como-tirar-carteira-de-trabalho-scaled-1

Desemprego cai a 7,8% no trimestre terminado em agosto, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil foi de 7,8% no trimestre móvel terminado em agosto, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao trimestre imediatamente anterior, entre março e maio, o período traz redução de 0,5 ponto percentual (8,3%) na taxa de desocupação. No mesmo trimestre de 2022, a taxa era de 8,9%. A taxa trimestral é a menor desde fevereiro de 2015, quando chegou a 7,5%.

Com os resultados deste trimestre, o número absoluto de desocupados teve baixa de 5,9% contra o trimestre anterior, chegando a 8,4 milhões de pessoas. O país chegou ao menor contingente de desocupados em números absolutos desde o trimestre móvel encerrado em junho de 2015, com 8,5 milhões de desocupados.

Em relação ao trimestre anterior, são 528 mil pessoas a menos no contingente de desocupados. Comparado ao mesmo período de 2022, o recuo é de 13,2%, ou 1,3 milhão de trabalhadores.

De acordo com o IBGE, a redução da taxa de desemprego está novamente ligada ao aumento do número de pessoas ocupadas. No trimestre, houve crescimento de 1,3% na população ocupada, que chegou a 99,7 milhões de pessoas. No ano, o aumento foi de 0,6%, com mais 641 mil pessoas ocupadas.

“Vários grupamentos de atividade econômica demostram crescimento da absorção de trabalhadores. Temos a volta de um comportamento mais caraterístico de mercado de trabalho pré-pandemia.” — Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE.

Além disso, também cresceu o número de empregados com carteira assinada, ao maior patamar em oito anos. Foram 37,248 milhões de trabalhadores, contra 37,288 milhões em fevereiro de 2015. Houve aumento de 1,1% em relação ao trimestre anterior. Na comparação anual, a alta foi de 3,5%.

Veja os destaques da pesquisa

  • Taxa de desocupação: 7,8%
  • População desocupada: 8,4 milhões de pessoas
  • População ocupada: 99,7 milhões
  • População fora da força de trabalho: 66,8 milhões
  • População desalentada: 3,6 milhões
  • Empregados com carteira assinada: 37,2 milhões
  • Empregados sem carteira assinada: 13,2 milhões
  • Trabalhadores por conta própria: 25,4 milhões
  • Trabalhadores domésticos: 5,9 milhões
  • Trabalhadores informais: 38,9 milhões
  • Taxa de informalidade: 39,1%

Emprego sem carteira também tem alta

A queda da desocupação também foi consequência do aumento de empregos sem carteira assinada. O contingente chegou a 13,2 milhões, alta de 2,1% no trimestre. Na comparação anual, houve estabilidade.

Houve estabilidade também na maior parte das demais modalidades de emprego para o trimestre. É o caso de empregadores, empregados no setor público e trabalhadores por conta própria. Apenas trabalhadores domésticos tiveram uma leve alta de 2,8% frente ao período anterior.

Com tudo isso, a população fora da força de trabalho passou a 66,8 milhões, uma queda de 0,5% ante o trimestre anterior, mas com crescimento de 3,4% na comparação anual.

Por fim, a taxa de subutilização — que faz a relação entre desocupados, quem poderia trabalhar mais e quem não quer trabalhar com toda a força de trabalho — voltou a registrar queda. São 20,2 milhões de pessoas subutilizadas no país, o que gera uma taxa de 17,7% de subutilização. Esse número é próximo ao de 2015 (17,9%).

Rendimento segue estável

O rendimento real habitual ficou estável frente ao trimestre anterior em R$ 2.947. No ano, o crescimento foi de 4,6%.

Já a massa de rendimento real habitual foi estimada em R$ 288,9 bilhões, mais um recorde da série histórica do IBGE. O resultado subiu 2,4% frente ao trimestre anterior, e cresceu 5,5% na comparação anual.

Fonte: G1/IBGE

53062315284-012efc40e9-c

Lula resiste em dividir Ministério da Justiça; ala contrária teme que crise da segurança caia no colo do governo

Ministros e assessores palacianos avaliam que Lula (PT) resiste a dividir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública em dois.

O atual ocupante da pasta, Flávio Dino, é o favorito de Lula (PT) para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber.

A indicação, entretanto, envolve duas outras decisões: além de escolher o sucessor de Dino, Lula precisará decidir se divide ou não a pasta em duas – uma para a Justiça e outra, para a Segurança Pública.

Um interlocutor do presidente alerta que separar a pasta em dois pode jogar “jogar no colo” do governo federal a crise de segurança pública no país.

A ala do governo contrária à essa divisão avalia também que o comando unificado de Justiça e Segurança Pública facilita reações rápidas como a que foi feita após os atos golpistas de 8 de janeiro.

Se Dino tivesse que negociar e dividir decisões com um colega na área, não haveria celeridade na tomada de decisões – como a da intervenção federal no governo do Distrito Federal – e para a interlocução com ministros do STF e Polícia Federal.

Os cotados

Hoje, estão cotados para o Ministério da Justiça:

  • Jorge Messias, atual advogado-geral da União, que tem dito a aliados preferir ficar onde está;
  • Marco Aurélio Carvalho, advogado;
  • Augusto Arruda Botelho, advogado;
  • Ricardo Capelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e que capitaneou a intervenção federal no DF.

Fonte: G1

download-2

Licença-paternidade: STF retoma julgamento; já há maioria para que Congresso faça lei sobre o tema

O Supremo Tribunal Federal retomou, nesta sexta-feira (29), o julgamento da ação que discute se há omissão do Congresso em elaborar uma lei que vai tratar da licença-paternidade para trabalhadores.

Para a maioria da Corte, o Congresso deve regulamentar o tema no prazo de 18 meses. O julgamento em plenário virtual tinha sido adiado e, agora, a previsão é de que termine no dia 6 de outubro.

O pedido é de que o STF fixe prazo para que o Congresso Nacional regulamente a licença. Quando criada, essa lei vai definir, por exemplo, a duração do benefício.

A Constituição de 1988 fixou o benefício como um direito dos trabalhadores e estabeleceu que, até o Legislativo elaborar uma lei sobre o assunto, o prazo geral da licença seria de 5 dias. No caso das mães, o prazo geral é de 120 dias.

Essa duração pode ser estendida em algumas situações – por exemplo, no caso de empregados de empresas que aderiram ao Programa Empresa Cidadã, que amplia o benefício para 180 dias (para as mães) e 20 dias (para os pais).

A ação, apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde em 2012, questiona o fato de, até o momento, o Congresso não ter aprovado um prazo definitivo.

Voto de Rosa Weber

O voto da ministra Rosa Weber consolida a maioria.

A presidente do STF votou para considerar que o Congresso está omisso na regulamentação do assunto, e seguiu a corrente no sentido de dar prazo de 18 meses para que o Legislativo solucione a questão.

Para Weber, é preciso fixar que, até a nova legislação, a licença-paternidade seja equiparada à licença-maternidade, no que for possível.

A presidente do Supremo ressaltou as desigualdades provocadas pelo quadro atual, de diferença entre homens e mulheres.

“Ainda vige, até hoje, a sistemática fundada em estereótipos de gênero, segundo a qual os papéis domésticos são todos reservados à mãe. Na realidade, a atual sistemática da licença-paternidade contribui enormemente para a perpetuação dos papéis de gênero associados à superioridade masculina e à subordinação feminina. Sob tal aspecto, é de reconhecer a fundamental importância do instituto da licença-paternidade na tarefa de aproximar as realidades do pai e da mãe , viabilizando a divisão de responsabilidades e o compartilhamento de cuidados com o recém-nascido”.

Histórico do julgamento

O tema começou a ser julgado pela Corte em 2020. Relator do caso, o ministro Marco Aurélio Mello (atualmente aposentado) votou para rejeitar a ação, argumentando que a existência do prazo na regra transitória indica que não há lacuna a ser suprida.

Já os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, além da ministra Cármen Lúcia, divergiram e votaram no sentido de reconhecer que há omissão do Parlamento na questão.

Há, no entanto, diferentes propostas para a solução do ponto:

  • Edson Fachin: propõe que seja fixado um prazo de 18 meses para que o Congresso elabore a lei. E que, desde já, sejam equiparados os direitos de licença-paternidade e licença-maternidade, no que couber. Esta solução transitória valeria até uma decisão dos parlamentares; é acompanhado pelas ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber.
  • Luís Roberto Barroso: votou também pelo prazo de 18 meses para o Congresso legislar. Mas, propôs que a equiparação entre a licença de pais e de mães passe a valer se, mesmo ao fim do prazo, a omissão persistir;
  • Dias Toffoli: também vota por fixar o prazo de 18 meses para o Congresso elaborar a lei. Mas não estabelece, de imediato, uma consequência caso isso não ocorra. O ministro admite, no entanto, que se o prazo transcorrer sem uma definição, é possível reavaliar a questão. A posição de Toffoli foi acompanhada pelo ministro Gilmar Mendes.

Fonte: G1

bdbr-limpo-20230929-0800-frame-65407

Casas flutuantes encalham em rio que secou no Amazonas; embarcações levam mais tempo em viagens

A forte estiagem que atinge o Amazonas há semanas está dificultando a vida de praticamente todos os moradores do estado. Com a falta de chuvas, vários rios estão secando. E a dificuldade atingiu até quem sobrevive neles: algumas casas flutuantes estão ficando encalhadas.

Em Careiro da Várzea, as casas se dirigiram para um ponto específico do rio onde ainda conseguem flutuar. Mas muitas delas nem conseguiram chegar e ficaram encalhadas.

A população também tem tido dificuldades com o desabastecimento. O trajeto entre rios secos muitas vezes provoca a mudança de um barco para outro porque o primeiro já não consegue mais prosseguir. Alimentos também estão demorando mais tempo para chegar às regiões mais afastadas e aos comércios flutuantes. E muitos municípios já sentem falta de água potável.

Até a manhã desta sexta-feira (29), 60 dos 62 municípios do Amazonas estão sofrendo com a seca. Destes 18 deles já estão em estado de emergência pela falta de água nos rios, encanamentos, água potável e alimentos.

Equipe da TV Globo andando sobre o rio que secou em Careiro da Várzea (AM)

Fonte: G1

comboio-lula

Lula chega a hospital de Brasília para cirurgia no quadril

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao hospital Sírio-Libanês em Brasília às 8h desta sexta-feira (29). O presidente passará por uma cirurgia no quadril para corrigir uma artrose.

Lula sofre com fortes dores no local há meses e fez dois procedimentos em julho para diminuir as dores antes da cirurgia, uma infiltração e uma denervação.

O Palácio do Planalto não quis informar o horário exato da operação e a duração da cirurgia. As informações serão passadas em uma coletiva de imprensa no fim da tarde.

Após o procedimento, Lula deverá trabalhar no Palácio da Alvorada – residência oficial da Presidência da República – por pelo menos três semanas. O petista também deverá ficar por um período entre quatro e seis semanas sem poder fazer viagens.

Lula deverá retornar aos compromissos internacionais apenas no final de novembro, quando deve ir aos Emirados Árabes Unidos para participar da COP 28. Na volta da viagem ao Oriente Médio, cumprirá agenda na Alemanha.

‘Não vão me ver de andador’

Na terça (26), Lula comentou a cirurgia que fará no quadril nesta sexta e disse estar “otimista”.

“Eu vou ter que ter um pouco de cuidado porque a operação parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação, o tratamento, é fundamental. Então, eu vou me cuidar com muito carinho. Estou muito otimista’, declarou.

Lula afirmou que as pessoas não o verão de andador após a cirurgia porque seu fotógrafo pessoal, Ricardo Stuckert, disse que não pretende registrar esse tipo de imagem. Stuckert é secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual do governo.

“O Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou: ‘Não vou filmar você de andador’. Então significa que vocês não vão me ver de andador, vocês não vão me ver de muleta. Vocês vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado”, disse Lula.

O presidente revelou que sentia dores fortes desde a campanha presidencial de 2022 e que não fez a cirurgia logo após as eleições para não passar uma imagem de fragilidade.

“Durante o processo da campanha, naquela cena que vocês me viam pulando no carro de som, vocês não sabem a dor que eu sentia. Mas eu pulava, porque era preciso animar as pessoas. Se o candidato está lá, de cabeça baixa, ele não passa otimismo para a sociedade”, disse Lula.

“Depois, eu queria operar logo depois das eleições. Mas, aí, falei: ‘Bom, se eu operar agora, vão dizer que Lula está velho, ganhou a eleição e já está internado’”, complementou.

Cirurgia em Brasília

Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília pela manhã. Segundo a assessoria, a cirurgia deve durar algumas horas e Lula receberá anestesia geral para a realização do procedimento.

Segundo o Planalto, o presidente será submetido a uma artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo, e será realizada para o tratamento de uma artrose. Nesse procedimento, tanto a cabeça do fêmur quanto o acetábulo são substituídos por implantes.

A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, levando a um atrito ósseo e uma inflamação. De acordo com os médicos de Lula, a única abordagem efetiva para essa condição é a cirurgia, que envolve a substituição do osso afetado por uma prótese.

Acompanharão a operação o médico pessoal do presidente, Roberto Kalil Filho, a médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, além da equipe do hospital, que não foi divulgada.

A previsão é que, depois da cirurgia, Lula fique no hospital até terça-feira (3), quando deve ir para casa.

O presidente já tem realizado sessões de fisioterapia, que continuará a fazer após o procedimento no quadril.

whatsapp-image-2023-09-28-at-16.46.56

Caso Sophia: mãe e padrasto ficam em silêncio durante última audiência sobre morte de menina

Sthepanie de Jesus da Silva e Christian Campoçano Leitheim escolheram ficar em silêncio durante última audiência de instrução realizada quinta-feira (28), sobre o caso de Sophia O’campo, que morreu aos 2 anos, em janeiro deste ano.

Os dois estão presos preventivamente desde 26 de janeiro deste ano, pelos crimes de homicídio qualificado e estupro de vulnerável.

Ao juíz, Sthepanie disse que gostaria muito de falar, mas que por orientação de seus advogados, ficaria em silêncio. Por sua vez, defesa dela, Camila Garcia de Rezende, alegou que a ré só iria depor se a audiência tivesse sido adiada, pedido que foi negado logo no início da sessão.

“A gente entende que a sociedade quer uma resposta, a gente também gostaria de esclarecer tudo e que fosse mais fácil para todo mundo, mas é uma questão estritamente processual. Não é nada particular, não é estratégia de defesa, é uma questão processual”, garantiu.

Mãe e padrasto de Sophia não falaram durante audiência. — Foto: Jéssica Benitez

O advogado de Cristian, Renato Cavalcante Franco, afirmou que orientou o cliente a ficar em silêncio porque ainda serão anexadas mais provas ao inquérito, como a perícia do celular de Christian.

“A lei diz que o interrogatório acontece por último. Então como está faltando documento, que a gente precisa mostrar para eles, para eles saberem o que tem naqueles documentos, nós orientamos no caso Christian que ele falasse em outra oportunidade”, apontou.

O pai de Sophia, Jean Carlos O’campo, acompanhou a audiência ao lado do marido, Igor de Andrade. Abalado, Jean se referiu à mãe de Sophia, Sthepanie, como “genitora” da criança e afirmou que foi até o Fórum mostrar que estava lutando pela filha.

“Isso me mostra que os dois são dois covardes. Eles tiveram o peito pra assassinar a Sofia, mas não tiveram o peito de assumir o que fizeram com ela. Se eles tivessem um pingo de vergonha na cara de honestidade, eles falariam”, afirmou Jean.

A partir de agora, o processo vai para as alegações finais.

Pai de Sophia no Fórum de Campo Grande. — Foto: Jéssica Benitez

“Menina triste”

A última pessoa chamada para depor durante a audiência foi ouvida nesta quinta. Josias Júnior é ex-marido da tia de Christian e compôs o quadro de testemunhas de defesa dele. Ele demorou para ser localizado, porque sua esposa disse para os oficiais de Justiça que ele era caminhoneiro.

No entanto, quando a polícia foi acionada para localizá-lo, o encontrou trabalhando em local fixo. Para o juiz, Josias afirmou que a esposa mentiu porque ficou nervosa.

Durante seu depoimento, ele afirmou que teve pouco contato com Christian depois que se separou de sua ex-mulher, e também viu Sophia poucas vezes.

Josias Júnior durante depoimento — Foto: Jéssica Benitez
Josias Júnior durante depoimento — Foto: Jéssica Benitez

“Nunca viu Sophia machucada, ela só ia lá brincar com as outras crianças. Na verdade ela não era muito de brincar porque ela era meio triste, ficava quieta no cantinho dela com um brinquedinho, mas só. Machucada não”, afirmou.

Em seguida, a defesa de Sthepanie questionou Josias se Sophia era realmente triste, ou se era apenas tímida. Ao que a testemunha respondeu que sabia distinguir, porque tinha três filhos. “Me parecia que ela sentia falta de afeto”, completou.

Sophia morreu com dois anos em Campo Grande — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução
Sophia morreu com dois anos em Campo Grande — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: G1MS

show

Fim de semana tem show de Paula Toller, feira São Chico e muitos espetáculos em Campo Grande

O último fim de semana de setembro vai ter show de Paula Toller em dobro, Fred e Fabrício, Feira São Chico e muitos espetáculos.

Confira a agenda cultural completa:

Sexta-feira (29)

Galaxy Adventure

Parque indoor com brinquedos especiais, como infláveis, piscina de bolinhas “galáticas”, espaço multijogos e outros para crianças de 0 a 12 anos.

  • Horário: 10h às 22h
  • Local: Praça Central do Shopping Bosque dos Ipês
  • Entrada: Gratuita

Parque da DC Comics

Últimos dias para curtir o parque indoor da DC Comics. A atração conta com diversos ambientes instagramáveis, interatividade, ambiente com realidade aumentada dos personagens Liga da Justiça, Jovens Titãs, Batman e Mulher Maravilha. As famílias farão uma verdadeira imersão ao Mundo DC.

  • Horário: 10h às 22h
  • Local: Praça Central do Shopping Bosque dos Ipês
  • Entrada: Gratuita

Quintal Sesc

O grande destaque do evento desta sexta é o Desfile da Silver Week, que vai apresentar as tendências de primavera/verão das lojas do Shopping Campo Grande, com foco especial para o público 50+. O Quintal Sesc continua também tendo diversão para as crianças, a partir das 17h30, com a equipe da Brinquemania; oficina de desenho para colorir e outra de brincadeiras, em parceria com a empresa Guavira. A partir das 18h40 vai ter show de reggae com a banda Sandim, e às 20h, Dany Cristinne apresenta o melhor do pop e MPB.

  • Horário: 17h às 22h
  • Local: Shopping Campo Grande (estacionamento da Riachuelo, 1º piso)
  • Entrada: Gratuita

Espetáculo “Chafica”

É a Cia do Mato homenageando Sarah Abussafi Figueiró, ícone da cultura de MS. A obra ainda tem trilha sonora inédita de Tetê Espíndola. As apresentações terão audiodescrição e intérprete de libras.

  • Horário: 17h30 / 20h
  • Local: Teatro Glauce Rocha
  • Entrada: Gratuita

Feira São Chico

Artesanato, moda, gastronomia, música, turismo e muito mais em um só lugar! Além dos expositores, vai rolar karaokê, viu?

  • Horário: 18h
  • Local: Pracinha da rua Santos Dumont 1.030 – Planalto
  • Entrada: Gratuita

Show de Paula Toller

“Nada sei dessa vida… vivo sem saber” 40 anos de carreira em um só show! Imagina? Vocalista por anos no Kid Abelha, apresenta na capital de MS a turnê “Amorosa”. Lembrando que a área vip e mesas.

  • Horário: 20h abre os portões
  • Local: Ondara Palace
  • Entrada: Conferir no site

Semana do Cinema

Quem aí ama ir ao cinema não pode perder esses dias de promoção! Começou na quinta (28) e vai até 4 de outubro. No UCI e Cinépolis o preço é de R$ 12. No Cinemark é R$ 12,90.

Espetáculo “No Vale dos Sentimentos Perdidos”

É a peça apresentada pelo Prisma, grupo de teatro. A direção é de Jefley Maurício. Classificação: Livre.

  • Horário: 16h / 18h
  • Local: Teatro Mace – Rua 26 de Agosto, 63
  • Entrada: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)

Sábado (30)

Galaxy Adventure

Parque indoor com brinquedos especiais, como infláveis, piscina de bolinhas “galáticas”, espaço multijogos e outros para crianças de 0 a 12 anos.

  • Horário: 10h às 22h
  • Local: Praça Central do Shopping Bosque dos Ipês
  • Entrada: Gratuita

Parque da DC Comics

Últimos dias para curtir o parque indoor da DC Comics. A atração conta com diversos ambientes instagramáveis, interatividade, ambiente com realidade aumentada dos personagens Liga da Justiça, Jovens Titãs, Batman e Mulher Maravilha. As famílias farão uma verdadeira imersão ao Mundo DC.

  • Horário: 10h às 22h
  • Local: Praça Central do Shopping Bosque dos Ipês
  • Entrada: Gratuita

Diversão para as crianças

Os pequenos vão curtir muitas histórias a CiaHabilidoces.

  • Horário: 15h / 16h30
  • Local: Espaço Sesc – Shopping Norte Sul Plaza
  • Entrada: Gratuita

Sesc Encena Infantil

O grupo Batucando Histórias vai alegrar as crianças com músicas e músicas.

  • Horário: 16h
  • Local: Sesc Cultura
  • Entrada: Gratuita

Temporada de “Seco”

Mais sessões de esse espetáculo protagonizado por Douglas Caetano e Edner Gustavo. A peça é um processo cênico colaborativo vivenciado pelo Grupo Fulano di Tal. Classificação: 16 anos.

  • Horário: 19h30
  • Local: Espaço Fulano di Tal – Rua Rui Barbosa, 3.099 – Centro
  • Entrada: R$ 40 (na hora) / R$ 20 (antecipado e meia-entrada)
  • Contato: (67) 98129-7263

Show de Paula Toller

“Vem, amor, que a hora é essa!” 🎶 40 anos de carreira em um só show! Imagina? Vocalista por anos no Kid Abelha, apresenta na capital de MS a turnê “Amorosa”. Lembrando que a área vip e mesas.

  • Horário: 20h abre os portões
  • Local: Ondara Palace
  • Entrada: Conferir no site

Show de Fred e Fabricio

A dupla apresenta o novo DVD “Acústico de Primeira 2” e relembram o primeiro projeto da parceria, o “Acústico de Primeira”. Eles têm vários sucessos, como “Surto de Raiva”, “Guarda Roupa” e “Tentação” ao lado”, com Bruno e Marrone.

  • Horário: 21h
  • Local: Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês
  • Entrada: Comprar na plataforma

Semana do Cinema

Terceiro dia da super promoção! Começou na quinta (28) e vai até 4 de outubro. No UCI e Cinépolis o preço é de R$ 12. No Cinemark é R$ 12,90.

Domingo (1º)

Feira Explosão

  • Horário: 9h às 17h
  • Local: Rua: Heitor Laburu – Lagoa Itatiaia

Parque da DC Comics

Últimos dias para curtir o parque indoor da DC Comics. A atração conta com diversos ambientes instagramáveis, interatividade, ambiente com realidade aumentada dos personagens Liga da Justiça, Jovens Titãs, Batman e Mulher Maravilha. As famílias farão uma verdadeira imersão ao Mundo DC.

  • Horário: 12h às 20h
  • Local: Shopping Bosque dos Ipês
  • Entrada: Gratuita

Feijoada da Lienca

O almoço é da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande). Vai ter samba, enredo, pagode e sorteio da ordem do desfile 2024! Tem que levar talheres e pratos. Sabem quem vai animar a feijoada? Grupo kachambu, Ginga Brasil, Grupo Aliança – Participação Pitty; Grupo Sampri; e Bateria Filhos de Jorge Mestre Nayara – Deixa Falar Campeã Carnaval 2023.

  • Horário: 11h
  • Local: Armazém Cultural – Rua Calógeras, 3.065 – Centro
  • Entrada: R$ 30 (limitado)
  • Contato: (67) 99239-2803

Semana do Cinema

Quarto dia da super promoção! Começou na quinta (28) e vai até 4 de outubro. No UCI e Cinépolis o preço é de R$ 12. No Cinemark é R$ 12,90.

Diversão para as crianças

A molecada vai se divertir com contação de histórias. Tudo ministrado por Nano Elânio.

  • Horário: 15h / 16h30
  • Local: Espaço Sesc – Shopping Norte Sul Plaza
  • Entrada: Gratuita

Feira do Teatro

Vai ter mais de 30 expositores, DJ André Samambaia, Batucando Histórias e Everton Machado (ilusionista) divertindo as crianças e muita música boa com Tom Convida.

  • Horário: 16h às 22h
  • Local: Estação Cultural Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177
  • Entrada: Gratuita

Arena MS Cultural

Todo primeiro domingo do mês tem o evento! Vai ter mais de 60 expositores, Batucando Histórias divertindo a molecada e muito mais.

  • Horário: 17h às 21H
  • Local: Rua Marquês de Lavradio, 399
  • Entrada: Gratuita

Temporada de “Seco”

Mais sessões de esse espetáculo protagonizado por Douglas Caetano e Edner Gustavo. A peça é um processo cênico colaborativo vivenciado pelo Grupo Fulano di Tal. Classificação: 16 anos.

  • Horário: 19h30
  • Local: Espaço Fulano di Tal – Rua Rui Barbosa, 3.099 – Centro
  • Entrada: R$ 40 (na hora) / R$ 20 (antecipado e meia-entrada)
  • Contato: (67) 98129-7263

Galaxy Adventure

Parque indoor com brinquedos especiais, como infláveis, piscina de bolinhas “galáticas”, espaço multijogos e outros para crianças de 0 a 12 anos.

  • Horário: 12h às 20h
  • Local: Praça Central do Shopping Bosque dos Ipês
  • Entrada: Gratuita

Fonte: G1MS

download-1

Em parceria com universidade, Prefeitura de Campo Grande oferece bolsa integral para graduação em Engenharia de Software

Visando oportunidades para as profissões que andam de mãos dadas com o futuro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv) firmou parceria com a Jala University, que está abrindo um processo de seleção para bolsa integral, para o curso de graduação em Engenharia de Software. Para concorrer uma das vagas, o jovem precisa estar no 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído.

O curso é 100% online, com graduação pela Califórnia, Estados Unidos, com professores americanos e brasileiros, atuantes no mercado, tendo aprendizagem em inglês, com estágio de um ano na Jala Soft e trabalho garantido após a conclusão do curso.

De acordo com Fernando Schimelfenig, líder de Admissões América Latina, da Jala University, para tentar suprir a grande demanda de mão de obra, a empresa decidiu pensar a longo prazo e oferecer essas bolsas através da Jala University. “Ela é uma universidade corporativa, da Jala Soft, sediada na Bolívia, com 22 anos de operação. Atualmente temos mais de 1.200 engenheiros espalhados em mais de 60 cidades da América Latina”, explicou.

SELEÇÃO

Conforme Fernando, o início das aulas será, a partir de 08 de janeiro de 2024 e o estudante selecionado nas etapas do processo seletivo, que duram em média 100 dias, terá a oportunidade de estudar na universidade, credenciada na Califórnia (EUA), de maneira remota, participando nas aulas e interagindo com grupos de 20 a 30 alunos. “Para garantirmos um excelente aprendizado, o curso possui carga horária de 7.260 horas, reconhecido pela Secretaria de Educação Pós-secundária Privada da Califórnia (BPPE)”.

“Temos atualmente mais de 400 estudantes ativos, espalhados pela Bolívia, Brasil, México, Colômbia e Argentina. Para janeiro de 2024, temos mais 200 vagas para América Latina, em processo de seleção. Sendo o curso de graduação todo custeado, por quatro anos de estudo para esses estudantes. O aluno terá direito a uma bolsa de estudos de quatros anos, além de contrato de trabalho garantido ao final, para atuarem na indústria Jala Soft, pelo igual período investido da organização. Nosso objetivo inclusive, é cuidar para que permaneçam muitos anos na organização. Investimos em estudantes que tenham realmente aptidão e desejo pela área de tecnologia, em especial, a engenharia de software”, disse.

Para se inscrever no processo seletivo das vagas de janeiro de 2024 basta clicar no link: https://jala-u.info/Admissao-24-PCGMS

Para mais informações sobre o recrutamento e dúvidas pelo WhatsApp +5581999946639 (Jala University Brasil).

Funsat-1-5-2

Funsat oferece mais de 2,2 mil vagas de emprego em 268 empresas nesta sexta-feira (29)

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferece 2.297 vagas de emprego nesta sexta-feira (29). As contratações são para 203 profissões, em 268 empresas de Campo Grande.

De acordo com a Funsat, são 117 vagas para açougueiro, 64 vagas para auxiliar de linha de produção, 56 vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria, 21 vagas para costureira em geral, 11 vagas para estoquista e 11 vagas para camareira de hotel.

A Agência de Empregos da fundação alerta que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Das “vagas de perfil aberto”, que não exigem experiência prévia do candidato na função, são oferecidas 1.487 oportunidades em 100 funções. Os processos seletivos são para atendente do setor de frios e laticínios, com 172 vagas, consultor de vendas, com 134 vagas, empacotador (a mão), com 37 vagas, instalador/reparador de redes e cabos telefônicos, com 15 vagas, balconista de açougue, com 14 vagas, entre outros.

Para o público PCD (Pessoa com Deficiência), são oferecidas 32 vagas em 15 profissões. As oportunidades são para auxiliar de linha de produção, com 6 vagas, auxiliar administrativo, com 3 vagas, atendente de lanchonete, com 3 vagas, servente de obras, com 2 vagas, técnico de suporte de TI, com 1 vaga, entre outras.

Tenha o cadastro em dia com a Funsat

O cadastro é feito presencialmente na Fundação, tendo em mãos o documento de identidade ou carteira de motorista, comprovante de residência, número do CPF e dados do histórico profissional.

A fundação está localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, com horário de funcionamento das 7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, inclusive no horário de almoço, realizando também outros serviços como solicitações para a emissão da carteira digital de trabalho, ativação do seguro-desemprego, ou, por exemplo, inscrição de cursos profissionalizantes promovidos pela Fundação. O telefone para contato é o (67) 4042-0585.

Para mais informações, confira o perfil do Instagram @funsat.cg, e no Facebook a página @funsatcampograndems.

WhatsApp-Image-2023-09-29-at-09.07.46

Corredor verde na 14 de julho garante conforto térmico para a população

Nesses últimos dias de calor intenso, quem passa pela Rua 14 de Julho, requalificada há quase quatro anos, tem o conforto de sentar-se à sombra das árvores já em tamanho adulto e frondosas. É nítida a transformação pela qual passou a via e como a arborização mudou a paisagem na área central. Um cenário antes dominado pelos fios de alta tensão emaranhados deu lugar à natureza.

Estudos apontam que, em épocas mais quentes, as áreas bem arborizadas podem ter uma diferença de até cinco graus em relação às não arborizadas. As plantas acabam sendo como um ar-condicionado natural. Só na Rua 14 de Julho foram plantados 256 exemplares de várias espécies, como ipê amarelo, árvore da China, aldrago, ipê branco, pau mulato, pau ferro, jacarandá mimoso, lafontera da Amazônia, fruta de tucano, ipê roxo e grandiuva. Quem passou pela região, inclusive, se encantou com a florada dos ipês nas últimas temporadas.

O projeto de revitalização da área central também incluiu o paisagismo no perímetro formado por mais de 21 quilômetros. Nessas vias foram plantadas as espécies aldrago, araçá, aroeira pimenteira e ipê branco. Na Rui Barbosa, foram plantadas 582 mudas e outras 1000 nas ruas e avenidas adjacentes revitalizadas.

Esse “reforço” na arborização contribuiu para a mais recente certificação recebida pela Prefeitura Municipal. Certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das capitais mais arborizadas do país, Campo Grande foi reconhecida, pela quarta vez, como Tree City of the World – Cidade Árvore do Mundo, uma referência mundial de ações voltadas à preservação da arborização urbana.

O Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande, de 2011, garante que áreas urbanas recebam vegetação. A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente.

Fonte: PMCG