CONSORCIO-SIM-4-1536x1023

SIM Central MS se prepara para abrir mercado nacional para produtores com adesão ao SISBI-POA

O Consórcio Central MS deu mais um passo importante para integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Na última segunda-feira (11), foi realizada a “Oficina sobre o SISBI do Projeto CONSIM”, promovida pelo Ministério da Agricultura (MAPA), com o objetivo de orientar os participantes sobre os padrões exigidos pelo MAPA para adesão ao SISBI-POA.

A expectativa é que todas as etapas do Projeto CONSIM sejam concluídas até o próximo ano, e que, a partir de março de 2025, o SIM Central MS receba o título de adesão, permitindo que empresários e produtores comercializem seus produtos não só em Campo Grande e nos municípios consorciados, mas em todo o território nacional.

Para o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária, José Antônio Roldão, a iniciativa abre novas oportunidades para produtores em todo o Brasil. “É um movimento fantástico de ampliação de fronteiras, que promove uma parceria entre Município, Governo Estadual e Governo Federal, incentivando o desenvolvimento regional. Isso ficou claro em nossa experiência na Bahia, onde pudemos ver o impacto do projeto. Aqui no Mato Grosso do Sul, temos um enorme potencial para expandir essa iniciativa, garantindo que os produtores possam oferecer produtos de qualidade em todo o país”, afirmou Roldão.

O gestor do Serviço de Inspeção Municipal executado pelo SIM Central MS e secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Júnior, avaliou que iniciativa é uma oportunidade para vendermos a marca “Pantanal” e chegarmos a todos os cantos do país. “Nós temos uma marca muito forte no Mato Grosso do Sul que a gente explora pouco que é a “Pantanal”, quando a gente põe esse nome “Pantanal”, a gente pode estar aqui em Campo Grande, que a gente consegue vender. Eu dou como exemplo para você: esses dias que eu fui em uma feira orgânica e comprei um mel com a marca “Pantanal”. Alguém trouxe esse mel e vendeu aqui. Se ele tivesse SISBI, esse produto poderia entrar em todos os mercados do Brasil, aí você potencializa não só a geração de empregos, como o comércio, mas também levar o nome do nosso estado, das nossas cidades para o Brasil todo”, concluiu.

A prefeita Adriane Lopes ressaltou que atualmente 83 empresas possuem o selo de inspeção municipal dentro do Consórcio Central SIM, e outras 131 estão em processo de inscrição. Segundo o registro de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do governo federal, aproximadamente 2,3 mil empresas podem se enquadrar nos critérios para obter o SIM Central MS. “Muitas dessas empresas poderão também se habilitar ao SISBI-POA, ampliando sua atuação para o mercado nacional”, explicou.

O empresário Carlos Linares, da Pescados Linares, é um exemplo de quem já sente os benefícios do consórcio. Com o selo do SIM há sete anos, ele viu suas vendas crescerem cerca de 10% ao integrar o SIM Central MS, entregando seus produtos nos municípios consorciados. “A grande vantagem é você poder levar seu produto para outros municípios, que fazem parte do consórcio. Isso ajuda muito, porque você não fica só na capital. Minha venda aumentou cerca de 10%, desde que aderimos ao Consórcio Central MS, já são em média 70 toneladas de pescados ao mês, com a entrada ao SISBI-POA esperamos crescer em até 25%”, disse.

Com a capacitação, o objetivo é habilitar pequenos e médios produtores a alcançarem a certificação necessária para comercializar produtos de origem animal, como carnes, laticínios e pescados, em nível nacional, gerando emprego e renda para Campo Grande e para os municípios consorciados. Hoje são mais de 13 mil trabalhadores no setor atacadista e varejista com carteira assinada e 780 MEIs, totalizando 14 mil pessoas atuando no comércio atacadista e varejista que comercializam produtos de origem animal.

Totalmente de graça, a iniciativa levou informações a representantes das agroindústrias, médicos-veterinários, responsáveis técnicos, representantes municipais, gestores dos consórcios e equipes técnicas dos serviços de inspeção sobre os requisitos técnicos e as normas de segurança que as empresas precisam cumprir para se adequar aos padrões exigidos MAPA para obter o SISBI-POA.

Projeto CONSIM

O SIM Central MS foi selecionado em maio deste ano para integrar o Projeto CONSIM do Ministério da Agricultura, sendo um dos consórcios do país que trabalham para aderir ao SISBI-POA. Com a adesão, empresários e produtores cadastrados no SIM Central MS poderão comercializar seus produtos em todo o Brasil, ampliando o mercado além da Capital e dos municípios consorciados.

A oficina foi organizada pelo Consórcio Central MS e pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, com foco na orientação técnica dos consorciados para a integração ao SISBI-POA.

O SISBI-POA é obrigatório para que agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e derivados comercializem seus produtos em âmbito nacional. Esse sistema amplia o comércio local, aumenta a competitividade das empresas e facilita o acesso a novos mercados, promovendo o crescimento econômico.

Fonte: PMCG

FUNSAT-VAGAS

Funsat anuncia 2.176 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (13)

Para quem busca uma vaga de trabalho formal neste final de ano, a quarta-feira (13) pode representar uma grande oportunidade na Funsat (Fundação Social do Trabalho), que está oferecendo 2.176 vagas. O órgão faz a intermediação para oportunidades em 253 empresas de Campo Grande, com recrutamento ativo para 193 profissões. As vagas estão disponíveis para candidatos com cadastro atualizado na Agência de Empregos da Funsat.

Entre as oportunidades, destacam-se vagas para açougueiro (3), advogado previdenciário (1), alinhador de pneus (2), almoxarife (4), analista de Recursos Humanos (1), atendente de lanchonete (12), barbeiro (6), consultor de vendas (37), eletricista (2), farmacêutico (6), magarefe (100), operador de caixa (210), pedreiro (15), social media (1), torneiro mecânico (1), zelador (11), entre outras.

Triagem para Candidatos Sem Experiência

Na lista de 1.272 contratações possíveis para candidatos sem experiência, que abrangem 85 cargos, a Funsat destaca seis áreas de recrutamento: atendente de padaria (65 vagas), auxiliar de limpeza (43), auxiliar de linha de produção (162), auxiliar nos serviços de alimentação (157), operador de movimentação e armazenamento de carga (4), repositor de supermercados (130), e vendedor interno (10).

Inclusão Profissional para PCD

Para a inclusão profissional de pessoas com deficiência (PCD), a Fundação oferece vagas em 12 funções: almoxarife (1), atendente de berçário (1), atendente de farmácia (3), auxiliar administrativo (5), auxiliar de estoque (1), auxiliar de lavanderia (1), auxiliar de limpeza (1), auxiliar de linha de produção (5), copeiro (5), escriturário (1), recepcionista (2), e técnico em Segurança do Trabalho (1).

Para aumentar as chances de ser convocado para uma entrevista, é necessário que o candidato mantenha o currículo atualizado no sistema da Funsat. A atualização do cadastro pode ser feita pessoalmente na sede da Funsat, localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória.

Veja abaixo o quadro geral das oportunidades do dia: 

Vagas de Emprego – FUNSAT

transferir (1)

Bicheiro Rogério Andrade fica isolado em presídio de segurança máxima em MS

O bicheiro Rogério Andrade preso no mês passado no Rio de Janeiro foi transferido para o presídio federal de segurança máxima de Campo Grande nesta terça-feira (12).

Rogério Andrade chegou ao presídio de Campo Grande por volta das 15h56 (horário local) e vai ficar em isolamento por 20 dias, seguindo procedimento padrão para detentos que dão entrada na penitenciária.

A transferência do bicheiro foi determinada pela 1º Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Rogério estava preso desde o mês passado na Penitenciária de Segurança Máxima de Bangu 1, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Conforme o Sistema Penitenciário Federal, a cela onde o bicheiro está tem 6 m² e possui cama, banco, escrivaninha, prateleiras, vaso, pia e chuveiro. O contraventor também recebeu o kit padrão entregue aos presidiários com uniformes (bermuda e calça, camiseta e blusa de frio) e materiais de higiene pessoal (escova e pasta de dente, sabonete, desodorante e toalha).

O contraventor passará por avaliação do seu quadro clínico feito com médicos, psicólogos, dentista, assistentes socais e outros profissionais durante o tempo do isolamento. Rogério Andrade terá direito a banho de sol individual, em solário que fica anexo à cela.

Após 20 dias, ele será transferido para uma cela de 7 m² com o mesmo padrão do isolamento. Rogério Andrade terá direito a banho de sol com, no máximo, 12 presos, visitas semanais pelo período de três horas e contato com o advogado por uma hora. Os encontros com a defesa poderão ser semanais.

Segundo decisão do juiz Iamassaki Fiorentini, da 1ª subseção judiciária de Campo Grande, o contraventor vai ficar preso por um ano no presídio federal.

Na unidade em Campo Grande, Rogério Andrade deverá conviver com outros presos como:

  • Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho, o mais temido miliciano do Rio;
  • deputado federal Chiquinho Brazão, apontado como um dos mandantes do assassinato da vereadora do Rio Marielle Franco (PSOL);
  • e Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, um dos chefões do Comando Vermelho.

Maior contraventor do RJ

Rogério Andrade, patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, é considerado o maior contraventor do Rio de Janeiro. Ele é acusado de ser o mandante da morte do rival Fernando de Miranda Iggnácio, em 2020.

Iggnácio era genro de Castor de Andrade, um dos chefões do jogo do bicho no Rio de Janeiro que morreu de infarto em 1997. Considerado favorito pelo sogro, ele assumiu esse império deixado por Castor e o expandiu com máquinas de caça-níqueis.

Rogério é sobrinho de Castor e sempre teve desavenças com o Iggnácio. No fim dos anos 90, Rogério revolveu investir também no caça-níquel e passou a invadir parte do negócio de Iggnácio, dando início a uma guerra sangrenta na família: pelo menos 50 pessoas foram assassinadas na disputa.

WhatsApp-Image-2024-11-12-at-13.40.23-2-730x480

Beneficiários do Mais Social vivem expectativa de melhorar de vida com cursos gratuitos

A esperança de Josiane é de que, com a qualificação e com muita dedicação e trabalho, ela se consolide como uma empreendedora e conquiste uma vida melhor para a família.

“Cursos de manipulação de alimentos são muito caros. Hoje não tenho condição de pagar. Então, aproveito as oportunidades que aparecem. Eu sou da área da educação, mas trabalhei em uma doceria na Avenida Mato Grosso onde aprendi a fazer pudim, bombom surpresa, musse e faço também ovos de Páscoa. É muito gratificante trabalhar com isso”, conta Josiane.

Os três cursos que Josiane fará ainda em novembro são oferecidos gratuitamente aos beneficiários do Mais Social por meio de uma parceria entre Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

Assim como ela, muitas outras beneficiárias estão se cadastrando nos cursos. É o caso da mãe de Josiane, Luiza da Silva Costa, que aos 57 anos também vai fazer aprender a fazer bolo caseiro.

Além das aulas de culinária, tem opções na área de beleza (maquiagem e design de sobrancelha) e noções de oratória, gestos e postura. As primeiras começam no dia 18 e serão ministradas nos Senac de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã.

Serviço – Os beneficiários que tiverem dúvidas sobre o Mais Social e os cursos de qualificação podem telefonar para (67) 3368-9000.

Confira a programação dos cursos:

CAMPO GRANDE (SENAC HUB)

  • Dicas de Maquiagem (8h) –  18 e 19 de novembro/ Noturno
  • Fotografia Mobile Criativa: Dominando Seu Smartphone Como Câmera (4h) – 18 de novembro / Noturno
  • Dicas de Maquiagem (8h) –  21 e 22 de novembro / Noturno
  • Fotografia Mobile Criativa: Dominando Seu Smartphone Como Câmera (4h) – 21 de novembro / Noturno
  • Workshop: Técnicas Básicas de Design de Sobrancelha (8h) – 25 e 26 de novembro / Noturno
  • Noções de oratória, gestos e postura (4h) – 26 de novembro /  Noturno
  • Fotografia Mobile Criativa: Dominando Seu Smartphone Como Câmera (4h) –  25 de novembro / Noturno

CAMPO GRANDE (SENAC ESCOLA DE TURISMO E GASTRONOMIA)

  • Faça e Venda: Bolos de Pote (4h)-  19 de novembro / Manhã
  • Faça e Venda: Bolos de Pote (4h) – 25 de novembro / Tarde
  • Preparo de Bolo Caseiro (4h) – 18 de novembro / Manhã
  • Preparo de Bolo Caseiro (4h) – 26 de novembro / Tarde
  • Biscoitos e cookies (4h) – 19 de novembro / Tarde
  • Biscoitos e cookies (4h) –  25 de novembro / Manhã

DOURADOS

  • Dicas de Maquiagem( 8h) –  18 e 19 de novembro / Noturno
  • Workshop: Técnicas Básicas de Design de Sobrancelha (8h) –  21 e 22 de novembro / Noturno
  • Noções de oratória, gestos e postura (4h) –  25 de novembro / Noturno
  • Preparo de Bolos caseiros (4h) – 18 de novembro / Noturno
  • Preparo de Bolos caseiros (4h) – 21 de novembro / Noturno

PONTA PORÃ

  • Dicas de Maquiagem(8h) –  18 e 19 de novembro /  Noturno
  • Técnicas básicas de Design de Sobrancelha (8h) – 21 e 22 de novembro / Noturno
  • Noções de oratória, gestos e postura (4h) –  26 de novembro / Noturno

TRÊS LAGOAS

  • Dicas de maquiagem (8h) –  19 e 21 de novembro / Noturno
  • Dicas de maquiagem (8h) – 19 e 21 de novembro / Noturno
  • Técnicas básicas de Design de Sobrancelha (8h) – 26 e 28 de novembro / Noturno

Fonte: Comunicação Sead

WhatsApp-Image-2024-11-12-at-15.20.14-730x480

Opção de lazer: Bioparque Pantanal abrirá as portas no feriado com horário especial

O Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, estará aberto em horário especial nos dias 14 e 15 de novembro, das 8h30 às 14h30, com última entrada às 13h30. Na quinta-feira, será ponto facultativo em celebração ao Dia do Servidor Público Estadual. Já na sexta-feira comemora-se a Proclamação da República.

A visita é gratuita e deve ser agendada pelo site oficial do empreendimento que estará de portas abertas para receber o público. Com mais de cinco milhões de litros de água, o ponto turístico é a casa de aproximadamente 40 mil animais.

O Bioparque é uma excelente opção de passeio no feriado, mas vai além do lazer e oferece uma experiência única, proporcionando educação ambiental e popularização da ciência para todas as idades. Quem estiver no local terá a oportunidade de conhecer a famosa sucuri Gaby, jiboia Rachel Carson, a lobinha Delinha e o imponente pintado Adriano.

E para os amantes de inovação e tecnologia, o Bioparque ainda conta com o Museu Interativo da Biodiversidade (MiBio). O local oferece cinema com imagens dos rios de Mato Grosso do Sul, tela interativas, exposição com sons de animais do Pantanal, microscópio e muito mais.

Fonte: Comunicação Bioparque Pantanal

WhatsApp-Image-2024-11-12-at-09.54.51-730x480

Esporte escolar: delegação de Mato Grosso do Sul disputa os Jogos da Juventude em João Pessoa

Entre hoje (13) e 28 de novembro, João Pessoa (PB) sediará os Jogos da Juventude 2024, promovidos pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Mato Grosso do Sul será representado por delegação composta por 155 atletas, que viajaram para competir ao lado de jovens de todo o Brasil.

Os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul, promovidos pelo Governo do Estado por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), serviram como seletiva estadual e reuniram mais de 3,5 mil estudantes-atletas em outubro deste ano. Agora, os atletas sul-mato-grossenses estão prontos para a etapa nacional.

A cerimônia de abertura do evento será realizada nesta quarta-feira (13), às 18 horas (horário de MS) no Teatro Pedra do Reino, onde também será montado o comitê organizador dos Jogos e a central de alimentação para as 27 delegações participantes. Os Jogos da Juventude 2024 receberão cerca de 4,5 mil atletas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Nesta edição, os estudantes-atletas competirão em 18 modalidades olímpicas, incluindo: águas abertas, atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling (luta olímpica).

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda deseja sucesso à delegação e reforçou o orgulho do Estado pelo talento e dedicação dos representantes sul-mato-grossenses. “Ver esses atletas representando o Estado em uma das maiores competições escolares do país nos enche de orgulho. Desejamos muita sorte a cada um deles e esperamos que retornem com excelentes resultados, mostrando todo o talento de Mato Grosso do Sul para o Brasil”.

Para Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, a participação é uma grande oportunidade para os jovens atletas do Estado. “Estamos muito empolgados com a presença de Mato Grosso do Sul nos Jogos da Juventude deste ano, especialmente em uma competição de alto nível como esta, promovida pelo COB. Nossos atletas estão bem preparados e prontos para representar nosso Estado com muita determinação. Esperamos ótimos resultados”.

A diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte, Karina Quaini, destaca a expectativa de conquistas para o Estado. “A expectativa é que Mato Grosso do Sul retorne com muitas medalhas. Temos atletas com grande potencial, como no basquetebol, onde competimos na primeira divisão, e esperamos ótimos resultados”.

Fonte: Comunicação Setesc

Clarice-730x480

Novembro Roxo: referência em atendimento neonatal, HRMS já atendeu mais de 110 prematuros em 2024

Referência no atendimento a gestantes de alto risco e em neonatologia, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) já atendeu mais de 110 prematuros no primeiro semestre deste ano. Neste mês, é celebrado o Novembro Roxo, com o intuito de conscientizar a população acerca dos desafios dos nascimentos prematuros em todo o mundo.

O hospital conta com 35 leitos neonatais, sendo 10 de UTI neonatal, 20 na Unidade Neonatal de Cuidados Intermediários e 5 na Unidade Canguru. Além disso, o HRMS é Centro de Referência Estadual para o Método Canguru, que garante atenção humanizada, qualificada e individualizada para os bebês e suas famílias.

A médica intensivista pediátrica Miriam Jorge Azevedo Dias explica que um pré-natal bem feito ajuda a reduzir as chances de um parto prematuro. Entre as principais causas de partos prematuros estão: ausência de pré-natal, Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, diabetes gestacional e descolamento prematuro de placenta, além de infecções maternas, que são causas evitáveis, já que podem ser diagnosticadas e tratadas, como infecção urinária, por exemplo.

“O pré-natal é uma demonstração de amor. Mesmo com um bom pré-natal, um parto prematuro pode ocorrer, mas nossa equipe tem toda a qualificação e estrutura para proporcionar o atendimento necessário, visando o bem-estar atual e futuro dos bebês”, ressalta a médica.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) do ano passado apontam que cerca de 12% dos bebês nascem prematuros no Brasil. A prematuridade é a principal causa de mortalidade em crianças menores de 5 anos.

A médica neonatologista da UTI Neonatal do HRMS, Bianca Stavis Conte, afirma que os prematuros que nascem com peso inferior a 1500g são os de maior risco, tanto de mortalidade quanto de sequelas relacionadas à prematuridade, como neurológicas, respiratórias, visuais, entre outras.

“Atualmente, a sobrevida tem aumentado mesmo entre os bebês mais imaturos, que têm abaixo de 1000g. Aqui no HRMS, o bebê que nasce com 1500g tem uma sobrevida superior a 80%. Os que nascem com menos de 1000g têm sobrevida de 50%. Nosso principal desafio é assegurar cuidado de qualidade para melhorar a sobrevida dos bebês mais imaturos e garantir uma qualidade de vida melhor. Isso depende do engajamento das equipes de saúde e também dos investimentos tecnológicos, pois a neonatologia tem vivido avanços tecnológicos importantes nos últimos anos”, explica.

Partos prematuros são aqueles que acontecem antes de 37 semanas de gestação. Clarice Leal já era mãe e, há cerca de 20 dias, deu à luz Gael, em um parto normal, com 31 semanas de gestação. Devido à hipertensão, sua gestação era de alto risco, e ela realizou todo o pré-natal no HRMS. O parto aconteceu antes do previsto devido a uma infecção urinária.

“Este é meu segundo parto prematuro. Meu outro filho também nasceu aqui e precisou ficar na UTI Neonatal e, depois, na Unidade Intermediária. Agora, estou passando por isso de novo, mas foi uma experiência diferente. O Gael nasceu ainda mais novo, mas não precisou de oxigênio nem ficou entubado, como meu outro filho”, relata a mãe.

Clarice destaca que um dos grandes diferenciais é a equipe e a estrutura do hospital, onde seu filho pode fazer todos os exames sem sair da unidade. “A melhor parte é que aqui tem apoio e toda uma estrutura. Não é preciso tirá-lo daqui para fazer exames. É tudo feito aqui mesmo e os resultados saem rápido. Ser acolhida é muito importante. A equipe sempre explica tudo muito bem e posso tirar dúvidas. Mesmo sendo um parto prematuro, tive contato pele a pele com ele logo após o nascimento e, hoje, faço o máximo de canguru que posso”, conta a mãe de Gael.

Na Unidade Intermediária, a mãe pode permanecer o tempo todo com o bebê. Na ausência dela, o pai pode ficar. Além disso, os pais têm acesso livre à unidade, independentemente do horário, e as visitas familiares são diárias.

Para fortalecer o vínculo familiar, todas as quartas-feiras há visitas dos irmãos a partir dos quatro anos na unidade. Independentemente da idade e com o acompanhamento da psicóloga do HRMS, eles recebem informações sobre o irmãozinho e têm a chance de conhecê-lo pessoalmente.

Mariana Leal, de 14 anos, filha de Clarice, teve a oportunidade, junto com os irmãos de 5 e 12 anos, de conhecer Gael longe da tela do celular. Até então, ela só conhecia o irmão caçula por fotos enviadas pela mãe, que também está longe de casa acompanhando o filho mais novo durante a internação. “Gostei muito de conhecê-lo, só conhecia por fotos. E estava com muita saudade da minha mãe também”, contou, ainda emocionada com o encontro.

Dra. Bianca Stavis

Novembro Roxo

Para chamar a atenção para a prematuridade e os riscos que ela acarreta, o Novembro Roxo promove ações de conscientização. No dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade.

Neste ano, conforme a Prematuridade.com (Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidados de Bebês Prematuros), o tema da campanha Novembro Roxo aborda o acesso a cuidados de qualidade: “Mais de 13 milhões de bebês prematuros todos os anos: acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares”.

“No Brasil, essa iniciativa começou com um grupo de mães e profissionais que passaram pela experiência de um parto prematuro e quiseram tornar essa causa conhecida. E por que a cor roxa? Ela simboliza a sensibilidade e individualidade de cada prematurinho. O parto prematuro é um grave problema social, causando diversas mortes todos os anos”, destaca a enfermeira e coordenadora estadual do Método Canguru em Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Pereira Aragão Oliveira.

Fonte: Comunicação HRMS

Porto-Jofre-MT-Pocone-Fto-Chico-Ribeiro-8-730x480

Ligando Pantanais: nova ponte sobre o rio São Lourenço vai integrar MS e MT pelo Porto Jofre

Os governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso avançam em um projeto estratégico que promete unir duas das regiões mais ricas em biodiversidade do país: os pantanais sul-mato-grossense e mato-grossense. A iniciativa colaborativa entre os dois estados prevê a construção de uma ponte de concreto que integrará a Estrada Transpantaneira (MT) à MS-214 (MS), conectando o município de Corumbá (MS) ao Porto Jofre, em Poconé (MT).

A ponte será a primeira ligação física entre os dois pantanais, promovendo o desenvolvimento do ecoturismo e criando um corredor ecológico que beneficiará ambas as economias locais. As secretarias de infraestrutura de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso realizaram uma visita técnica para avaliar três possíveis traçados para a construção da ponte.

Após a inspeção no local, realizada pela equipe sul-mato-grossense da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e da mato-grossense Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), o diretor de Projetos e Orçamentos da Agesul, Magno Mendes, afirmou que o traçado mais viável é o que conecta diretamente o final da Transpantaneira à MS-214.

Essa escolha garantirá um acesso mais prático e otimizado para os visitantes, e prevê uma ponte de cerca de 300 metros de extensão e um investimento estimado entre R$ 50 e R$ 60 milhões, segundo o diretor.

O projeto será elaborado por Mato Grosso, enquanto os custos da construção serão compartilhados igualmente entre os dois estados, conforme o termo de cooperação já firmado.

“A ponte será um marco na conectividade dos dois estados e impulsionará significativamente o turismo ecológico na região”, explica o diretor de Infraestrutura Rodoviária da Seilog, Rudi Fiorese.

Divisa entre MS e MT

A secretária-adjunta de obras rodoviárias de Mato Grosso, Nivia Calzolari, assegurou que, após a visita técnica, a equipe da Sinfra vai providenciar o projeto para a licitação da obra, e os custos da implantação da ponte serão divididos entre Mato Grosso (50%) e Mato Grosso do Sul (50%).

“Essa parte do Pantanal, nos dois estados, é rica em turismo e ecologia. Aqui já temos a Transpantaneira e precisamos fazer essa ligação com o Mato Grosso do Sul”, acrescentou Nivia.

O local onde a ponte será instalada é uma região isolada na divisa entre os estados, dominada por vastas áreas de ecoturismo. Do lado mato-grossense, propriedades na margem do Rio São Lourenço oferecem passeios ecológicos, que incluem observação de fauna, como a famosa ‘terra das onças’ em Porto Jofre.

A área é reconhecida mundialmente como destino para avistamento de onças-pintadas, atraindo visitantes do Brasil e do exterior durante a temporada de maio a novembro.

Eduardo Blanco, gerente da Pousada Porto Jofre Pantanal, destaca que o turismo na região é intenso e conta com cerca de 10 barcos grandes e 60 lanchas, além de 200 piloteiros que atendem aproximadamente 30 propriedades locais. Ele observa que a maioria dos turistas chega de carro a partir de Cuiabá, utilizando a estrada Transpantaneira, uma rota de 150 km de estrada de terra até Porto Jofre.

Esse projeto inovador simboliza a visão de futuro dos governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso ao unir esforços para impulsionar o desenvolvimento sustentável e preservar o bioma pantaneiro.

Estrada no MS

Para viabilizar o acesso ao local da futura ponte, o Governo de Mato Grosso do Sul está realizando obras de implantação e concluindo o revestimento primário de cerca de 60 km da MS-214, com 70,63% das obras já concluídas. Essa estrada está situada a aproximadamente 70 km de Coxim e 40 km de Sonora, no entroncamento com a BR-163.

A MS-214, que conecta a BR-163 em Mato Grosso do Sul a Porto Jofre, em Mato Grosso, possui 257 km de extensão, dos quais 72 km já estão implantados, e outros 125 km estão planejados no Sistema Rodoviário Estadual.

O Governo de MS pretende ampliar o trajeto para que a estrada chegue até a nova ponte, facilitando o tráfego entre os estados e impulsionando o desenvolvimento econômico local.

Esse novo acesso facilitará a mobilidade e conectará as regiões pantaneiras, criando uma alternativa estratégica de transporte de gado, insumos e promovendo a integração econômica e ambiental entre os estados.

Para o trade turístico, a nova ponte representa uma oportunidade sem precedentes. A ligação dos pantanais tornará a região mais acessível e diversificada para turistas nacionais e estrangeiros, consolidando o Pantanal como um dos principais destinos de ecoturismo do país. Além de favorecer a observação da fauna e flora, a infraestrutura também deve ampliar o turismo de pesca, gerando empregos e dinamizando a economia local.

Fonte: Comunicação Seilog/Agesul

projeto-Pop-e-Poesia-inspirou-novo-projeto-Alem-da-Cor-2048x1536-1-730x480

Projeto leva música e consciência cultural a escolas públicas no Mês da Consciência Negra

A partir desta semana, entre hoje (13) e 27 de novembro, o projeto ‘Além da Cor’, idealizado pelos artistas Ju Souc e Jerry Espíndola, realizará apresentações musicais em escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul, alcançando estudantes do ensino médio em cinco cidades do estado: Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Terenos, Campo Grande e Jaraguari.

Com o financiamento da LPG (Lei Paulo Gustavo) e o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o projeto tem como objetivo promover a cultura sul-mato-grossense e fomentar reflexões importantes sobre o combate ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.

O título do projeto, ‘Além da Cor’, também é o nome de uma canção composta por Ju e Jerry, que aborda o movimento antirracista e a valorização da cultura afro-brasileira. A música foi premiada com o 22º lugar entre 360 inscritos no Prêmio Luís Melodia, da Fundação Palmares.

“O nome do projeto faz referência à canção, que toca em temas fundamentais para a sociedade e dialoga diretamente com os jovens das escolas. Pensamos na execução em novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20”, explica Ju Souc.

O projeto inclui apresentações em oito escolas estaduais, sendo metade delas no interior, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura. As apresentações ocorrerão durante os intervalos das aulas e contarão com um repertório que mescla composições dos próprios artistas e clássicos da música sul-mato-grossense, permitindo aos estudantes um contato direto com as raízes culturais da região.

Além da dupla de músicos, o projeto conta com a participação da pedagoga e integrante do Movimento Negro Unificado de Mato Grosso do Sul, Luana Laline Rodrigues, que conduzirá uma palestra sobre a Lei 10.639, que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares. Ela também abordará a importância da educação antirracista nas escolas, complementando a experiência cultural e educativa proporcionada pelo projeto.

O cantor e compositor Jerry Espíndola, com 40 anos de carreira e um dos pioneiros da polca rock no Centro-Oeste, celebrou a oportunidade de se apresentar ao lado de Ju Souc.

“É uma satisfação enorme estar ao lado da Ju nessa parceria, levando a arte sul-mato-grossense para os alunos, que estão mais acostumados ao universo digital do que às suas próprias raízes. Este projeto resgata o valor do ao vivo e traz o verdadeiro contato com a cultura”.

Ju Souc relembra que a inspiração para o projeto veio de uma experiência anterior, intitulada ‘Show Musical – Pop e Poesia’, realizada com alunos do EJA em Campo Grande.

“Os estudantes nos surpreenderam com sua receptividade e interesse, o que nos motivou a expandir a iniciativa para escolas estaduais e alcançar um público maior, incluindo o interior do estado. Agora, trouxemos também a temática do combate ao racismo”, afirmou a compositora e multi-instrumentista.

O projeto prevê um público de aproximadamente dois mil alunos, permitindo que a arte e a educação se entrelacem para um impacto positivo nas escolas de Mato Grosso do Sul.

Confira a programação das apresentações:

  • 13/11, 9h – EE Teotônio Vilela (Campo Grande)
  • 14/11, 9h30 – EE Ada Teixeira (Campo Grande)
  • 18/11, 9h – EE Arlindo Sampaio (Campo Grande)
  • 19/11, 19h – EE Zumbi dos Palmares (Jaraguari)
  • 21/11, 19h – EE Antônio Valadares (Terenos)
  • 22/11, 19h50 – EE Sidrônio Antunes de Andrade (Sidrolândia)
  • 25/11, 20h30 – EE Dolor Ferreira de Andrade (Campo Grande)
  • 27/11, 19h30 – EE João Ponce (Ribas do Rio Pardo)

Para mais informações sobre o projeto, acompanhe no Instagram: @soucju e @jerryespindola.

Fonte: Comunicação Setesc