Smiling small beauty salon owner

Dourados e Sebrae realizam o Dia da Oportunidade no Centro de Convenções

A parceria entre a Prefeitura de Dourados e o Sebrae/MS com o Cidade Empreendedora traz mais uma oportunidade de capacitação e troca de experiências para empresários, produtores rurais e população em geral que pense em empreender. Acontece nesta terça-feira (14) e quarta (15), no Centro de Convenções de Dourados, o Dia da Oportunidade.

Serão dois dias com mais de 45 capacitações, entre oficinas e palestras, mostra de inovação e sessão de negócios. O evento gratuito e as atividades começam às 8h, mas a abertura oficial acontece às 18h e, em seguida, a principal atração que é a palestra-show com os ilusionistas Klaus Duraes e Henry Vargas. Os dois são campeões internacionais de ilusionismo e considerados os melhores profissionais da área na América Latina. Eles se apresentarão às 19h com o tema “O impossível é uma ilusão – empreendedorismo, inovação e tecnologia”.

Para o prefeito Alan Guedes, o Dia da Oportunidade é uma importante estratégia para fortalecer o comércio local, além de levar conhecimento para quem quer empreender. “Essa iniciativa vem em um momento em que muitas pessoas estão buscando alternativas para implantar, melhorar ou alavancar seus negócios. Principalmente os pequenos que foram duramente atingidos por conta da pandemia. O Sebrae é um grande parceiro, que sabe como poucos, enxergar as demandas do momento e temos a certeza de que nesses dois dias de evento em Dourados teremos grandes resultados, principalmente para o micro e pequeno empreendedor que movimenta nossa economia”, destacou.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae e do Sistema Fiems, Sérgio Longen, o Dia da Oportunidade é mais uma iniciativa voltada para fortalecer o comércio e o setor produtivo. “Destaco, cada vez mais, a importância do trabalho do Sebrae, as ações promovidas pelo programa Cidade Empreendedora, foram construídas com base de informações. Realizamos no ano passado, pesquisas socioeconômicas, vimos a necessidade de cada região e, as iniciativas trazidas agora, vem para dar o suporte necessário para as pequenas e médias empresas. É um trabalho que tem um retorno garantido no apoio ao desenvolvimento dos nossos pequenos negócios”, enfatizou Longen.

Programação

Nos dois dias de evento serão promovidas palestras com temas voltados para a gestão financeira, marketing digital, vendas, inovação, liderança, sustentabilidade, crédito e empreendedorismo feminino. Mais uma ação que tem como principal público-alvo os pequenos empreendedores é a Sessão de Negócios que será realizada no dia 15. Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h às 17h.

Outras atividades fazem parte do cronograma e irão permanecer durante os dois dias de evento como a Feira de Negócios, onde empreendedores e pequenos produtores irão expor os produtos para o público. Além disso, também há a mostra de inovação “Living Lab Day”, quando o Sebrae apresenta o trabalho desenvolvido pelo laboratório e expõe produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital. O espaço também vai mostrar as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletroeletrônicos de Mato Grosso do Sul).

Colunas