O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta segunda-feira (9), um aviso de perigo para chuva intensa nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
A previsão é que chova entre 50 e 100 mm/dia com ventos intensos de 60 a 100 km/h. O alerta iniciou nesta segunda às 9h da manhã, e segue até a próxima terça-feira (10) às 23h59.
O Instituto informou haver risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em nota à CNN Brasil, a empresa de meteorologia Nottus, explicou que a maior preocupação é o excesso de chuvas. Em grande parte da região sudeste choveu bastante nos últimos dias e a precipitação deve persistir ainda ao longo da semana.
Regiões mais suscetíveis a enchentes, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra devem ficar alerta.
Em São Paulo, as áreas de risco são: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto, Araçatuba, Araraquara, Vale do Paraíba Paulista, Piracicaba, Bauru e Macro Metropolitana Paulista.
As regiões afetadas no Rio de Janeiro são Sul e Centro Fluminense, e a região Metropolitana.
Já em Minas Gerais o Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Oeste e Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata e Central Mineira poderão sofrer com chuva forte.
O Sul e a região Central do Espírito Santo também são áreas de risco.
Instruções do Inmet
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
*Sob supervisão de Pedro Osorio