A Polícia Civil de São Paulo realiza, nesta terça-feira (10), uma operação contra uma organização criminosa armada especializada em roubos a bancos e instituições financeiras. A ação ocorre em seis cidades do estado e, segundo os agentes, o grupo se preparava para agir novamente.
Ao todo, a “Operação Volante” realiza 20 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão em São Paulo, Embu das Artes, Taboão da Serra, Jacareí, Ribeirão Preto e Cravinhos.
Segundo a Polícia, a organização agia como um “novo cangaço” – uma modalidade de roubo que utiliza extrema violência, armamento pesado e age principalmente em cidades do interior. O grupo também possuía recursos tecnológicos nos roubos.
Na ação futura, segundo os investigadores, os suspeitos iriam operar com fuzis calibre 50 de alta destruição, veículos blindados, artefatos explosivos e drones.
Leia também: O que são e como operam as quadrilhas do chamado “novo cangaço”
Os trabalhos foram coordenados pela Delegacia de Polícia de Cravinhos e contou com a participação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), e repartições da Polícia Militar, como o Comando de Operações Especiais (COE) , o 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e o 51º Batalhão de Polícia Militar do Interior. O Ministério Público do Estado de São Paulo apoiou a ação.
*Sob supervisão de Pedro Osorio