Handshake after good cooperation, Businessman handshake male lawyer after discussing good deal of Trading contract and new projects for the company of real estate, Meeting and greeting concept.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Após intervenção, frigorífico firma acordo judicial com produtores rurais em Paranaíba

Setenta produtores rurais receberão, em virtude de acordo judicial firmado com o frigorífico Golden Imex Ltda, o valor total e global de R$ 9.453.985,36.

O acordo judicial foi possível após intervenção do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco. A atuação do Parquet foi embasada na função social que a empresa representa para o Município de Paranaíba. Atendendo ao pedido do MPMS, a Juíza de Direito Nária Cassiana Silva Barros ampliou os efeitos da liminar na Ação Cautelar de Arresto ajuizada por um grupo de empresários lesados, com o objetivo de arrestar bens da empresa que encerrou repentinamente suas atividades operacionais em Paranaíba sem adimplir suas obrigações, dentre as quais, o pagamento dos produtores rurais que alienaram rebanho para o frigorífico.

No acordo judicial, a empresa reconheceu o valor devido e foi convencionado o pagamento de uma entrada equivalente a 35% da dívida, cuja quitação ocorreu no dia 11 de abril, e o valor remanescente será pago em seis parcelas, iguais e sucessivas, com vencimentos a partir do dia 11 de maio.

Segundo o advogado Fredson Freitas da Costa, que faz parte do processo, a intervenção do Ministério Público Estadual foi primordial, uma vez que as medidas cautelares propostas pelo MP, que incluíram a desconsideração da personalidade jurídica da empresa (inversa e indireta), a busca de ativos no sistema bancário, o impedimento e bloqueio de passaporte, a suspensão de exportação nos portos de SP, SC, ES e PR, entre outras, contribuíram para que o frigorífico firmasse o acordo judicial.

O Promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco integra o Grupo de Trabalho do Conselho Nacional do Ministério Público (GT-CNMP), de acordo com a Portaria CNMP-PRESI nº 45/2022, criado com o objetivo de elaborar um manual de boas práticas para membros do MP em processos de recuperação judicial e falência de empresas.

Colunas