Campo Grande encerra campanha de vacinação contra gripe nesta sexta

A Prefeitura Municipal de Campo Grande alerta para o fim da campanha contra Influenza, prevista para esta sexta-feira (03), e reforça que as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde da Capital. Segundo o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizado no dia 27, menos de 30% do público alvo foi imunizado. 

A preocupação com a baixa procura é grande, principalmente após os 37 óbitos registrados somente neste ano em decorrência da H3N2. “A vacina que está sendo aplicada nesta campanha já está atualizada e previne justamente contra esta cepa do vírus circulante”, alerta o Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho. 

Segundo a estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 295 mil pessoas que moram na Capital se enquadram dentro dos critérios para serem vacinados como público alvo e, deste total, apenas 81.874 foram se imunizar, o que corresponde a 27,73% deste grupo. 

É possível perceber a queda na procura pela vacina há alguns anos, como em 2021, por exemplo, quando apenas o grupo de crianças conseguiu atingir a meta de 90%. O preconizado pelo Ministério é que cada um dos 16 públicos alvos atinja esta marca. 

“Quando a população deixa de se vacinar, facilita a circulação do vírus naquele território, e foi exatamente o que aconteceu entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, quando foram registrados a maior parte destes óbitos”, conclui o secretário. 

Ele ainda relembra que, naquele momento atípico de surto da Influenza, muita gente buscou pela vacina que ainda estava disponível, mas é necessário receber esta nova dose, já que aquela não protegia contra o vírus H3N2 que circula no momento. 

Quem deve se vacinar? 

A campanha contra a Influenza acontece até a próxima sexta-feira (03) e todas as 72 unidades de saúde da cidade estão com estoques do imunizante, sendo que qualquer pessoa que faça parte do grupo prioritário poderá se imunizar. 

Trabalhadores da saúde e idosos são alguns dos públicos que devem se vacinar até o final da semana. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, População indígena, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também precisam buscar por uma unidade de saúde. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) ficam com as salas de vacinas abertas das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45. Alguns destes locais possuem horário estendido, aplicando as vacinas também em horário de almoço ou até mais tarde que o habitual. 

Colunas