Porto de Santos movimenta 1,7 milhão de toneladas de carne bovina em 2025

Uncategorized


O porto de Santos, localizado no Estado de São Paulo, foi responsável por movimentar 1,7 milhões de toneladas de carne bovina em 2025, isso representa um incremento de 13,3% frente ao ano de 2024, segundo as informações do Ministério de Portos e Aeroportos.

Outro destaque foi o Porto de Paranaguá, no estado do Paraná, se consolidou como o maior exportador de proteína animal congelada, na qual inclui carne bovina, suína e de frango. O complexo teve um crescimento expressivo de 46,5% nos embarques de carne bovina no ano anterior, na qual totalizou 1,2 milhão de toneladas.

Já o Porto de São Francisco do Sul, localizado em Santa Catarina, que teve um avanço de 20% nos embarques de proteínas animais, somando 180 mil toneladas.

Os embarques de carne bovina foram recordes com 3,45 milhões de toneladas, um salto de 20,9% em relação ao ano anterior, conforme os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Ainda de acordo com as informações do ministério, o desempenho gerou uma receita histórica de 18 bilhões de dólares para o país, cerca de 95 bilhões de reais, um crescimento de 39,31% frente aos 12,8 bilhões de dólares de 2024.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, as avanços mostram que a infraestrutura dos portos brasileiros foram um diferencial para o aumento das exportações no agronegócio.

“O agronegócio brasileiro, puxado por estados como Mato Grosso e São Paulo, mostrou sua força ao bater recordes de produção. O nosso papel foi garantir que essa mercadoria não parasse no meio do caminho. O crescimento de Paranaguá e o desempenho sólido de Santos mostram que nossos portos estão preparados para absorver o crescimento econômico do país e entregar resultados”, avaliou.

CNA prevê queda de 4,5% na produção de carne bovina em 2026



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *