2023-01-18t054603z-1976915357-up1ej1i0g0p3s-rtrmadp-3-tennis-ausopen

Rafael Nadal anuncia desistência de Roland Garros por lesão

Rafael Nadal está fora de Roland Garros. O espanhol 22 vezes campeão em Grand Slam anunciou nesta quinta-feira sua desistência do torneio de Paris, entre 29 de maio e 11 de junho. O atual número 14 do mundo do tênis não se recuperou da lesão do quadril e não vai defender seu título na principal competição de saibro do Circuito Mundial da ATP. Aos 36 anos, Nadal evitou estabelecer uma data de retorno às quadras, mas afirmou que pensa em disputar em 2024 sua última temporada.

– Estou aqui para mandar essas três mensagens, que não vou estar em Roland Garros, que não vou jogar durante uma série de meses e minha intenção, não sou muito fã de prever o futuro como sabem aquele que já me conhecem, porque as coisas a gente não sabe como podem sair, mas a minha intenção é que o ano que vem seja meu último ano. Quero poder me despedir dos torneios que marcaram minha carreira ao longo de todos esses anos – disse o tenista, em entrevista coletiva.

Maior vencedor de Roland Garros, com 14 títulos de simples, Rafael Nadal não entra em quadra desde 18 de janeiro, quando foi eliminado na segunda rodada do Australian Open. Ele vinha recusando convites para torneios desde então. Vai ser a primeira vez desde 2005 que o espanhol não vai estar na chave principal do Grand Slam de Paris.

– Preciso colocar um ponto no que é a minha carreira esportiva. E o que eu vou fazer é tentar preparar meu corpo durante os próximos meses. Não vou colocar uma data de retorno, minha intenção é quando me sinta preparado fisicamente. E suponho que quando isso ocorra mentalmente estarei preparado. Poderia ser um objetivo tentar chegar a final do ano e tentar jogar a Copa Davis. E tentar encarar o ano que vem da forma que eu acredito, no que deve ser meu último ano. Este seria meu objetivo, parar para tentar encarar provavelmente o último ano da minha carreira esportiva ao menos com a garantia de poder aproveitar (a despedida) – disse o tenista.

Nadal afirmou que está vendo evolução na sua recuperação, mas ainda vai precisar de alguns meses para retomar a condição física para o tornar competitivo. Ele sofreu com lesões nos últimos anos, chegou a abandonar Roland Garros em 2016 na terceira rodada, mas pela primeira vez em 18 temporadas não vai estar no Grand Slam de Paris.

– Foram anos complicados ainda que algumas vitórias tenham mascarado isso muitas vezes. Mas a realidade é outra no dia a dia, por isso é importante colocar um ponto nisso. E nesse sentido é o que eu faço agora, depois de ter perdido esses últimos meses me esforçando ao máximo para me recuperar. Não foi possível e sigo sem estar preparado para jogar no nível que necessito – disse Nadal.

Na semana passada, Nadal apareceu em um vídeo nas redes sociais com as mãos no joelho enquanto treinava. O jogador estava com uma forte expressão de dor. O tenista deixou de jogar o Masters 1000 de Roma, de Madri, Indian Wells, Miami, Monte Carlo e Barcelona nesta temporada.

Principais tópicos da coletiva de Nadal

Acredita que pode voltar a ganhar um Grand Slam?
Se vou voltar a ser competitivo, para lutar para ganhar um Grand Slam, eu não sei. Não sou uma pessoa irracional. Sei a dificuldade da situação, mas por que não? Também não sou uma pessoa negativa. Vou tentar me dar a oportunidade de voltar a competir. Como eu disse, deve ser meu último ano. Depois nunca sabemos o que vai acontecer. Mas vou tentar que meu último ano não seja apenas de turnê. Quero competir no mais alto nível e tentar ganhar esses torneios (Grand Slam). Vou lutar para isso, mas temos de esperar para isso.

Sobre o processo da decisão de parar em 2024
Você se escuta e vai entendendo que é um processo de aceitação, de honestidade consigo mesmo. Não são decisões dramáticas. Tudo tem um final, esportistas, artistas, atores, todas as pessoas em algum momento da vida. Se acaba uma etapa da vida. Creio que desfrutei bons momentos, que jamais poderia sonhar viver. Vou começar outra etapa da vida, que vai ser diferente, mas não tem por que ser menos feliz. Essa é a realidade. Aceitar as coisas com naturalidade. Acho que nos próximos meses vou poder desfrutar de coisas que não pude nos últimos 20 anos, um pouco de liberdade com os horários. Tudo para que esse meu último ano (em 2024) seja especial. Se meu corpo responde, tenho fé que poderei fazer algo que valha a pena o esforço.

Sobre repensar aposentadoria caso retome a melhor forma física
É difícil me imaginar nessa situação, porque não sou uma pessoa iludida. Sou uma pessoa positiva, mas não iludida. Difícil imaginar com os problemas que meu corpo teve nos últimos anos que haja uma mudança de tendência do meu corpo e como magia ele esteja perfeita. Disse antes de tudo que minha intenção é essa. O que pode acontecer no futuro, não posso prever. Tudo é possível nessa vida, mas é improvável.

Sobre acompanhar Roland Garros de longe
Não sei como vai ver a sensação, porque nunca vivi isso. Não vi de longe nenhuma vez. Em 2016 vi a partir da terceira rodada. Vi tudo de Mallorca. É uma faceta mais da vida. Vou ver como todo mundo vê. Não vou ver todo jogo, mas vou ficar feliz em acompanhar.

Sobre elogios de Novak Djokovic
Me parece lógico quando sou o atual campeão do torneio. É a realidade. Sou a pessoa que mais vezes ganhou ali. A história que esse torneio tem comigo. São muitos anos de grandes resultados. É lógico que as pessoas esperam que eu volte. E entendo o Djokovic, porque no sentido histórico é o confronto mais vivido do tênis. Eu vivi as duas rivalidades. Primeiro com Federer, depois veio o Novak. Entendo que me considere seu maior rival.

Sobre Roland Garros ter sucesso sem Nadal
Minha fala não vai mudar. Como há alguns anos quando Novak não pôde jogar o Australian Open. Torneios duram para sempre. Jogadores jogam e partem. Roland Garros vai ser sempre Roland Garros, comigo ou sem mim. Vai ser um campeão de Roland Garros. Não vai ser eu, vai ser outro. A vida é assim. Com certeza o torneio vai ser um sucesso mesmo sem mim. Tudo de melhor para Roland Garros.

exposicoes-

Fundação de Cultura realiza 21ª edição da Semana Nacional de Museus

Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus traz uma programação especial de palestras, oficinas, formações, exposições e mostras culturais até o dia 21 de maio.

A programação estadual conta com ações nos municípios de Bataguassu. Bonito, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica e Maracaju.

O tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” lembra-nos que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental.

Confira a programação completa.

CAMPO GRANDE

Visita mediada à Casa-Quintal Manoel de Barros – MUSEU CASA-QUINTAL MANOEL DE BARROS

  • Local: rua Piratininga, 363 – Jardim dos Estados
  • Tel: (67) 9816-78375 (51) 9859-59611
  • Dia: 15 a 19/05
  • Horário: das 10h às 12h e das 13h às 16h

Museu da Imagem e do Som

AÇÃO EDUCATIVA – Lançamento da Linha do tempo do cinema e dos jogos eletrônicos.

  • Local: avenida Fernando Correia da Costa, 559 – 3º andar – Centro
  • Tel: (67) 3316-9178 (67) 3316-9146
  • Dia: 15 a 21/05
  • Horário: 08h às 17h

EXPOSIÇÃO – Exposição Multimídia interativa Meio ambiente em Imagem e Som.

  • Local: avenida Fernando Correia da Costa, 559 – 3º andar – Centro
  • Tel: (67) 3316-9178 (67) 3316-9146
  • Dia: 15 a 21/05
  • Horário: 08h às 17h

OFICINA – Oficina Higiene do Acervo Cinematográfico do Museu da Imagem e do Som de MS. Ações que serão desenvolvidas: identificação e diagnóstico do acervo e capacitação dos servidores.

  • Local: avenida Fernando Correia da Costa, 559 – 3º andar – Centro
  • Tel: (67) 3316-9178 (67) 3316-9146
  • Dia: 15 a 21/05
  • Horário: 08h às 17h

Museu da Arte Contemporânea – MARCO

AÇÃO EDUCATIVA – ações educativas realizadas pelas arte-educadoras do MARCO em formato online em parceria com o artista convidado, Walter Lambert, no Instagram @marcomuseums.

  • Local: rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas
  • Tel: (67) 3326-7449
  • Dia: 15 a 19/05
  • Horário: 08h às 18h

AÇÃO EDUCATIVA – Você sabia? – post no Instagram @marcomuseums sobre a vida do artista Walter Lambert

  • Local: rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas
  • Tel: (67) 3326-7449
  • Dia: 15 a 19/05
  • Horário: 08h às 18h

AÇÃO EDUCATIVA – Vídeo sobre o processo criativo do artista Walter Lambert, gravação realizada no atelier do artista que será postada no Instagram @marcomuseums.

  • Local: rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas
  • Tel: (67) 3326-7449
  • Dia: 16 a 19/05
  • Horário: 08h às 18h

AÇÃO EDUCATIVA – #TBT (post no Instagram @marcomuseums) da instalação artística já exposta na sala média do MARCO do artista Walter Lambert.

  • Local: rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas
  • Tel: (67) 3326-7449
  • Dia: 16 a 19/05
  • Horário: 08h às 18h

AÇÃO EDUCATIVA – Releitura (fósseis contemporâneos) a partir da obra “ Fluxos da vida – passado, presente, futuro” do artista Walter Lambert. A releitura será postada no Instagram @marcomuseums.

  • Local: rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas
  • Tel: (67) 3326-7449
  • Data: 17 a 19/05
  • Horário: 08h às 18h

Museu das Culturas Dom Bosco

AÇÃO EDUCATIVA – Palestra de Educação Museal Manuseio de réplicas; Jogo educativo “Nossos Bichos – Mamíferos do Pantanal”; Mediação nas exposições de ciências Humanas e Naturais e Atividades de Educação Ambiental.

  • Local: avenida Afonso Pena, 7000 – Parque das Nações Indígenas – Portal Nhandeva – Cidade Jardim
  • Tel: (67) 3312-3903 (67) 3312-3902
  • Dia: 16 a 19/05
  • Horário: 14h às 17h

EXIBIÇÃO DE FILME – Curta metragem inspirado na vida de um dos maiores cientistas da história do Brasil o naturalista Fritz Muller. Um exemplo de independência intelectual e um dos precursores do naturalismo no Brasil

  • Local: avenida Afonso Pena, 7000 – Parque das Nações Indígenas – Portal Nhandeva – Cidade Jardim
  • Tel: (67) 3312-3903 (67) 3312-3902
  • Dia: 16 a 19/05
  • Horário: 13h30 às 14h

VISITAÇÃO – Em virtude da comemoração do Dia Internacional dos Museus, a visitação nas exposições temporária e longa duração do Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB. Será gratuita para todos os públicos.

  • Local: avenida Afonso Pena, 7000 – Parque das Nações Indígenas – Portal Nhandeva – Cidade Jardim
  • Tel: (67) 3312-3903 (67) 3312-3902
  • Data: 18/05
  • Horário: 08h às 16h30

Museu de Arqueologia da UFMS – MUARQ

AÇÃO EDUCATIVA – Do MuArq para a Escola – Museus para a sustentabilidade.

  • Local: avenida Fernando Correa da Costa, 818 – 1º andar – centro
  • Tel: (67) 3321-5751 (67) 3321-5751
  • Dia: 16 a 18/05
  • Horário: 08h às 16h

MESA REDONDA – “O Ensino e a Pesquisa sobre Pré-História: desafios e caminhos em Museus”, com a Prof.a Dr.a Lia Brambilla Gasques e Prof. Me. Laura Pael Duarte (projeto “Conversas Museológicas” MuArq/ATRIVM/UFMS)

  • Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Bloco VI, Sala 402 – Campo Grande
  • Tel: (67) 3321-5751 (67) 3321-5751
  • Dia: 18/05
  • Horário: 19h às 21h

ENCONTRO – I Encontro dos Muarquianos: relatos de vivências e experiências dos ex-bolsistas e estagiários do MuArq.

  • Local: avenida Fernando Correa da Costa, 818 – 1º andar – centro
  • Tel: (67) 3321-5751 (67) 3321-5751
  • Dia: 19/05
  • Horário: 14h às 17h

Museu José Antônio Pereira

VISITA MEDIADA – Serão oferecidas visitas monitoradas por meio da Equipe de Mediadores Culturais da Instituição.

  • Local: avenida Guaicurus, 01 – em frente a rua da Divisão, entre a avenida Guaicurus e rua Escaramuça – Jardim Monte Alegra
  • Tel: (67) 4042-1313 (67) 9922-66539
  • Dia: 16 a 19/05
  • Horário: 09h às 17h

LANÇAMENTO – Lançamento do Livro Sociopoética no Brasil: Uma pesquisa com Educadores Museais.

  • Local: Faculdade Novoeste, endereço: Rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande – MS.
  • Tel: (67) 4042-1313 (67) 9922-66539
  • Dia: 18/05
  • Horário: 19h às 22h

Arquivo Público Estadual

VISITA MEDIADA – Cardápio Cultural com escolas agendadas (visitação mediada de alunos da escola aos espaços culturais do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho).

  • Local: Fernando Correa da Costa, 559 – centro
  • Tel: (67) 3316-9167 (67) 3316-9139
  • Data: 17/05
  • Horário: 08h às 11h

Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande

EXIBIÇÃO DE FILME – Cinecosmos – Wall-E (animação). Bate-papo e observação do céu após. Com pipoca.

  • Local: rua UFMS, S/N – Campus Universitário
  • Tel: (67) 3345-7485 (67) 3345-7031
  • Data: 17/05
  • Horário: 17h30 às 20h30

Museu da História da Medicina de MS

PALESTRA – “Retomada da Film Commission MS”.

  • Local: rua da Liberdade, 512 – Santa Dorotheia
  • Tel: (67) 9920-83810
  • Data: 18/05
  • Horário: 19h às 22h

Rede de Educadores em Museus – REM MS

ENCONTRO – VI Encontro da REM-MS e ação junto ao Sistema Estadual de Museus (SIEM-MS) com a palestra “Sustentabilidade e Bem-Estar” da artista, designer de Moda Indígena e empreendedora social, Benilda Kadiwéu

MESA REDONDA – VI Encontro da REM-MS com as participações de: Benilda Kadiwéu, artista, empreendedora social e designer de moda indígena – Prof.a Bruna Ferreira (doutoranda UFMS) – mediação de Dirceu M. van Lonkhuijzen.

  • Local: Auditório do Museu das Culturas Dom Bosco – MCDB/UCDB (Parque das Nações Indígenas) Endereço: Av. Afonso Pena, 7000 – Cidade Jardim, Campo Grande – MS, 79031-010.
  • Tel: (67) 9923-71976
  • Dia: 19/05
  • Horário: 18h30 às 21h

COSTA RICA

Museu Interativo Nelson Silva Soares

PALESTRA – Palestra sobre a importância de documentos e monumentos em tempos digitais. Novas formas dos Museus. Curta metragem sobre a importância de perseverar (Pipper).

  • Local: rua Ambrosina Paes Coelho, 2760 – ao lado do centro de eventos – Ramez Tebet
  • Tel: (61) 9929-5341 (61) 99969-9727
  • Dia: 15 a 19/05
  • Horário: 13h às 17h

MARACAJU

Museu de Tecnologia Regional de Maracaju Domadora Anna Thereza de Lima Alves

Ação Educativa – Museu de Tecnologia de Maracaju Domadora Anna Thereza de Lima Alves apresenta o Tema: Respeitando Preservando A História através da Fauna e Flora.

  • Local: Rua Pereira do Lago – Centro, Maracaju – MS.
  • Tel: (67) 3454-6860 (67) 9980-32417
  • Dia: 16 a 19/05
  • Horário: 08h às 17h

BONITO

CASA DA MEMÓRIA RAÍDA

EXPOSIÇÃO – Visita à exposição do acervo fotográfico, biblioteca, teatro e peças que trazem memórias dos antigos moradores de Bonito e comunidades indígenas da região do Pantanal e Serra da Bodoquena no MS.

  • Local: rua vinte e nove de maio, 917 – centro
  • Tel: (67) 993535353 (67) 996361103
  • Dia: 17 a 21/05
  • Horário: 16h às 21h

CORUMBÁ

Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória

Atividade de leitura do Clube do Gabi, do livro “Batalha de Confete – Envelhecimento, condutas homossexuais e regimes de visibilidade no Pantanal MS”, Guilherme Passamani, mediação de Marcelle Saboya.

  • Local: Via Google Meet.
  • Tel: (67) 3907-5269 (67) 3907-5454
  • Dia: 17/05
  • Horário: 16h às 17h

OUTROS – Resenha do livro Dom Quixote de La Mancha, mas pelo viés de sua comicidade e interatividade com os elementos arquitetônicos existentes no Museu Casa do Dr. Gabi.

  • Local: rua Cuiabá, 1.181 – centro
  • Tel: (67) 3907-5269 (67) 3907-5454
  • Dia: 18/05
  • Horário: 17h

Instituto Homem Pantaneiro

ABERTURA – 8h15- Cerimônia de Abertura com Quebra Torto Pantaneiro (Culinária)

  • Local: ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral – Beira Rio
  • Tel: (67) 9998-70467
  • Dia: 18/05
  • Horário: 8h15

ENCONTRO – Roda de Conversa com Povos do Pantanal x Territorialidades (Relatos de Vivências e Experiências em seus Territórios) Convidados – Mulheres e Homens do Pantanal: indígenas da etnia Guató, Quilombola.

  • Local: ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral – Beira Rio
  • Tel: (67) 9998-70467
  • Dia: 18/05
  • Horário: 09h15 às 10h15

OFICINA – Oficina do Modo de Fazer a Faixa Pantaneira com Artesãs do Pantanal nascidas no Pantanal do Paiaguás. Convidadas: Artesãs Maria Jovelina e Maria José. Público – Alvo: 30 Alunos da Rede Municipal.

  • Local: ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral – Beira Rio
  • Tel: (67) 9998-70467
  • Dia: 18/05
  • Horário: 15h30 às 17h

PALESTRA – O Rio Paraguai por meio de uma perspectiva Antropológica. Convidada: Wanessa Rodrigues e biólogo/bióloga IHP Público -Alvo: 30 Estudantes do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.

  • Local: ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral – Beira Rio
  • Tel: (67) 9998-70467
  • Dia: 18/05
  • Horário: 10h30 às 11h15
depca

Polícia cumpre mandados contra suspeitos de estupro e exploração infantil em Campo Grande

Policiais da Delegacia Especializada no Atendimento às Crianças e Adolescentes (DEPCA) saíram às ruas para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de estupro e exploração infantil, em Campo Grande, nesta quinta-feira (18).

Os policiais saíram da sede da delegacia logo cedo, às 6h. Números de mandados e quantidades de prisões não foram informados.

A ação faz parte da operação nacional Caminhos Seguros, deflagrada pelo Ministério da Justiça no dia 2 de maio.

230227_FEIRAO-OPORTUNIDADE_FUNSAT_KARINE-MATOS-35-768x432-1

FUNSAT oferece mais de 1600 vagas nesta quinta-feira

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferece nesta quinta-feira (18), 1.672 vagas de emprego com salários que chegam a R$ 3.900 em oportunidades que abrangem mais de 168 profissões diferentes na Capital.

Segundo a Fundação, entre as vagas com o maior volume estão para açougueiro (47 vagas), atendente de lanchonete (29 vagas), auxiliar de cozinha (32 vagas), coletor de lixo (20 vagas), técnico de Enfermagem (20 vagas), vendedor interno (26 vagas) entre outras atividades.

Nos recrutamentos, em que a empresa contrata, mesmo sem o trabalhador ter experiência na função, a lista é de 896 vagas. Ao todo, em 72 profissões é possível aprender uma nova atividade, sendo 132 postos em aberto para operador de caixa, 165 para auxiliar nos serviços de alimentação, 46 de auxiliar de linha de produção, 15 para atendente de farmácia balconista, além de outros processos seletivos com urgência para contratar.

Além disso, a Funsat também anuncia para o dia 196 vagas exclusivas para o público PCD (Pessoa com Deficiência). Com oportunidades para estágio acadêmico de Direito (5 vagas), de estágio acadêmico de Pedagogia (5 vagas) e como repositor de mercadorias (10 vagas).

A fundação está localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, com horário de funcionamento das 7h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, direto, atendendo também outros serviços como solicitações para a emissão da carteira digital de trabalho digital, ativação do seguro-desemprego, ou, por exemplo, inscrição de cursos profissionalizante promovidos pela Fundação. O telefone para contato é o (67) 4042-0585.

230426_PLANTAO-DE-CASTRACAO-VACINACAO_DG-29-768x432-1

Será realizado segundo plantão de castração com 150 vagas para cães e gatos

A Prefeitura de Campo Grande realiza na próxima quarta-feira (24), o segundo plantão de castração para cães e gatos. Nesta edição, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal vai garantir a castração gratuita de 200 pets para todos os munícipes de Campo Grande, sem a necessidade do NIS.

Na primeira edição, que aconteceu em abril, foram disponibilizadas 150 vagas de castração. De acordo com a Secretaria, os tutores de cães e gatos com no mínimo cinco meses e no máximo 15kg interessados, deverão levar seus animais para avaliação médico-veterinário e estando aptos para o procedimento, receberão retorno da Secretaria informando o local, data e horário agendados para o procedimento.

A Unidade disponibiliza mensalmente 600 vagas de castração para a população que possui o número de inscrição social (NIS), sendo 30 vagas diárias, com 15 oportunidades por turno. Os interessados devem comparecer ao local com comprovante de residência, documento com foto e o Número de Identificação.

Durante a ação, os pets passam por avaliação para serem encaminhados para as clínicas conveniadas com a Prefeitura e ainda são vermifugados, vacinado contra a raiva e microchipado.

Atendimentos Ubea

Atualmente, a Unidade realiza atendimentos de baixa complexidade como avaliação clínica, administração de medicamentos injetáveis, vacinação antirrábica, vermifugação, controle de carrapato e pulgas e encaminhamento para castração em clinicas credenciadas. Além de realizar o encaminhamento de casos de urgência e emergência para atendimento na Universidade Federal de Mato Grosso Sul (UFMS).

Firmado em março, o convênio com a UFMS garante que serviços como consultas especializadas, ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia, exames laboratoriais bioquímicos e parasitológicos, cesarianas, cirurgia ortopédica, cirurgia de piometra emergencial, atendimentos de emergência e internação sejam disponibilizados de forma gratuita a tutores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Aberta desde o dia 8 de dezembro, a Ubea disponibiliza senhas distribuídas nos períodos matutino e vespertino e conta com três consultórios, com capacidade de atendimento para até 30 animais, sendo 15 no período da manhã (8h às 10h30) e 15 no período da tarde (13h30 às 16h30).

Os atendimentos ocorrem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Às quartas, a equipe irá realizar as visitas in loco de ONGs e protetores independentes.

Serviço

Endereço: Rua Rui Barbosa, 3538 – Centro.
Atendimentos clínicos: 7h30 (Importante chegar cedo)

Informações: 67 2020-1397

Para ser atendido, o tutor interessado deve apresentar:
– Documento com foto
– Comprovante de residência

WhatsApp-Image-2023-05-17-at-16.31.25-768x432-1

Apesar de 5 Ecopontos, prefeitura recolhe por dia cerca de 7 toneladas de lixo das ruas

A Prefeitura tem recolhido diariamente cerca de 7 toneladas de lixo das ruas e terrenos de Campo Grande. Os resíduos, que poderiam ser destinados a qualquer um dos cincos ecopontos disponibilizados à população nas setes regiões da Capital, estão sendo descartados em locais irregulares.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), grande parte do material recolhido poderia ser reciclada e destinada de maneira correta, evitando poluição visual e entupimento dos bueiros, problema revelado nas épocas das chuvas.

“Nós realizamos esse serviço de forma massiva, mas é preciso que a população crie esse hábito de separação do lixo orgânico do reciclável e também da correta destinação. O lixo na rua, além de causar poluição visual e entupimento dos bueiros porque a chuva arrasta esse material até que ele entupa tudo, também atrai vetores de doenças como ratos ou mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus”, relata o secretário da Sisep, Domingos Sahib Neto.

Os Ecopontos de Campo Grande podem ser encontrados nos seguintes locais: Bairro Panamá, na Rua Sagarana com Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues; no Noroeste, na Rua Piraputanga, esquina com Rua Guarulhos; No Nova Lima, na Rua Pacajus, 194; no Bairro União, na Avenida Roseira e, por fim, na Moreninhas, na Rua Copaíba.

Esses locais recebem recicláveis como metais, plástico, vidro, papel e papelão, além de resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas, volumosos (mobílias, sucatas, sofás, geladeiras, guarda-roupas, madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores. O acesso aos ecopontos é gratuito e a entrega é voluntária. O limite de descarte diário é de um metro cúbico por usuário. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 8h às 18h.

A Sisep ressalta ainda que a população pode acionar a Guarda Civil Metropolitana (GCM) por meio do telefone 153, para denunciar o descarte irregular e o autor seja autuado em flagrante. Outro canal disponível é o Fala CG no 156.

A população pode também usar os serviços da coleta seletiva para os recicláveis. O cronograma e os locais por onde esse serviço é oferecido pode ser consultado no quadro abaixo:

whatsapp-image-2023-05-18-at-09.54.52

Ação Cidadania leva serviços gratuitos a Porto Murtinho neste sábado (20); estrutura é montada

Começaram a ser erguidas as estruturas para o Ação Cidadania que vai ocorrer, neste sábado (20), em Porto Murtinho (MS). Com espaço pensado no conforto ao público, vários serviços serão ofertados, desde as emissões de documentos ao balcão de empregos.

O Ação Cidadania é realizado pela TV Morena e pelo Federação das Indústrias do estado (Fiems). Ao longo do dia serão oferecidos serviços gratuitos em saúde, educação, lazer, cultura e cidadania.

A evento vai começar, às 8h, na praça de eventos de Porto Murtinho, na avenida Rio Branco.

Veja serviços que vão ser oferecidos

Segundo a prefeitura de Porto Murtinho, os serviços oferecidos serão:

  • Emissão de RG 1º e 2º vias
  • Atualização de Cadastro Único
  • Carteirinha de Passe Livre
  • Balcão de emprego
  • Orientações e Consulta de Processos pela Polícia Federal
  • Orientações Jurídicas pela Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Município
  • Atualização e Inscrição de Cadastro da Habitação
  • Regularização Fundiária
  • Documento de Estrangeiro
  • Emissão de CPF
  • Atendimento para os Micro Empreendedores (MEI’s)
  • Orientações para Micro e Pequenas Empresas
  • Orientações sobre Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)
  • Orientação para casos de violência doméstica
  • Distribuição de mudas
  • Vacinação de Animais
  • Atendimento Odontológico
  • Atendimento Oftalmológico
  • Vacinação de crianças e idosos
  • Atualização de Carteirinha do Sistema Único de Saúde
  • Atendimento com clínico geral
  • Pesagem para o Auxílio Brasil
  • Aferição de Pressão Arterial
  • Teste de Glicemia
  • Massagem
  • Esmaltação de Unhas
  • Orientação aos estudantes sobre cursos de formação e áreas de estágio
  • Oferta de Cursos do Senai
  • Workshop sobre Costura Criativa
  • Pintura Facial
  • Brincadeiras: dança da cadeira, corrida do saco, circuito com bexigas
  • Pula pula e brinquedos infláveis
  • Pista de corda pelo Exército Brasileiro
geaco-4

MPMS deflagra operação contra esquema de corrupção na prefeitura de Sidrolândia (MS)

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), deflagrou na manhã desta quinta-feira (18), uma operação Tromper, contra um esquema de corrupção na administração do município de Sidrolândia.

A investigação apontou a existência de um esquema de ações destinado à obtenção de vantagens ilícitas, por meio da prática de crimes de peculato, falsidade ideológica, fraude às licitações, associação criminosa e sonegação fiscal desde 2017.

Ao todo foram cumpridos para dar cumprimento a 16 mandados de busca e apreensão. Durante a ação foi apreendido dinheiro e uma arma.

Para dar ares de legitimidade aos certames licitatórios e promover o desvio dos recursos públicos reservados para a execução dos contratos, o grupo criminoso viabilizava a abertura de empresas e seu registro junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Ou se aproveitava da existência de cadastramentos preexistentes, para incrementar o objeto social sem que o estabelecimento comercial apresentasse experiência, estrutura ou capacidade técnica para a execução do serviço contratado ou fornecimento do material adquirido pelo ente municipal.

Em nota, a prefeita da cidade, Vanda Camilo (PP), disse que recebeu as informações da operação pela imprensa e diz acompanhar os desdobramentos da situação. Leia a nota na íntegra abaixo:

“Como prefeita, é meu dever zelar pela integridade e bem-estar de nossa comunidade, bem como pela transparência e legalidade de todas as ações realizadas em nossa gestão. Por essa razão, vamos aguardar o deslinde da operação para adotar as providências e prestar os esclarecimentos necessários à população, de forma responsável e imparcial. Enquanto isso, a rotina de trabalho administrativa em todas as secretarias seguem normal. Continuarei me dedicando ao cumprimento de minhas atribuições como prefeita, empenhando-me em buscar soluções para os desafios e demandas que nossa cidade enfrenta. Reafirmo meu compromisso com a ética, a transparência e a justiça, valores que sempre nortearam minha trajetória política”.

WhatsApp-Image-2023-05-18-at-10.32.33-730x480-1

Abre concurso público com 279 vagas para o Hospital Regional

O governador Eduardo Riedel autorizou, nesta quinta-feira (18), a realização de concurso público na Funsau (Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul) que visa preencher 279 vagas no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).

O certame contemplará 119 vagas para profissionais de serviços hospitalares, 140 vagas para técnico de serviços hospitalares e 20 vagas para auxiliares técnicos de serviços hospitalares. “O concurso é uma medida essencial para suprir o déficit de profissionais que enfrentamos atualmente e garantir a qualidade do atendimento prestado à população”, destacou a diretora-presidente do HRMS, Marielle Alves Corrêa Esgalha.

Segundo a publicação, compete à SAD (Secretaria de Estado de Administração) em conjunto com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e Funsau, a realização do concurso, estabelecendo as normas e os procedimentos para o recrutamento e a seleção dos candidatos, observando os dispositivos da legislação vigente. Confira o detalhamento e quantitativo de vagas:

Profissional de Serviços Hospitalares
Fonoaudiólogo – 5
Assistente Social – 5
Fisioterapeuta – 15
Psicólogo – 4
Farmacêutico – 10
Farmacêutico Bioquímico – 2
Biomédico – 2
Enfermeiro – 30
Engenheiro Clínico – 1
Nutricionista – 1
Médico – 44

Técnico de Serviços Hospitalares
Costureiro – 2
Agente Condutor de Veículos – 5
Agente de Serviços Hospitalares – 30
Agente de Farmácia – 20
Técnico em Radiologia – 22
Técnico de Laboratório – 9
Técnico de Enfermagem – 52

Auxiliar Técnico de Serviços Hospitalares
Auxiliar de Serviços Hospitalares – 10
Auxiliar de Lavanderia – 10

Fonte: Joilson Francelino, Comunicação HRMS

TurismoResponsavel_crianca-e-adolescente_cartaz_-jpg-1-730x480-1

Governo de MS lança a campanha ‘Turismo Responsável é o que Protege a Infância e a Juventude’

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FundturMS (Fundação de Turismo), lança nesse mês de maio a campanha “Turismo Responsável é o que Protege a Infância e a Juventude”. O objetivo é sensibilizar todos os atores e agentes do turismo de Mato Grosso do Sul a ficarem atentos a qualquer sinal e suspeita de violência sexual quando receberem crianças e adolescentes em seus estabelecimentos e destinos turísticos.

A orientação proposta pela campanha é que, diante qualquer suspeita, os órgãos competentes como o Conselho Tutelar da cidade, o Disque Denúncia Nacional (disque 100) ou a Polícia Militar (pelo 190) seja acionados.

A campanha faz parte das ações do projeto “Proteção à Infância e Adolescência nos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul”, que tem o objetivo promover o turismo responsável, ético e seguro as crianças e adolescentes. O projeto está alinhado às políticas do Ministério do Turismo, que propõem a adesão voluntária por parte do trade turístico ao Código de Conduta Brasil “Contra Exploração Sexual de Crianças e adolescentes no Turismo”.

O projeto seguirá com oficinas a serem realizadas a partir de junho nas principais regiões turísticas do estado. A gestora da FundturMS, psicóloga Tania Regina Comerlato, explica que serão vários encontros com as principais organizações que representam o turismo em MS. “O objetivo é sensibilizá-los para que os mesmos assumam compromissos com a proteção à infância e promovam junto aos seus colaboradores a prevenção contra as violências praticadas em crianças e adolescentes, de acordo com o ‘Código de Conduta Brasil’”, explica Tânia. 

O Código de Conduta Brasil faz parte das políticas públicas brasileiras e é uma importante ação contida no Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que também faz parte das ações estaduais em alusão ao 18 de maio: “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. 

O Decreto nº 10.701, de 17 de maio de 2021, instituiu o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes, previu a criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes, cujo processo de construção tem demandado um intenso diálogo e articulação com os atores e parceiros governamentais e da sociedade civil, a fim de que possam discutir a política de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes sob as óticas da multidisciplinariedade, regionalização e intersetorialidade.