke, que está tomando corticoide e anti-histamínicos (os remédios antialérgicos).

Como em todas as doenças e quadros clínicos, o tratamento da urticária é individualizado e prescrito por médicos especialistas.

“O tratamento segue uma série de diretrizes e protocolos. Começamos com os anti-histamínicos. Caso não tenha melhora, aumenta-se a dose, se não responder vamos para outras medicações e aumentando a potência do tratamento. O tratamento é totalmente medicamentoso, via oral ou injetável”.


ato-mochilas

Mochilas vazias em frente ao Congresso, em Brasília, lembram vítimas de violência em escolas

Dezenas de mochilas vazias, colocadas em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, lembram as vítimas da violência em escolas de todo o país, na manhã desta terça-feira (2). Segundo o movimento cívico Avaaz, 35 jovens morreram em ataques desde 2012.

O ato ocorre no dia programado para ocorrer a votação do Projeto de Lei 2630, conhecido como o PL das Fake News (veja detalhes abaixo). A proposta torna crime a divulgação de notícias falsas pela internet.

Segundo os organizadores, uma pesquisa encomendada pela Avaaz aponta que 93,7% dos entrevistados acreditam que as redes sociais não são seguras para crianças e adolescentes.

Além disso, 75% aponta que a falta de regulamentação das redes sociais contribuiu para os recentes casos de violência em escolas brasileiras.

PL das Fake News

Projeto de Lei das Fake News já foi aprovado no Senado e é discutido na Câmara dos Deputados há mais três anos. No fim de 2021, um grupo de trabalho montado na Câmara para tratar do tema aprovou uma versão anterior do texto.

No último dia 25, deputados aprovaram, por 238 votos a 192, o pedido de urgência da matéria, o que permite que o texto seja votado diretamente no plenário, sem passar por comissões.

O deputado Orlando Silva, relator da proposta, já apresentou seu parecer sobre a matéria. Em linhas gerais, o relatório:

  • obriga que provedores sejam representados por pessoa jurídica no Brasil;
  • criminaliza a divulgação de conteúdos falsos por meio de contas automatizadas, as chamadas contas-robô;
  • responsabiliza os provedores pelos conteúdos de terceiros cuja distribuição tenha sido impulsionada por pagamento;
  • determina que as plataformas digitais mantenham regras transparentes de moderação;
  • determina a retirada imediata de conteúdos que violem direitos de crianças e adolescentes;
  • estabelece remuneração pelo conteúdo jornalístico utilizado por provedores;
  • estende a imunidade parlamentar às redes sociais;
  • Deixa claro que a liberdade de expressão é direito fundamental dos usuários dos provedores e que as proibições presentes não lei não podem restringir: o livre desenvolvimento da personalidade individual; a livre expressão; e a manifestação artística, intelectual, de conteúdo satírico, religioso, político, ficcional, literário ou qualquer outra forma de manifestação cultural.
sem-titulo-1-

Suspeito de matar jovem e atirar contra ex-namorada confessa crimes em áudios para mãe de uma das vítimas

Suspeito de matar a tiros Luan Roberto de Oliveira, de 24 anos, e atirar contra a ex-namorada, Karolina Pereira, de 22, confessou os crimes em áudios enviados para a mãe da mulher. A Polícia Civil, em Campo Grande, confirmou que Messias Cordeiro, de 25 anos, foi preso e relatou frieza nas falas do sobre os crimes.

“Fala dona [mãe da suspeita], como ela [Karolina] está? Dei fim nela!”, confessa Messias. Em respeito às vítimas, a íntegra dos áudios não será divulgada.

Karolina está internada em estado gravíssimo na Santa Casa de Campo Grande. Luan Roberto foi sepultado na manhã desta segunda-feira.

Nos áudios Messias diz que o crime era premeditado e tinha como objetivo matar Karoline. Com frieza, relata detalhes do homicídio e tentativa de feminicídio e confirma a autoria dos disparos.

Messias Cordeiro, junto de um advogado, se entregou a Polícia Civil, na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), nesse domingo (30). A delegada que acompanha o caso Eliane Benicasa, relatou que o suspeito confessou todos os crimes e não demostrou arrependimento durante o interrogatório.

“O autor confessou tudo. Ele diz que, após rompimento, há duas semanas, mantinha contato, mas ela [a vítima] passou a rejeitá-lo. Com isso, ele passou a comparecer à residência da vítima, e já tinha presenciado ela chegando na companhia de Luan. Domingo, deixou sua moto estacionada debaixo de uma árvore, viu o casal chegando e disse ter visto os dois trocando carícias”, revelou Benicasa.

O crime

Luan Roberto de Oliveira foi morto, na madrugada deste domingo (30), após levar um tiro no tórax, a região do coração. O crime aconteceu no bairro Jardim Colibri 2, em Campo Grande, por voltas das 2h50, quando o rapaz levava uma colega de trabalho até a casa dela.

“Ele [autor] sacou a arma de fogo, desferiu um primeiro tiro no pescoço de Karolina, Luan tentou interver, ele desfere um tiro na região do tórax de Luan. Karolina tenta fugir e ele desfere outro tiro nas costas da jovem, que cai ao solo”, detalhou a delegada.

Luan recebeu atendimento médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu ao ferimento e morreu no local. Karolina Silva Pereira, de 22 anos, também foi baleada, na cabeça e no pescoço.

Karolina foi socorrida em estado considerado grave por uma equipe dos bombeiros militar e transferida para a Santa Casa da capital.

O suspeito de efetuar os disparos é ex-namorado de Karolina, identificado como Messias Cordeiro de Lima, segundo a polícia. Ele não aceitava o fim do relacionamento e, inclusive, já teria ameaçado a vítima, conforme áudios.

O caso foi registrado como homicídio simples e tentativa de feminicídio, violência doméstica e familiar na forma tentada.
221117_diadmosquitodengueparqueayrtonsenna_sesau_robertoajala15-prefcg-1668713595-768x432-1

Força-tarefa intensifica combate à dengue na região do Jardim Noroeste

Durante toda a semana, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), estará intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya – na região Bairro Jardim Noroeste. O bairro está entre os que apresentam maior incidência de Dengue na Capital.

Lançada na última semana, a mobilização conta com apoio dos agentes comunitários de saúde da localidade, além das lideranças, conselheiros e presidentes dos bairros da região.

Os trabalhos executados pelos agentes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) devem se estender até o fim de semana, com a realização de visita domiciliar e em imóveis críticos, além do recolhimento de materiais inservíveis.

Estão sendo disponibilizados ainda pontos de descarte para que a população também possa fazer o depósito destes inutilizados, como sofás,  geladeiras, fogão, televisores, entre outros eletrodomésticos.

Dados epidemiológicos

Do dia 01 de janeiro a 26 de abril foram notificados 7.811 casos de dengue e dois óbitos provocados pela doença na Capital. No mesmo período do ano passado foram 6.067 casos notificados e quatro óbitos.

Os índices são considerados preocupantes, o que reacende o alerta em relação as medidas de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, sobretudo à dengue. Os casos de Chikugunya e Zika se mantém estáveis.

No último mês, houve um aumento de mais de 20% na procura por atendimento nas unidades de urgência e emergência do município em decorrência da doença.

Conforme mapa de notificações da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), referente a semana 01 a 16, oito bairros e parcelamentos de Campo Grande encontram-se com índices considerados muito altos, são eles: Caiobá, Chácara dos Poderes, Los Angeles, Maria Aparecida Pedrossian (MAPE), Nova Lima, Jardim Noroeste, Nova Lima , Tiradentes e Tijuca.Com o objetivo de reduzir os índices de notificações, o município tem intensificado as ações de rotina e utilizado outras estratégias como a Operação Mosquito Zero, o programa “Colaborador Voluntário”, e o projeto Wolbachia.

Operação Mosquito Zero

Em pouco mais de cinco meses, aproximadamente 55,3 mil imóveis foram inspecionados nas sete regiões urbanas durante a Campanha Operação Mosquito Zero. Os trabalhos foram iniciados em 16 de novembro do ano passado e concluídos no dia 31 de março. Cerca de 300 agentes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Secretaria Municipal de Saúde (CCEV/Sesau) estiveram mobilizados nas ações. Ao todo foram 39 mil depósitos e 2,6 mil focos eliminados.

WhatsApp-Image-2023-04-05-at-17.32.45-768x432-1

Vacinação contra a gripe está disponível durante todo o dia em mais de 70 locais

A vacinação contra a gripe está disponível  durante a manhã e tarde em mais de 70 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município. A campanha nacional de imunização contra a Influenza teve início no dia 03 de abril e deve seguir até o dia 31 de maio. A vacina está liberada para todos os públicos prioritários.

Conforme o Ministério da Saúde, devem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e de salvamento, trabalhadores da educação, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

De acordo com o último relatório disponibilizado pelo Serviço de Imunização da Sesau no dia 24,  a maior procura continua entre os idosos de 60 anos ou mais. Até o momento, 28.270 pessoas pertencentes a este público foram vacinadas, ou 28,98% do quantitativo populacional estimado em 134,7 mil pessoas.

Os professores do Ensino Básico e Superior, que englobam o público de Trabalhadores da Educação, também continuam entre que mais se vacinaram, com 14,46% de cobertura, e em seguida aparece as Puérperas, com 12,9%, seguido das Gestantes, com 12,12% e os Trabalhadores da Saúde, com 11,08|%.

Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

 A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe. 

A doença
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção
Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

  • Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
  • Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
  • Evite tocar a boca e o nariz.
  • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
  • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
  • Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

Vacinação Covid-19

Na última semana, a Sesau ampliou a aplicação da dose bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

A bivalente está disponível também para pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade, para isso é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses. 

O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. E quem tem 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço, já está apto para o segundo. 

Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.  

Fonte: PMCG

WhatsApp-Image-2023-02-23-at-14.45.17-1-768x432-1

Prefeitura lança projeto adubando oportunidades nesta quarta-feira

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, lança nesta quarta-feira (3) o projeto Adubando Oportunidades. Com vigência até 31 de dezembro de 2024, o projeto vai garantir adubo para a agricultura familiar pelos próximos anos.

Essa é mais uma iniciativa para fomentar e garantir sustentabilidade aos pequenos produtores de Campo Grande. “Muito importante dizer que este material doado, em seu estado primitivo, não tem valor econômico atribuído, sendo muitas vezes objeto de descarte pelas empresas que trabalham com a produção e comércio de sementes. Então, a gente faz essa conexão, fecha a cadeia produtiva e dá destino correto a esse resíduo levando possibilidade de crescimento para os nossos agricultores”, disse Adelaido Vila, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio.

Ou seja, o insumo obtido por meio de três termos de cooperação, traz soluções inovadoras para a destinação correta e legal dos resíduos das sementeiras, como por exemplo do restaurante SESC, que pega a sobra dos alimentos e o transforma em um adubo riquíssimo em matéria orgânica entregando valor na cadeia produtiva do pequeno produtor.

Após a entrega dos materiais, a Sidagro distribui o adubo aos pequenos produtores urbanos e rurais. No caso das sementes, a compostagem é finalizada nas duas escolas agrícolas de Campo Grande e depois o material também é distribuído gratuitamente.

O evento desta semana visa consolidar a parceria da Prefeitura com as empresas Sementes Boi Gordo Ltda. e Manejo Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda. e com o restaurante SESC.

Para se ter uma ideia da importância desta ação, no ano passado a Divisão de Regularização Fundiária, Associativismo e Cooperativismo, que é um braço da Superintendência de Fomento ao Agronegócio, disponibilizou 60 toneladas. Já a Divisão de Insumos e Produtos para o Agronegócio entregou 172 toneladas de adubos.

Fonte: PMCG

MS-fecha-os-JUBs-Praia-2023-com-7-medalhas-1-730x480-1

Beach wrestling se destaca e MS fecha os Jogos Universitários Brasileiros de Praia com sete medalhas

beach wrestling (luta olímpica na areia) foi o principal destaque de Mato Grosso do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia) 2023, em São Luís (MA). Das sete medalhas conquistadas pela delegação sul-mato-grossense, cinco foram da modalidade.

Os demais pódios foram alcançados no beach tennis feminino e no basquete 3×3 masculino. A competição da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) teve início no dia 24 de abril e terminou neste domingo (30).

A equipe estadual foi organizada e coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), junto à Federação Universitária de Esportes do estado (FUEMS). Ao todo, participaram 63 atletas de Mato Grosso do Sul, além seis técnicos e quatro dirigentes.

Os atletas disputaram 10 modalidades: basquete 3×3, beach handballbeach soccerbeach tennisbeach wrestlingcross training, futmesa, futevôlei, vôlei de praia e vôlei 4×4 misto. Participarão dos JUBs Praia 2023 acadêmicos de sete instituições de ensino superior (IES) do estado: Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), Unigran Capital, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG), Universidade Anhanguera Uniderp, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Conquistas

Foram quatro medalhas de ouro e uma de bronze faturadas no beach wrestling, sob comando do técnico Agnaldo Santos. Os atletas Amanda Leal (-73 kg), Pedro Samuel Silva (-90 kg), Paulo André Silva (-80 kg) e Angelo Anselmo Café (-70 kg) subiram ao lugar mais alto do pódio, representando a Faculdade Estácio de Sá. Gustavo Silva do Cantos (-80 kg), da UFGD, terminou em terceiro. Devido ao bom desempenho, a Estácio recebeu o troféu de campeã geral das IES no gênero masculino.

Vice-campeã na última edição, a dupla da UFMS formada por Naiady Ortega e Raissa Freitas se sobressaiu e, desta vez, chegou ao título no beach tennis feminino. A vitória na final foi com “sabor” de revanche sobre adversárias da Universidade de Fortaleza (Unifor-CE), que ficaram com o ouro em 2022.

“Objetivo mais que alcançado. Fomos para os JUBs Praia não só para superar nossa participação no ano passado, mas sim com a certeza de sair de quadra sabendo que fizemos nosso melhor e que aprendemos com os erros”, escreveu, em suas redes sociais, Raissa Freitas, parceira de Naiady não só nas areias, mas também no amor e na vida. Para levar a medalha dourada para casa, as sul-mato-grossenses tiveram de vencer cinco jogos ao longo da competição.

No basquete 3×3 masculino, a equipe da Unigran Capital assegurou a medalha de bronze, após eliminação na semifinal e vitória na disputa pelo terceiro lugar diante da Unifor (CE), pelo placar de 15 a 11. O quarteto sul-mato-grossense foi formado por Jeferson Chaves, Jonas Santos, Pedro Moreira e Robert Nascimento fez sete jogos no total, sendo cinco vitórias e duas derrotas.

“Foi uma ótima participação de Mato Grosso do Sul, com a maior delegação que o estado já levou aos JUBs Praia e com o desempenho mais expressivo até hoje. Por não sermos um estado litorâneo, muitos atletas se adaptaram em algumas modalidades para participar. O pessoal do futsal foi para disputar o beach soccer, a mesma situação dos atletas do handebol que foram jogar o beach hand”, avaliou o diretor de esportes de excelência da Fundesporte, Leandro Fonseca, que acompanhou a delegação na capital maranhense.

Além dos resultados, a participação evidenciou o potencial dos atletas de Mato Grosso do Sul em esportes de praia. “Temos muito potencial de crescimento nessas modalidades. Em uma conversa pós jogos com técnicos e atletas, percebemos que eles voltaram motivados a trabalhar cada vez com esses esportes e dar maior representatividade ao nosso estado nas próximas edições”, completou Fonseca.

De acordo com a CBDU, a competição na capital maranhense contou com cerca de 2,5 mil atletas de todo o país, com idade média de 17 a 23 anos, disputando as 12 modalidades: basquete 3×3, beach handballbeach soccer, beach tennisbeach wrestlingcross training, futmesa, futevôlei, vôlei de praia, vôlei 4×4 misto, skate e surfe.

Fonte: Comunicação Fundesporte

Agencia-detran-norte-sul-730x480-1

Agência Digital do Detran tem novo horário de funcionamento a partir desta terça-feira

A partir desta terça-feira (02) a Agência Digital do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) irá funcionar das 10h as 20h, de segunda a sexta-feira. Instalada nas dependências do Shopping Norte Sul Plaza a unidade é a primeira do Brasil nesse novo conceito.

O diretor presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, explica que a decisão foi tomada a partir de demandas levantadas durante as visitas que a diretoria tem feito às agências em todo Estado. “Estamos alinhados com as diretrizes do governador Eduardo Riedel. Temos buscado maneiras de simplificar nossos serviços para estar cada vez mais perto das pessoas. Essa decisão de alterar o funcionamento da nossa Agência Digital vem de encontro a essa proposta”.

Moderna, a unidade conta com quatro totens para autoatendimento, e oferece os mesmos serviços disponíveis no Portal de Serviços Meu Detran. Na Agência Digital é possível imprimir o CRLV, emitir guias diversas como a do licenciamento, multas, consultar débitos, solicitar renovação da CNH, segunda via de CNH, atualizar endereço, emitir a certidão de prontuário de CNH, entre outros serviços.

Juvenal Neto, diretor-adjunto do Detran-MS, destaca que essa proximidade como cidadão é fundamental nos dias atuais. “Temos buscado melhorar cada vez mais as formas de trabalho para que as pessoas que buscam nossos serviços saiam contentes das nossas agências”.

Para auxiliar pessoas que não possuem familiaridade com o ambiente digital, a Agência Digital disponibiliza colaboradores para auxiliar nas operações, inclusive “agendar atendimento presencial em outra agência se houver necessidade”, explica Juliana Castro, gerente regional de Campo Grande.

A Agência Digital do Detran está instalada ao lado do Fort Atacadista no Shopping Norte Sul Plaza que fica Avenida Presidente Ernesto Geisel, no Jardim Jóquei Club em Campo Grande.

Novo horário de atendimento

Outra agência da Capital que passou por reformulação no horário de funcionamento foi a do Pátio Central. Desde o dia 3 de abril a unidade fica aberta das 8h às 16h30 sem intervalo para almoço.

Fonte: Comunicação Detran-MS

por-um-punhado-de-dolares-jpg-730x480-1

Clássico do faroeste será exibido no Museu da Imagem e do Som na terça-feira

O MIS (Museu da Imagem e do Som), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o coletivo de cinema “A Boca Filmes”, recebe o cineclube temático “Era uma vez o faroeste”, que apresentará seis sessões com variados filmes do gênero que dá nome ao projeto e que perpassam os mais relevantes estilos, diretores, épocas e regiões nos quais esse tipo fílmico se desenvolveu.

Nesta edição, a terceira da série, nesta terça-feira (2), às 19h, será exibido o filme “Por um punhado de dólares”, de Sérgio Leone (EUA/1964/Drama/livre/99’), de forma gratuita. No filme um forasteiro chega a uma cidade dividida pela guerra entre duas facções. Ele decide, então, negociar sua letalidade com ambos os lados, intentando lucrar cifras exorbitantes com aqueles que desejam contratá-lo para matar. Haverá uma apresentação antes do filme e um debate sobre o filme no final.

A Boca filmes é um coletivo formado por ex-estudantes do curso de graduação em Audiovisual da UFMS. Desde a sua criação, em 2022, vem produzindo diversos eventos culturais na cidade de Campo Grande e está, ininterruptamente, com ciclos de cineclubes temáticos e projetos de ensino sendo realizados pela capital. Esta já é a sua segunda parceria com o MIS.

Mais informações podem ser encontradas na página de Instagram @abocafilmes. Verifique a classificação indicativa dos filmes na programação.

Programação:

Filme: Por um punhado de dólares (UE/1964/Drama/livre/99’)

Quando: 02 de maio de 2023, às 19h, Gratuito

Onde: Museu da Imagem e do Som de MS

Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar

Informações: 3316-9139

FCMS

teste-covid-2-730x425-1

MS registra 304 novos casos de covid e uma morte na última semana

Na última semana foram registrados 304 novos casos de covi19 em Mato Grosso do Sul. Estes dados constam no boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgado nesta terça-feira (02). Neste período houve apenas uma morte, um idoso de 78 anos, residente em Campo Grande, e que possuía doença cardiovascular crônica.

Dos novos casos, Campo Grande lidera a lista com 147 ocorrências, seguido por Dourados (66), Chapadão do Sul (13), Guia Lopes da Laguna (7), Três Lagoas (7), Nova Andradina (6), Nova Alvorada do Sul (5), Paranaíba (5), Cassilândia (4), Ponta Porã (4) e Costa Rica (4). Ao todo 35 cidades tiveram notificações da doença nos últimos sete dias.

O boletim mostra que 11 pessoas estão internadas devido a covid no Estado, sendo nove em leitos clínicos e 2 precisam de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para realizar o tratamento. Neste momento 1.209 pessoas estão em isolamento domiciliar no Estado.

Comunicação Governo de MS