
Volume registrado nesta quarta-feira (14) supera em mais de dez vezes a média histórica e leva à interdição de acessos no parque.
As Cataratas do Iguaçu atingiram uma vazão de 15,5 milhões de litros de água por segundo nesta quarta-feira (14), após as fortes chuvas que atingem o Paraná. O volume é mais de dez vezes superior à média histórica, estimada em 1,5 milhão de litros por segundo.
A elevação da vazão é resultado das chuvas intensas registradas na bacia do Rio Iguaçu, que mantêm o nível do rio elevado e aumentam o volume de água nas quedas.
Diante das condições do rio, a administração do Parque Nacional do Iguaçu adotou medidas preventivas para garantir a segurança dos visitantes.
A passarela das Cataratas foi interditada, assim como outros espaços e trilhas do parque, que tiveram o acesso suspenso.
Conforme as informações divulgadas pela administração, a Trilha das Cataratas permanece aberta.
O aumento expressivo da vazão transforma as Cataratas em um cenário de grande força da natureza, mas também exige atenção às condições de segurança durante o período de cheia.
Informações: MetSul Meteorologia.