Com votação histórica, Alexandre Magno Benites de Lacerda é reeleito Procurador-Geral de Justiça

Alexandre Magno Benites de Lacerda foi reeleito Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (biênio 2022/2024) com 97% de aprovação da classe. O resultado foi divulgado pela Comissão Eleitoral no final da tarde desta segunda-feira (21).

Na eleição de hoje, Procuradores e Promotores de Justiça tiveram até as 17h para confirmar o voto no atual Procurador-Geral de Justiça, único candidato inscrito para o pleito, conforme publicação no Diário Oficial do MPMS nº 2.614, de 22 de fevereiro de 2022.  Do total de 219 eleitores, o Procurador-Geral de Justiça recebeu 211 votos, havendo quatro nulos, três brancos e uma ausência.

Alexandre Magno atribui a votação expressiva que obteve na eleição à unidade institucional que foi fortalecida durante a sua primeira gestão: “Nós temos um Ministério Público que passou por muitas dificuldades e que vem sendo construído por décadas por pessoas comprometidas com a sociedade. E da mesma forma, como primeiro Promotor de Justiça a ocupar o cargo de Procurador-Geral e agora reeleito, tenho o compromisso, acima de tudo, com a sociedade sul-mato-grossense, unindo Promotores e Procuradores, para que nós possamos fazer o melhor, que é cumprir o dever e a nossa missão”.

Sobre a nova gestão, o Procurador-Geral de Justiça reforçou que dará continuidade ao bom trabalho, especialmente em relação à unidade, garantindo que o Ministério Público de MS atue em todas as demandas da sociedade, como saúde, educação, combate à criminalidade, patrimônio público, crime organizado e interesse público: “Esse é o compromisso da nossa instituição. Eu sou apenas uma engrenagem de uma equipe que continuará trabalhando forte e pujante pela sociedade sul-mato-grossense”.

Eleição

A votação ocorreu por meio eletrônico, em canal de acesso restrito e seguro no site oficial da instituição, observando-se, no que era cabível, as disposições contidas na Resolução nº 010/2018-CPJ, de 19 de novembro de 2018, que trata do Sistema de Eleição Eletrônica do MPMS.

O processo eleitoral foi acompanhado pelo auditor de segurança da informação Bruno Alexandre Barbosa Álvares.

Comissão Eleitoral

A composição da Comissão Eleitoral para a eleição ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do MPMS ocorreu após reunião do Colendo Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, de acordo com a Resolução nº 06/2021-CPJ, de 18 de novembro de 2021, publicada no Diário Oficial da instituição do dia 22 de novembro do mesmo ano.

Foram designados para o pleito relativo ao biênio 2022/2024 os Procuradores de Justiça Adhemar Mombrum de Carvalho Neto e Irma Vieira de Santana e Anzoategui e os Promotores de Justiça Renzo Siufi e Felipe Almeida Marques, como titulares. Os Procuradores de Justiça Ana Lara Camargo de Castro e Marcos Antonio Martins Sottoriva e os Promotores de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro e Michel Maesano Mancuelho são suplentes.

Confira fotos do processo eleitoral aqui.

Colunas