Hoje, dia em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Racismo, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul relança a página especial ALEMS Antirracista, um projeto multimídia, produzido pela Secretaria de Comunicação Institucional, que reúne materiais em prol da igualdade racial e pelo combate ao preconceito e a discriminação.
Todas as leis aprovadas ao longo de 11 Legislaturas estão reunidas na página especial, que traz também textos, fotos, infográficos, vídeos e áudios com a valorização do negro. O destaque é o Banco de Talentos de pessoas negras e pardas de Mato Grosso do Sul, em que é disponibilizado à imprensa local e nacional como uma rica lista de fontes.
Também com a chegada das comemorações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data em alusão à morte de Zumbi dos Palmares, líder no combate à escravidão no Brasil, o projeto ALEMS Antirracista – lançado em 2021 e atualizado em 2022 – traz ainda conteúdo dos aspectos históricos e conceituais do racismo estrutural e um e-book infanto-juvenil, com uma história ilustrada, a qual mostra os danos do racismo e da segregação. O livro, produzido por servidores da Assembleia, pode ser acessado gratuitamente aqui.
“Nossa obrigação, enquanto parlamentares, é trazer esse debate para o centro do Poder Público e firmar um compromisso por uma cultura antirracista”, destaca o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB). No material também é possível ver a entrevista com o deputado Amarildo Cruz (PT), representatividade negra desta 11ª Legislatura.
Servidores negros da ALEMS foram convidados a fazer uma reflexão por um mundo antirracista e os vídeos estão disponíveis na página. Também há uma seção dedicada à compilação das principais ideias do livro “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa e ativista Djamila Ribeiro. Para saber mais sobre a criação e desenvolvimento da página ALEMS Antirracista, ouça o episódio do podcast da Casa de Leis, clicando neste link.