fup20230829022

Haddad diz que governo prevê crescimento do PIB acima de 3% em 2023

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (28) que o governo já prevê crescimento do PIB acima de 3% para 2023. O comentário do ministro foi em reação à projeção do Banco Central para o crescimento do Produto Interno Bruto neste ano, que subiu de 2% para 2,9%.

“E deve subir um pouquinho mais, eu acredito. A nossa projeção já está superior a 3%. Cada um tem sua metodologia, mas está tudo convergindo para a mesma coisa”, disse.

“Se você considerar as divergências do começo do ano. Um dizia que ia ter recessão, outro dizia que ia crescer 1 [%], outro dizia que ia crescer 2 [%]. E todo mundo estava errado porque vai crescer 3 [%]”, continuou.

Haddad disse ainda que o governo espera a aprovação no Congresso de projetos da área econômica, como o programa Desenrola, o marco de garantias e a tributação de fundos exclusivos para garantir melhoria nos resultados das contas públicas.

“Eu acredito que, sobretudo se a gente votar esses projetos, nós podemos ter um quarto trimestre bom e isso pode ajudar a fechar as contas ainda melhor”, disse.

Reforma tributária

Haddad também comentou a análise feita pela área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a proposta de reforma tributária. O texto já foi aprovado pela Câmara e está em tramitação no Senado.

O documento do TCU aponta, entre outras coisas, que a isenção dos IVAs federal e estadual sobre a cesta básica, prevista no texto, não seria benéfica para a população mais pobre. E que uma medida mais efetiva nesse sentido seria um reforço de “R$ 40 bilhões no Programa Bolsa Família ou [a criação de] um programa de transferência de renda específico para esse fim”.

Questionado sobre a possibilidade de mudança no texto quanto ao tópico, Haddad disse que os termos da proposta ainda estão em negociação no Senado.

“Olha, nós fechamos um acordo lá na Câmara, para votar na Câmara, nós vamos considerar todas as contribuições. Mas ontem eu acertei com o senador Eduardo Braga [relator do texto] uma agenda de negociação com as bancadas, para a gente formar maioria. Então vamos ver como é que o Senado reage às contribuições recebidas”, disse.

Segundo o ministro, há um “apoio grande por parte das lideranças do Senado” à proposta, “mas temos que formar maioria”.

“Eu continuo confiante de que nós podemos até o final de outubro ter uma votação expressiva no Senado. Se houver alteração, volta para a Câmara para o arremate final. Mas nós temos condições de votar a reforma tributária este ano e promulgá-la este ano”, afirmou.

michael-gambon-3-

Michael Gambon, 2º ator a interpretar Dumbledore em ‘Harry Potter’, morre aos 82 anos

O ator Michael Gambon, mais conhecido por interpretar Alvo Dumbledore na franquia dos filmes “Harry Potter”, morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (28).

A família confirmou a morte em uma declaração emitida pela agente de relações públicas Clair Dobbs. Segundo a agência de notícias PA Media, ele morreu “pacificamente no hospital”.

“Estamos arrasados ​​em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia”, diz o comunicado.

Admirado por gerações de atores, Sir Michael John Gambon começou a atuar no palco no início dos anos 1960. Mais tarde, estreou na TV e no cinema.

Entre seus papéis notáveis estão o líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante”, de Peter Greenaway, em 1989, e o idoso rei George V, em “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper, em 2010.

Gambon foi o segundo ator a interpretar Dumbledore na versão cinematográfica de “Harry Potter”. Ele encarou o papel em 2004 depois da morte de Richard Harris, em 2002. Ao todo, foram oito filmes da franquia. Desde 2018, Jude Law interpreta o personagem na franquia “Animais Fantásticos”.

O ator nasceu em 19 de outubro de 1940, em Dublin, na Irlanda, filho de mãe costureira e pai engenheiro. A família mudou-se para Camden Town, em Londres, quando Gambon tinha seis anos, enquanto seu pai procurava trabalho na reconstrução da cidade no pós-guerra.

Gambon deixou a escola aos 15 anos para iniciar um aprendizado de engenharia e aos 21 estava totalmente qualificado. No entanto, ele também foi membro de um grupo de teatro amador e sempre soube que atuaria, disse ao jornal “The Herald” em 2004. Ele se inspirou nos atores americanos Marlon Brando e James Dean, que ele acreditava refletir a angústia dos adolescentes.

Em 1962, ele fez o teste para o grande ator shakespeariano Olivier, que o tornou um dos membros fundadores do National Theatre no Old Vic, ao lado de outros jovens grandes nomes emergentes, como Derek Jacobi e Maggie Smith.

Gambon construiu sua reputação no palco nos anos seguintes, tornando-se conhecido em particular com sua interpretação de Galileu em 1980 em “Life of Galileo”, de John Dexter.

A década de 1980 atraiu maior atenção com o papel principal no programa de TV “The Singing Detective”, de 1986, no qual ele interpretava um escritor que sofria de uma doença debilitante da pele, cuja imaginação fornecia a única saída para sua dor. O desempenho lhe rendeu um de seus quatro BAFTAs.

Ele também ganhou três prêmios Olivier e dois prêmios Screen Actors Guild Awards – por “Gosford Park” e “O Discurso do Rei” de 2001. Gambon foi nomeado Comandante do Império Britânico em 1992 e cavaleiro pelos serviços prestados ao teatro em 1998, algo que ele chamou de “um belo presente”, embora não tenha usado o título.

Personalidade travessa, ele sempre inventava histórias. Durante anos, ele mostrou a outros atores uma fotografia autografada de Robert De Niro, que ele mesmo havia assinado antes mesmo de conhecer o ator americano.

Ele revelou em um episódio do programa “The Late Late Show” na Irlanda que convenceu sua mãe de que era amigo do papa.

Aposentadoria

Gambon se aposentou dos palcos em 2015 após sofrer problemas de memória de longo prazo, mas continuou atuando na tela até 2019. Ele disse a um entrevistador em 2002 que seu trabalho o fez se sentir “o homem mais sortudo do mundo”.

Ele se casou com Anne Miller, em 1962, com quem teve um filho. Embora nunca tenham se divorciado, anos depois ele também teve outra companheira, a cenógrafa Philippa Hart, 25 anos mais nova, com quem teve dois filhos.

g1-2709-morte

Fuzileiro morre no Pantanal após passar mal durante treinamento de tropa de elite da Marinha

O sargento da Marinha, fuzileiro naval, Wilsonsander da Silva Dias, de 35 anos, morreu durante um treinamento no Curso Especial de Comandos Anfíbios, na cidade de Ladário, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A informação foi confirmada por meio de nota pela Marinha do Brasil, ontem (27).

Wilsonsander é do Rio de Janeiro e estava na cidade de Ladário para realizar o curso de tropa de elite da Marinha do Brasil. O curso aconteceu nesta terça-feira (26), sob sol forte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na cidade era de 35ºC.

Conforme a nota emitida pela Marinha do Brasil, o sargento passou mal durante uma atividade e foi prontamente atendido no local onde acontecia o treinamento por uma equipe médica da corporação.

Devido a gravidade, o militar precisou ser transportado para o Hospital Naval da cidade. A Evacuação Aeromédica foi realizada pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste.

A Marinha do Brasil informou que está prestando toda a assistência social, psicológica e religiosa necessárias aos familiares, incluindo o traslado do corpo de volta ao estado do Rio de Janeiro.

“A apuração sobre as causas e circunstâncias da morte está em curso pela Marinha e pelas autoridades periciais competentes”, diz a nota.

Treinamento de tropa de elite

O curso especial de Comandos Anfíbios é o treinamento de tropa de elite da Marinha do Brasil. Os militares são preparados para realização de operações especiais. Em um vídeo divulgado pela Marinha é possível ver os militares realizam diferentes atividades de força e sobrevivência.

O curso possui diversas etapas e habilidades como: comando de tropas em operações especiais, reconhecimento em terrenos hostis e guia avançado. Para o exercício, a Marinha do Brasil disponibiliza uma estrutura paralela para atender urgências dos alunos.

whatsapp-image-2022-07-11-at-15.22.10

Surto de Covid faz aulas serem suspensas em escola pública de Itaporã (MS)

Surto de Covid fez as aulas serem suspensas na Escola Municipal Maria Timira dos Santos Borba, em Itaporã (MS), na última quarta-feira (27). Ao todo, quatro funcionários da instituição de ensino testaram positivo para o vírus.

Diretora, duas coordenadoras e uma professora de reforço testaram positivo para o vírus. A escola não informou se alunos também foram positivados.

Mesmo assim, as aulas foram suspensas por três dias e devem ser retomadas na segunda-feira (2). A assessoria de comunicação da prefeitura de Itaporã informou que os dias de suspensão serão encaixados no calendário letivo para reposição.

Segundo o último boletim epidemiológico da Covid, Mato Grosso do Sul registrou 108 novos casos de Covid.

Desde o início da pandemia foram registrados mais de 616 mil casos e 11 mil mortes em Mato Grosso do Sul, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

WhatsApp-Image-2023-09-27-at-09.15.46-730x480-1

Com contribuição de criativos de Campo Grande, Plano Estadual de Economia Criativa começa a ser elaborado

“Onde tem talento, tem oportunidades” é o lema do Programa MS + Criativo que nesta quarta-feira (27) ouviu as demandas dos ‘fazedores’ de cultura, produtores e gestores em Campo Grande. 

O encontro regional é realizado no auditório do Sebrae e aberto a todo público que trabalhe na economia criativa de Mato Grosso do Sul. As ideias e propostas levantadas em cada reunião vão construir o primeiro plano estadual do segmento e Lei Estadual da Economia Criativa.

“Este é o momento de criar as bases, os fundamentos para erguer a nossa construção da economia criativa. A infraestrutura é o plano estadual de economia criativa que hoje nós estamos escrevendo na etapa regional de Campo Grande”, explica o superintendente Décio Coutinho.

Depois de realizadas as oito etapas regionais, o documento será apresentado no dia 5 de dezembro, na Capital, durante o encontro estadual. Para o superintendente de Economia Criativa, o plano estadual vai priorizar e atender as necessidades e oportunidades existentes em cada território de MS.

Dinâmica dos encontros

Criativos são divididos em grupos e em oficinas discutem
potencialidades e fraquezas da região no setor (Foto: Matheus Carvalho/Setescc)

O Plano Estadual é construído em cima dos seguintes eixos: qualificação, capacitação, gestão, financiamento, ambiente criativo, mercado, inovação, questão legal, Rota Bioceânica e Pantanal. Para debater e coletar sugestões, os criativos são divididos em grupos e de uma forma dinâmica e prática, todos contribuem para o tema. 

Na gestão, é trabalhada toda a questão de empreendedorismo, mapeamento, observatório, dados e informações. Quanto à capacitação e qualificação, entram os grandes parceiros da superintendência como UEMS, UFMS, IFMS, Sistema S. 

Na parte de financiamento, o plano vai buscar formas de viabilizar financeiramente os projetos criativos, e na questão legal a prioridade é legalizar, registrar e regulamentar muitas profissões que hoje atuam de forma precária e na informalidade. 

Encontros reúnem artesãos, artistas, gestores, produtores e fazedores de cultura para elaboração da primeira legislação de economia criativa de MS. (Foto: Matheus Carvalho/Setescc)

Já quanto ao mercado, o plano prevê promover a ponte entre criativos e mercado interno, externo, acesso às feiras e indústria criativa. Está programada também a implantação de três centros de referência de economia criativa no Estado, espaços físicos que possam servir para troca e acolhimento dos trabalhadores. 

Para a inovação, o plano prevê a inserção da economia digital e todas as suas possibilidades, além de incluir os blocos territoriais tratando especificamente de Bioceânica e Pantanal. 

Propostas dos criativos 

Em cada reunião, propostas são acrescentadas para virar documento a ser apresentado no encontro estadual (Foto: Matheus Carvalho/Setescc)

Um dos organizadores da Feira Bosque da Paz, Felipe Monteiro, tem acompanhado o debate contribuindo com propostas que abarquem todos os expositores que participam da feira. O evento que já está consolidado na Capital tem um ano de realização e movimentou mais de R$ 7 milhões, atraindo 20 mil pessoas em cada edição.

“Essa proposta agora que o Governo do Estado está trazendo, de fomentar ainda mais a economia criativa, vai ajudar muito todos os envolvidos que estão ali. A Feira Bosque da Paz é um grande portal para que as pessoas consigam demonstrar esse trabalho da economia criativa no artesanato, gastronomia. O pessoal também que também traz uma questão da cultura quilombola, dos povos originários, então a gente tendo o apoio do poder público junto com a gente, com certeza a vai trazer resultados ainda melhores”, diz.

Produtor audiovisual, Fábio Flecha tem na ponta da língua o que quer ver sendo construído em MS. “O incentivo aos produtores pode fazer muita diferença. Vou dar um exemplo, teve um curso que aconteceu em 2017, aqui no Sebrae, que custou em torno de R$ 25 mil reais, uma semana de cursos e palestras. Isso rendeu dois projetos de MS, um de R$ 1 milhão e outro de R$ 400 mil. Qual setor da economia consegue trazer um retorno tão alto em tão pouco tempo? Então isso que eu venho defender aqui, investir em aprendizado”, narra.

Artesã, Roza Otto acredita que a implantação do Plano de Economia Criativa vai agregar e trazer muitos criativos para o trabalho. “Com a base da lei e a regulamentação, podemos ter fomento, e a gente precisa porque temos muitos gastos, os materiais subiram muito, então com o plano nós teremos este suporte financeiro”, pontua. 

Na abertura do evento, o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro parabenizou a iniciativa de realizar a escuta nas diversas regiões do Estado para criar o primeiro plano de Economia Criativa e falou como a instituição é a grande parceira do programa.

“No sentido literal, a estruturação de um plano de economia criativa vai ser a estratégia de atuação e o Sebrae como pensa isso como negócio está junto. Estamos para contribuir e fomentar o desenvolvimento em Mato Grosso do Sul e transformar tudo isso em novas oportunidades de emprego e geração de renda”, ressalta. 

Abertura do encontro contou com participação de autoridades e parceiros como Sebrae, Sesi, Sesc, (Foto: Thaís Lima/Setescc)
Fundação de Cultura, Setescc, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Campo Grande (Matheus Carvalho/Setescc)

Para o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda, o plano vem atender e despertar o potencial de crescimento da economia criativa no Estado.

“Para se ter uma ideia com toda a produção musical fantástica de MS, com grandes ídolos nacionais, a gente tem só nove CNPJ’s de música no Estado. Este é um item que mostra que é preciso ver e estabelecer este plano para o Governo criar condições tanto em termos de facilitar a formalização do setor quanto o despertar para a possibilidade de renda de uma forma organizada”, diz. 

Representando o governador Eduardo Riedel, a primeira-dama e designer Mônica Riedel fez questão de enfatizar que como profissional das artes, ficou muito interessada em trabalhar este outro olhar para as coisas que já existem, um dos grandes marcos da economia criativa.

“Às vezes, a gente trabalha com uma coisa e está tão acostumado com aquilo que não consegue enxergar de outra forma, e a economia criativa vem para isso, ajudar a todos que trabalham com artesanato, tecnologia, e as demais áreas, a  inserir este outro olhar dentro da sociedade”, descreve.

Programação

Os próximos encontros regionais acontecem nos meses de outubro e novembro.

Regional Norte
Rio Verde – 17/10

Regional Oeste
Bonito – 7/11

Regional Sul
Dourados – 17/11

Regional Costa Leste
Três Lagoas – 21/11

sina-katirachi-VfdRlDDp_sk-unsplash-scaled-e1695827744179-730x480-1

Temperaturas acima da média favorecem casos de acidentes com escorpiões em MS

As altas temperaturas somadas ao período de reprodução dos escorpiões – que ocorre nos meses de agosto e setembro – tem impactado também nos índices de acidentes envolvendo esses animais em Mato Grosso do Sul. Em 2023, o primeiro trimestre registrou o maior número de casos registrados desde 2020.

No Estado existem três grandes espécies mais comuns, todas conhecidas popularmente como escorpião-amarelo. O animal geralmente vive em terrenos baldios e esgotos e chega às residências por meio de ralos da cozinha e banheiro, podendo causar sérios acidentes.

De acordo com o Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), vinculado à SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Estado registrou 3.012 casos de acidentes com escorpiões até o momento em 2023. De janeiro a setembro foram contabilizados quase o mesmo número de acidentes de todo o ano de 2022, com menos de 200 casos de diferença durante apenas nove meses.

Campo Grande registrou o maior número de vítimas de escorpiões até o momento, com 787 acidentes. Além da Capital, outros municípios ultrapassam os 100 casos: Três Lagoas (431), Paranaíba (189), Corumbá (133), Dourados (110), Brasilândia (106) e Cassilândia (104).

Segundo Alexandre Moretti de Lima, médico e responsável clínico do Ciatox, crianças e idosos compõem o principal grupo de risco de acidentes por escorpiões, visto que os casos tendem a evoluir com maior facilidade.

“Na maioria das vezes, 98% dos casos são de quadro leve, só com dor local. Em crianças e idosos a gente tem que tomar cuidado pelo risco de manifestação sistêmica e necessidade de soro. Se evoluir com o quadro cardiopulmonar, com edema agudo de pulmão, taquicardia, hipertensão, sudorese, salivação e palidez, será necessário a utilização de soro escorpiônico”.

Cuidados

Para evitar acidentes com escorpiões, o Ciatox recomenda usar água sanitária nos ralos e frestas de portas, instalar barreiras mecânicas nas portas, evitar o acúmulo de entulhos, fechar frestas e rachaduras nas paredes, manter o ralo do banheiro fechado após o banho e vedar bem as caixas de gordura.

Além disso, em caso de acidente, é necessário lavar o local da picada com água e sabão. Alexandre Moretti destaca que a vítima deve procurar a unidade de saúde mais próxima e passar por atendimento imediatamente. “Em raros casos vai ser necessário a utilização de soro antiescorpiônico, mas quanto mais precoce a utilização, menor a chance de mortalidade”.

Ao matar um escorpião, se possível, ele deve ser recolhido e levado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município para auxiliar na identificação e medidas de prevenção e controle da espécie.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Ciatox pelos telefones: (67) 3386-8655 e 0800-722-6001 e 150. A equipe oferece teleatendimento a profissionais de saúde, diagnóstico e identificação de animais peçonhentos e plantas tóxicas.

SULMaSSP-730x480-1

Secretários de Segurança do MS, PR, SC, RS e SP se reúnem no Estado para discutir combate a crimes fronteiriços

Mato Grosso do Sul sedia nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29 de setembro, o SULMaSSP, encontro realizado pela primeira vez no estado e que reúne os secretários de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, de São Paulo, do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com o objetivo de atuar de forma coordenada para ampliar e fortalecer a repressão aos crimes nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Bolívia e, nas divisas entre os estados que compõem o bloco.

Também estarão presentes no evento os Comandantes-Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, os Delegados-Gerais das Polícias Civil, os diretores das Polícias Penais, das Perícias Criminais e dos Centros Integrados de Comando e Controle dos cinco estados que compõem o bloco do SULMaSSP.

Entre os assuntos que estarão em pauta nos dois dias de evento estão os crimes nas fronteiras e divisas, em especial aqueles cometidos no campo, além do debate em câmaras temáticas, que acontecem na sexta-feira, dia 29 de setembro, entre as forças policiais e entre os Secretários de Segurança Pública, com objetivo de estabelecer uma integração sólida entre os Estados partes, repercutindo na desarticulação do crime organizado e em mais segurança para as cidades e para o campo, fronteiras e rota bioceânica.

Na abertura do SULMaSSP, que acontece nesta quinta-feira (28/09/), às 14h no Bioparque, em Campo Grande, será assinado um acordo para instituir Grupos de Estudo e nomear recursos humanos, que irão realizar análises, proposição de ações e iniciativas para formular políticas em segurança pública.

Coletiva de Imprensa

O anfitrião do SULMaSSP, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, o secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, o secretário Adjunto de Segurança Pública de Santa Catarina, Freibergue Rubem Nascimento e o secretário de Segurança Pública Adjunto do Rio Grande do Sul, Mário Yukio Ikeda, concederão entrevista coletiva, nesta quinta-feira (28/09/), às 15h30, no Bioparque Pantanal, logo após a abertura oficial do evento. Os representantes das demais instituições também estarão no local, disponíveis para atender a imprensa.

Sobre o SULMaSSP

É um bloco que congrega os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo – por meio das respectivas Secretarias de Segurança Pública e, que realiza em Campo Grande –MS, nos dias 28 e 29 de setembro de 2023, o 3º Encontro Estratégico da Segurança Pública, sendo o 1º a ser realizado em Mato Grosso do Sul.

O bloco, criado em março de 2023, atua de forma coordenada, para ampliar e fortalecer a repressão de crimes transfronteiriços (Paraguai/Bolívia/Brasil) e nas divisas estaduais na área do bloco, mediante uma efetiva integração operacional e de inteligência, com reflexos na desarticulação de organizações criminosas e no aprimoramento dos mecanismos de defesa social.

As ações são executadas por meio de suas Polícias Civis, Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Científicas, Polícias Penais e Centros Integrados de Comando e Controle.

Encontros anteriores

As edições anteriores aconteceram em março de 2023, em Curitiba/PR e em julho de 2023, em São Paulo/SP, ocasiões nas quais foram iniciados os trabalhos e definidos o diagnóstico e o plano estratégico de atuação conjunta.

Operações

O SULMaSSP deflagrou duas “Operações Fronteiras e Divisas Integradas”.

A primeira foi de 12 a 15 de maio de 2023, com a liderança da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, resultando:

– prisão de 127 pessoas,

– 184 veículos apreendidos,

– 32 mil pessoas abordadas,

– 40 mil maços de cigarros contrabandeados apreendidos,

– 17 armas de fogo tiradas de circulação,

– apreensão de 3.487 mil toneladas de entorpecentes

– cumprimento de 103 mandados judiciais.

Efetivo: Houve o emprego de 2.500 viaturas policiais, 70 embarcações, 21 aeronaves, 51 cães, 5 drones e mais de seis mil policiais de todas as forças de segurança. Dentre os foragidos foram identificados traficantes, contrabandistas, homicidas, estupradores e estelionatários.

A segunda edição da “Operação Divisas e Fronteiras Integradas”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foi deflagrada entre 21 e 23 de julho de 2023, e resultou:

– prisão de mais de 1.500 pessoas,

– apreensão de 11 toneladas de entorpecentes,

– captura de 423 foragidos.

– retiradas de circulação 185 armas de fogo,

– 145 veículos recuperados.

Efetivo: 17 mil policiais de todos os Estados do bloco.

Câmaras Temáticas

29 de setembro, sexta-feira

8h30min – Câmaras Temáticas de Segurança Pública

– Secretários de Estado

Centro Integrado de Comando e Controle, sito na Av. Des. Leão neto do Carmo, n. 1203, Parque dos Poderes

– Chefes dos CICC’s

Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, sito na Av. Des. Leão neto do Carmo, n. 1203, Parque dos Poderes.

– Delegados-Gerais das Polícias Civis

Delegacia-Geral da Polícia Civil, sito na Av. Des. Leão neto do Carmo, n. 1203, Parque dos Poderes.

– Comandantes-Gerais das Polícias Militares

Comando-Geral da Polícia Militar, sito na Av. Des. Leão neto do Carmo, n. 1203, Parque dos Poderes.

– Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares

Rua Antônio Maria Coelho, 5533, Centro de Proteção Ambiental, Carandá Bosque.

– Chefes das Perícias Oficiais

Coordenadoria-Geral de Perícias: sede da CGP, sito na Rua Dr. Aníbal de Tolêdo, 345, Vila Santa Dorotheia.

– Diretores das Polícias Penais

Escola Penitenciária, sito na Rua Pernambuco, n. 1.512, Vila Célia.

Fonte: Comunicação Sejusp

Foto-Saul-Schramm-4-1-730x480-1

Pantanal: para discutir proteção e sustentabilidade, Riedel e Marina Silva criam GT em Brasília

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinam nesta quinta-feira (28), em Brasília, a portaria conjunta que cria o ‘Grupo de Trabalho para proteção, conservação e uso sustentável do Pantanal Sul-Mato-Grossense’. A ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), e membros da bancada federal do Estado acompanham o ato, marcado para às 15h (DF).

“Temos esta grande responsabilidade de criar uma lei para o Pantanal. O nosso grande desafio em Mato Grosso do Sul é mostrar que podem conviver juntos, de maneira propositiva, uma nova economia lastreada em práticas que agreguem valor econômico à produção e nova dinâmica da manutenção da biodiversidade, sem perder renda e preservação”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

A nova lei de proteção e conservação do Pantanal está sendo discutida e construída de forma coletiva pelo Governo do Estado, ouvindo todos os setores envolvidos, para produzir uma legislação robusta e moderna. Quando o texto estiver pronto ele será encaminhado para Assembleia Legislativa para aprovação dos deputados estaduais.

O grupo de trabalho desenvolvido com o Ministério do Meio Ambiente vai justamente desenvolver propostas e implementar ações colaborativas entre os entes para prevenção e controle de desmatamentos e incêndios florestais na região do Pantanal do Mato Grosso do Sul.

Ainda vai articular ações estratégicas para garantir o compartilhamento de dados, informações, análises e atividades conjuntas para o monitoramento, controle e mecanismos para redução do desmatamento e degradação florestal do bioma.

O GT Pantanal Sul-Mato-Grossense terá a participação de seus membros titulares, com representantes do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS), Semadesc (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de MS), Conleg (Consultoria Legislativa do Governo do Estado), Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Os participantes serão indicados pelos titulares dos respectivos órgãos. O grupo de trabalho também poderá convidar representantes de outros órgãos federais e estaduais, assim como técnicos de entidades, instituições que trabalham na área. Eles vão se reunir a cada 15 dias para debater as ações.

A portaria que institui o grupo fixa prazo de 60 dias de trabalho, podendo ser prorrogável por mais 30 (dias). No final será apresentado um relatório para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e ao governador Eduardo Riedel.

Pantanal Sul-Mato-Grossense (Foto: Bruno Rezende/Arquivo)
Tempo-Seco-Calor-Rio-Negro-Foto-Alvaro-Rezende-730x480-1

Quinta-feira tem previsão de tempo estável e temperaturas mais amenas em MS

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para esta quinta-feira (28) é de tempo estável com temperaturas mais amenas. Além disso, não se descartam chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. As temperaturas mínimas oscilam entre 13°C e 16°C, principalmente na região sul do Estado.

Campo Grande terá mínima de 16°C e máxima de 32°C. Em Dourados, 15°C pela manhã e 32ºC pela tarde. No leste do Estado, em Anaurilândia, os termômetros marcam 17°C inicialmente e sobem até os 33ºC. No Conesul, Iguatemi registra mínima de 14°C e máxima de 30°C. Em Ponta Porã, valores ficam entre 14°C e 29°C.

Em Corumbá, na região pantaneira, a mínima será de 19°C e máxima de 31°C; Aquidauana terá variação entre 19°C e 34°C. No sudoeste, Porto Murtinho amanhece com 17°C e atinge os 31°C. No norte, Coxim terá 23°C cedo e alcançará os 37°C ao longo do dia. No Bolsão, Três Lagoas registra 20°C pela manhã e 35°C de tarde.