Delegado de MS será homenageado pela Universidade de Salamanca, na Espanha

O delegado Rodrigo Alencar Machado Camapum receberá, possivelmente no dia 03 de maio de 2022, uma homenagem da Universidade de Salamanca, na Espanha, pela dissertação de mestrado que desenvolveu sob o título: “Estrategia transdisciplinar para el fomento de una cultura de rechazo a la corrupción”, bem como pelo desempenho total no curso.

Concedido para apenas 2% dos estudantes de pós-graduação da instituição, o prêmio extraordinário é uma forma de reconhecimento pelo grau de excelência alcançado na pesquisa e nas matérias do curso. Indica o alto nível de distinção acadêmica que o aluno alcançou durante a realização da pós-graduação.

Além do prêmio extraordinário, Rodrigo Camapum recebeu duas matrículas de honra no decorrer do curso, uma na matéria “Seguridad Multidimensional, Poder Judicial y Sistemas Penales”, onde trabalhou com a matemática aplicada na busca por dados contábeis suspeitos, e outra, na matéria referente à própria dissertação de mestrado.

O trabalho acadêmico premiado, sob a orientação do Professor Dr. Nicolás Rodríguez García, focou no comportamento humano como estratégia de combate à corrupção. Com uma visão transdisciplinar, unificou conceitos de filosofia, ciências políticas, biologia evolutiva e neurociência, buscando compreender as origens da corrupção, e, ao final, propondo mecanismos de combate.

A realização do mestrado na Universidade de Salamanca foi possível graças a uma parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Ministério da Justiça, quando o Dr. André Luiz de Almeida Mendonça (atualmente Ministro do STF), Professor da Universidade de Salamanca, se encontrava à frente daquela pasta.

Colunas