Melhorias estruturais aprimoram atendimentos no Patronato Penitenciário de Naviraí

O Patronato Penitenciário de Naviraí recebeu melhorias estruturais com nova pintura, conforme padronização da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Além disso, a unidade assistencial ganhou reforço na iluminação externa e manutenção predial.

A ação é fruto de uma parceria da agência penitenciária com a Prefeitura Municipal de Naviraí e teve como objetivo proporcionar identificação visual, além de ampliar a segurança do local.

A unidade assistencial atende apenados em livramento condicional e egressos do sistema prisional, com a finalidade de possibilitar a reintegração social destes indivíduos, incentivando a não reincidência criminal.

Conforme a diretora do Patronato de Naviraí, Neide de Oliveira Alves, já existia uma parceria firmada com a Prefeitura para oferecimento de ocupação produtiva, e este ano, também foi estabelecido convênio com uma empresa privada, de forma a abranger maior número de custodiados.

“A agência penitenciária, como um todo, tem atuado de forma responsável e assertiva com o propósito de transformar vidas de quem passa pelo sistema prisional, através do ensino, da cultura e do trabalho. Nossa missão é devolver à sociedade, cidadãos capacitados para viver com respeito e dignidade”, ressalta Neide.

A diretora destaca, ainda que, as melhorias foram possíveis graças ao olhar humanizado da gestão municipal, visando proporcionar um ambiente mais acolhedor, reconhecendo a importância deste trabalho para as pessoas assistidas no município, tendo em vista que a ressocialização beneficia a sociedade como um todo, já que contribui na redução dos índices da violência e do crime.

Todos os internos são atendidos de forma individualizada na unidade, recebem as orientações necessárias, preenchem uma Ficha referente à escolaridade e pretensão de cursos ou trabalho externo, e são encaminhados posteriormente conforme as demandas apresentadas.

Histórico

O Patronato Penitenciário de Naviraí foi criado em 28 de julho de 2014, sob a direção do policial penal Paulo Sérgio Vieira, o qual adequou e ampliou o prédio por meio da parceria da Agepen com a Prefeitura Municipal de Naviraí, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual e Conselho da Comunidade do município.

Além do atendimento aos familiares dos presos para a confecção da Carteira de Visitante, a unidade assistencial realiza a adequação e orientação aos internos dos regimes semiaberto e aberto, e encaminhamentos de trabalho à empresa conveniada.

Orientação aos egressos do sistema prisional também é função do Patronato, quanto às condições judiciais impostas a cada regime; e busca ativa de parcerias e convênios para oferecimento de cursos profissionalizantes e ocupação produtiva.

Colunas