Documentário retrata a trajetória de estudantes do Ensino Médio Integral

Nesta terça-feira (28), às 8h, será lançado o documentário “Tudo que podemos ser”. Um projeto realizado pela Oficina Filmes e pelo Instituto Sonho Grande, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS). O evento acontecerá na Escola da Autora Lúcia Martins Coelho, em Campo Grande (MS), e contará com a presença da Secretária de Educação, Professora Maria Cecilia Motta.

O filme aborda as expectativas, os sonhos e a transformação de estudantes do Ensino Médio Integral da rede pública no Brasil: Alexsandra, Cleanderson, Elias, Moisés, Nicole, Paloma, Raquel e Vitória (estudante da Escola de Ensino Médio Integral, localizada no bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande). Durante três anos, o documentário “Tudo que podemos ser” acompanhou as rotinas, as mudanças e o desenvolvimento de seus projetos de vida com o apoio das escolas, além de retratar a resiliência dos jovens em meio ao período desafiador da pandemia.

Vitória é estudante egressa da Escola Estadual de 1° Grau Emygdio Campos Widal, escola da rede estadual de ensino integral, localizada no bairro Vilas Boas, em Campo Grande.

Evidenciando o papel de um modelo que traz uma proposta pedagógica multidimensional, o longa também revela diferentes realidades de cada estado – Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Ao focar no acompanhamento da trajetória dentro do Ensino Médio Integral, o projeto assiste ao crescimento dos estudantes como protagonistas de suas vidas.

Após o lançamento, o documentário ficará disponível online, no canal “Quero Integral” no Youtube.

Colunas