Dourados promove Dia D de Limpeza no Jardim Água Boa

A Prefeitura de Dourados, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em parceria com a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), realiza a Semana de Conscientização com o Dia D de Limpeza. Nesta quinta (23) e sexta (24), o trabalho será realizado no Jardim Água Boa.

“Considerando que passamos por um outono atípico de período chuvoso, fator que contribuiu para aumento dos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti em todo o nosso município. Estamos iniciando o inverno, período com baixas incidências de notificações de dengue e chikungunya, esta ação tem como objetivo mobilizar e conscientizar a população douradense, para que juntos consigamos diminuir estes índices, consequentemente evitarmos uma epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya e até mesmo óbitos causados por essas zoonoses”, explica o médico veterinário e coordenador do CCZ, Luís Carlos Luciano Junior.

Os agentes de combate às endemias do CCZ, estão fazendo uma força tarefa nos bairros, onde de acordo com os mapeamentos e levantamentos epidemiológicos, constatou-se um aumento no número de notificações de dengue.

“O descarte correto de materiais e objetos, que possam acumular água parada e que não são descartados em lixo comum é muito importante. Eles são responsáveis por 70% dos focos encontrados nas residências”, aponta o coordenador do CCZ.

Durante a Semana de Conscientização, com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, esses materiais e objetos podem ser descartados nas localizações abaixo, onde estão disponibilizadas as caçambas para o descarte correto:

  • Unidade de Saúde – CSU (Rua Salviano Pedroso)
  • Escola Municipal Loide Bonfim (Rua Pureza Carneiro Alves esquina com Adelina Rigotti)
  • Complexo Jorge Antônio Salomão – Jorjão (localizada no estacionamento do Jorjão)

O CCZ e a Semsur estão estudando a possibilidade de expandir esta ação para os demais bairros e distritos com as mesmas finalidades.

Colunas