Governador participa do Fórum sobre Rota Bioceânica e da abertura do Festival América do Sul

Com foco na expansão da economia sul-mato-grossense, o governador Reinaldo Azambuja participa nesta, sexta-feira (26), do 1° Fórum de Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico. O evento vai ocorrer na Assembleia Legislativa. Depois ainda prestigia a abertura do Festival América do Sul, em Corumbá.

O evento que vai discutir as oportunidades da rota bioceânica terá abertura a partir das 8h, com a presença do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, e do ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, além de autoridades de outros estados e países da América do Sul.

O fórum será um espaço de discussão e definição de negócios em diferentes setores da economia, que buscam benefícios com a implantação do corredor bioceânico, que irá encurtar a distância para o Oceano Pacífico, estando mais próximo dos mercados asiáticos.

Nestes dois próximos dias haverá palestras, painéis de debates, mesas redondas e assinatura de convênios. Entre os temas de discussão está a logística do corredor bioceânico, transporte ferroviário, integração entre os países, exportações, potencial do comércio, oportunidades de negócios, mineração, turismo, cultura e portos do Chile, Argentina e Brasil.

Abertura do Festival

O governador participa em Corumbá, a partir das 19h30, da abertura do Festival América do Sul. Na sua 16° edição, o evento vai reunir atrações regionais, nacionais e internacionais em diferentes segmentos culturais, como a música, literatura, teatro, dança, artesanato, entre outros. 

Criado em 2004, o festival novamente vai reunir artistas de países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Ele ficou suspenso por dois anos em função da pandemia e agora no seu retorno vai contar com atrações nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio, nas cidades de Corumbá e Ladário.

Nesta edição o tema principal será o centenário da semana de arte moderna, que ocorreu na capital paulista em 1922. Entre os homenageados estarão a artista visual Lídia Baís, ícone da cultura campo-grandense, e o escritor Lobivar de Matos, de Corumbá. Entre as atrações principais do festival estarão Michel Teló, Atitude 67, Margareth Menezes, Marcelo D2, Mart’nalia e Monobloco.

Colunas