design-sem-nome-73-

Bilhete com referência a facção criminosa foi encontrado ao lado de casal morto a tiros em estrada no extremo sul da Bahia

Um homem e uma mulher foram encontrados mortos com marcas de tiros neste domingo (15), em uma estrada vicinal, na Aldeia Xandó, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Um veículo incendiado, que seria das vítimas, foi achado próximo ao local onde os corpos foram localizados. As informações são da Polícia Civil.

Carlos André dos Santos, de 29 anos, e Ana Julia Freire dos Santos, de 22 anos, teriam ido passar o feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado na quinta-feira (12), no litoral da região e retornavam para o município de Eunápolis, onde eles residiam.

Informações apuradas pela TV Santa Cruz, filiada da TV Bahia na região, indicam que o Departamento de Polícia Técnica (DPT) teria sido acionado e constatado que Carlos e Ana Julia foram retirados do carro, arrastados e deixados no local. No entanto, os dados não foram confirmados pela Polícia Civil.

Um bilhete com referência a uma facção criminosa foi encontrado ao lado do casal. As informações são da Polícia Civil.

Segundo informações da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), a principal linha de investigação aponta que a motivação do crime seria disputa entre facções criminosas.

Os autores do duplo homicídio, que ainda não foram identificados, deixaram uma folha de papel com a frase: “PCE É BALA”, dentro da roupa de Carlos André dos Santos, de 29 anos, uma das vítimas. A sigla PCE faz referência à facção criminosa “Primeiro Comando de Eunápolis”.

A 23ª Coorpin informou também que Carlos André dos Santos foi baleado 18 vezes nas regiões das costas e no tórax. Nenhum estojo, cartucho intacto ou projétil foi encontrado no local.

De acordo ainda com a perícia, os corpos foram retirados do veículo, arrastados e deixados no local. Não existem evidências de que a execução do duplo homicídio tenha ocorrido onde as vítimas foram encontradas.

A estrada teria servido com um local de desova dos corpos de Carlos André dos Santos e Ana Julia Freire dos Santos e destruição do carro.

A polícia informou que Carlos André usava o veículo para trabalhar como motorista por aplicativo. Já Ana Julia trabalhava em uma autoescola, em Eunápolis.

fup20230602118

Reforma tributária: relator sugere avaliação de incentivos fiscais a cada cinco anos

O relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), sugeriu uma revisão, a cada cinco anos, de incentivos concedidos a alguns setores da economia.

A discussão sobre segmentos que, atualmente, têm direito a uma tributação diferenciada é um dos pontos sensíveis da proposta em análise pelo Congresso. O texto já foi aprovado pela Câmara em julho e deve ser votado pelo Senado em novembro.

Em entrevista, Braga disse que ainda não discutiu a ideia com a Câmara, que terá de reanalisar a proposta caso o Senado faça modificações no texto que recebeu o aval de deputados.

Ele também destacou que o Senado aprovou, em julho, um projeto que estabelece a necessidade de avaliação periódica de incentivos fiscais, com possibilidade de renovação.

Pelo texto, os subsídios seriam avaliados por metas de desempenho econômicas, sociais e ambientais, entre outros. O projeto, no entanto, não avançou na Câmara.

“O Senado tem uma manifestação consensual com relação à avaliação, a cada cinco anos, dos benefícios fiscais. É fácil reproduzir isso para dentro da PEC, mas será que tem apoiamento na Câmara? Não sei, não está conversado com o deputado Aguinaldo Ribeiro [relator da reforma na Câmara] ou com o presidente Arthur Lira”, disse o senador Eduardo Braga.

A sugestão do relator é um pouco diferente do que foi proposto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por exemplo.

A ideia da Corte de Contas prevê a revisão em 2034 da lista de exceções à alíquota geral – ou seja, os setores que poderão pagar menos impostos. No caso da proposta de Eduardo Braga, a avaliação seria recorrente, a cada cinco anos.

A expectativa de Braga é de apresentar seu relatório sobre o PEC da reforma tributária até o dia 24 de outubro, com votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário do Senado entre os dias 7 e 9 de novembro.

Braga não informou se a sugestão sobre a revisão de setores beneficiados será incluída em seu relatório.

Entenda a discussão

A proposta de reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados prevê que alguns setores não precisarão pagar a alíquota geral. As exceções se dividem em três grupos:

  • cobrança reduzida, equivalente a 40% da chamada “alíquota padrão” que valerá para os demais setores;
  • alíquota zero, em itens como os da cesta básica, por exemplo;
  • ou regimes específicos, com formato de cobrança diferenciado, para setores como o financeiro, o imobiliário e o de combustíveis.

Em agosto, o Ministério da Fazenda informou que essas exceções, aprovadas pela Câmara dos Deputados na reforma tributária, devem elevar o futuro Imposto sobre Valor Agregado (IVA) a até 27% – uma das maiores taxas do mundo. Essa conclusão foi confirmada pelo Tribunal de Contas da União.

Veja os setores com alíquota reduzida na reforma tributária

  • serviços de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano;
  • medicamentos e dispositivos médicos e serviços de saúde;
  • serviços de educação;
  • produtos agropecuários, pesqueiros, florestais e extrativistas vegetais in natura;
  • insumos agropecuários, alimentos destinados ao consumo humano e produtos de higiene pessoal;
  • e atividades artísticas e culturais nacionais;
  • produções jornalísticas, audiovisuais e desportivas;
  • dispositivos médicos e de acessibilidade para pessoas com deficiência;
  • bens e serviços relacionados a segurança e soberania nacional, segurança da informação e segurança cibernética;
  • e medicamentos e produtos de cuidados básicos à saúde menstrual.

Reforma tributária

Discutido há décadas e muito aguardado pelo setor produtivo, o tema é considerado prioritário pelo governo Lula para aproximar as regras brasileiras do resto do mundo e reformar um sistema que é tido como caótico por empresários e investidores.

Analistas estimam que a reforma tributária sobre o consumo tem potencial para elevar o PIB potencial do Brasil em no mínimo 10% nas próximas décadas.

Em linhas gerais, a proposta inicial estabelece a extinção de cinco tributos:

  • IPI, PIS e Cofins (federais);
  • ICMS (estadual);
  • e ISS (municipal).

No lugar, seriam criados dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs) — um gerenciado pela União (CBS), e outro com gestão compartilhada entre estados e municípios (IBS), além de um imposto seletivo, sobre produtos nocivos à saúde, com cigarros e bebidas alcoólicas.

Com a implementação do IVA no Brasil, os tributos passariam a ser não cumulativos. Isso significa que, ao longo da cadeia de produção, os impostos seriam pagos uma só vez por todos os participantes do processo.

Atualmente, cada etapa da cadeia paga os impostos individualmente, e eles vão se acumulando até o consumidor final.

000-32yg8eh

COI confirma 5 novos esportes para as Olimpíadas de 2028 em votação

Críquete, flag football, squash, beisebol/softball e lacrosse se tornaram oficialmente esportes olímpicos nesta segunda-feira. Depois da aprovação da comissão de programa olímpico, o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniu em Mumbai e votou a favor da inclusão dos cinco esportes nas Olimpíadas de Los Angeles. A decisão confirmou a entrada das modalidades propostas pelo Comitê Organizador dos Jogos de 2028.

Dos 90 membros do COI presentes na reunião desta segunda-feira, apenas dois se colocaram contra a inclusão dos cinco esportes. Tidjane Thiam, da Costa do Marfim, e William Blick, de Uganda, expressaram preocupação que as modalidades não são muito praticadas na África.

– A escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos – disse Thomas Bach, presidente do COI.

Flag football é a grande novidade da lista. O esporte consiste numa variação do futebol americano com menos contato físico, na qual, ao invés de derrubar o adversário com um tackle, o atleta deve retirar uma fita (a flag) que está presa a um cinto na cintura do rival. Já o squash estava tentando entrar no programa há pelo menos 20 anos e finalmente foi efetivado.

Flag football é um esporte olímpico

Lacrosse é uma modalidade muito difundida nas universidades dos EUA e terá uma versão reduzida para as Olimpíadas, com apenas seis jogadores de cada lado, contra dez da modalidade tradicional. Outro esporte que teve pequena mudança para se adaptar ao programa olímpico foi o críquete, que será realizado na versão menor, chamada twenty. Os dois já estiveram nas Olimpíadas, no início do século passado, há mais de cem anos.

Por fim, o beisebol, que tem sua versão feminina chamada de softbol, está de volta ao programa após sair para Paris 2024. A dupla, aliás – beisebol e softbol – fez parte entre 1996 e 2008, saiu em 2012 e 2016, voltou para 2020, saiu para 2024, e agora será realizada em 2028.

Eddy Alvarez em ação pelos Estados Unidos em Tóquio — Foto: REUTERS/Jorge Silva
Eddy Alvarez em ação pelos Estados Unidos em Tóquio — Foto: REUTERS/Jorge Silva

O boxe, esporte que o Brasil conquistou três medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, segue sem confirmação para Los Angeles 2028. Por conta de uma crise política e escândalos financeiros na Federação Internacional, o COI colocou a modalidade sub judice. Até o momento, ainda não é certa a presença dessa modalidade nos Jogos de 2028.

O pentatlo moderno segue no programa olímpico, mas com uma mudança: em vez da prova de hipismo de salto, uma corrida de obstáculos vai fazer parte da modalidade. O levantamento de peso também foi mantido após progressos no combate ao doping.

lula

Por vídeo, Lula deve participar nesta segunda de primeiro evento público após cirurgias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá participar nesta segunda-feira (16) da primeira agenda pública após as cirurgias nas pálpebras e no quadril. A Presidência afirmou que Lula deverá estar presente, de forma remota e ao vivo, a um evento nesta tarde, no Palácio do Planalto.

A cerimônia marcará a celebração do Dia Mundial da Alimentação e do aniversário de 20 anos de criação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Submetido a uma cirurgia para corrigir uma artrose no quadril em setembro, o presidente enfrenta um quadro de mobilidade reduzida e uma rotina de exercícios de fisioterapia para a reabilitação.

Na última semana, do Palácio da Alvorada, Lula retomou reuniões de alinhamento com membros do governo. Ele também fez telefonemas aos presidentes de Israel, Egito e da Autoridade Palestina, para discutir o conflito entre israelenses e o grupo terrorista Hamas, em Gaza.

Além do compromisso desta segunda, a Presidência também avalia a possibilidade de o presidente comparecer virtualmente a um evento de comemoração dos 20 anos do programa Bolsa Família, na próxima sexta (20).

Com Lula de forma remota do Alvorada, ministros deverão ser escalados para representá-lo nesses compromissos.

Nesta segunda, a tarefa caberá aos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

2023-10-16t100434z-1518319352-rc2mt3alxe04-rtrmadp-3-israel-palestinians-rates

Israel nega existência de acordo para cessar-fogo para retirada de estrangeiros de Gaza

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, negou a existência de um acordo para trégua temporária em Gaza para permitir a retirada de estrangeiros da região.

A agência Reuters havia informado, com base em duas fontes de segurança egípcias, que Egito, Israel e Estados Unidos tinham concordado com o cessar-fogo e a reabertura da fronteira em Rafah.

“Atualmente, não há trégua e ajuda humanitária em Gaza em troca da retirada de estrangeiros”, disse um comunicado do gabinete de Netanyahu.

O chefe do gabinete de comunicação do Hamas, Salama Marouf, afirmou não ter recebido nenhuma informação do Egito sobre o plano de abrir a fronteira.

Segundo a Reuters, o acordo estava previsto para valer a partir das 9h no horário local (3h, no horário de Brasília) desta segunda-feira (16). Mas fontes da agência em Al-Arish afirmaram que a fronteira permanecia fechada após este horário.

A Reuters informou que o cessar-fogo coincidiria com a reabertura da passagem na fronteira de Rafah, no sul de Gaza, com a Península do Sinai, no Egito. E que os três países tinham concordado em manter a fronteira egípcia com Rafah aberta até as 17h no horário local (11h, de Brasília).

A Embaixada dos Estados Unidos de Israel não se manifestaram, de acordo com a agência. O acordo permitiria a saída de cidadãos estrangeiros de Gaza e a chegada de ajuda humanitária ao território palestino.

O chanceler egípcio, Sameh Shoukry, disse nesta segunda que o governo de Israel não tomou nenhuma posição desde que a guerra começou para que a fronteira de Gaza fosse reaberta.

Infográfico mostra limites entre Faixa de Gaza, Rafah, Israel e Egito. — Foto: Editoria de arte/g1

Brasileiros na fronteira

Um grupo de 19 brasileiros que está na cidade palestina de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, foi alocado no sábado (14) pela Embaixada do Brasil na Palestina em uma casa alugada na região.

Outros 12 brasileiros estão em um prédio na cidade de Khan Younes, mais distante da fronteira com o Egito. Eles devem ser deslocados em direção a Rafah, posteriormente, quando houver sinalização de que poderão atravessar a fronteira com o Egito.

O governo brasileiro planeja buscar as pessoas de avião no território egípcio. O avião, de uso da Presidência da República, foi enviado de Brasília para Roma e, na capital italiana, aguarda autorização para ir para o Egito.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi. Lula pediu a abertura da fronteira e ajuda para a retirada dos brasileiros.

Brasileiros no cenário do conflito

De acordo com a Embaixada do Brasil na Palestina, a casa onde estão os brasileiros, que foi alugada em Rafah, fica a uma “caminhada” da fronteira com o Egito.

Antes de chegar a Rafah, esse grupo estava em uma escola católica em Gaza, que era utilizada como um abrigo. Com o agravamento das tensões entre Israel o grupo terrorista Hamas, o abrigo em Gaza deixou de ser um local seguro.

operação Voltando em Paz já resgatou centenas de brasileiros que estavam em Israel e pediram ajuda para deixar o país que está em conflito com o grupo terrorista Hamas.

  • 1º voo: 211 passageiros;
  • 2º voo: 214 passageiros
  • 3º voo: 69 passageiros
  • 4º voo: 207 passageiros
  • 5º voo: 215 passageiros

Fonte: G1

f1033fd0-6bc7-11ee-9c2a-f51231589004

Quem é Daniel Noboa, magnata exportador de banana que será presidente do Equador

O empresário de centro-direita Daniel Noboa, de 35 anos, venceu neste domingo (15) as eleições no Equador e será o presidente mais jovem da história do país.

A vitória de Noboa dá fim também à tensa e violenta campanha eleitoral equatoriana, marcada pelo assassinato de um dos candidatos, ameaças do narcotráfico e presidenciáveis tendo de votar com coletes à prova de bala e forte esquema de segurança.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país, Noboa, da coalizão Ação Democrática Nacional, venceu a disputa do segundo turno com 52,3% dos votos, à frente dos 47,7% da advogada Luisa González, apoiada pelo ex-presidente Rafael Correa.

Favorita pelas pesquisas ao longo da campanha, González reconheceu a derrota.

Daniel Noboa Azín, de uma família dona de um império empresarial que inclui a exportadora de banana Bonita, uma das principais do país, assumirá um mandato atípico, que terá início em dezembro, em uma data ainda a confirmar, e durará apenas até maio de 2025.

É que Noboa vai completar o mandato do presidente Guillermo Lasso, que dissolveu a Assembleia Nacional e convocou eleições antecipadas em meio a um processo de impeachment sob acusação de corrupção.

A seguir, a trajetória empresarial e política de Noboa e suas principais propostas.

Daniel Noboa será o presidente mais jovem da história do Equador 

Império familiar

Daniel Noboa, casado com a modelo e influencer de 25 anos Lavinia Valbonesi, pai de seu segundo filho, pertence à terceira geração de uma família de empresários multimilionários de Guayaquil.

Seu avô, Luis Noboa Naranjo (1916-1994), fundou a Exportadora Bananera Noboa e chegou a ser considerado o homem mais rico do Equador.

O pai de Daniel, Álvaro Noboa Pontón (Guayaquil, 1950), expandiu o negócio da família para além das bananas, passando a controlar uma rede multinacional de empresas sob a bandeira do Grupo Noboa.

O sucesso econômico do clã foi várias vezes afetado por alegações de evasão fiscal e exploração laboral.

A BBC Mundo contatou representantes da família para fazer comentários, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

Álvaro Noboa foi o primeiro a dar um salto para a política, algo comum entre as famílias com poder econômico no Equador e especialmente em Guayaquil, a capital comercial do país.

A aspiração de Álvaro chegar à presidência foi, no entanto, em vão. O pai do futuro presidente é o candidato que mais vezes tentou, cinco no total, e sem sucesso, chegar ao cargo máximo no país. Nas eleições de 2006, esteve perto: perdeu no segundo turno para Rafael Correa, que liderou o país até 2017.

“Álvaro Noboa gerou rejeição porque era uma clara representação da plutocracia e da burocracia mais excludente”, disse à BBC Mundo o jornalista equatoriano Diego Cazar Baquero, diretor da revista independente La Barra Espaciadora.

Daniel Noboa estudou em universidades de prestígio nos Estados Unidos. Ele se formou em administração de empresas na Universidade de Nova York, administração pública na Harvard Kennedy School, além de ter feito um mestrado em Governança e Comunicação Política na Universidade George Washington.

Mas Noboa, que aos 18 anos tinha fundado uma empresa de organização de eventos chamada DNA Entertainment Group, só recentemente começou na política: estreou como deputado em 2021 e se tornou presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico do Parlamento.

Após a dissolução do Parlamento, com a ativação da chamada morte cruzada (dissolução da Assembleia e convocação de novas eleições) pelo presidente Lasso, em maio, Noboa se apresentou como pré-candidato com um perfil diferente do de seu pai.

“Daniel marca uma certa distância de Álvaro no plano simbólico, no plano discursivo e no plano prático”, explica Cazar Baquero.

Por exemplo, enquanto seu pai foi classificado na direita política, Daniel afirma ser de centro-esquerda, com ideias sociais progressistas, como o apoio à comunidade LGBTQia+ e uma forte ênfase na educação.

Para o cientista político Roberto Calderón, isso foi uma “estratégia de marketing político” que se revelou bem sucedida.

“Ele se descreve como sendo de centro-esquerda devido à baixa popularidade do governo de Guillermo Lasso, pois sabe que o rótulo de direita poderia associá-lo à continuação desse executivo”, diz.

Seus críticos afirmam que a vice-presidente eleita, Verónica Abad, tem uma orientação marcadamente de direita.

Outra diferença apontada pelos analistas é o fato de Daniel ter desenvolvido uma oratória superior à do seu pai e ter conseguido fazer chegar suas ideias ao eleitorado.

De fato, o salto mais importante em sua curta corrida à presidência foi no debate que antecedeu o primeiro turno.

Azarão

Poucos dias antes do primeiro turno, em 20 de agosto, ninguém acreditava que Noboa tinha chances reais de passar para a disputa final.

Até que chegou o debate decisivo, onde ele confrontou ideias com Luisa González e outros candidatos que eram considerados favoritos.

“Ele teve a oportunidade, em poucos minutos, de mostrar seu conhecimento sobre certos dados cruciais sobre a situação atual do país, e isso o fez parecer muito bem informado e preparado para assumir a presidência”, diz o jornalista Cazar Baquero.

Já o cientista político Roberto Calderón indica que sua participação no debate foi crucial para ele se posicionar “como uma alternativa ao correísmo”, representado por González, a quem derrotou no último domingo.

No entanto, ambos os analistas destacam que não seria correto rotular Noboa como um antícorreísta, mas sim como um político habilidoso que demonstrou posições moderadas e pragmáticas, evitando ataques diretos a seus rivais em debates e discursos.

“A praticidade de seu discurso e sua decisão de se afastar da polarização entre correísmo e antícorreísmo funcionaram muito bem para ele. Isso revela que o eleitorado quer escapar da polarização, da insegurança, da violência cotidiana e buscar soluções extremamente práticas e imediatas”, afirma Cazar Baquero.

No segundo turno, Noboa se posicionou como favorito em todas as pesquisas.

Isso também é atribuído em grande parte às limitações próprias do Revolução Cidadã, cujos líderes jamais recuperaram a popularidade dos tempos da presidência de Rafael Correa, um dos símbolos dos governos de esquerda da região nos anos 2000.

Fonte: BBC

delinhafoto

Em homenagem a mãe, filho de Delinha faz rifa para construir Associação Cultural Velha Casinha

Para homenagear a história de Delanira Pereira Gonçalves, mais conhecida como Delinha, o filho da cantora, João Paulo Pompeu está fazendo uma rifa para construir a Associação Cultural Velha Casinha.

De acordo com o empresário, o dinheiro arrecadado com a venda será usado para transformar espaço, antes habitado pela estrela sul-mato-grossense, em centro de atividades culturais.

Os números estão sendo vendidos a R$ 100 cada. Ao todo serão mil participantes concorrendo a um vestido, blusa e xale usados por Delinha em apresentações especiais. O sorteio ocorre em 67 dias e para participar basta clicar aqui.

abuso

Homem é preso após abusar de mulher que dormia ao lado do marido em calçada

Um homem de 59 anos foi preso em flagrante após estuprar uma mulher de 43 anos, no centro de Campo Grande (MS) na última sexta-feira (13). De acordo com a Guarda Civil Municipal, uma equipe foi até o local depois do ato ser registrado pelas câmeras de vídeo monitoramento da rua 14 de Julho.

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima estava dormindo ao lado de seu companheiro na calçada. O autor, que estava próximo dos dois, observou o movimento da rua e depois se mexeu na mulher, que não esboça reação.

Em seguida, o autor tira a roupa da vítima e abusa dela, enquanto a mulher ainda está desacordada.

Quando os guardas civis chegaram o homem negou o ato. A vítima foi acordada e relatou que não tinha percebido nada, que só se lembrava de ter deitado ao lado do marido.

Desta forma, o autor foi levado para a Casa da Mulher Brasileira.

Conforme o boletim de ocorrência, todos são pessoas em situação de rua e estavam de passagem por Campo Grande.

carros-licenciatura

Veículos com placa final 0 devem quitar licenciamento até o dia 31 de outubro

Proprietários de veículos com placas terminadas em 0 (zero) devem ficar atentos ao prazo do licenciamento 2023, que encerra no dia 31 de outubro.

Será considerado devidamente licenciado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) o veículo que tiver todos os itens do licenciamento quitado, desde que não haja nenhuma outra pendência bloqueante, como comunicação de venda sem transferência, ou chamado de recall em atraso, por exemplo.

Os proprietários podem fazer o pagamento em qualquer agência do Detran-MS, via aplicativos de celular, ou na rede bancária credenciada: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Casas Lotéricas e Rede Pague Fácil.

Além da guia impressa que chega no endereço cadastrado pelo proprietário, é possível emitir o boleto virtualmente. Basta acessar o Portal de Serviços meudetran.ms.gov.br ou aplicativo Detran MS, e na aba “Veículo”, escolher “Guia Licenciamento e Multas”. 

O licenciamento é um documento de porte obrigatório e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado. O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima que, de acordo com o art. 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), prevê a perda de 7 pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e tem como medida administrativa a remoção do veículo.

Fonte: Detran-MS

WhatsApp-Image-2023-10-10-at-15.58.42-4

Campo Grande se torna lar para estrangeiros que buscam uma nova vida no Brasil

Campo Grande tem se transformado em um novo lar para muitos estrangeiros que buscam melhores condições de vida. Com muitos empregos disponíveis em diversos setores, a Capital é atrativa para quem quer recomeçar. Somente nesta semana, a Prefeitura de Campo Grande ofereceu 2.722 vagas de emprego em apenas um dia.

São números como este que fizeram a venezuelana Ylenis del Valle Rodriguez Camaray vir para Campo Grande. A cunhada, que já morava aqui, falou sobre as oportunidades que encontraria. “Vim pelo trabalho e por ter médicos especialistas para o meu filho. Ele tem necessidades especiais e aqui tenho muitas oportunidades para sua condição, tanto em relação à educação quanto à saúde. Ele tem transtorno de linguagem e retardo moderado leve. Aqui eu já consegui o encaminhamento para o neurologista, tudo no sistema público, não paguei nada”, relata.

Segundo ela, o tratamento que está tendo seria impossível na Venezuela. O filho Brayner, de 17 anos, agora não está mais crescendo sem assistência adequada. “Ele tem progredido muito aqui e já diz até que quer trabalhar. Ele não quer voltar de jeito nenhum para a Venezuela e diz que só quer ir para visitar a avó”, diz.

A também venezuelana, Ana Karina Reyes Amarista, veio para cá por indicação da família. A irmã já estava aqui e disse para ela sair de Roraima e vir para Campo Grande, pois aqui teria emprego e qualidade de vida. “Encontrei algumas dificuldades quando cheguei, era frio tive que me acostumar. Aos poucos melhorou e consegui um emprego no Comper. Já são dez meses e estou muito feliz no meu trabalho”, diz.

Ylenis e Ana Karina fazem parte das estatísticas positivas de empregabilidade de estrangeiros em Campo Grande. Assim como elas, outros 267 estrangeiros, sendo 192 venezuelanos, conseguiram emprego em Campo Grande em 2023. Dos 52 estrangeiros contratados em agosto no município, 45 são de nacionalidade venezuelana.

Os índices de emprego na Capital estão positivos, mesmo após a pandemia. Em 2021, por exemplo, Campo Grande registrou um recorde na geração de postos formais de trabalho (+13.543) e novamente um bom nível (+12.953) no ano de 2022.

Somente no mês de agosto deste ano foram gerados mais 921 novos postos de trabalho com carteira assinada, sendo Serviços (+401) e Comércio (+339) os destaques do mês. Agropecuária (+101) o setor, que proporcionalmente, mais ampliou o contingente de vagas. Indústria criou 97 novas vagas, com destaque para fabricação de produtos alimentícios. Construção foi o único segmento que apresentou mais demissões do que admissões no mês (-17).

Analista de Recursos Humanos da loja Comper da Brilhante, Willian dos Santos do Nascimento, conta que só a rede de supermercados está com 389 vagas abertas para qualquer área. “Não precisa de escolaridade, pode ter 50 +, ser PCD. São muitas as vagas, inclusive temos uma grande demanda de colaboradores externos, como venezuelanos, cubanos, bolivianos. Estamos sempre procurando colaboradores, temos uma demanda bem grande e a Prefeitura é nossa parceira em tudo isso”, conta.

Através da PNAD/Contínua (2º trimestre/2023) divulgada pelo IBGE, observa-se ainda que Campo Grande situou-se em primeiro lugar entre as 27 capitais com menor índice de desocupação, pelo segundo trimestre consecutivo, com taxa de 3,0%, muito abaixo da média nacional de 8,0% no mesmo período e também abaixo da média do Mato Grosso do Sul, de 4,1%.

Fonte: PMCG