palmirinha-iwi-onodera-6

Corpo da apresentadora Palmirinha é velado em SP nesta segunda

O corpo da apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, é velado na manhã desta segunda-feira (8), no Cemitério do Morumby, na Zona Sul de São Paulo.

A cerimônia começou por volta das 9h, restrita aos amigos e parentes. Os fãs poderão se despedir da ‘vovó mais querida do Brasil’ das 11h às 13h, horário aberto para o público.

O enterro será restrito aos parentes e amigos.

Palmirinha estava internada na capital paulista desde o dia 11 de abril e morreu no domingo (7), aos 91 anos, por problemas renais crônicos. Ela deixa três filhos, seis netos e seis bisnetos.

Homenagens

Muito emocionada, Sandra Bucci, uma das filhas da apresentadora, comentou sobre o legado da mãe, dentro e fora da televisão.

“Tudo que eu sou e passei para meus filhos, ela que me ensinou. Ela que me ensinou a humildade. Essa palavra fazia parte do cotidiano dela.”

Sandra, uma das filhas de Palmirinha, fala sobre o legado da mãe  — Foto: Reprodução/TV Globo

Sandra, uma das filhas de Palmirinha, fala sobre o legado da mãe — Foto: Reprodução/TV Globo

Um dos primeiros a chegar ao velório foi o ator Anderson Clayton, o intérprete de Guinho, que conviveu com a apresentadora por mais de duas décadas.

“É inacreditável, a gente não espera. Fazer o Guinho com ela, durante esses 25 anos, foi uma grande escola. Ele foi uma grande empreendedora, guerreira, de um coração, de uma generosidade.”

A cozinheira e apresentadora trabalhou por 13 anos em programas culinários da TV Gazeta.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Palmirinha, “uma figura querida da nossa televisão”. Famosos como a apresentadora Tatá Werneck e a modelo Isabella Fiorentino também lamentaram. Anderson Clayton, intérprete do fantoche Guinho (seu braço-direito nas receitas televisivas), publicou uma carta em homenagem à parceira.

Trajetória

Palmirinha marcou a história da TV brasileira com suas participações em programas culinários. Veja abaixo alguns destaques de sua trajetória:

Estreia na TV

  • Segundo a família, estreou na TV em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria do programa da Silvia Popovic, na TV Bandeirantes.
  • O carisma e o talento chamaram a atenção de Ana Maria Braga, à época, apresentadora da Record. Ela convidou Palmirinha para o seu programa, “Note e Anote”, em 1994.
  • Foi Ana Maria, inclusive, quem transformou Palmira em “Palmirinha”, como ela ficou conhecida nacionalmente dali em diante. As duas sempre se tratavam no diminuitivo: Palmirinha e Aninha. Foram cinco anos juntas no “Note e Anote”.
  • Em 1999, foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária. Depois, teve oportunidade de apresentar o “Programa da Palmirinha” no canal fechado Bem Simples/FOX Life que ficou no ar até 2015.
  • Em 2019, mais de 20 anos depois, Palmirinha foi convidada para participar do programa “Mais Você”, na TV Globo

“Foi muito sofrimento, você sabe disso, muitas portas se fechando. Mas, quando eu comecei a trabalhar com você, eu fui crescendo e pude aprender a falar na televisão, a atender meu público. E por você, ganhei um programa para apresentar”, disse Palmirinha na ocasião.

Trabalho na TV Gazeta

  • Com a transferência de Ana Maria Braga para a TV Globo, Palmirinha seguiu um novo caminho e passou a ser colaboradora de programas da TV Gazeta. Em 1997, começou a ensinar receitas no clássico “Mulheres” e no “Pra Você”.
  • Anos depois, ganhou um programa próprio: o “TV Culinária”. Foi um marco em sua carreira.
  • Ao longo de 13 anos, foi parte do elenco da TV Gazeta.
  • Em 2010, deixou a casa para se dedicar a projetos pessoais.

Projetos pessoais

  • Fez sucesso nos cinemas, em 2017, com uma participação especial no “Internet: O Filme”.
  • O último trabalho na TV foi em 2019 como jurada no reality “Chef ao Pé do Ouvido”, da GNT.
  • Palmirinha sempre foi convidada e teve importantes participações nos principais programas das emissoras nacionais, como Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial, entre outros.
  • Ela sempre foi um sucesso nas redes sociais — seja pelo seu carisma ou pelos “deslizes” divertidos que cometia na cozinha. Foi citada no livro “Os 198 Maiores Memes Brasileiros que Você Respeita”, de Kleyson Barbosa.

‘Doce a amada’, ‘bom astral’: a repercussão

A apresentadora Tatá Werneck foi uma das primeiras a lamentar a morte de Palmirinha nas redes sociais. “Querida! Doce e amada Palmirinha! Te amamos”, escreveu.

Ana Maria Braga também compartilhou uma homenagem no Instagram. “Minha grande amiga Palmirinha. Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada! Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto. Meus sinceros sentimentos para toda família. Obrigada por tudo”, disse.

O apresentador Serginho Groisman disse que “aprendemos muito sobre comida, bom astral e bom humor” com Palmirinha. À GloboNews, Groisman relembrou a participação da Palmirinha no ‘Altas Horas’ e contou sobre sua na TV.

“Palmirinha é realmente uma mulher que serve como um exemplo de libertação. É uma mulher única e vai deixar saudades”, disse o apresentador em entrevista.

Já o chef Edu Guedes afirmou que está “sentindo um vazio enorme. Tudo que fez ficará na memória de todos nós”.

Também a chef Rita Lobo prestou uma homenagem à apresentadora.

osil-vitima-agressoes-blur

Homem é linchado por conta de fake news no litoral de SP

Osil Vicente Guedes, de 49 anos, morreu linchado após ser vítima de uma acusação falsa sobre ter roubado uma moto em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado nesta segunda-feira (8), ele não tinha antecedentes criminais, era dono de uma empresa de reciclagem na cidade e deixou um filho de nove anos de idade.

O homem foi agredido por pessoas na rua que usaram um capacete e pedaços de madeira para atingi-lo. Segundo a Polícia Militar, testemunhas informaram que as agressões começaram após um grito de “pega ladrão”.

O dono da moto, porém, informou à corporação que conhecia Osil e que emprestou o veículo para ele. A vítima foi internada no Hospital Santo Amaro (HSA), em Guarujá, mas não resistiu aos ferimentos.

Osil morava no mesmo endereço da própria empresa de reciclagem, na Avenida Acaraú, no bairro Vila Áurea, no distrito de Vicente de Carvalho, e era bastante querido pelos vizinhos. A empresa fica a aproximadamente um quilômetro do local onde ele foi linchado, entre a Rua Tambaú e a Avenida Oswaldo Cruz.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o irmão da vítima, que não teve a identidade revelada, já prestou depoimento sobre o caso. Outras informações sobre as investigações não foram divulgadas. O caso inicialmente foi registrado como “lesão corporal” no 2º Distrito Policial (DP) de Guarujá, porém, acabou modificado para “homicídio” após a morte de Osil.

Osil Vicente Guedes

O homem foi descrito à PM pelo dono da moto como uma pessoa “trabalhadora” e que “não se envolve em confusão”, conforme registrado em Boletim de Ocorrência (BO).

Nas redes sociais, Osil fazia questão de divulgar o amor pelo trabalho e pela família. O homem publicou diversas fotos e vídeos em que aparecia, orgulhoso, com o filho em momentos de lazer.

Ele também compartilhava fotos em que aparecia em meio aos objetos destinados à reciclagem. “Na sucata sempre. Eu amo sucata”, escreveu Osil, em resposta a um comentário nas redes sociais.

Osil era dono de empresa de reciclagem em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Osil era dono de empresa de reciclagem em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O caso

A agressão ocorreu, na última quarta-feira (3), entre a Rua Tambaú e a Avenida Oswaldo Cruz, em Vicente de Carvalho. Um motorista de um carro fez um vídeo e flagrou o momento em que Osil foi agredido. As imagens mostram o homem de camiseta vermelha sentado no meio da rua e rodeado por três moradores. Um deles, de camiseta branca e boné, bate com um capacete na cabeça da vítima.

Na sequência, outro agressor dá um tapa na nuca dele. O mesmo homem puxa Osil pela camiseta e a joga próximo à guia. Assim que o homem cai sentado, ele é agredido mais uma vez na cabeça com um pedaço de madeira e cai desacordado no asfalto.

Enquanto registrava a violência, o autor do vídeo afirma: “Não está bom para ladrão de moto, não. Ladrão de moto está se lascando”. A reportagem não conseguiu localizar o autor do vídeo, que está circulando nas redes sociais.

De acordo com o boletim de ocorrência, o homem agredido foi levado para o Hospital Santo Amaro com ferimentos graves na cabeça. Ainda não há informações sobre os agressores.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Civil investiga o caso de agressão ocorrido no bairro Pae-Cará, em Guarujá. Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, no local, encontraram um homem no chão, com ferimentos na cabeça. Foram requisitados exames pericias.

Homem é espancado e fica desacordado após tentativa de roubo em Guarujá — Foto: g1 Santos
Homem é espancado e fica desacordado após tentativa de roubo em Guarujá

Espancamentos por fake news

Osil foi linchado exatos nove anos após Fabiane Maria de Jesus. A mulher morreu depois de ser agredida sob a falsa acusação de que havia sequestrado uma criança para rituais de magia negra. Os dois espancamentos aconteceram em Guarujá (SP).

whatsapp-image-2023-05-03-at-14.00.33

Inscrições gratuitas de futebol e futsal estão abertas para crianças e jovens na UFMS

As inscrições para futebol para crianças e jovens estão abertas, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. As aulas são ofertadas gratuitamente às segundas, quartas e sextas-feiras nos períodos matutino, vespertino e noturno.

As aulas serão realizadas no Estádio Morenão; no Ginásio Moreninho e nas quadras da Cidade Universitária. As vagas são:

  • Futebol de campo misto de 14 a 17 anos;
  • Futsal misto, turmas de 7 a 10 anos e 10 a 13 anos de idade;
  • Futsal masculino, para idades de 14 a 20 anos.

Os responsáveis pelas crianças e jovens devem preencher o formulário online e o termo de autorização, no caso de menores de 18 anos. Clique aqui e acesso os documentos e preencha o questionário.

O professor da Faculdade de Educação e coordenador do projeto Dirceu Santos Silva relata que as inscrições também podem ser realizadas presencialmente. “A vaga só será confirmada mediante entrega do termo de autorização dos pais nos locais das atividades. As aulas são ministradas por um professor de educação física e estudantes do curso”.

O projeto tem financiamento do Governo Federal, por meio do Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte.

20230505144153

Ações da Semana do Registro Civil na capital começam nesta segunda-feira

De 8 a 12 de maio, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça e apoio de parceiros, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realizará a “1ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”. Coordenada em todo o país pela Corregedoria Nacional de Justiça, a mobilização será efetivada no 9º Serviço Notarial e de Registro Civil da 2ª Circunscrição de Campo Grande, localizado na Av. Afonso Pena, nº 955, no bairro Amambai.

Em Mato Grosso do Sul, as ações serão coordenadas pelo Corregedor-Geral de Justiça, Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, em conjunto com a juíza Jacqueline Machado, auxiliar da CGJ com atuação na área extrajudicial.

Participarão da Semana do Registro Civil pessoas consideradas vulneráveis, previamente cadastradas pela Central Única das Favelas (CUFA) e pela Secretaria de Assistência Social (SAS) de Campo Grande. O município fornecerá o transporte para as pessoas, que estarão na sede da CUFA ou em outros bairros previamente selecionados.

Na mobilização serão ofertados os seguintes serviços: emissão da 2ª via de registro civil de nascimento; emissão de RG; realização do CadÚnico por meio do Poder Executivo Municipal; alteração dos nomes da população trans; e reconhecimento de paternidade.

Para a realização desta ação são parceiros do TJMS: o Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS), o Ministério Público Estadual; a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MS; o Instituto de Identificação/Sejusp; a Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais de Mato Grosso do Sul (Arpen/MS); e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Saiba mais – A “1ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” vai mobilizar as Justiças Estadual e Federal em esforço concentrado para erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros e a todas as brasileiras, especialmente para a população socialmente vulnerável. Dados de Estatísticas do Registro Civil do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 2,7 milhões de pessoas não possuem certidão de nascimento.

A mobilização, coordenada pela Corregedoria Nacional de Justiça, é uma das primeiras ações do Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, estabelecido pelo Provimento n. 140/2023.

A iniciativa é voltada, especialmente, para a população em situação de rua. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizado em 2022, houve crescimento de 38% das pessoas nessa condição, desde 2019, ultrapassando-se 280 mil indivíduos nas ruas. Em uma década – de 2012 a 2022 –, o crescimento desse segmento da população foi de 211%, o que superou em muito o aumento da população geral, que foi de apenas 11% no período.

Fonte: Secretaria de Comunicação – imprensa@tjms.jus.br

230403_VACINACAO-CONTRA-GRIPE-SESAU-FOTOS-DIOGO-GONCALVES-30-768x432-1

Campo Grande tem mais de 70 locais abertos durante todo o dia para vacinação

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), disponibiliza mais de 70 locais para vacinação nas sete regiões urbanas e distritos do município. O atendimento acontece durante a manhã e tarde.

Além da campanha de vacinação contra a Gripe e da Covid-19, as unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) disponibilizam também todas as vacinas dos calendários da gestante, criança,  adolescente, adulto e idoso.

Até o momento, a vacinação contra a Gripe segue disponível em Campo Grande somente para os públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que até o dia 15 de maio a vacinação seja liberada para toda a população, seguindo resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Devem se vacinar os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e de salvamento, trabalhadores da educação, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Conforme o mais recente relatório disponibilizado no dia 02 de maio pelo Serviço de Imunização da Sesau ,  a maior procura continua entre os idosos de 60 anos ou mais.

Até o momento, 36.668 pessoas pertencentes a este público foram vacinadas, ou 27,22% do quantitativo populacional estimado em 134,7 mil pessoas.

Nesta terceira parcial, os Trabalhadores da Saúde aparecem em segundo lugar no percentual de vacinados, com 24,52% de um público estimado em 29.721

Ao todo foram vacinadas 61.423 pessoas pertencentes a todos os públicos prioritários, o que representa 18,12% de um público estumado em 339 mil pessoas.

Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

 A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe. 

Durante a semana, a vacinação está disponível durante todo o dia (manhã e tarde) em mais de 70 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF). Aos sábados e feriados, o município tem realizado plantão de vacinação em ao menos três unidades referenciadas, além de ações itinerantes em locais de grande circulação de pessoas, como os shoppings.

A doença
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção
Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

  • Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
  • Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
  • Evite tocar a boca e o nariz.
  • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
  • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
  • Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

Vacinação Covid-19

Na última semana, a Sesau ampliou a aplicação da dose bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

A bivalente está disponível também para pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade, para isso é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses. 

O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. E quem tem 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço, já está apto para o segundo. 

Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.  

Fonte: PMCG

WhatsApp-Image-2023-03-07-at-09.58.10-1-768x432-1

Dia das mães deve injetar R$ 145 milhões em Campo Grande, valor 60% maior que em 2022

O Dia das Mães é definitivamente uma das principais datas comemorativas do calendário festivo do país. Festejar e dar presentes é tradição e as comemorações e demonstrações de afeto por meio dos presentes para esse público devem injetar R$ 145.059.666,00 na economia de Campo Grande. Os dados são da Pesquisa Sazonal de Intenção de Compras do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS) e do Sebrae MS.

Os valores são divididos em R$ 71.974.285,00 em compras de presentes e R$ 73.085.381,00 em comemorações. A expectativa é 60% maior que do ano passado, quando se prospectou a venda de R$ 87.462.285,00 em presentes e comemorações (com atualização do IPCA).

“Esta é uma das datas mais fortes do varejo e a expectativa de vendas é excelente. São mais de R$ 145 milhões que devem movimentar a economia fortalecendo toda uma cadeia”, disse o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.

Uma excelente notícia é que 64,31% dos consumidores pretendem pagar à vista pelos presentes e pelas comemorações. Outros 35,48% vão utilizar algum tipo de parcelamento (cartão ou boleto).

Roupas (27,75%), perfumes e cosméticos (21,17%), calçados (16,74%), bolsas e acessórios (13,23%) e flores (6,87%) estão na lista de presentes.

A analista de sistema Ana Maria de Souza já sabe o que vai dar de presente para sua mãe. “A minha mãe está querendo uma bolsa nova, então vou comprar a bolsa que ela tanto quer. Também vou dar um presente para a minha avó. Estou na dúvida entre dar um kit de hidratantes ou flores”.

O gasto médio previsto para a compra de presentes é de R$ 221,17, já para comemorar a data, os filhos disseram que devem investir em média R$ 219,22.

Os dados da pesquisa IPF-MS e do Sebrae tem uma margem de confiança de 5% a 7%. Foram ouvidos 1.981 consumidores entre os dias 27 de março e 2 de abril, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito e Corumbá/Ladário e Três Lagoas.

Confira a pesquisa na íntegra do Dia das Mães MS 2023:

http://www.fecomercio-ms.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Dia-das-Maes-MS-2023.pdf

Fonte: Comunicação PMCG

Marcha-pra-Jesus-CG-2019-Edemir-Rodrigues-17-768x425-1

Governo do MS vai apoiar a Marcha para Jesus em 26 municípios do Estado

Em parceria com o Governo do Estado e prefeituras, a Marcha para Jesus será realizado neste ano em 26 municípios de Mato Grosso do Sul. A expectativa, em todo o Estado, é que cerca de 350 mil pessoas participem do evento. Sempre pautando assuntos relevantes, em todas as Marchas, a edição de 2023, trará o tema “Deixai vir a mim”, em alusão à mensagem de Jesus em relação às crianças. No Mato Grosso do Sul, o evento já está na sua 35ª edição.

Agora em maio, a Marcha de Jesus acontece em Terenos e Iguatemi (hoje, dia 8), e Naviraí (dia 27). Na capital, haverá um pré-lançamento da Marcha no dia 13 de maio. A iniciativa é do Conselho de Pastores do Mato Grosso do Sul, presidido pelo Pastor Wilton Acosta, em parceria com os Conselhos Municipais.

O pastor Wilton Acosta explica que a intenção é levar uma mensagem de paz, de esperança e de atenção com as crianças. “A Marcha para Jesus é um dos maiores eventos de expressão do segmento evangélico. Além de trabalharmos a unidade da igreja, a cada edição trazemos um tema para reflexão. Este ano, especificamente, a defesa e o cuidado com as nossas crianças, tendo em vista o alto índice de violência. O evento tem o esforço do Conselho de Pastores do Mato Grosso do Sul, junto com os conselhos municipais e uma parceria estabelecida com o Governo do Estado, por intermédio, da Fundação de Cultura, das prefeituras municipais e da iniciativa privada. Neste sentido, a Igreja Evangélica está participando efetivamente para minimizar os males da sociedade por meio da palavra de Deus, de uma boa música e oração”, avalia o pastor.

Marcha para Jesus

A Marcha para Jesus é um evento que reúne igrejas cristãs, em prol da sua cidade, estado e país. É um ato profético, aberto ao público, que simboliza o maior evento de expressão do segmento evangélico.

A primeira Marcha aconteceu em 1987, em Londres, na Inglaterra, e contou com a participação de 15 mil pessoas. Dois anos depois, 49 cidades inglesas aderiram ao movimento, que chegou em 1993 ao Brasil. Em Mato Grosso do Sul, o evento já está na sua 35ª edição.

Fonte: Comunicação do Governo de MS

Caravana-da-Saude-Opera-MS-Fto-Bruno-Rezende-768x425-730x425-1

Governo lança programa MS Saúde que vai combater filas por exames e cirurgias

Com uma meta de atender a demanda reprimida de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades e 42,5 mil exames diagnósticos, o governador Eduardo Riedel lança nesta segunda-feira (8) o Programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”. 

Com um  investimento de R$ 45 milhões de recursos próprios e R$ 7,9 milhões de recursos federais, o Governo do Estado vai levar consultas, exames e cirurgias à população dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Prefeituras e estabelecimentos de saúde poderão fazer adesão ao programa. 

O lançamento do programa será às 16 horas na quadra de esportes do Hospital São Julião (Rua Lino Vilacha, 1.250, em Campo Grande).

Fonte: Comunicação do Governo de MS / Foto: Bruno Rezende

Transito-Foto-Bruno-Rezende-730x480-1

Maio é mês da última parcela do IPVA em Mato Grosso do Sul

A 5ª e última parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2023 tem vencimento em 31 de maio para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul.

Quem não recebeu ou perdeu o boleto pode acessar a segunda via pelo canal de atendimento na internet: www.autoatendimento.ms.gov.br/ipva.

A arrecadação ajuda no desenvolvimento do Estado e dos municípios. Do montante arrecadado, metade é destinado às prefeituras das cidades de onde o veículo foi emplacado.

PIX

Neste ano, todos os débitos estaduais podem ser pagos por meio do PIX – o sistema desenvolvido pelo Banco Central que permite operações financeiras em tempo real. A iniciativa da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) tem o objetivo de desburocratizar, facilitar o acesso e agilizar o dia a dia das pessoas.

Ao optar por essa forma de pagamento, o prazo para baixa do débito é reduzido de até 24h, para no máximo 5 minutos, já que o retorno bancário é instantâneo.

São aceitos pagamentos realizados por qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma conta em uma instituição financeira ou instituição de pagamento, incluindo os bancos que não são conveniados com o Governo do Estado como os digitais, desde que sejam participantes do PIX.

Importante ressaltar que o limite de horário e valor para realizar as transações são regras determinadas pelo Banco Central. O pagamento por PIX consta no contrato de prestação de serviço assinado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil.

Fonte: Comunicação do Governo de MS / Foto: Bruno Rezende

IMG_0387-730x480-1

Chuva e temperatura em queda marcam a previsão do tempo a partir de hoje em MS

A semana começa com tempo instável em Mato Grosso do Sul, com previsão de chuva de intensidade fraca e moderada. Conforme previsão feita pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e de Clima), pode haver chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque na região centro-sul do Estado.

As instabilidades ocorrem devido a avanços de cavados, além da passagem de uma frente fria. Tal situação deve favorecer a formação de instabilidades atmosféricas, com maior probabilidade para a região sul do Estado.

Durante a semana a previsão é de queda gradativa das temperaturas. Entre hoje (8) e amanhã (9) as temperaturas mínimas previstas devem ficar entre 16ºC e 20ºC e as máximas de até 24ºC para a região sul do Estado. Na região norte de MS, as mínimas serão entre 20ºC e 22ºC e a máxima pode chegar a 34ºC.

Já em Campo Grande a temperatura mínima também deve ser de 20ºC e a máxima de 32ºC. Os ventos devem atingir velocidade entre 30 e 50 km/h. 

Após a passagem da frente fria, a partir de quarta-feira (10), a previsão é de queda na temperatura, que devem variar entre 14ºC e 16ºC no Sul do Estado. O frio mais intenso é esperado para a partir de quinta-feira (11), com temperaturas mínimas previstas entre 10ºC e 12ºC. E a partir do próximo fim de semana as regiões central e leste também devem receber influência do ar frio com temperaturas mínimas entre 16º e 18ºC.

Também na quinta-feira, a região sul deverá ter mínima de 13ºC e máxima de 23ºC. Na região norte as temperaturas devem ficar entre 21ºC e 31ºC. E em Campo Grande entre 19ºC e 28ºC.

Vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o órgão responsável por acompanhar as alterações climáticas e avaliar as condições futuras de tempo aponta possibilidade de pancadas de chuvas em diferentes regiões do Estado.

Fonte: Comunicação Governo de MS / Foto: Álvaro Rezende