Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Encantamento e contemplação marcaram primeiro dia de visita ao Bioparque Pantanal

Teve início nesta segunda-feira (2) as visitas agendadas ao Bioparque Pantanal, e a Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa foi a primeira a trazer os estudantes que ficaram encantados ao contemplar a biodiversidade do complexo. Crianças e adolescentes ficaram eufóricas diante dos tanques de peixes e jacarés.

Sarah Oliveira, de 11 anos, visitou um aquário pela primeira e vez e revelou ter gostado da experiência única. “Eu gostei bastante de ver os peixes tão de perto, essa diversidade de animais, nunca tinha entrado em um aquário, então para mim está sendo uma experiência única”, disse a aluna que também destacou a visita ao museu. “Uma das coisas que mais me chamou a atenção foram os fósseis, conhecer a história dos antepassados”.

A pequena Rafaela Machado, 10 aos, pretende voltar ao Bioparque acompanhada dos pais. “Eu quero mostrar para eles tudo o que conheci e aprendi aqui. Foi lindo ver os peixes dos rios e os jacarés, nunca tinha visto, foi muito bom conhecer”, disse.

Quando chegaram no complexo, os estudantes foram recepcionados pela equipe e guiadas durante a visitação. Passaram pelos 23 tanques internos que abrigam espécies pantaneiras e de continentes como Europa, Ásia e África. Na parte externa, os alunos conheceram outras espécies de peixes e a representação de uma baía pantaneira.

“É vivenciar na prática coisas que são aprendidas em sala de aula sobre a fauna e a flora pantaneira. Foi um momento de conhecimento único e rico sobre nosso Estado e outros lugares. Hoje tivemos uma aula completa”, explicou a professora de ciências Maricel Macário.

Agendamento

Para o mês de maio o agendamento já foi encerrado, pois o site do Bioparque Pantanal teve mais de 18 mil acessos nas primeiras horas e as vagas foram preenchidas rapidamente. A plataforma irá abrir na segunda quinzena deste mês o agendamento para o mês de junho.

“Nós tivemos muito acesso no site, o que gerou uma instabilidade, mas para a segunda quinzena de maio já vai estar aberta as agendas de junho. A plataforma está funcionando normalmente, mas não vai ter datas disponíveis por enquanto”, explicou a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri

Maria Fernanda Balestieri, diretora do Bioparque Pantanal

A responsável pelo local ainda pontuou que as visitas serão guiadas para todos os públicos. “A ideia é não levar apenas para a contemplação dos tanques, queremos fazer com que os visitantes saiam daqui agregando conhecimento”.

O local segue o cronograma de visitações de segunda a sábado, sendo a segunda-feira reservada às escolas estaduais, terça-feira, público geral; quarta-feira, escolas municipais e estaduais; quinta-feira, público geral; sexta-feira, organizações da sociedade civil pela manhã e grupos técnicos durante a tarde e no sábado, público geral novamente.

Colunas