Castramóvel conclui atendimentos na Vila Fernanda com mais de 200 cães castrados

A unidade móvel para castração do Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande (CCZ), o Castramóvel, concluiu no último domingo (26) os atendimentos no Bairro Vila Fernanda, Região Urbana do Lagoa. Foram mais de 200 cães machos e fêmeas castrados.

A mobilização e cadastro dos tutores e animais a serem castrados contaram com suporte da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Fernanda que também cedeu sua estrutura para receber o serviço.

Foram praticamente dois meses (maio e junho) atendendo todos os domingos a população da região com a castração de 231 cães machos e fêmeas, conforme balanço do CCZ.

O controle da natalidade animal é, sobretudo, uma questão de saúde pública. A castração pode ajudar a reduzir o número de animais abandonados e proteger pessoas e até mesmo os animais de várias doenças.

Os procedimentos são voltados somente para cães, machos e fêmeas, com mais de seis meses de idade, seguindo todos os critérios previstos na resolução do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), nº 91 de janeiro de 2020.

A partir do próximo domingo, dia 03 de julho, o serviço estará atendendo os moradores do Bairro Dom Antônio Barbosa.

Castramóvel

Em funcionamento desde abril do ano passado, a unidade móvel de castração do CCZ já realizou mais de 1,5 mil procedimentos. O Castramóvel possui mobiliário, equipamentos e instrumentos cirúrgicos, para a realização de castração em cães, em regime de mutirão. Uma média de 25 a 30 animais passam pelo procedimento de esterilização por fim de semana.

A castração de felinos continua sendo realizada exclusivamente no CCZ através de agendamento prévio online. O agendamento é feito todo dia 20 de cada mês pelo site: https://castracao.campogrande.ms.gov.br/. Ao todo são disponibilizadas cerca de 600 vagas.

Campo Grande foi uma das primeiras cidades do país a implementar um sistema para agendamento de castração online, garantindo mais comodidade e transparência no processo. 

A partir do próximo domingo, dia 03 de julho, o Castramóvel estará na região do Dom Antônio Barbosa.

Colunas