4

Dia de Frei Galvão: o que são as pílulas de fé do primeiro Santo brasileiro

Frei Galvão, o primeiro Santo brasileiro, morreu há mais de 100 anos, mas segue presente na vida dos devotos por meio das chamadas pílulas da fé. No santuário dedicado ao Santo em Guaratinguetá, cerca de 500 mil pílulas são distribuídas gratuitamente todos os anos aos fiéis.

Mas o que são as pílulas da fé de Frei Galvão? Coordenador de comunicação do santuário, o Frei Leandro Costa explica que as pílulas são sacramentais a serem utilizados com fé e devoção por quem busca graças e bênçãos.

“Um sacramental é um objeto material da fé (como uma cruz ou uma imagem) para exercer devoção. As pílulas são a materialização da devoção de Frei Galvão”, explica.

Dia de Frei Galvão: o que são as pílulas de fé do primeiro Santo brasileiro — Foto: Reprodução/TV Vanguarda

De acordo com ele, os devotos fazem uso das pílulas, por ingestão, para alcançaram graças, bênçãos e realizações. Nelas, há a seguinte oração:

‘Depois do Parto, ó Virgem, permaneceste intacta, mãe de Deus, intercede por nós’

Qual a origem das pílulas

Duas histórias marcam a origem das pílulas de Frei Galvão. No século XVIII, um homem com dores provocadas por cálculos renais procurou o religioso e o pediu ajuda para que se livrasse da dor.

Pílulas de Frei galvão — Foto: Divulgação/Santuário de Frei Galvão
Pílulas de Frei Galvão — Foto: Divulgação/Santuário de Frei Galvão

Comovido com a situação, Frei Galvão escreveu a oração em um papelzinho, o enrolou em formato de pílula e entregou ao homem, que ingeriu o papelzinho e foi curado.

Depois, um outro homem procurou o sacerdote pedindo ajuda à esposa, que enfrentava um trabalho de parto complicado e com risco de morrer. Ao tomar a pílula com a oração, a mulher deu à luz sem qualquer problema.

“Desde disso, as pílulas começaram a ser conhecidas e as pessoas pediam graças. Passaram a ser muito procuradas e até hoje são”, afirma o Frei Leandro Costa.

Como as pílulas são produzidas

A pílula de Frei Galvão tem o tamanho aproximado de um grão de feijão. Elas são feitas de papel de arroz (comestível) e contém a oração de Maria.

A produção é de responsabilidade do próprio Santuário de Frei Galvão, que fica em Guaratinguetá (SP) e conta com uma equipe dedicada apenas à confecção das pílulas.

Dia de Frei Galvão: o que são as pílulas de fé do primeiro Santo brasileiro — Foto: Reprodução/TV Vanguarda

“Temos uma equipe de voluntários que as produzem. É um compromisso muito grande. Quem confecciona sabe da importância de fazer esse trabalho bem e com carinho”, explica o Frei Leandro Costa.

Como conseguir as pílulas

De acordo com o santuário, as pílulas são distribuídas gratuitamente e ninguém pode comercializá-las. Os devotos podem buscá-las no próprio Santuário de Frei Galvão ou, caso não consigam visitá-lo, receber em casa.

Para isso, é preciso enviar uma carta ao templo com um envelope com dois selos, já com os dados do destinatário. Um dos envelopes será utilizado para o enviar das pílulas.

“Muita gente não consegue vir e pede para entregarmos. Isso acontecia também na época de Frei Galvão. Como eram muitos devotos e ele não conseguia estar com todos, as pessoas recebiam à distância. Servia como consolação”.

O consumo é feito durante a Novena de Frei Galvão, no 1º, 5º e no 9º dia da novena. Segundo Frei Leandro Costa, basta ingeri-las e ter fé naquilo que deseja alcançar.

Relatos de graças

Há quase três anos no Santuário de Frei Galvão, o Frei Leandro Costa já se deparou com diversas histórias de devotos que alcançaram as graças que desejavam após o consumo das pílulas.

Ele conta que os casos que mais chamam sua atenção são de casais com dificuldade de engravidar.

“Conhecemos casais que tentavam engravidar há 10 anos, em casos que a medicina já havia descartado e encerrado as possibilidades, mas conseguiram após tomar a pílula”, afirma.

“Em 2022, recebemos um grupo do Espírito Santo. Um dos turistas pegou pílulas para levar para um casal que estava tentando engravidar há seis anos. Um ano depois, o mesmo grupo voltou e trouxe uma carta do casal, que havia conseguido engravidar de gêmeos. Ninguém conseguia ler a carta, de tanta emoção. Eles atribuem a Frei Galvão. É muito lindo de ver.”

Dia de Frei Galvão: o que são as pílulas de fé do primeiro Santo brasileiro — Foto: Reprodução/TV Vanguarda

Dia de Frei Galvão: o que são as pílulas de fé do primeiro Santo brasileiro — Foto: Reprodução/TV Vanguarda

enq20230807021

Carla Zambelli diz ter pedido endereço de Moraes ao hacker Walter Delgatti para sua mãe enviar carta ao ministro

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) disse, ontem (24), que sua mãe se lembrou do contexto dos áudios enviados ao hacker Walter Delgatti Neto em novembro do ano passado. Nas gravações, a parlamentar pede ao hacker o endereço de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, conforme revelado pelo blog na segunda-feira (23).

A parlamentar afirmou que precisava do endereço funcional de Alexandre Moraes para que sua mãe enviasse uma carta ao ministro, que é relator de investigações que envolvem Zambelli. A ideia, ainda segundo a deputada, era “sensibilizar” Moraes a respeito de medidas determinadas por ele, como o bloqueio das redes sociais dela.

“Minha mãe tinha escrito uma carta para o Alexandre de Moraes e queria entregar essa carta. Eu disse para não mandarmos para o STF para evitar pegar mal, e ela disse que o certo era enviar para a casa dele”, explicou Zambelli.

“Acabamos não mandando essa carta. Ela que me lembrou [do episódio], eu não lembrava disso. Esse foi o motivo [da conversa com Delgatti]”, afirmou.

De acordo com Zambelli, o hacker, que foi contratado para cuidar de suas redes sociais e de seu site, enviou a ela espontaneamente uma lista de endereços de várias autoridades, incluindo o da casa de Moraes em São Paulo. Foi então que ela pediu o endereço do ministro em Brasília.

Delgatti está preso desde agosto deste ano. Ele afirmou à Polícia Federal e à CPI dos Atos Golpistas que foi contratado por Zambelli para participar de ataques à credibilidade das urnas eletrônicas, aos sistemas do Judiciário e a Moraes. A parlamentar nega qualquer ato ilícito.

O hacker encaminhou os dois áudios de Zambelli a um amigo que mora no interior de São Paulo em 26 de novembro de 2022.

“Ô Walter, não aparece nenhum endereço de Brasília, né? Precisava do endereço daqui de Brasília”, diz Zambelli no primeiro arquivo de áudio, com duração de seis segundos.

“Não, não pode ser, porque quadra é prédio, e ele deve morar numa casa no Lago Sul, alguma coisa assim. Deve ser coisa do STF. Isso provavelmente deve estar nos arquivos do STF como casa… casa tipo… funcional, entendeu?”, diz a parlamentar no segundo áudio, de 18 segundos.

De acordo com o advogado do hacker, Ariovaldo Moreira, seu cliente afirma que os áudios tratam do endereço de Moraes e comprovam que a relação entre Zambelli e Delgatti não se restringiu a serviços de administração de redes sociais, como ela afirmou anteriormente. O advogado pretende entregar os áudios à Polícia Federal, que já investiga a conduta do hacker.

whatsapp-image-2023-10-25-at-10.28.25

Lucas Verthein é ouro e quebra jejum de 36 anos no remo

Lucas Verthein segue fazendo história no remo! Nesta manhã de quarta-feira, o brasileiro garantiu a medalha de ouro no skiff simples com 6min58s76. O lugar mais alto do pódio não acontecia desde 1987, ou seja, ele encerra jejum de 36 anos sem medalha dourada para o Brasil.

Verthein é o primeiro campeão pan-americano brasileiro do skiff simples masculino. O último ouro do Brasil foi na categoria dois sem dos irmãos Ricardo e Ronaldo de Carvalho em Indianápolis 1987.

Além de Lucas com o ouro, a prata ficou com o estadunidense James Plihal com 6min59s93 e o bronze com o mexicano Juan Rodriguez 7min01s27. A prova foi muito disputada, o brasileiro saiu na liderança, chegou a perder a dianteira, mas deu o bote no fim e venceu no detalhe.

Vale lembrar, nas quartas de final, Lucas foi o primeiro brasileiro a avançar em disputas individuais na história do remo em Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020, aos 23 anos. Na semifinal, terminou sua participação em 5º da bateria.

O Brasil ainda conquistou uma medalha de prata com Beatriz Cardoso no skiff simples feminino com 7min46s73. O ouro ficou com a mexicana Kenia Lechuga com 7min44s63 e o bronze foi para a paraguaia Nicole Martinez Gonzalez 7min47s29.

Chloe Delazeri e Thalita Soares terminaram em sexto no skiff duplo feminino. Já Piedro Tuchtenhagen e Tomas Levy no duplo masculino fecharam em quinto. O Brasil ainda disputa a final do oito com misto.

download-3

Embaixada do Brasil na Palestina recomenda a brasileiros em Gaza estocarem comida

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, informou nesta quarta-feira (25) à TV Globo e à GloboNews que passou a recomendar que os brasileiros na região estoquem água e comida.

A avaliação do Ministério das Relações Exteriores é de que a situação dos brasileiros e de outros civis na Faixa de Gaza irá se agravar nos próximos dias.

Ao todo, cerca de 30 brasileiros estão em Gaza aguardando a abertura da fronteira com o Egito para poderem entrar no país – e, de lá, retornar ao Brasil em um voo oficial do governo.

Esse grupo de brasileiros se divide em dois refúgios: um em Rafah, cidade próxima à fronteira, e outro em Khan Younis, também na porção sul da Faixa de Gaza.

Até esta terça, o governo trabalhava com a expectativa de repatriar 26 brasileiros que estão na região palestina do conflito. Nas últimas horas, o número subiu para 32.

Recentemente, a representação brasileira na região enviou a esse grupo comida e água – eles estão em abrigos providenciados pela embaixada.

À espera da repatriação

Enquanto a fronteira com o Egito não é aberta, uma aeronave da Presidência da República modelo VC-2, com capacidade para 38 pessoas, aguarda no Cairo para repatriar os brasileiros.

Ao todo, segundo o governo, 1,4 mil brasileiros já foram repatriados – todos, de Israel.

Autoridades brasileiras têm mantido contato com integrantes do governo egípcio a fim de tentar convencê-los a abrir a fronteira.

Paralelamente, como o Brasil comanda temporariamente o Conselho de Segurança da ONU, diplomatas têm tentado discutir uma resolução que garanta a abertura dos corredores humanitários no Egito.

O país sediou no último fim de semana uma cúpula a fim de discutir o tema, mas, segundo diplomatas brasileiros, ainda não há expectativa de abertura da fronteira.

2023_10_24_04_54_15_31eff6bf-e50a-4a2e-b2ed-b4579aec2941

Deputados apreciarão 18 projetos na sessão ordinária desta quarta-feira

Os deputados estaduais devem apreciar e votar 18 propostas na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) desta quarta-feira (25). A sessão, que tem início às 9h, é aberta à participação do público em geral e transmitida ao vivo pelos canais de comunicação da Casa de Leis.

Será votada a redação final do Projeto de Lei 174/2023, de autoria do Poder Executivo. O texto estabelece a obrigatoriedade de implantação do Programa de Integridade às Pessoas Jurídicas de direito privado que celebrarem contratos de obras, de serviços e de fornecimento com a Administração Direta, as autarquias e as fundações do Poder Executivo Estadual, inclusive nas contratações decorrentes de dispensa ou inexigibilidade de licitação, com prazo contratual de, no mínimo, seis meses e valor global igual ou superior a 10%.

Em segunda discussão, estão pautadas três proposições. O Projeto de Lei Complementar 6/2023, do deputado Pedrossian Neto (PSD) e outros, altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei Complementar n. 93 de novembro de 2001. O Projeto de Lei 2019/2023, de Pedro Kemp (PT), proíbe a publicação de anúncios de emprego com teor discriminatório no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. E o Projeto de Lei 255/2023, também do deputado Pedro Kemp, institui o Dia Estadual de Conscientização Sobre a Síndrome de Tourette, a ser celebrado, anualmente, no dia sete de junho.

Os parlamentares devem votar, em primeira discussão, o Projeto de Lei 295/2023, do Poder Executivo, que  institui o Programa Cuidar de quem Cuida. A proposta prevê o pagamento de R$ 900 por mês aos cuidadores não remunerados de pessoas com deficiência. Entre os objetivos da proposição, estão a promoção da dignidade da pessoa humana, a melhoria da qualidade de vida das famílias vulnerabilizadas pela pobreza e pela exclusão social e redução das desigualdades sociais.  

As demais propostas previstas na Ordem do Dia são projetos de resolução para concessão de Títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense e da Comenda do Mérito Legislativo e serão votadas em discussão única. Concedem Comenda do Mérito Legislativo os Projetos de Resolução 76/2023, do deputado Renato Câmara (MDB), 79 e 80/2023, do deputado Rafael Tavares (PRTB), 84 e 85/2023, da deputada Mara Caseiro (PSDB), 86, 87 e 88/2023, do deputado Gerson claro (PP). Os que concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense são os Projetos de Resolução 74 e 75/2023, do deputado Renato Câmara, 78 e 82/2023, do deputado Rafael Tavares e 81/2023, do deputado Roberto Hashioka (União).

Fonte: ALMS

a1910-df2-limpo-09072021-frame-44454-1

16% das crianças e adolescentes no Brasil dizem que já receberam conteúdo sexual na internet, mostra pesquisa

Um estudo revelou que 16% das crianças e adolescentes brasileiras de 11 a 17 anos disseram já ter recebido mensagens com conteúdo sexual na internet. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (25) na pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023.

O levantamento foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que, desde 2012, faz uma análise sobre o uso de internet no país todo ano.

O Cetic.br entrevistou presencialmente 2.704 crianças e adolescentes, ao lado de seus pais ou responsáveis, entre março e julho de 2023.

Ainda sobre o tema envolvendo conteúdo sexual na internet, a pesquisa apontou que:

  • o percentual de pessoas que disseram ter recebido conteúdo sexual on-line foi maior entre adolescentes de 15 a 17 anos (27%), que são os usuários mais assíduos de internet, de acordo com Luísa Adib, coordenadora do estudo;
  • 9% das crianças e adolescentes de 11 a 17 anos afirmaram que outras pessoas já pediram na internet uma foto ou vídeo em que elas aparecessem sem roupa;
  • 5% disseram que outras pessoas já pediram para elas falarem sobre sexo no ambiente on-line;
  • 9% dos usuários de 9 a 17 anos alegaram que viram fotos ou vídeos de conteúdo sexual na internet nos últimos 12 meses;
  • sobre o meio em que viram essas imagens, 26% alegaram que foi nas redes sociais; 9% em sites de vídeos; e 5% em sites de jogos.

“Cabe destacar que o contato com esses posts não representa, necessariamente, resultados problemáticos. A TIC Kids aponta que 37% dos usuários de 11 a 17 anos dizem ter visto informações sobre sexualidade, como saúde sexual ou educação sexual on-line”, explica Luísa Adib.

Para o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, o relatório mostra uma tendência crescente de uso da internet já na primeira infância e ressalta que esse levantamento pode orientar políticas e ações voltadas na garantia dos direitos e proteção do público infantil.

Como elas usam as redes sociais

Pela primeira vez, o Cetic.br incluiu o YouTube ao perguntar as plataformas digitais mais usadas. O TIC Kids Online Brasil revelou que o acesso ao YouTube predomina entre aqueles com 9 a 12 anos de idade.

Mas o Instagram ainda é a principal rede social usada por crianças e adolescentes, como mostra o gráfico abaixo.

Na edição 2022 da pesquisa, o TikTok era apontado como a principal mídia social utilizada por crianças e adolescentes no país. O Instagram e o Facebook apareciam logo em seguida, respetivamente.

Neste ano, a TIC Kids também mostrou que 88% das crianças e adolescentes com internet no Brasil afirmaram ter perfil nas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, X – ex-Twitter, WhatsApp e Snapchat).

Sobre as atividades realizadas nessas plataformas, 35% disseram ter feito postagem com texto, foto ou vídeo de autoria própria, enquanto 44% compartilharam posts de outros perfis.

No recorte de engajamento, o levantamento identificou que 35% usaram as redes para conversar com pessoas de outras cidades, países e cultura e 28% entraram em grupos ou fóruns para acompanhar assuntos que gostam.

curso-sejuv-arquivo-2048x1536-1

Prefeitura da capital oferece quatro novos cursos gratuitos de 30 de outubro a 01 de novembro

Do dia 30 de outubro a 01 de novembro acontecem os cursos gratuitos de Transição de Carreira, Design de Sobrancelha, Primeiros Socorros e Etiqueta Profissional, oferecidos pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv). São 60 vagas para cada curso e inscrições podem ser feitas pelo link: https://sejuvcg-cursos.cheetah.builderall.com/pre-inscricao

Para o palestrante Wilson Coelho, o curso de Transição de Carreira é um desafio comum na vida de muitos profissionais, seja mudando de setor, subindo na escada corporativa, ou buscando uma paixão de longa data. “Este workshop oferecerá uma abordagem abrangente para ajudar os participantes a planejar, preparar e prosperar em suas jornadas de transição de carreira. Vamos fazer com cada um descubra seu propósito, ressignifique sua identidade e execute um plano de ação Individual”, explicou.

Os cursos acontecem na sede da Secretaria da Juventude localizada na rua 25 de Dezembro, 924. Edifício Marrakech, 3° andar, com exceção do Design de Sobrancelha, que acontecerá na Unicesumar, situada na rua Euclides da Cunha, 1216. Jardim dos Estados.

Mais informações: (67)3314-3577 ou WhatsApp (67) 99287-2008

HORÁRIOS

Transição de Carreira
Horário:  8h às 11h30 (Matutino)

Design de Sobrancelha
Horário:  18h30 às 21h30 (Vespertino)
Local: Unicesumar (R. Euclides da Cunha, 1216 – Jardim dos Estados)

Primeiros Socorros
Horário:  18h30 às 21h30 (Noturno)

Etiqueta Profissional
Horário:  18h30 às 21h30 (Noturno)

230707_ENCERRAMENTO-DO-CURSO-LEVANTA-JUVENTUDE_SEJUV_ROBERTO-AJALA-6-1

Prefeitura oferece mais de 200 vagas de cursinho preparatório para vestibular

Estão abertas as inscrições para o Prepar@JUV, cursinho preparatório para vestibular voltado para as provas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv). As aulas terão início no dia 07 de novembro e para se inscrever, basta acessar o link e garantir a vaga: https://sejuvcg-inscricao-preparatorio-vestibular.cheetah.builderall.com/inscricao

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras na Uniderp, no período vespertino (das 13h30 às 17h30) e noturno (18h30 às 22h). Aos sábados, das 7h30 às 12h e são abertos ao público, com 200 vagas disponíveis. Durante o cursinho, os professores abordam as disciplinas de História e Atualidades, Biologia, Física, Português, Matemática e Raciocínio Lógico, Redação e Química.

De acordo com o secretário Municipal da Secretaria da Juventude, Maicon Nogueira, o projeto voltado aos jovens prioriza aqueles que não possuem condições de arcar com um cursinho e quer ter as mesmas oportunidades para ingressar em uma faculdade. “Estamos finalizando a primeira turma do Prepar@JUV com foco nas provas do Enem e agora a segunda turma terá como foco, as provas dos vestibulares das universidades públicas”, garantiu.

A aplicação da prova da UEMS está prevista para 26/11 e UFMS dia 03/12 e 10/12.

Serviço:

Curso Preparatório para Vestibular – Prepar@JUV

Início: 07 de Novembro

Local: Uniderp. Av Ceará, 555. Miguel Couto

whatsapp-image-2023-10-17-at-19.42.21

Adolescente mantida em cárcere pelo namorado teve cabelo arrancado e foi torturada com ferro quente, diz polícia

A Polícia Civil divulgou que a adolescente, de 17 anos, sequestrada pelo namorado no dia 19 de outubro, em Campo Grande, foi torturada com ferro quente e sofreu queimaduras de segundo grau.

Ainda conforme a polícia, a investigação, feita pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM), deve ser finalizada ainda nesta semana e encaminhada ao Ministério Público.

Segundo as autoridades, a jovem foi socorrida com diversas lesões, incluindo queimaduras de segundo grau, escoriações e equimoses, resultantes de torturas realizadas por eletrocussão, queimaduras com ferros e facas.

A adolescente apresentava ainda feridas no rosto e queimaduras predominantes nas costas, nos ombros e nas costelas, além de escoriações e equimoses em várias partes do corpo, como pernas, braços, lábios e orelhas.

O suspeito foi preso pelo Grupo de Operações e Investigações (GOI) e está sendo acusado de tortura, grave ameaça causando sofrimento físico ou mental, sequestro, cárcere privado contra menor de 18 anos e tentativa de feminicídio.

dsf8566

Fogo e seca no Norte do Brasil podem intensificar período de queimadas no Pantanal

O Pantanal é ecótono, uma região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços. Sem as relações com Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, o bioma que está em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso não existiria da forma que existe.

Com a seca extrema que a atinge a maioria dos estados da região Norte do Brasil e o aumento de focos de incêndio na Amazônia, especialistas  alertam para o risco de uma temporada de queimada e seca mais severa para o Pantanal.

O aumento de eventos climáticos extremos junto com a presença de El Niño são o combo de alerta para uma período de seca mais extremo e aumento das queimadas no Pantanal, segundo especialistas no bioma e em meteorologia.

O Pantanal pode ser comparado a um mosaico. O bioma é um ecossistema formado por outros ecossistemas. Na biologia, estes espaços são chamados de ecótonos —lugares singulares que possuem espécies de fauna e flora específicas dessas regiões.

Até setembro deste ano, no bioma Amazônia foram registrados 25.414 focos de incêndio. Sem chuva, oito estados do Norte e do Nordeste bateram recorde de seca dos últimos 40 anos.

O biólogo e um dos diretores da Organização Não Governamental (ONG) SOS Pantanal Gustavo Figueirôa explicam que o aumento de queimadas na Amazônia e a seca que atinge a região Norte pode ser refletida no Pantanal.

Mais seca na Amazônia quer dizer menos chuva. Com isso, a evaporação de água também cai. Assim, o Brasil Central, região em que fica o Pantanal, poderá sofrer com a falta de chuva, segundo especialistas.

“Com a diminuição do número de evaporação de água na Amazônia, que traz águas para o Centro-Oeste, com a diminuição das matas ciliares no Cerrado, que é onde nascem os rios que banham o Pantanal, o aumento da seca é inevitável. Vários fatores somados da ação humana estão diminuindo a capacidade do Pantanal, porque o Pantanal depende da água que vem de fora”.

Sem a água que se tornaria vapor e seria transportado por rios flutuantes (nuvens) até o Pantanal, a tendência é de menos chuva. Sem chuva, há seca, e com a seca, o bioma fica mais exposto a queimadas, explica o biólogo.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já apontam um 2023 diferente do registrado em 2022.

Os números mostram que de janeiro a outubro do ano passado foram computados 1.189 focos de incêndio, neste ano já são 1.629 no mesmo período. Um aumento de 36%.

Segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ), cerca de 311.575 hectares já foram consumidos pelo fogo neste ano, o que representa 2,06% da área total do bioma.

O levantamento para outubro demostrou pontos com mais focos ativos neste mês:

Mato Grosso do Sul

  • Fazenda Rio Negro: 16.43% de área queimada;
  • Terra Indígena Kadiwéu: 10.96% de área queimada.

Mato Grosso

  • Terra Indígena Tereza Cristina: 49.90% de área queimada;
  • Parque Estadual Encontro das Águas: 14.45% de área queimada.

O Sistema para Pesquisas e Gerência de Informações sobre Focos de Fogo da Nasa, o FIRMS, indica que pelo menos 480 focos de calor estavam ativos no Pantanal até a última segunda-feira (23).