Venezuelanos, haitianos e senegaleses estão entre público-alvo de ação da Sedhast no sábado

Parceiros reunidos pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) também vão ofertar serviços para imigrantes no próximo sábado (11). A ação que acontece em Campo Grande, na Rua Visconde de Taunay, 345, na sede da Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados da Sedhast (CAORC), a partir das 8h, tem a expectativa de atender ao menos 100 imigrantes de diversas nacionalidades.

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) vai realizar o cadastro de vagas de emprego. O Centro de Atendimento em Direitos Humanos (CADH) da Sedhast entra com orientações sobre a regularização migratória e o Grupo Onça Pintada irá realizar ultrassom de mama. Ainda participam da ação outros parceiros como a OAB/MS, Defensoria Pública da União (DPU), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf).

“É uma ação importante para esse público. Em um só local, reuniremos diversos serviços e atividades que na prática facilitam a vida desses imigrantes. O evento é aberto para todas as nacionalidades e pela nossa percepção os venezuelanos, haitianos, senegaleses tendem a procurar mais pelas ações que serão ofertadas no sábado. Com esse esforço conjunto e a pronta aceitação pelos nossos parceiros, sem dúvida vamos contribuir para o desenvolvimento dessas pessoas em nosso país”, pontuou a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.

Lyana Vieira, coordenadora do Centro de Atendimento em Direitos Humanos da Sedhast reforça que para a ação não é necessário realizar nenhum tipo de pré-cadastro. “É só comparecer no local com os documentos que possuir”, explicou Lyana ressaltando ainda que instituições de acolhimento foram visitadas e convites distribuídos também em inglês, espanhol e crioulo.

A ação promete ainda entretenimento para crianças e segue até o meio-dia de sábado.

Colunas