cepol-depac

Homem é executado com 13 tiros ao sair de casa noturna em Campo Grande

Marcos Paulo Pereira Valdez, de 29 anos, foi executado com 13 tiros, na madrugada deste domingo (10), na avenida Três Barras, uma das principais de Campo Grande. O crime ocorreu quando a vítima estava saindo de uma casa noturna acompanhado da esposa.

De acordo com o registro policial, a vítima estava com a família no local, quando por volta de 1 hora da manhã decidiu ir embora com a esposa. Ao chegarem no estacionamento, foram surpreendidos com três homens que desceram de um veículo e efetuaram os disparos.

A equipe da perícia esteve no local e constatou que pelo menos 13 disparos de pistola calibre 9mm e .380 acertaram a vítima, que morreu no local.

Com a confusão, um homem, de 30 anos, foi atingido no tórax por um tiro e encaminhado para a Santa Casa de Campo Grande. Uma jovem, de 19 anos, machucou o cotovelo e também foi socorrida e levada ao hospital.

A esposa de Marcos contou à polícia, que só viu os envolvidos quando começaram a disparar contra o companheiro. Ela não soube passar as características e nem informar o veículo exato que o trio desceu.

O caso foi registrado na Depac Centro Especializado de Polícia Integrada (Cepol) como homicídio qualificado e será investigado.

Escola-Estadual-Carmelita-Canale-Rebua-Foto-Bruno-Rezende-08-730x480-1-1

Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro

O período de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) em Mato Grosso do Sul segue aberto até 4 de janeiro de 2024. Desde o dia 7 de novembro o processo está aberto em sua primeira etapa do período de pré-matrículas para o próximo ano letivo.

Apesar de o prazo ser mais longo do que nos anos anteriores, os interessados devem realizar a pré-matrícula para garantir as vagas nas unidades escolares que desejam estudar em 2024.

Os pais e responsáveis das crianças e adolescentes que desejam ingressar na REE, ou daqueles que já são alunos, devem acessar o portal da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br) e preencher os dados necessários.

A pré-matrícula também pode ser feita por telefone (0800-647-0028) ou diretamente na sede da Central de Matrículas, na Rua Joaquim Murtinho, n. 2.612, Bairro Itanhangá Park.

Investimento

Em 2024, o Mato Grosso do Sul alcança 100% dos municípios com a oferta de turmas com ensino em tempo integral na REE. A SED (Secretaria de Estado de Educação) anunciou que no próximo ano letivo, todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul terão uma unidade escolar da Rede Estadual com oferta de ensino em tempo integral.

Atualmente, 166 unidades escolares oferecem ensino em tempo integral no Estado, que passará a ter 219 escolas com esta modalidade a partir de 2024. Com isso o número de estudantes atendidos passa de 30 mil, com previsão de chegar à marca de 48,7 mil alunos matriculados.

O Estado passa oferecer a modalidade de ensino em tempo integral em mais 53 novas unidades escolares – 47 escolas urbanas e seis rurais. Desse montante, serão onze escolas localizadas em Campo Grande e 42 unidades no interior do Estado.

A quantidade total de alunos também tem previsão de aumentar dos atuais 187.032 para 205.460 em 2024.

Fonte: Comunicação Governo de MS

Funsat-1

Funsat anuncia 2.316 vagas de emprego em 236 empresas nesta segunda-feira (11)

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferece 2.316 vagas de emprego nesta segunda-feira (11). As contratações são para 186 profissões, em 236 empresas de Campo Grande. De acordo com a Funsat, são 171 vagas para repositor de mercadorias, 60 vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria, 49 vagas para auxiliar de estoque, 35 vagas para alimentador de linha de produção, 18 vagas para pedreiro, 21 vagas para técnico de carnes e derivados, entre outras.

Das “vagas de perfil aberto”, que não exigem experiência prévia do candidato na função, são oferecidas 1539 oportunidades em 85 funções. Os processos seletivos são para atendente do setor de frios e laticínios, com 133 vagas, auxiliar de limpeza, com 107 vagas, soldador, com 24 vagas, atendente de balcão, com 19 vagas, auxiliar de lavanderia, com 14 vagas, entre outros.

Para o público PCD (Pessoa com Deficiência), são oferecidas 57 vagas em 9 profissões. As oportunidades são para auxiliar de limpeza, com 29 vagas, auxiliar de linha de produção, com 11 vagas, auxiliar administrativo, com 5 vagas, motorista de ônibus rodoviário, com 2 vagas, recepcionista atendente, com 1 vaga, entre outras.

A Funsat reforça que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Confira todas as vagas disponíveis clicando aqui.

Fonte: FUNSAT/PMCG

Botijao-Gas-

Procon de Campo Grande encontra variação de até 31,72% no gás de cozinha 13kg

Pesquisa divulgada pelo Procon Municipal aponta variação de 31,72% no preço do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. A Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor realizou pesquisa entre os dias 5 e 7 de setembro nos comércios da Capital, com objetivo de fornecer informações precisas aos consumidores, permitindo que eles possam tomar decisões mais conscientes ao adquirir esse produto essencial.

A pesquisa abrangeu diversos estabelecimentos da cidade, incluindo distribuidoras, revendedoras e supermercados. Durante o levantamento, foram verificados os valores praticados, e a disponibilidade do produto em 25 estabelecimentos e regiões.

Segundo a pesquisa, o menor preço foi de R$94,90 e o maior R$105,00 reais.

“O Procon Municipal de Campo Grande reforça a importância da pesquisa de preços como uma ferramenta poderosa para o consumidor. Com a divulgação dessas informações, o órgão busca incentivar a concorrência saudável entre os estabelecimentos e contribuir para a estabilidade dos preços”, ressalta o subsecretario do Procon Municipal José Costa Neto.

O Procon Municipal recomenda que os consumidores de Campo Grande realizem pesquisa prévia antes de adquirir o gás de cozinha, levando em consideração não apenas o preço, mas também a qualidade e o atendimento oferecidos pelo estabelecimento, assim também a taxa de entrega.

Fonte: Procon/PMCG

Beach-Tennis

Em alta, Beach Tennis é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Campo Grande

O Beach Tennis, esporte que tem suas raízes nas praias do Rio de Janeiro, conquistou o coração dos habitantes de Campo Grande. A modalidade, oferecida gratuitamente pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), tem ganhado popularidade na Capital do Mato Grosso do Sul, graças ao crescente número de praticantes.

A Fundação disponibiliza três locais para a prática do Beach Tennis: Belmar Fidalgo, Elias Gadia e Casa Dom Bosco. Através do Programa Movimenta Campo Grande, a modalidade tem sido uma alternativa atraente para aqueles que buscam atividades físicas ao ar livre e uma forma divertida de socializar.

O Beach Tennis, que combina elementos do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, tem se destacado pela sua acessibilidade e apelo inclusivo. A mistura de técnicas desses esportes cria um jogo dinâmico e emocionante, adequado para todas as idades e níveis de habilidade. Além disso, a beleza das quadras ao ar livre proporciona um ambiente agradável para os praticantes, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

O programa gratuito oferecido não apenas promove a atividade física, mas também incentiva um estilo de vida saudável e ativo para os moradores. A comunidade tem respondido positivamente a essa iniciativa, demonstrando o poder do esporte como meio de união e diversão para todos.

O servidor público, Mauricio Teixeira, fala como descobriu a modalidade e de sua experiência de praticar. “Uma colega me convidou para conhecer o esporte na casa Dom Bosco e desde então, não deixei mais. O Beach Tennis é uma mistura de esporte com socialização.”

Para o professor Douglas Junio, que orienta seus alunos na Praça Elias Gadia, o esporte auxilia na saúde física. “Primeiro, por não termos Praia, se torna uma atividade atrativa, onde adultos e crianças podem praticar. A movimentação corporal completa e intensa, corridinhas para lá e para cá e a própria instabilidade provocada pela areia fazem com que o Beach tennis seja um esporte com altíssimo gasto calórico. Estima-se uma queima de em média 500 a 700 calorias durante uma hora de partida.”

Mario Zeni, professor de Beach na Praça do Belmar, menciona que a modalidade conquistou os campo-grandenses. “Essa modalidade existe em Campo Grande desde 2011, vem ganhando espaço e sendo cada vez mais praticada em nossa cidade. E Campo Grande é uma das pioneiras na oferta dessa modalidade em projetos esportivos públicos, como no movimenta CG”.

No Belmar Fidalgo, participam cerca de 70 alunos, que variam de idade, entre 7 até 73 anos. No Belmar a aula tem frequência e alunos de 11 anos jogam junto com alunas de 70 anos. “É uma modalidade muito democrática, sendo praticada em todas as regiões da cidade”, completa Mario Zeni.

“Com o Beach Tennis se tornando uma escolha popular entre os campo-grandenses, a cidade está testemunhando não apenas um aumento no número de atletas, mas também uma sensação de oferecimento de bons serviços pela prefeitura. Estamos proporcionando uma opção valiosa para o lazer e a saúde dos cidadãos”, ressaltou Maicon Mommad, diretor-presidente da Funesp.

Serviço

Para o interessado em praticar a atividade, a orientação é procurar o professor responsável pela atividade no local e verificar a disponibilidade de vagas para a modalidade. A Funesp oferece em dois locais: Praça do Belmar Fidalgo, na região central e na Praça Elias Gadia, bairro Taveiropolis.

MovimentaCG

A modalidade faz parte do Programa Movimenta Campo Grande e tem o objetivo principal ampliar o acesso ao esporte e lazer para todos os cidadãos. Oferecendo uma variedade de atividades físicas e esportivas, contribuindo para o desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer na cidade.

Além de promover a prática de esportes, o Movimenta tem o objetivo de valorizar a cultura local oferecendo atividades que atendam às necessidades específicas das comunidades.

Fonte: PMCG

Soja-Foto-Bruno-Rezende-02-730x480-1

Prazo para plantio de soja tem alterações neste final de ano em Mato Grosso do Sul

O último dia para o plantio de soja em Mato Grosso do Sul será 24 de dezembro. Após esta data, começa o período conhecido como vazio sanitário da soja, quando é proibido o plantio da cultura.

A medida é adotada pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, ligada à Semadec (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com base em determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O vazio sanitário deve ter no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é reduzir ao máximo possível o risco de desenvolver a ferrugem asiática da soja, considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura.

A medida implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) visa à racionalização do número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolver doenças ligadas aos fungos destas plantações.

Em caso de dúvidas, orientações ou denúncias, entre em contato com a Iagro através dos números: 0800 647 2788 ou (67) 99971-8163.

Fonte: Comunicação Governo MS

Foto-Saul-Schramm-10-1-768x501-1

Biblioteca Isaias Paim faz exposição em comemoração aos 107 anos do nascimento de Manoel de Barros

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abre nesta segunda-feira (11) uma exposição em comemoração aos 107 anos de nascimento do poeta Manoel de Barros. As obras estarão expostas no saguão principal, junto a uma foto e um quadro explicativo sobre o poeta, servindo de estímulo à leitura dos textos de Manoel.

Cristina Moura, gestora de Arte e Cultura da Fundação de Cultura e servidora da Biblioteca, explica que há a prática de todo mês executar uma exposição literária e em dezembro, devido ao aniversário de nascimento de Manoel de Barros, teve-se a ideia de homenagear o poeta.

“A gente faz um recorte daquele tema que a biblioteca já tem na sua programação e montamos essa exposição para que as pessoas possam ter acesso, conhecer os exemplares que estão sob a tutela da biblioteca. E agora em dezembro se aproxima a data de aniversário de nascimento do nosso querido poeta Manoel de Barros e estava no nosso planejamento fazer uma exposição alusiva a ele, em homenagem a ele, à sua obra, ao seu legado, a tudo o que Manoel representa para a literatura sul-mato-grossense”.

Cristina diz que as obras de Manoel de Barros, assim como a de outros autores regionais, pertencem a um acervo especial da Biblioteca denominado acervo regional, e estas obras elas não podem ser retiradas do ambiente da Biblioteca, então são livros para leitura local, não podem ser emprestadas.

“Nós temos em torno de 22 obras de autoria de Manoel de Barros que estão na Biblioteca, não temos um acervo grande de todos os livros, mas o que temos é muito precioso. Todas são importantes e têm a sua singularidade. Mas eu destacaria a obra emblemática, que é muito procurada, ‘Para encontrar o azul eu uso pássaros’. É um livro lindo, maravilhoso, a forma como Manoel escrevia suas poesias, ele cria palavras, neologismos, ele inventa termos ou dá outro sentido aos termos existentes, que faz com que haja leveza, haja suavidade, haja desprendimento nas poesias dele, motivando no leitor essa paixão por conhecer mais e mais Manoel. Ele nos encanta pela sua singeleza e ao mesmo tempo pela profundidade da emoção colocada nos seus escritos. Manoel é natureza, Manoel é pantanal, é o nosso Manoel, é da terra, é nosso, nós temos um carinho muito especial por suas obras, por seu legado e por tudo o que ele deixou para a literatura sul-mato-grossense e brasileira”.

Aparecido Melchíades, coordenador da Biblioteca Isaias Paim, ressalta a importância de Manoel de Barros para a poesia sul-mato-grossense e do Brasil: “Manoel de Barros é nosso ícone maior em termos de literatura. Ele é conhecido no Brasil e no mundo, respeitado pelos grandes críticos da literatura no Brasil. Na minha visão é um dos maiores poetas brasileiros, e é reconhecido como tal. E para Mato Grosso do Sul, como ele morou aqui muitos anos, ele é fundamental e é um fator de estímulo a outros poetas que possam vir”.

As doações para a Biblioteca são muito bem-vindas.

“De uma maneira geral a Biblioteca recebe de muito bom grado livro de literatura, alguns livros técnicos, não recebemos livros didáticos, livros escolares, mas livros de literatura são muito bem-vindos para enriquecer o nosso acervo. Em se tratando especialmente de Manoel, se alguém tiver algum livro e quiser doar para a Biblioteca para enriquecer, aumentar o acervo aqui do nosso espaço, será muito bem-vindo. E de qualquer outro autor também. Nós não queremos guardar o livro aqui na estante, nós queremos que o livro seja usado, seja retirado, seja lido, seja consumido no sentido de estar nas mãos daqueles que amam a leitura, no fomento de conhecimento, de saber. Quem quiser contribuir com a biblioteca, trazendo livros de literatura para doar e quem tiver livros de Manoel também será muito bem-vindo”, finaliza Cristina Moura.

A exposição em comemoração aos 107 anos de nascimento de Manoel de Barros vai ficar aberta ao público até o dia 15 de janeiro. A Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 e aos sábados das 8 às 13 horas. 

Fonte: Comunicação FCMS

Funtrab-Foto-Bruno-Rezende-06-730x480-1

Semana em Mato Grosso do Sul começa com mais de 5,8 mil vagas em aberto na Funtrab

Semana inicia com 5.865 vagas de trabalho oferecidas na Funtrab (Fundação do Trabalho).

Todas as unidades da Casa do Trabalhador em Mato Grosso do Sul estão abertas nesta segunda-feira (11) somando milhares de vagas nas mais diversas áreas. Em Campo Grande, por exemplo, são 2.186 vagas, incluindo profissões como açougueiro (22), ajudante de carga e descarga de mercadoria (51), atendente de balcão (72), atendente de lanchonete (121), entre outros.

O prédio da Funtrab em Campo Grande fica na rua 13 de maio, 2773, Centro, permanecendo aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Para concorrer às vagas e requerer o seguro desemprego, é necessário que os interessados compareçam com RG, CPF e Carteira de Trabalho.

No interior, as unidades da Funtrab estão recheadas de vagas, como ocorre em Batayporã, onde há 139 oportunidades de trabalho em aberto. Também estão na lista Cassilândia, com 356 vagas, Chapadão do Sul (337), Dourados (521), Iguatemi (623), Ponta Porã (141), Sidrolândia (224) e Três Lagoas (318 vagas). Para ler a lista completa, com os endereços e horários, clique aqui.

Fonte: Comunicação Governo de MS

Mosquito-da-dengue-Foto-Bruno-Rezende-730x480-1

Combate à dengue: com calor e chuvas, população devem redobrar cuidados

Com o verão mais uma vez se aproximando, as pancadas de chuvas já têm refrescado os dias do sul-mato-grossense antes mesmo da estação começar. Além de amenizar as altas temperaturas enfrentadas nos últimos meses, as chuvas, aliadas ao calor, geram a combinação ideal para a proliferação do Aedes aegypti e o aumento nos casos de dengue no Estado.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Dengue, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na última terça-feira (5), Mato Grosso do Sul apresenta 40.460 casos confirmados da doença em 2023.

Campo Grande lidera a lista com o maior número de confirmações da doença, com 11.899, seguida por Três Lagoas (4.666) e Corumbá (2.570). Apesar da Capital apresentar altos números de contaminação, possui baixa incidência por número de habitantes. O município de Alcinópolis é responsável pela maior incidência de confirmações, com 9.213,1.

Além dos casos de contaminação, 40 óbitos por dengue foram confirmados neste ano e duas mortes seguem em investigação. O índice é o segundo maior registrado nos últimos 10 anos, atrás apenas de 2020, ano em que 42 óbitos foram contabilizados. Caso a doença seja confirmada como causa das mortes que estão sendo investigadas, 2023 também passará a ocupar o primeiro lugar no ranking.

De acordo com o coordenador de Controle de Vetores da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mauro Lúcio Rosário, as condições climáticas fomentam a transmissão de arboviroses como a Dengue, Zika e Chikungunya e, por isso, períodos quentes exigem mais atenção.

“A elevação da chuva e da temperatura em determinado mês explica parcialmente o número de aumento de casos de doenças por arbovírus apenas dois ou três meses depois. Quanto mais chuva, mais recipientes com água, consequentemente mais mosquitos, mais transmissão, mais doentes e mais óbitos”.

O coordenador também destaca que, com o surgimento do sorotipo 3, espera-se uma epidemia de dengue ainda mais severa para 2024. Nesse caso, é indispensável a sensibilidade da população para eliminar criadouros e evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Cuidados

Apesar de já conhecidos, as medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti devem sempre ser reforçadas. Segundo Mauro Lúcio Rosário, a mobilização da população deve ser constantemente incentivada, visto que as residências são os principais locais de acúmulo de água parada.

“Mais de 80% dos focos positivos do mosquito Aedes aegypti estão nas residências em ralos, calhas, caixa-d’água destampadas, plantas com água e a maior concentração dos problemas encontrados pelos agentes de combate às endemias, são resíduos sólidos (lixo) desprezados conscientemente pela população dentro de suas casas”.

Entre as orientações estão:

  • Evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris d’ água ou caixas d’água;
  • Acondicionar pneus em locais cobertos;
  • Remover galhos e folhas de calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana
  • Fazer sempre a manutenção de piscinas.

Ainda, é importante ficar atento aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações e erupção cutânea. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar também dor abdominal, vômitos persistentes, diarréia, desânimo e sangramento de mucosa.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Plantão CIEVS Estadual através do disque-notifica pelos telefones: (67)  9 8477-3435, 0800-647-1650 ou (67) 3318-1823.

Fonte: Comunicação Governo MS

tempo-de-chuva-Foto-Alvaro-Rezende1-730x480-2

Semana começa com chuva e tempestades, mas tempo pode ficar estável em MS

Mato Grosso do Sul começa a semana com previsão de tempo instável com probabilidade de chuvas e tempestades pontuais, acompanhadas com raios e rajadas de ventos. As instabilidades atmosféricas ocorrem devido a disponibilidade de calor e umidade.

Porém, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), vinculado à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), nesta terça-feira (12), o tempo fica estável com sol e variação e de nebulosidade devido a atuação de uma alta pressão atmosférica. Mesmo assim, não se descartam pancadas de chuvas isoladas.

Para estes dias estão previstas temperaturas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas que podem atingir os 34°C nas regiões Sul e Leste. Para as regiões Sudoeste, Norte, Pantaneira e Bolsão são esperadas mínimas entre 24°C e 27°C e máximas de até 37 °C.

Na Capital são esperadas temperaturas mínimas entre 22°C e 23°C e máximas de até 33°C. Os ventos atuam podem registrar velocidade entre 30 e 50 km/h.

Na quarta-feira (13) e na quinta-feira (14), a previsão indica tempo instável com chuva de intensidade fraca a moderada e localmente pode ocorrer chuvas intensas acompanhadas de tempestades com raios e rajadas de vento.

“Essas instabilidades ocorrem devido a combinação de calor e umidade. É uma situação típica de verão. Com a disponibilidade de calor e umidade as chuvas tendem a ser irregulares. Quando chove numa cidade ou bairro, na cidade ou bairro vizinho não passa de um aumento de nebulosidade”, explicou a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai favorece a formação de nuvens e chuvas. São previstas temperaturas mínimas entre 22°C e 23°C e máximas que podem atingir os 36°C nas regiões Sul e Leste.

Para a região Sudoeste são esperadas temperaturas mínimas entre 27°C e 29°C e máxima de até 37°C. Para as regiões Pantaneira, Bolsão e Norte espera-se mínima entre 24°C e 25°C e máxima de até 35°C. Na Capital são esperadas mínimas entre 23°C e 24°C e máxima de até 34°C. 

Fonte: Comunicação Governo de MS