2024-08-13T173342Z_1_LYNXMPEK7C0LQ_RTROPTP_3_ISRAEL-PALESTINIANS-HAMAS-IRAN

Agência diz que Irã faz exercícios militares no norte do país, em meio a promessa de retaliação a Israel

A tensão continua no Oriente Médio com as promessas do Irã de retaliação a Israel após a morte do ex-chefe do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, e nesta terça-feira (13), mais um sinal de alerta: o governo iraniano está realizando uma série de exercícios militares no norte do país.

Segundo a agência de notícias Mehr, o exercício ocorreu por uma hora, das 19h30 às 20h30 no horário local, na província de Gilan, no Mar Cáspio, para fazer um teste que pode aumentar a prontidão defensiva das forças navais do Exército.

Este é o segundo exercício militar relatado do Irã em três dias e ocorre após o Irã ter rejeitado os apelos da França, Alemanha e Reino Unido para não realizar um ataque retaliatório contra Israel, o que aumentaria ainda mais as tensões no Oriente Médio. No entanto, há a expectativa da comunidade internacional de que um possível acordo de cessar-fogo na guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas pode atrasar ou até impedir o ataque iraniano.

Também nesta terça, mais cedo, o Hamas informou ter lançado dois foguetes M90 contra Tel Aviv, capital israelense.

Em comunicado, o grupo terrorista afirmou que o ataque era uma resposta aos “massacres sionistas contra civis e ao deslocamento deliberado” da população palestina. Pelo menos 19 pessoas morreram em Gaza em ataques aéreos nesta terça.

Segundo militares de Israel, um dos foguetes disparados caiu no mar e outro não atingiu o território israelense, e não houve relato de vítimas.

Negociações por um cessar-fogo em Gaza atrasam ataque, dizem fontes

Nesta terça, o Ministério das Relações Exteriores iraniano rejeitou os apelos de França, Alemanha e Reino Unido por moderação em relação a Israel, afirmando que falta aos chamados “lógica política” e que eles “contradizem princípios do direito internacional”.

De acordo com a agência de notícia Reuters, três autoridades iranianas de alto escalão afirmam que apenas um acordo de cessar-fogo em Gaza pode atrasar os planos de retaliação do Irã contra Israel pela morte do ex-chefe do Hamas.

Uma das fontes, um alto funcionário de segurança iraniano, disse que o Irã, junto com aliados como o Hezbollah, lançará um ataque direto se as negociações de Gaza falharem ou se for avaliado que Israel está arrastando as negociações.

As fontes, no entanto, não dizem quanto tempo o Irã permitirá que as negociações progridam antes de responder.

Netanyahu diz que Hamas atrasa negociações

Em comunicado através da rede social X, nesta terça, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rebateu afirmações que teria acrescentado novas exigências para o cessar-fogo e disse que foi o Hamas que exigiu 29 mudanças.

“A alegação de que o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu acrescentou novas exigências ao esboço de 27 de maio é falsa. O rascunho de 27 de julho não inclui novas condições e não contradiz o esboço de 27 de maio. Foi o Hamas quem exigiu 29 mudanças, algo a que o primeiro-ministro se opôs”, diz o post.

Segundo o texto, há discordâncias em relação à libertação dos reféns e à forma como prisioneiros palestinos serão libertados, e é necessária a criação de um mecanismo de verificação para conseguir garantir o retorno de civis ao norte da Faixa de Gaza, proposta apresentada pelos Estados Unidos, aliados do país.

2lf2sk5yhry84

Bolívia pede ajuda ao Brasil para combate a incêndios florestais; Itamaraty avalia pedido

O governo da Bolívia solicitou ao Brasil apoio para o combate aos incêndios florestais. No Pantanal, área de fronteira entre os países, a Serra do Amolar foi atingida pelo fogo recentemente. O pedido de ajuda foi enviado à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e é avaliado pelo Itamaraty.

O pedido da Bolívia consiste no envio de aeronaves para “ataques aéreos a focos de incêndio e para transporte pessoal e de carga”. O governo boliviano também pediu o envio de brigadistas ou bombeiros militares para o controle das chamas em terra.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Itamaraty, avalia o pedido de ajuda que já foi formulado. O governo brasileiro não informou quando e se vai atender à solicitação do país vizinho.

O fogo consome o bioma há mais de três meses. Mais 1,5 milhão de hectares foram destruídos pelas chamas, o que deixa um rastro de devastação ambiental e morte de animais. Para se ter uma dimensão, a área completamente destruída representa quase 10% de todo o território pantaneiro no Brasil.

Na última semana, a chegada de uma frente fria zerou os incêndios no Pantanal. Entretanto, especialistas alertam para o fogo subterrâneo, chamado de turfa. Brigadistas e bombeiros seguem em atenção ao combate no bioma.

Fogo na fronteira entre Brasil e Bolívia

Na Bolívia, o Pantanal é chamado de “Chaco”. O encontro dos territórios da maior planície alagável do mundo entre os países ocorre na região da Serra do Amolar, Patrimônio Nacional da Humanidade e santuário da biodiversidade. O foco na fronteira entre os países seguiu ativo até este domingo (11), segundo o Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul (CBM-MS).

Antes da frente fria que chegou sobre o Pantanal brasileiro e, consequentemente, na área boliviana, o fogo chegou a consumir grandes áreas da Serra do Amolar na Bolívia. O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) alertou para o fogo, que ameaçava o território do bioma no Brasil.

O Brasil e a Bolívia possuem uma faixa de fronteira de mais de 3 mil quilômetros, margeadas do lado brasileiro pelos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que abrigam o Pantanal em território nacional.

Nas últimas 48 horas, o sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicou 310 focos de incêndios ativos no país vizinho. No Brasil, foram acumulados 2473 pontos de calor.

Nota do Itamaraty

Leia a nota do Itamaraty na íntegra abaixo:

“O governo da Bolívia solicitou ao Brasil apoio para o combate a incêndios florestais. O pedido, enviado à Agência Brasileira de Cooperação (ABC), consiste no envio de aeronaves de dois tipos – para ataques aéreos a focos de incêndio e para transporte pessoal e de carga -, além de envio de brigadistas e/ou bombeiros militares. O governo brasileiro avalia, juntamente com o governo boliviano, o pedido de ajuda formulado pelo país vizinho”.

whatsapp-image-2024-08-13-at-075209

Irmãos são executados a tiros dentro de banheiro de casa em Campo Grande

Irmãos, de 30 e 22 anos, foram executados na casa onde moravam, no bairro Danúbio Azul, em Campo Grande, na noite de ontem (12). Conforme a delegada que recebeu o caso, Joilce Ramos, os corpos das vítimas foram encontrados de mãos dadas dentro do banheiro da residência.

As vítimas foram identificadas como Matheus da Silva Pereira, de 22 anos, e Paulo Henrique Ramires Pereira, de 30. Segundo as informações da Polícia Civil, dois atiradores chegaram ao local, foram até a casa dos irmãos e efetuaram mais de 11 disparos. Uma terceira vítima foi atingida pelos tiros e encaminhada para atendimento médico.

Local do crime, em Campo Grande. — Foto: Reprodução
Local do crime, em Campo Grande. — Foto: Reprodução

Equipes da Polícia Militar, do Batalhão de Choque e da Perícia Técnica foram encaminhadas ao local das mortes. Os irmãos foram encontrados com vários disparos no banheiro da residência. “Os dois tentaram se esconder no banheiro. Quando o atirador entrou, foi direto para o banheiro, executar os dois. Os corpos estavam um em cima do outro e estavam de mãos dadas”, complementou a delegada.

Os suspeitos fugiram à pé do local e são procurados pela polícia. Imagens de câmeras de segurança de casas vizinhas vão ajudar na identificação dos autores do crime, segundo a investigação.

Mateus tinha passagens por violência doméstica, vias de fato, roubo e desacato. Já Paulo, tinha uma extensa ficha criminal: lesão corporal dolosa, violência doméstica, tráfico de drogas, roubo majorado, roubo, furto, ameaça, sequestro e cárcere Privado, vias de fato e perturbação do trabalho.

O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol, em Campo Grande.

FEIRAO-13-08-730x480

Feirão da Empregabilidade na Funtrab oferece 232 oportunidades na manhã desta terça

Para propor dinamicidade aos processos seletivos e aproximar empresas contratantes e candidatos que estão em busca de empregos, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) organiza para esta terça-feira (13) mais um Feirão da Empregabilidade.

Estarão presentes as equipes de recrutamento de 10 empresas nos segmentos de limpeza, consultoria de RH, parque aquático, frigorífico, telecomunicações, atacadista, construção civil e supermercados. São 232 oportunidades para contratação de forma ágil, além das mais de 1,9 mil oportunidades disponíveis na Funtrab em variadas áreas.

Vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a Funtrab, alinhada à política de desenvolvimento das atividades produtivas do Estado que tem possibilitado a criação de postos de trabalho e de geração de renda, atua como intermediadora entre o trabalhador e a vaga.

O Feirão acontece no piso térreo da Funtrab, na rua 13 de maio, 2.773 (entre ruas Dom Aquino e Cândido Mariano), das 8h às 11h. Interessados devem estar munidos de RG, CPF e Carteira de Trabalho para se cadastrar.

Fonte: Funtrab

Projeto-da-Agroceres-na-MS-040-Foto-Divulgacao-Agroceres7-730x480

Exemplo de encadeamento produtivo, suinocultura de MS terá a 1ª central de sêmen a partir de novembro

A suinocultura sul-mato-grossense que possui elevado padrão de produção e sustentabilidade e exemplo de encadeamento produtivo, está prestes a atingir um novo patamar na genética suína. A primeira unidade de produção de sêmen suíno de Mato Grosso do Sul, que está sendo contruída a 30 km de Campo Grande, na rodovia MS-040 será inaugurada em novembro.

O investimento de R$ 50 milhões está sendo desenvolvido pela Agroceres PIC e que terá capacidade de atender 120 mil matrizes suínas/ano. A atualização do empreendimento foi feita pelo diretor-superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Furtado da Rosa e o gerente de produção Nevton Hector Brun, durante visita ao estande do Governo do Estado, na SIAVS2024 (Salão Internacional de Proteína Animal), realizado na semana passada em São Paulo.

Na ocasião os empresários foram recebidos pelo secretário Jaime Verruck, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta e o gestor de suinocultura Rômulo Gouveia.

Diretores da Agroceres foram recebidos pelo secretário Jaime Verruck (centro) e equipe de Desenvolvimento Econômico da Semadesc, Rogério Beretta e Rômulo Gouveia

De acordo com odiretor da Agroceres PIC, Alexandre Furtado com a expansão da suinocultura sul-mato-grossense em novos projetos e iniciativas do Governo, a empresa achou que era o momento de construir uma central de inseminação artificial para fornecer sêmen ao invés de reprodutores dentro de MS, para atender o Estado e o vizinho Mato Grosso.

“O projeto começou grande com 850 reprodutores, podendo até crescer no futuro, dependendo da adesão. Achamos uma área na 040 a 30 km de Campo Grande para instalar a central. A obra está em construção deve ser inaugurada na última semana de novembro. Aí entramos com os reprodutores em dezembro e a partir de fevereiro começamos a produçãao de sêmen com a capacidade acima de um milhão de doses por ano”, salientou.

A meta, segundo Furtado, é fazer o atendimento de novos projetos. “É uma solução para o produtor que fica apenas na produção de animais. Não precisa ter laboratório, ter machos para coletar. Hoje uma central com menos de 250 a 300 machos ela fica um pouco inviável para o suinocultor, então a central supre esta necessidade”, complementa.

Outro diferencial do empreendimento é que a central é a primeira no País a atender as novas normativas de bem estar animal. “Na central os suínos não ficarão em gaiolas, mas sim em baias de seis metros quadrado. Isso é muito importante pois todos nossos clientes têm compromisso de sustentabilidade animal”, pontuou.

Com relação aos projetos de suinocultura no Estado, Moraes destaca a Aurora que está ampliando o abate em São Gabriel do Oeste, para 5,5 mil suínos por dia. “A Aurora era uma empresa muito focada no mercado doméstico e vem crescendo as exportações e atingindo os mercados premium antes das concorrentes dela, tipo o Japão. Isso é muito positivo, porque Japão é um mercado difícil de entrar, mas uma vez que você entrou, eles vão te dando mais espaço. E a Aurora fez um ótimo trabalho, para o Canadá também, ela tem uma exportação para aquele país”, acrescentou.

A Agroceres também lembrou a parceria com as cooperativas afiliadas no MS. “Temos a Cooasgo, a Coperdia e a Alfa, todas têm alvos de crescimento para atender esse abate a mais que vai ter em São Gabriel do Oeste. E as três são parceiras nossas. A maior é a Cooasgo, onde temos uma multiplicadora. Essa multiplicadora funciona como uma filial em MS”, afirmou.
Outro projeto de expansão que está no radar da empresa é uma nova granja em Rio Negro que terá a produção de duas mil fêmeas.

Ambientação de negócios

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck destacou que essa será a primeira unidade produtora de sêmen suíno no Centro-Oeste e uma das maiores do país.

“Este empreendimento completa todo o encadeamento produtivo da suinocultura em Mato Grosso do Sul. Um conceito que o Governo do Estado vem trabalhando para realizar nos últimos anos. Com este projeto, o MS que já é referência nacional na produção de proteína animal, eleva seu padrão no mapa da genética suína”, ressalta Verruck.

Ele ressalta a importância da participação do Governo do Estado eventos como a SIAVS para captar empreendimentos, focado numaa visãao de melhoria da ambientação dos negócios.”Vale lembrar que este emprreendimento foi captado durante a participação num SIAVS e hoje se torna realidade. Esta participação mostra que além dos produtos e potencialidades, levamos segurança jurídica para quem deseja empreender aqui. O Governo de MS representa esta segurança do empresário, essa relação direta que ele consegue no Governo”, finalizou.

Suinocultura em números

No primeiro trimeste de 2024, foram 652.664 cabeças de suínos abatidos no Estado, segundo dados do IBGE, e alcança o 7º lugar no ranking de abates. No primeiro semestre do ano, as exportações de Mato Grosso do Sul somaram US$ 21.038,592,00, correspondentdo a 11,8 mil toneladas, o que representa 1,64% do total de exportações brasileiras no período, o que coloca o Estado como 6º no ranking de comércio exterior.

Fonte: Semadesc

Ipes-Foto-Bruno-Rezende-05-730x480

Terça-feira promete ser de sol e tempo firme em Mato Grosso do Sul, mas frio permanece

A terça-feira (13) será um dia predominantemente ensolarado e seco para Mato Grosso do Sul, com variações na nebulosidade. A presença de um sistema de alta pressão atmosférica continuará a dominar o Estado, garantindo um tempo firme ao longo do dia. Apesar dessas condições, o frio permanece.

Nas regiões sul, leste e sudeste, a previsão indica temperaturas mínimas variando entre 4°C e 8°C e máximas entre 17°C e 23°C. Em algumas localidades, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo dos 4°C, especialmente nas áreas mais elevadas.

Já no Pantanal e sudoeste, as mínimas deverão ficar entre 9°C e 15°C, com máximas alcançando de 23°C a 26°C. Nas regiões norte e Bolsão, as mínimas vão de 8°C a 12°C e as máximas poderão chegar a 29°C. A região de Campo Grande experimentará mínimas entre 9°C e 11°C e máximas variando entre 20°C e 23°C.

Fonte: CEMTEC