transferir-1

Réus por matar Sophia, mãe e padrasto pedem anulação de processo por falta de provas

Stephanie de Jesus Da Silva e Christian Campoçano Leitheim, que estão presos acusados de matarem a criança Sophia de Jesus O’Campo, pediram absolvição do processo que corre na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande(MS). Os advogados dos réus enviaram recurso exatamente um ano após a morte da menina de 2 anos, no dia 26 de janeiro, alegando falta de provas.

A mãe de Sophia, Stephanie, levou a criança já sem vida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Coronel Antonino em janeiro de 2023. No local, foi constatado que ela tinha diversos hematomas pelo corpo e sinais de estupro. Stephanie e Christian, padrasto de Sophia, estão presos preventivamente desde então, aguardando julgamento.

Os dois respondem por homicídio qualificado por motivo fútil, meio cruel e contra menor de 14 anos. Christian também foi acusado pelo Ministério Público de estupro de vulnerável e Stephanie, por omissão.

Sophia morreu com dois anos em Campo Grande — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução
Sophia morreu com dois anos em Campo Grande — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução

No recurso, o advogado de Christian, Pablo Arthur Buarque Gusmão pede a exclusão da qualificação por motivo fútil e meio cruel, argumentando que não foi comprovado qual motivação poderia ter levado o padrasto a machucar Sophia. “Vez que não fora comprovada pelo órgão acusador qual a conduta praticada pelo acusado, muito menos o dolo para incidência das qualificadoras, insistindo com pretensão condenatória genérica sem individualizar as ações dos envolvidos”, relata em documento.

Outro ponto questionado pelo advogado foi a denúncia por estupro. Conforme indicado no recurso, o material genético encontrado na casa onde Sophia morava não é de Christian, e não haveria outra prova que o ligasse ao crime.

A defesa também pede a anulação do depoimento prestado em audiência pela amiga de Stephanie, Cybele do Amaral , além da absolvição ou impronúncia de Christian.

Os advogados de Stephanie também destacam a insuficiência de elementos que comprovem a autoria da cliente, pedindo a absolvição e alvará de soltura.

No entanto, os argumentos são diferentes. A defesa de Stephanie afirma que o Ministério Público não especificou, nem provou, os crimes cometidos pela acusada.

“Após extensa marcha processual, o Ministério Público não conseguiu provar que havia QUALQUER conduta por parte da acusada Stephanie que desse ensejo à tortura/morte de sua pequena e amada filha, sendo certo que a acusação deixa de ‘separar o joio do trigo’, colocando os institutos da ação e omissão imprópria como se fossem a mesma coisa” [SIC], destacou a defesa em recurso.

Camila Garcia e Katiussa do Pardo, advogadas da ré, alegam ainda que o celular de Stephanie ficou desbloqueado nas mãos dos policiais quando ela foi presa. Segundo a mãe de Sophia, o aparelho foi usado pelos policiais sem autorização judicial, o que desqualificaria as mensagens presentes nele como prova.

O inquérito do caso apresenta uma confissão informal que Stephanie e Christian teriam feito na delegacia, quando foram presos. Na ocasião, o padrasto disse que combinou com a então namorada uma mentira para explicarem os hematomas de Sophia na UPA. Ele também teria dito que os dois agrediram a menina com tapas nas costas dias antes dela morrer. Stephanie teria concordado com a versão apresentada por Christian.

Menina apresentava diversos ferimentos pelo corpo — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução
Menina apresentava diversos ferimentos pelo corpo — Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução

A defesa pede que esta confissão seja descartada como prova porque em ambientes de informalidade em que autoridades, ou agentes de polícia, questionam os investigados, “há violação de garantias fundamentais, seja pela ausência de advertência as garantias constitucionais do direito ao silêncio, seja pela ausência de defesa técnica”.

Por fim, as advogadas argumenta que o MP não concluiu qual a conduta praticada por Stephanie que resultasse na morte de Sophia. “Não há nos autos nenhuma prova que Stephanie tenha aderido à conduta do corréu Christian para morte de sua filha.”

Os recursos ainda serão analisados.

Perícia nos celulares e julgamento adiado

Um relatório elaborado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) mostoru troca de mensagens entre Christian Campoçano Leitheim e Stéphanie de Jesus.

Em uma das mensagens apresentadas no documento, o padrasto conta que bateu de cinto em Sophia: “foram chicotadas cabulosas”.

Christian descreve que uma das agressões aconteceram porque a menina não queria comer, sendo colocada em pé em volta do carrinho do outro bebê até que comesse. A mãe de Sophia responde: “deixa ela sem comer, deixa passar fome” e o padrasto afirma que vai fazer ela comer: “ela vai comer, vai comer, está de palhaçada comigo”.

Ele ainda diz: “Eles apanharam de cinto hoje, eu não vou nem fazer questão de encostar a mão, vai apanhar só de cinto agora. Só que foi umas chicotadas cabulosas (risos) estralou, sem ser o cinto de couro. Se fosse o cinto de couro essa hora estava até sangrando com as chicotadas que eu dei neles”.

O documento ainda apresenta mensagens trocadas pelo casal no dia em que Sophia foi levada sem vida para um posto de saúde da cidade. As mensagens reforçam a tentativa de Stéphanie em encobrir as agressões ao perguntar ao marido o que deveria falar com a polícia, a resposta deixa claro a vida de violência da pequena. “Fala que se machucou no escorregador do parquinho, igual da outra vez”.

Em dezembro de 2023, o juiz Aluízio Pereira dos Santos anunciou que Stephani e Christian seriam julgados em júri popular nos dias 12, 13 e 14 de março de 2024.

No entanto, o julgamento foi retirado de pauta após pedido de apelações das defesas dos réus neste mês. Com isso, a data para o julgamento não é mais fixada. Após análise, o juiz deve marcar outra data para o júri.

transferir

Sisu 2024: resultados serão divulgados nesta terça

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 serão publicados hoje (30), no site do programa (https://sisualuno.mec.gov.br/#/login). Segundo o Ministério da Educação (MEC), as listas de aprovados sairão durante a tarde.

O Sisu seleciona candidatos para universidades públicas do país, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano, o programa trouxe duas mudanças importantes:

  1. Apenas uma edição: haverá uma edição no ano, só agora em janeiro. Não ocorrerá mais o processo seletivo que era realizado no meio do ano.
  2. As regras para a adesão por meio de cotas também mudaram (veja mais abaixo).

Se você foi aprovado, faça a matrícula na instituição de ensino de 1º a 7 de fevereiro de 2024.

Se não foi aprovado, no site do Sisu manifeste interesse em participar da lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024. Os resultados serão divulgados por cada faculdade.

Datas do Sisu

Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma edição única. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.

Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas pelo Sisu neste ano, o cronograma será o seguinte:

  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

– Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.

– Posso escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

Opções de vaga

No ato da inscrição, o candidato teve de selecionar até duas opções de curso ou universidade, que puderam ser alteradas até as 23h59 da última quinta-feira (25), quando o prazo de inscrição se encerrou. Valeram as últimas opções marcadas no sistema.

AGRICULTURA_FAMILIAR_FOTO-DENILSON-SECRETA-1536x896-1

Produtores familiares assistidos pela Prefeitura precisam concluir Cadastro Rural até fevereiro

Para otimizar o processo de atendimento, acompanhando e controlando os serviços prestados junto aos produtores da agricultura familiar, a Prefeitura de Campo Grande lançou no ano passado o Cadastro do Produtor Rural e Urbano. A ferramenta é uma iniciativa inédita no município e objetiva dar mais transparência e eficiência às ações realizadas.

O Cadastro Municipal do Produtor veio para dinamizar o serviço que a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) presta, atualmente, no auxílio da organização das cadeias produtivas, atendendo 25 comunidades rurais da agricultura familiar, o que soma 1.070 famílias. O cadastro precisa ser feito por todos os produtores até fevereiro de 2024.

A produtora Tatiana Rodrigues Pereira, que é presidente da Associação Sucuri, sabe bem disso. Ela já fez o cadastro e orienta a todos a fazer também. “Já fiz o meu cadastro e convido a todos para fazer também. Importante para a melhoria das associações e dos assentamentos. Com isso, será mais fácil enxergar as necessidades da associação junto com outros produtores rurais, e de outros assentamentos também, para a gente cada vez levar mais melhorias para a agricultura familiar”, emenda.

A Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) disponibiliza e coordena a utilização de patrulhas mecanizadas auxiliando no preparo de solo e plantio de diversas culturas; trabalha na capacitação e na difusão de novas tecnologias, com treinamentos e cursos para profissionalização dos produtores familiares; entre diversas ações que visam fomentar o agronegócio.

“Essa iniciativa da atual gestão dá transparência às ações e agiliza tudo que tem sido feito para fomentar a agricultura familiar em Campo Grande, tanto na área urbana quanto na rural. Hoje, o agronegócio envolve produtores e empreendedores de diversos portes e segmentos, contemplando a agricultura familiar, sendo o setor responsável por mais de 90% das exportações do Mato Grosso do Sul. Precisamos olhar com muita atenção para esse segmento que não para de crescer”, explica o secretário da Sidagro, Adelaido Vila.

Realizado sob a coordenação da Superintendência de Fomento ao Agronegócio, que está inserida dentro da Sidagro, o Cadastro Municipal do Produtor deve ser feito por todos os produtores e empreendedores rurais que recebem algum tipo de serviço da Sidagro até fevereiro deste ano. Para realizá-lo é preciso procurar a Secretaria. Para mais informações ligue 4042-0497.

COMBATE_A_DENGUE_SESAU

Prefeitura realiza ações de combate ao Aedes aegypti em três regiões

A partir desta terça-feira (30), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya – em três regiões da Capital de forma simultânea. Cerca de 100 agentes estarão mobilizados nas visitas domiciliares e trabalho de educação em saúde.

As ações irão ocorrer nos bairros Indubrasil e Silvia Regina, na Região Urbana do Imbirussu, José Tavares e Vila Cox, Região Urbana do Segredo, e Monte Castelo e São Francisco, pertencentes à área de abrangência da UBS 26 de Agosto, Região Central. Estas localidades estão em alerta para a infestação do Aedes aegypti, conforme levantamento feito pela Coordenadoria de Endemias Vetoriais (CCEV).

Ao longo da semana, os agentes irão vistoriar casas e comércios dos bairros, orientando os moradores sobre as medidas de prevenção e combate ao Aedes e realizando o chamado trabalho de manejo, que consiste no recolhimento de materiais inservíveis potenciais criadouros do mosquito, identificação e eliminação de focos.

Ações permanentes

Desde novembro do ano passado, as equipes da secretaria vêm intensificando as medidas de prevenção e controle do vetor da dengue previstas no Plano de Contingência Municipal, que estabelece metas para conter uma possível epidemia de arboviroses, além de estabelecer diretrizes quanto à assistência e organização de fluxo. As diretrizes foram publicadas no último mês, prevendo estratégias a serem executadas até 2025 para evitar o aumento no número de casos.

Paralelamente ao chamado trabalho de manejo, que consiste na vistoria de imóveis, recolhimento de materiais inservíveis e eliminação de focos, a Sesau também tem reforçado as ações educativas e de mobilização social  nas sete regiões urbanas, distritos e assentamentos (Zona Rural) de Campo Grande, para orientar a população sobre as medidas para a prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Tais iniciativas também são reforçadas na Atenção Primária, por meio das unidades básicas e de saúde da família, e nas escolas em período letivo.

Casos

Do dia 01 a 23 de janeiro deste ano, foram notificados 375 casos de dengue em Campo Grande. Até o momento, não houve a notificação de nenhum caso de zika ou chikungunya. Em todo o ano passado a Capital registrou 17.033 notificações de dengue e seis óbitos provocados pela doença. Foram notificados, de janeiro a dezembro de 2023, 92 casos de zika e 176 de chikungunya.

A Capital fechou o segundo semestre apresentando redução significativa nos casos de dengue, se comparado com o período anterior. O pico da doença foi registrado em abril, com mais de 3 mil casos notificados. A partir de junho, houve redução expressiva com estabilização nos meses seguintes.

LIRAa

Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste mês de janeiro  detectou três bairros com risco de infestação do mosquito, outros 42 em situação de alerta e 28 a situação é considerada satisfatória. O levantamento completo está disponível para download no link:  https://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/sec-downloads/liraa-janeiro-2024/

Hager-pode-vender-seus-paes-apos-aprender-a-lingua-portuguesa-Foto_-Arquivo-pessoal-730x480-1

Programa da UEMS acolhe imigrantes, ensina Língua Portuguesa e cria novas oportunidades

A migrante do Egito, Hager Farhat Mohamed, de 25 anos, nasceu em Fayoum e está há quase dois anos no Brasil. Ela reside em Nova Andradina com o marido e dois filhos.

Chegou ao país sem saber nada da comunicação em língua portuguesa e com as aulas do UEMS Acolhe no curso de “Português para Migrantes Internacionais: Módulo Acolhimento” ela aprendeu o idioma e agora pode produzir e vender pães árabes na cidade.

“Antes de ir para Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), eu não sabia de nada, então não poderia responder se me perguntassem meu nome ou de onde eu era. No curso me incentivaram a falar na frente das pessoas. Eu era muito tímida e não sabia falar, mas agora posso!”, conta Hager.

Ela iniciou vendendo pães na maior feira de Nova Andradina, mas agora vende apenas por encomendas diretamente em sua casa, pois precisa cuidar dos filhos pequenos. “Aprendi a fazer esse pão no Egito com minha avó e minha mãe, muita gente adora e vem em casa pedir. Agora não estou vendendo pães na feira, mas quero voltar”, ressalta.

A história de Hager Mohamed demonstra que a inclusão social também é feita por meio da língua Portuguesa. O curso também contribuiu na vida de Stênio Archelus, de 35 anos, que está no Brasil há 12 anos. Ele é Haitiano e ao chegar no Brasil morou no Rio de Janeiro, um amigo que morava em Dourados indicou para ele a cidade, ele se mudou e está em Dourados há mais de quatro anos. 

Hager aprendeu a fazer os pães com sua mãe e avó (Foto: Arquivo pessoal)
Stênio é microempreendedor da área da Construção civil (Foto: Arquivo pessoal)

Stênio é microempreendedor da área da construção civil e o curso de língua portuguesa o ajudou a se comunicar melhor no trabalho e com seus clientes, “no curso eu gostei tudo,  me ajudou a conhecer mais a cultura, fazer novas amizades, me comunico mais. O curso é muito bom”, destaca.

Yulennys Melissa Luces Suniaga, 39 anos, é venezuelana e está no Brasil há um ano. Ela se mudou com sua família (marido e filha). Seu percurso até chegar em Dourados, no início de 2023, foi difícil, eles tiveram que vender muitos de seus bens na Venezuela para conseguir arrecadar o dinheiro necessário.

Ficaram em um  abrigo em Pacaraima, depois foram para Boa Vista, lá iniciaram o processo de interiorização durante quatro meses. Yulennys  conseguiu um emprego cuidando de uma senhora idosa e com isso conseguiram sobreviver durante a viagem. Chegaram em fevereiro de 2023 a Dourados e desde março ela e o marido estão trabalhando em uma indústria de alimentos. 

Yulennys deu os primeiros passos na língua portuguesa no UEMS Acolhe (Foto: Arquivo pessoal)

“Para mim o curso de português foi excelente, pois é muito participativo e me ajudou muito a dar meu primeiro passo na língua portuguesa. Me deu ferramentas para atuar no meu trabalho e com meus vizinhos, hoje sou capaz de me comunicar melhor com meus colegas e supervisores. Nas aulas de português todos nós temos interagir, isso nos ajuda a aprender muito mais rápido e todos os professores são excelentes, muito colaborativos com cada um de nós”, recordou Yulennys.

A professora da UEMS, Rosa Maria Farias Asmus, é voluntária do programa. Ela leciona há cerca de 32 anos e no segundo semestre de 2023 foi a primeira vez que teve a experiência de ministrar aulas para migrantes internacionais. 

“Sou professora desde muito tempo, sempre com alunos brasileiros, no sistema de ensino praticado no Brasil. Trabalhar com alunos que não compreendiam nossa língua com clareza, muitas vezes, inicialmente, nada compreendiam, com diversidade de idades, vivências e distanciamentos da escola, mas com muita vontade de aprender, foi um grande e encantador desafio. Foi necessário entendê-los primeiro, cativá-los, criar pontes com temas comuns que ligassem nossas vivências e interesses. Foi uma experiência muito gratificante, que estimulou a vontade de continuar trabalhando para ajudar mais e melhor nas futuras turmas”, conta a professora.

O coordenador do programa, João Fábio Sanches Silva, ressalta que o UEMS Acolhe tem o potencial, enquanto uma tecnologia social, de favorecer, de promover, de incentivar cada vez mais a inserção social de imigrantes internacionais no estado de Mato Grosso do Sul.

“Na UEMS isso ocorre não só a partir dos cursos de português, mas pelo próprio sentimento de pertencimento a este local. E no âmbito do estado de Mato Grosso do Sul, o programa UEMS Acolhe vem já há anos contribuindo exatamente para o fortalecimento dessa comunidade. Porque não são apenas os cursos de português oferecidos, mas as orientações de caráter do cotidiano para essa população, junto com todos os nossos parceiros que fortalecem cada vez mais esse sentimento de solidariedade, de fraternidade e de acolhida. Com toda certeza a UEMS e o Governo do estado de Mato Grosso do Sul fazendo a diferença na vida dessas pessoas”, enfatiza.

A professora voluntária Rosa Asmus durante aula para os migrantes internacionais (Fotos: UEMS Acolhe)

Cerimônia de certificação

A UEMS certifica 166 pessoas no Curso de Extensão “Português para Migrantes Internacionais: Módulo Acolhimento” nos dias 30 e 31 de janeiro em Dourados e Campo Grande, respectivamente.

A certificação será para os alunos que concluíram o curso no segundo semestre de 2023. Participaram do curso alunos de 18 países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Egito, Haiti, Iêmen, Inglaterra, Irã, Itália, Nigéria, Paraguai, Peru, Senegal, Síria, Suécia, Tunísia, USA e  Venezuela. Em Dourados participaram 79 alunos no total, com 38 colaboradores; em Campo Grande foram 83 alunos e 32 colaboradores; e em Nova Andradina foram 4 alunos e 5 colaboradores.

A solenidade ocorrerá em Dourados no dia 30 de janeiro de 2024, às 19h30, na Primeira Igreja Batista (PIB), localizada na Rua João Cândido da Câmara, n° 10, Centro. Em Campo Grande será no dia 31 de janeiro de 2024, às 19h30, na Escola Superior da Defensoria Pública de MS, localizada na Rua Raul Pires Barbosa, 1464, Chácara Cachoeira.

Inscrições para 2024

Em fevereiro acontecerá a chamada para voluntários e capacitação.  Ainda em fevereiro também ocorrerá  a inscrição de alunos para o curso de português, com início das aulas na primeira semana de março.

Fonte: Comunicação UEMS

voucher-selecao-730x480-1

Resultado do Voucher Desenvolvedor será publicado até sábado; convocação será dia 5

Os resultados do processo seletivo das vagas para o programa Voucher Desenvolvedor realizado no domingo (28) serão disponibilizados nos dias 2 (sexta-feira) e 3 de fevereiro (sábado).
Já a convocação dos candidatos aprovados será no dia 5 (segunda-feira), no endereço eletrônico www.fapec.org/concursos.

Os dados constam no edital nº 001/2023 PROCESSO DE SELEÇÃO – PROGRAMA VOUCHER DESENVOLVEDOR (MS QUALIFICA).

Foram abertas 540 vagas, sendo 300 para Campo Grande, 90 para Dourados, 90 para Três Lagoas, 30 para Corumbá e 30 para Ponta Porã. Serão escolhidos 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino e 140 profissionais que desejam atuar no setor. Nesta primeira etapa foram mais de 2.400 inscritos.

Serão convocados para as fases 2 e 3, os candidatos aprovados na primeira fase de Prova Escrita (Objetiva) dentro das 540 vagas, podendo ainda serem convocados mais candidatos, visando a criação de um cadastro reserva, que será acionado mediante a necessidade do preenchimento de vagas disponíveis.

Na segunda fase, de análise documental, será solicitado ao candidato a apresentação de histórico escolar atualizado e de declaração da matrícula nas etapas de ensino médio na Rede Pública Estadual ou de conclusão do ensino médio para os participantes egressos desse nível de ensino. Além disso, serão solicitados documentos pessoais de identificação, comprovante de residência, certidão de nascimento, preenchimento de formulário de perfil socioeconômico e auto declaração de renda.

Na terceira fase, os candidatos aprovados nas fases anteriores participarão de uma apresentação detalhada sobre o que é ser um desenvolvedor de sistemas e também participarão de uma oficina vivencial para compreender melhor o escopo da formação técnica. A partir dessas atividades será possível observar a afinidade do candidato com a área de tecnologia para o estabelecimento de uma classificação final dos candidatos aprovados nesse processo seletivo.

Saiba Mais

Desenvolvido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em parceria com a SED (Secretaria de Educação) e Fecomércio (Sistema da Federação de Comércio), o Voucher Desenvolvedor faz parte do programa “MS Qualifica”, que visa justamente capacitar profissionais para atender a demanda do mercado.

O curso, que deve começar em março, vai dispor de 17 turmas, com duração de 16 meses, dispondo de uma carga horária de 1.200 horas. Os estudantes da Rede Estadual precisam estar no mínimo no 2º ano do Ensino Médio. Eles vão se formar como técnicos em desenvolvimento de sistemas e software.

Para desenvolver o programa, o Governo do Estado firmou nova parceria com a Fecomércio, por meio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). De acordo com a previsão, os melhores alunos vão dispor de estágio depois de seis meses de curso. 

Fonte: Semadesc

pix-ilustrativa-730x425-1

Para melhor atender aos contribuintes, IPVA de 2024 pode ser pago via pix em MS

O pagamento que caiu no gosto do brasileiro vai poder ser utilizado para ficar em dia com o IPVA (Imposto sobre Propriedadede Veículo Automotor) no Mato Grosso do Sul. O Pix, sistema de pagamento instantâneo, é mais uma comididade disponibilizada pela gestão estadual.

Conforme estatísticas divulgadas pelo BC (Banco Central), as transações feitas por Pix superam as realizadas por boletos, TEDs, DOCs e cheques somados.

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação mais importante do Governo do Estado, ficando atrás somente do ICMS. O valor arrecadado é dividido em 50% com os municípios e é aplicado conforme o planejamento financeiro, que vai de pagamento de servidores até políticas públicas como educação, saúde, segurança pública, entre outros. Ao todo serão lançados 880.446 carnês no início de dezembro para os proprietários de veículos do MS.

Conforme o secretário estadual de Fazenda, Flávio Cesar, ao optar pelo pagamento via Pix, o prazo para baixa do débito é de no máximo 5 minutos, já que o retorno bancário é instantâneo.

“Com a nova modalidade, tanto o cidadão quanto as empresas poderão quitar seus débitos de forma mais simples e ágil. O pagamento por Pix contempla todos os tipos de débitos que vão desde o IPVA, ICMS, multas, licenciamento, até taxas. A nova modalidade de pagamento desburocratiza e tornar serviço público cada vez mais eficiente”, afirmou.

São aceitos pagamentos realizados por qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma conta em uma instituição financeira ou instituição de pagamento, incluindo os bancos que não são conveniados com o Governo do Estado como os digitais, desde que sejam participantes do Pix. Estão liberados os pagamentos de tributos e taxas estaduais, inclusive aqueles inscritos em dívida ativa. No entanto, vale lembrar que os limites de horário e valor para as transações são regras determinadas pelo Banco Central.

Para garantir a segurança da transação, o secretário reforça a  utilização do novo portal e-Fazenda que já está em funcionamento e garante autenticação segura, rastreabilidade e respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

PIX

O sistema de pagamentos instantâneos tem pouco mais de três anos de operações e se mantém no auge. Criado em 16 de novembro de 2020 pelo BC, o Pix é uma política pública de inclusão para brasileiros desbancarizados, que promove um serviço ativo 24 horas, sete dias por semana, agilizando a vida financeira de milhões de pessoas.

IPVA

O valor do tributo é apurado com a aplicação do percentual sobre o valor de mercado do veículo, constante da tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Para o pagamento à vista do IPVA 2024 continua o desconto de 15%, até o dia 31 de janeiro.

Outra opção é o pagamento em cinco parcelas, sendo 1ª Parcela – 31/01/2024, 2ª Parcela – 29/02/2024, 3ª Parcela – 27/03/2024, 4ª Parcela – 30/04/2024 e 5ª Parcela – 29/05/2024. A Sefaz informa que para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, não há desconto.

Vale destacar que os proprietários que adquiriram veículos nos meses de novembro e dezembro de 2023 podem não receber os boletos até dezembro. Nesse caso será feita uma nova remessa no início de janeiro de 2024.

Portal

O e-Fazenda é o novo portal de relacionamento da Sefaz com o contribuinte que tem por objetivo garantir a identidade dos usuários, a autenticidade dos dados e informações, bem como ampliar os níveis de tecnologia e segurança que antes existiam no Portal ICMS Transparente para os demais serviços prestados pela secretaria.

O cadastramento no e-Fazenda é simples e intuitivo. São quatro passos: dados de identificação, endereço, validação e confirmação. Além disso, o usuário que possuir cadastro na conta ‘Gov.BR’, poderá fazer o seu cadastro no Portal e acessar vários serviços digitais da SEFAZ, assim como o INSS permite com a carteira de trabalho digital, seguro desemprego, entre outros.

“Trata-se da adoção do Login Único pelo Estado de MS. O usuário, utilizando somente o acesso ao ‘Gov.BR’, deixa de ter que criar outro usuário e senha para a Sefaz e usa o login único para acessar nossos serviços. O processo é uma tendência nacional e mantém o pioneirismo em desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à emissão de documentos fiscais da secretaria. É o Governo do Estado trabalhando por um Mato Grosso do Sul próspero, inclusivo, verde e digital”, finalizou o secretário.

O endereço é https://eservicos.sefaz.ms.gov.br/.

Fonte: Comunicação Sefaz

Feirao-da-Empregabilidade-2024-730x480-1

Funtrab realiza Feirão da Empregabilidade com 176 vagas para contratação imediata nesta terça

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS) organiza nesta terça-feira (30) mais um Feirão da Empregabilidade, com o objetivo de dar celeridade aos processos seletivos, além de aproximar empresas contratantes e candidatos que buscam por uma colocação no mercado de trabalho.

Além das mais de 1.800 oportunidades disponíveis diariamente na Fundação, o Feirão oferece o total de 176 vagas para contratação imediata nas áreas de Serviços, Construção civil e Comércio, com destaque para 10 vagas para farmacêuticos sem experiência. Há duas empresas com 20 oportunidades destinadas para Pessoas Com Deficiência (PcD).

Estarão presentes as equipes de recrutamento de 10 empresas nos segmentos de serviços terceirizados de limpeza, alarmes, sistema fotovoltaico, alimentação, operadora de telefonia, construção civil, restaurante, rede de farmácias e brinquedos.

A Funtrab, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), alinhada à política de desenvolvimento das atividades produtivas do Estado, que tem possibilitado a criação de postos de trabalho e de geração de renda, atua como mediadora das relações de intermediação entre o trabalhador e a vaga.

O Feirão acontece no piso térreo da Funtrab, das 08 às 11 horas / 13 às 17 horas na Rua 13 de maio, 2.773 – Centro (entre ruas Dom Aquino e Cândido Mariano). Interessados devem estar munidos de RG, CPF e Carteira de Trabalho e as Pessoas Com Deficiência(PcD), do laudo médico atualizado.

Fonte: Comunicação Funtrab

Tempo-Foto-Alvaro-Rezende-730x480-1-1

Sol e variação de nebulosidade são destaque em previsão desta terça-feira em MS

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica uma terça-feira (30) de sol, com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva. Ainda, localmente, existe a possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Segundo o órgão, as instabilidades ocorrem devido ao deslocamento de cavados em médios e altos níveis da atmosfera e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. Além disso, a direção dos ventos varia entre os quadrantes Oeste e Norte, com valores entre 30-50 km/h.

Os termômetros em Campo Grande marcam 24°C inicialmente e atingem 33°C durante o dia. Dourados registra mínima de 21°C e máximas de 37°C. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã amanhece com 21°C e tem 34°C pela tarde.

No Bolsão, Três Lagoas tem mínima de 24°C e máxima de 37°C, já Paranaíba apresenta variação entre 23°C e 36°C. Na região Norte, Camapuã e Coxim chegam aos 32°C nos horários mais quentes, com mínimas respectivas de 23°C e 24°C.

Porto Murtinho, na região Sudoeste do estado, marca 25°C inicialmente e atinge 36°C ao longo do dia. No Pantanal, Corumbá tem mínima de 25°C e máxima de 31°C, enquanto na cidade de Aquidauana a temperatura varia entre 25°C e 35°C.