Inserir-um-titulo-2024-03-25T163526.313

Ana Julia, sucuri mais famosa do mundo, morreu de causas naturais, aponta perícia

Fim de mistério! Menos de uma semana depois da sucuri Ana Júlia, a cobra mais famosa do mundo, ter sido encontrada morta em Bonito, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, a Polícia Científica do estado descobriu que a serpente morreu de causas naturais.

No domingo passado (24), o documentarista de vida selvagem, Cristian Dimitrius, encontrou a cobra, de quase 7 metros, morta, às margens do rio Formoso, em Bonito. Ele imediatamente identificou o animal como o mesmo que havia viralizado poucos dias antes em um vídeo compartilhado pelo biólogo holandês Freek Vonk e em vários outros registros feitos na região, nos últimos anos.

A morte da famosa sucuri provocou comoção na cidade e no estado, e várias hipóteses começaram a ser levantadas, algumas, inclusive, de violência contra o animal. Dois dias depois, na terça, dia 26, equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA), da Polícia Civil, do Instituto de Criminalística e uma bióloga estiveram no local.

Perícia realizada no local e raio-x que mostra a integridade da cabeça da cobra. — Foto: Reprodução
Perícia realizada no local e raio-x que mostra a integridade da cabeça da cobra. — Foto: Reprodução

“O principal objetivo nosso era caracterizar ou não se a serpente foi morta de forma violenta por um disparo de arma de fogo ou até mesmo se ela tinha algumas lesões contusas que justificassem a morte dela”, apontou o diretor da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, Emerson Lopes dos Reis.

Ele explicou que no próprio local a perita veterinária não encontrou lesões no animal condizentes com disparos de arma de fogo, mas que mesmo assim ela decidiu trazer a cobra para Campo Grande para a realização de exames complementares.

Polícia durante perícia da sucuri Ana Julia — Foto: PCMS
Polícia durante perícia da sucuri Ana Julia — Foto: PCMS

“Ela realizou outros exames, como imagens por raio-x, para que ela pudesse ter uma certeza de que esse animal não sofreu nenhum tipo de disparo de arma de fogo”, detalhou.

“Nós fizemos exames radiográficos, não encontramos nenhuma fratura na região da cabeça, que era suspeita inicialmente de ter sido lesionada e descartamos a hipótese de morte violenta…Visto que o animal não teve uma morte violenta restou por tanto uma morte por consequência de uma patologia ou alguma questão própria do animal onde ela vive, sem interferência humana na morte desse animal”, explicou a perita Maristela Melo de Oliveira.

A perita revelou ainda que aproveitou o exame para fazer a medição do animal, que atingiu os 6 metros e 36 centímetros, e também para fazer a coleta de DNA para fazer o sequenciamento genético e de outros materiais biológicos. “Coletamos esse material a fim de preservar, para interesse científico e estudos relacionados a genética desse animal”, pontuou Maristela.

Fonte: G1
jogos

Funesp abre inscrições para o 17º Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande

Estão abertas as inscrições para o 17º Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande, realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp). O evento já é tradicionalmente conhecido e tem como objetivo promover a celebração entre os povos indígenas do município, valorizando o caráter educativo e comunitário e proporcionando o esporte nas aldeias.

Serão disputadas as modalidades de Arco e Flecha, Lança, Atletismo, Cabo de Guerra, Futebol Society masculino e feminino e Futsal.

As inscrições devem ser feitas em formulários próprios e entregues no período de 25 de março de 2024, até as 16 horas do dia 19 de abril de 2024, na Gerência de Organização de Eventos da Funesp, situado na Rua Paulo Coelho Machado, 663 – Bairro Santa Fé. Após esta data as fichas não poderão ser alteradas e não serão aceitas novas inscrições.

Só participarão do 17º Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande 2024, as comunidades indígenas, regularmente inscritas nos Jogos. Além de indígenas e cônjuge não indígena que residem na comunidade participante com a autorização e assinatura na ficha de inscrição do responsável pela comunidade ficando extremamente proibida a participação de atletas de outros municípios.

Fica autorizada a participação de atletas indígenas que residam fora das comunidades, desde que tenham domicílio no município de Campo Grande ou em seus distritos (Rochedinho e Anhanduí). A veracidade da informação se dará pela assinatura do cacique na ficha de inscrição.

O Congresso técnico será dia 22 de abril de 2024 às 18:00, na Fundação Municipal de Esportes.

Na classificação final, será concedida a seguinte premiação: Troféu de 1° lugar geral para a equipe com maior pontuação; v Medalhas aos atletas classificados em 1º, 2º e 3º lugar.

Cada ano que passa, o número de participantes só aumenta. No ano de 2022 marcaram presença no parque, entre atletas, suas famílias e visitantes, mais de duas mil pessoas. São mais de 20 etnias na capital assistindo ou participando das atividades.

Os jogos são realizados pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Gerência de Organização de Eventos – GOE, da Fundação de Esportes (Funesp) e parceria com a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU).

Participaram na edição anterior as comunidades: Água Bonita, Darci Ribeiro, Parawá, Marçal de Souza, Estrela do Amanhã, Novo Dia, Água Funda Upê Noty, Peyo Kaxe, Jardim Inapólis, Tarsila do Amaral, Vivendas do Parque, Nova Canaã, Portal Caiobá, Ceramista, Roda Velha, Novo Dia, Vila Terena, Noroeste, jardim Anache e Acadêmicos indígenas.

Serviço

Para mais informações, o interessado pode entrar no endereço eletrônico da Funesp e clicar na aba “JOGOS”, depois em “Jogos Urbanos Indígenas”, depois “Regulamento Geral”.

Os Jogos Urbanos Indígenas é realizado no Parque do Sóter – Rua Cristóvão Lechuga Luengo, 25 – Bairro Vila Margarida.

vacina

Em 10 dias de campanha, 17,5 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Campo Grande

Nos primeiros 10 dias de campanha, aproximadamente 17,5 mil pessoas pertencentes aos públicos prioritários foram vacinadas contra a gripe em Campo Grande, conforme a primeira parcial divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Durante a semana, as doses estão disponíveis nas mais de 70 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município.

O município deu início a vacinação no dia 21 de março, antecipando o calendário nacional. A expectativa é vacinar ao menos 90% do público prioritário, estimado em cerca de 300 mil pessoas em Campo Grande. Inicialmente, a campanha deve ocorrer até o dia 31 de maio, conforme o cronograma do Ministério da Saúde. O dia “D” de mobilização está previsto para acontecer em 13 de abril.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, reforça a importância das pessoas buscarem as unidades para se vacinar. “É fundamental que as pessoas que pertencem aos públicos prioritários busquem as unidades para se vacinar. A vacina é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou.

A secretária lembra que o município estabeleceu algumas estratégias com o objetivo de facilitar o acesso e ampliar a cobertura vacinal, como a realização de ações itinerantes em locais de grande circulação, como shoppings e em pontos estratégicos.

“Mesmo disponibilizando mais de 70 locais para que as pessoas se vacinem durante a semana, é necessário pensarmos nas pessoas que têm essa dificuldade em razão da sua rotina. Com isso a gente consegue atender esse público e melhorar o índice vacinal da nossa população”, enfatiza.

“A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias”, complementa a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra três tipos de cepas de vírus em combinação: a. A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09; b. A/Thailand/8/2022 (H3N2); c. B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), conforme a Instrução Normativa (IN) no 261, de 25 de outubro de 2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Grupos prioritários

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

Pessoas de 60 e mais
Gestantes
Puérperas
Indígenas vivendo fora de terra indígena
Indígenas vivendo em terra indígena
Trabalhadores de saúde
Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos)
Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)
População privada de liberdade (18 anos e mais)
Funcionário do sistema de privação de liberdade
Comorbidades
Professores
Pessoas em situação de rua
Forças de segurança e salvamento
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários

#pratodosverem A imagem que ilustra a matéria mostra uma mulher morena, de cabelos pretos, amarrados, aplicando a vacina contra a gripe em uma mulher, grisalha, de cabelos curtos.

IMG_9229-730x480-1

Primeira semana do mês tem previsão de calor e pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul

Os primeiros dias de Abril devem apresentar características típicas do clima no Estado nesta época do ano, trazendo calor e umidade. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) a semana começa indicando tempo instável com chuva de intensidade fraca a moderada.

Pontualmente podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. As instabilidades atmosféricas acontecem devido à passagem de cavados (correntes de vento no céu que ajudam a formar nuvens de tempestade). Além disso a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica favorece a formação de nebulosidade e chuvas.

Estão previstas temperaturas entre 20ºC e 31°C nas regiões Sul, Sudeste e Leste do Estado. Para as regiões Sudoeste e Pantaneira espera-se que os termômetros marquem de 24°C a 33°C. No Norte e no Bolsão as mínimas devem ficar entre 22°C e 24°C com máxima de até 30°C.

Na Capital a previsão é de 22°C a 30°C. Em grande parte do Estado os ventos atuam do quadrante Norte variando de 40 a 60 km/h e pontualmente podem ocorrer rajadas acima de 60 km/h.

Entre quarta-feira (3) e quinta-feira (4) em várias cidades de Mato Grosso do Sul a previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade devido ao avanço da alta pressão atmosférica. Esse sistema meteorológico favorece tanto tempo mais firme com a elevação gradual das temperaturas quanto a probabilidade para pancadas de chuvas.

A combinação de calor e umidade pode levar até a tempestades isoladas principalmente nas regiões Centro-Norte. Estão previstas temperaturas entre 21°C e 34°C nas regiões Sul, Sudeste e Leste. Para as regiões Sudoeste e Pantaneira espera-se mínima de 24°C e máxima de 34°C.

Nas regiões Norte e Bolsão os termômetros devem marcar entre 22°C e 34°C. Em Campo Grande são esperadas temperaturas entre 22°C e 33°C, os ventos atuam nos quadrantes Norte e Leste entre 30 e 50 km/h. Pontualmente pode haver rajadas de vento mais fortes.

Fonte: CEMTEC

Funtrab-Foto-Bruno-Rezende-15-730x480-1

Abril começa com 3,5 mil vagas de emprego em todo o Mato Grosso do Sul

Ao todo 3.581 vagas de emprego estão à espera de interessados na Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul). A maioria das oportunidades é para Campo Grande onde existem 1.345 ofertas nas mais variadas áreas neste começo de mês.

Chama atenção a quantidade de vagas oferecidas a ajudante de carga e descarga de mercadoria (61), atendente de balcão (45), de lanchonete (87), auxiliar de cozinha (43), de limpeza (56), linha de produção (47), operador de caixa (67), pedreiro (70) e servente de obras (45).

Para pessoas com deficiência são 59 vagas exclusivas, entre elas de assistente administrativo, atendente de loja, técnico em manutenção de equipamentos de informática.

As cidades do interior com maior oferta de vagas são: Chapadão do Sul (252), Dourados (204), Cassilândia (187), Batayporã (151), Sidrolândia (128), Costa Rica (124), Três Lagoas (111) e Bataguassu (105). Entre os profissionais mais procurados estão: alimentador de linha de produção, motorista de caminhão, auxiliar técnico florestal e auxiliar nos serviços de alimentação.

A lista completa de vagas pode ser conferida aqui, onde também consta o endereço de todas as unidades da Casa do Trabalhador das respectivas cidades. Os interessados devem comparecer nestes locais com carteira de trabalho, RG e CPF.

Fonte: Comunicação Governo de MS