Calor intenso, chuva forte e granizo: Rio Grande do Sul terá mudança brusca no tempo

Instabilidade deve ganhar força nos próximos dias, com risco de temporais, granizo, raios, alagamentos e elevação dos rios em diferentes regiões do Estado

O Rio Grande do Sul deve enfrentar uma sequência de dias com condições meteorológicas bastante instáveis. A partir deste domingo (16), o avanço de uma massa de ar quente, combinado à presença de ar frio e à atuação de ventos em altitude, favorece a formação de áreas de chuva e temporais.

Segundo a análise meteorológica divulgada pela MetSul, o período mais preocupante deve ocorrer entre domingo e quarta-feira (19), com possibilidade de instabilidade ainda na quinta-feira (20).

A situação chama atenção principalmente pela possibilidade de chuva persistente sobre algumas áreas. Com a repetição das precipitações por vários dias, os volumes acumulados podem aumentar e elevar o risco de alagamentos, inundações e subida de rios.

Ar quente e frente quente aumentam o risco de temporais

Um dos principais fatores para a mudança no tempo será a chegada de uma corrente de jato em baixos níveis, com ventos fortes vindos do Norte e Noroeste. Esse corredor de vento atua aproximadamente entre 1 mil e 2 mil metros de altitude e transporta ar quente e úmido para o Sul do Brasil.

Ao encontrar a massa de ar frio presente mais ao Sul, o ar quente tende a se sobrepor ao ar frio, contribuindo para a formação de uma frente quente.

MAIS LIDAS

Esse sistema deve influenciar principalmente áreas do Oeste, Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul, provocando períodos de chuva e condições favoráveis à ocorrência de temporais.

Além da chuva forte, há possibilidade de raios, rajadas de vento e queda de granizo, com atenção especial para episódios de granizo de maior tamanho.

Chuva pode se prolongar por vários dias

O principal alerta não está apenas na intensidade de determinadas pancadas, mas também na persistência da instabilidade.

A previsão indica que algumas regiões podem receber chuva repetidamente durante vários dias. Quando a precipitação permanece concentrada sobre uma mesma área, os acumulados aumentam rapidamente e podem provocar transtornos.

Por isso, existe possibilidade de alagamentos, inundações e elevação do nível dos rios, especialmente nas áreas que receberem os maiores volumes.

A MetSul também reforçou o alerta para um cenário de chuva excessiva a extrema entre o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul durante os próximos dias.

Nem todo o Estado terá o mesmo cenário

Apesar do risco elevado de temporais em determinadas regiões, a previsão não indica chuva generalizada e contínua em todo o território gaúcho.

Enquanto algumas áreas poderão enfrentar chuva intensa e temporais, outras regiões ainda terão períodos de calor e presença de sol.

Essa diferença ocorre porque a atuação dos sistemas atmosféricos será desigual, concentrando a instabilidade principalmente em determinadas faixas do Estado.

Granizo é um dos principais riscos

A combinação de calor, umidade e forte instabilidade cria condições favoráveis para a formação de tempestades capazes de produzir granizo.

De acordo com a análise meteorológica, o risco de granizo merece atenção durante o período de maior instabilidade. Tempestades também podem ser acompanhadas por intensa atividade elétrica e ventos fortes.

Diante desse cenário, a recomendação é acompanhar as atualizações da previsão e os eventuais alertas meteorológicos, principalmente nas regiões onde houver previsão de temporais.

Previsão exige atenção dos próximos dias

A combinação entre calorão, chuva forte, raios e possibilidade de granizo deixa o tempo bastante irregular no Rio Grande do Sul nesta semana.

O cenário deve ser acompanhado de perto, principalmente entre domingo e quarta-feira, quando a instabilidade tende a alcançar maior intensidade.

A situação também pode mudar rapidamente, já que a localização e a intensidade das áreas de chuva e tempestades dependem da evolução dos sistemas atmosféricos.

As informações meteorológicas desta reportagem têm como base a análise divulgada pela MetSul Meteorologia.

Mais recentes