Close-up view on conceptual keyboard - Blue key with gavel symbol
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

TJMS autoriza remoção de quase quatro mil veículos apreendidos neste biênio

Somente na atual administração do TJMS, cerca de quatro mil veículos apreendidos tiveram suas autorizações para remoção e/ou alienação concedidas, aliviando, assim, os pátios abarrotados de delegacias de todo o Estado. Os veículos, entre sucatas e aqueles com possibilidade de voltar a transitar, são alienados por meio de leilões eletrônicos organizados pela Comissão de Alienação de Bens Apreendidos da Corregedoria-Geral de Justiça.

Ao todo, neste biênio 2021/2022, foi autorizada a remoção de 3.220 veículos vinculados a processos criminais e de 775 veículos que não possuem procedimento criminal instaurado, relacionados, portanto, à Portaria/SEJUSP/DGPC nº 133/2018. Dentre os com processos criminais em andamento, estão 542 veículos que tiveram autorização para remoção expedida em abril deste ano.

No ano passado foram 43 leilões realizados e 1.830 veículos leiloados, ao passo que apenas nos primeiros meses de 2022 já são 13 leilões finalizados e 35 previstos para os próximos meses, o que evidencia a consistência desta prática que, cada vez mais, auxilia a limpar os pátios das Delegacias e do Poder Judiciário, evitando, por consequência, a deterioração deste patrimônio e, inclusive, combatendo doenças, já que os bens tornavam-se criadouros de mosquitos da dengue.

Com fundamento nos artigos 120, §5º, 123 e 144-A, do Código de Processo Penal, art. 61 da Lei Federal nº 11.343/2006 e Recomendação nº 356/2020 do CNJ, a Comissão possui atuação em todas as comarcas do Estado e tem a finalidade de auxiliar os juízes estaduais na realização dos leilões para a venda cautelar de bens em processos criminais. Os leilões são realizados por leiloeiros públicos oficiais interessados e credenciados pelo Tribunal de Justiça, às suas expensas e ressarcidos após o leilão. A Comissão existe há 9 anos, atualmente é presidida pelo Corregedor-Geral de Justiça, Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva, e deliberada pelo juiz auxiliar da CGJ, Renato Antonio de Liberali.

Leilões – A Comissão de Alienação de Bens Apreendidos em Ações Penais da Justiça Estadual realiza periodicamente os leilões. Para ter acesso a todas as informações e conhecer os lotes dos leilões em aberto, basta acessar os sites dos leiloeiros:

https://www.vialeiloes.com.brwww.casadeleiloes.net.brwww.leiloesonlinems.com.brwww.canaldeleiloes.comwww.cidafixerleiloes.com.brwww.mariafixerleiloes.com.brwww.leiloesjudiciais.com.brwww.majudicial.com.brwww.superbid.net

Colunas