A PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina) realizou, nesta segunda-feira (9), a Operação Click Fake, na região central de Florianópolis (SC).
A ação, mediada pela equipe da 1ª Delegacia de Polícia da Capital, resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão em salas comerciais vinculadas a estúdios fotográficos investigados por estelionato, associação criminosa e crimes contra o consumidor.
As investigações começaram após denúncias e boletins de ocorrência, relatando que pessoas eram abordadas em vias públicas e lojas com ofertas de fotografias gratuitas ou presentes.
Após as sessões de fotos, as vítimas eram surpreendidas com cobranças de valores elevados e instadas a assinar contratos com cláusulas restritivas, que chegavam a negar o direito de arrependimento.
Vítimas vulneráveis e pressão psicológica
Os depoimentos colhidos pela polícia indicam que o grupo focava em idosos e pessoas em situação de fragilidade, como indivíduos em tratamento de saúde.
As vítimas relataram episódios de pressão psicológica para a realização de pagamentos imediatos, além de indução à contratação de empréstimos e cobranças superiores aos valores informados inicialmente.
Durante a operação, os agentes apreenderam equipamentos fotográficos, celulares, computadores, contratos e fichas cadastrais. O material passará por análise técnica para identificar outros envolvidos no esquema.
Continuidade das investigações
A Operação Click Fake contou com o apoio de delegacias especializadas, como a de DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) e a Delegacia de Homicídios.
A Polícia Civil reforça que as investigações prosseguem e orienta que outras possíveis vítimas registrem o boletim de ocorrência por meio da Delegacia Eletrônica.