whatsapp-image-2023-05-08-at-15.42.42

Vereador preso por invadir casa e ameaçar namorada, é solto após pagar fiança em Sidrolândia

O vereador Elieu da Silva Vaz (PSB), de 35 anos, preso em flagrante por invadir a casa da namorada e ameaçá-la, em Sidrolândia (MS), foi solto após pagar fiança de R$ 5 mil na última segunda-feira (8). O político está proibido de chegar perto da vítima.

A fiança foi delimitada em audiência de custódia, que também determinou que Elieu não pode enviar mensagens à mulher ameaçada.

O caso

O vereador Elieu da Silva Vaz (PSB) foi preso em flagrante por invadir a casa da namorada e ameaçá-la, em Sidrolândia (MS), no último domingo (7).

A delegada que acompanhou o caso, Cynthia Karoline Bezerra, informou que o vereador danificou a porta da casa da namorada, no centro de Sidrolândia, invadiu a residência e fez uma série de ameaças contra a mulher. Depois, o político fugiu do local.

A vítima pediu ajuda a um vizinho, que chamou a Polícia Militar para atender a ocorrência. O relato da Polícia Militar aponta que Elieu foi encontrado enquanto dirigia bêbado pela cidade. O político resistiu à ordem de prisão e danificou a viatura da PM, segundo o boletim da ocorrência.

Na delegacia, o político não quis comentar o caso. A vítima solicitou medida protetiva contra Elieu.

Conforme a delegada, o vereador vai responder por dano qualificado, ameaça, invasão de domicílio, furto, resistência à prisão e embriaguez ao volante.

whatsapp-image-2023-05-09-at-17.17.48

Chuva abre cratera em frente ao hospital São Julião e via é interditada

Uma cratera se abriu na entrada do Hospital São Julião, no bairro Nova Lima, em Campo Grande, após muita chuva e ventos fortes durante a tarde de ontem (09). O acesso pela Rua Lino Villachá, que é a principal entrada ao local, está interditado pela equipe de manutenção da própria instituição.

A equipe de manutenção do Hospital fez desvio da via e controlou o trânsito no local. Cerca de 2 mil pessoas acessam a entrada do hospital diariamente.

O caso é reincidente e a prefeitura já tinha sido avisada sobre a situação do local no último dia 28 de abril, mas nada foi feito, segundo a administração do São Julião. A assessoria do Hospital disse que já acionou a Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos (Sisep).

Uma funcionária do hospital lamenta a situação. “O que a gente mais temia aconteceu, caiu. Começou uma chuva, não foi muito forte, mas teve um pouco de vento, derrubou o nosso alambrado e desceu toda a água”, disse.

Chuva em Campo Grande

A capital sul-mato-grossense deve continuar sob chuva até amanhã, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

DSC_2288-730x480-1

Solidariedade: doação de agasalho garante entrada no Bioparque Pantanal no sábado

Lazer, conhecimento e solidariedade farão parte de ação no próximo sábado (13), no Bioparque Pantanal. A entrada para visitação nesse dia será a doação de um agasalho em bom estado de conservação. Podem ser doados cobertores, casacos, luvas, cachecóis, gorros, meias e sapatos.

Essa será a primeira ação do Bioparque Solidário que será marcada pela campanha do Governo do Estado Seu Abraço Aquece, que tem como madrinha a primeira-dama, Mônica Riedel.

Diretora-Geral do complexo, Maria Fernanda Balestieri convida a população para fazer parte da ação e ajudar famílias durante a estação mais fria do ano. “É uma oportunidade de contribuir com quem mais precisa, fazer o bem. Estaremos de portas abertas para oferecer uma experiência de lazer e conhecimento, dessa vez por com um motivo muito especial”, explicou.

Quem já garantiu a visita ao local para o dia 13 de maio por meio do site de agendamento também pode contribuir com a campanha doando um agasalho. Além disso, caixas para arrecadação de peças estão disponíveis no local, caso alguém tenha interesse em doar.

Funcionamento do local

Desde o dia 1° de maio, o Bioparque está aberto ao público de terça a sábado de manhã e à tarde. Nos feriados, o complexo funciona das 8h30 às 14h30. O agendamento para visitas é realizado pelo site oficial: https://bioparquepantanal.ms.gov.br/.

Fonte: Bioparque Pantanal

boxe-divulgacao-730x480-1

Circuito Sul-Mato-Grossense de Boxe será atração no Parque Ayrton Senna

O Parque Olímpico Ayrton Senna, em Campo Grande, será palco do 17º Circuito Sul-Mato-Grossense de Boxe no fim de semana, dias 13 e 14 de maio. Com 40 combates e participação de boxeadores de 10 municípios, o evento tem apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

De acordo com a FDBMS (Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul), as lutas estão previstas para começar no sábado (13), em dois horários: às 9h e 19h. As disputas têm continuação no domingo (14), com início às 9h30. Não haverá comercialização de ingressos. Para assistir às lutas, basta levar dois quilos de alimento não-perecível.

A competição terá no ringue pugilistas das categorias elite (acima de 19 anos), juvenil (17 e 18 anos) e cadete (14 e 15 anos). Entre os destaques, estão confirmados os campo-grandenses Igor Arguello (63 kg), Valdeir Célio (71 kg), Paulo Lima (80 kg), Marcelo Lima (67 kg), Rodrigo Queirós (+91kg), Zenon Desidério (51kg juvenil) e a medalhista de bronze Monica Dalmazio (60 kg). Do interior, garantiram presença o corumbaense Carlos Soares (+92 kg), os ponta-poranenses Lucas Kennidi (51 kg) e Willian Jamaika (75 kg).

Do Circuito serão selecionados os atletas que representarão Mato Grosso do Sul nos campeonatos brasileiros da temporada. A Associação Combate de Boxe Ponta Porã é a atual campeã e busca manter o título com seis atletas na competição. Em 2022, a equipe faturou três medalhas de ouro. Já em abril deste ano, na primeira etapa do Circuito. A agremiação da fronteira conquistou cinco ouros.

Outras equipes também estão na disputa direta pelo título. Campeão da Copa Primeira Hora, a Pugillus, de Corumbá, terminou a etapa de abertura do Circuito com maior número de vitórias (seis no total) e chega à capital com oito atletas para os combates do fim de semana no Parque Olímpico Ayrton Senna.

Segundo a FDBMS, Campo Grande, Ponta Porã, Maracaju, Corumbá, Sonora, Rochedo, Dourados e Selvíria são os municípios sul-mato-grossenses participantes. A competição também contará com lutadores do estado de São Paulo. A terceira e última etapa do Circuito Sul-Mato-Grossense de Boxe está prevista para os dias 10 e 11 de junho, em Corumbá.

Fonte: Fundesporte

Covid-19-Carretas-com-EPIs-Foto-Edemir-Rodrigues-6-768x425-1

Funtrab disponibiliza na Capital mais de 120 vagas para motoristas de transporte de cargas e de passageiros

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), está cadastrando interessados em trabalhar como motoristas de transporte de carga e de passageiros. 

Empresas dos setores de transportes, alimentos, engenharia, silvicultura, transporte rodoviário de passageiros, comércio e serviços oferecem 121 oportunidades, com variados salários e benefícios.

Confira as vagas:

Cadastro

Atendimento na Funtrab é de segunda a sexta-feira – foto:  Luiz Valney (Xuxa)

Os interessados podem comparecer na Funtrab com RG, CPF e Carteira de Trabalho, à Rua 13 de maio, 2773, centro. O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Para agendar dia e horário de atendimento, é necessário baixar o aplicativo de celular ‘MS Contrata+’ para Trabalhadores.

MS Qualifica -“Voucher Transportador”

Eduardo Riedel lança programa “MS qualifica para um novo futuro” – Foto: Saul Schramm

O grande número de vagas para motoristas de transporte de carga e de passageiros é um reflexo do crescimento econômico de Mato Grosso do Sul, que tem recebido grandes investimentos privados.

Para democratizar as oportunidades de emprego que surgem com a vinda desses empreendimentos, o governador Eduardo Riedel lançou no início do mês o “MS Qualifica para um novo futuro”, que tem como primeira ação o programa o “Voucher Transportador”. 

A iniciativa vai beneficiar mil motoristas com qualificação e custeio da habilitação “D”, que permite conduzir ônibus, micro-ônibus e vans, e “E”, que permite conduzir todos os automóveis inclusos nos tipos de CNH “B”, “C” e “D” e veículos com unidades acopladas que excedam 6 mil quilos, como carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.

Fonte: Funtrab

IMG_0386-730x480-1

Quarta-feira será de queda das temperaturas em Mato Grosso do Sul

Durante a quarta-feira (10), Mato Grosso do Sul tem queda gradativa das temperaturas, segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). As instabilidades do Estado ocorrem devido ao avanço de cavados, além da passagem de uma frente fria que favorece essa condição do clima.

No Pantanal, a temperatura em Aquidauana será com mínima de 21ºC e máxima de 28ºC. Em Corumbá, tempo encoberto com chuvisco, mínima de 20°C e máxima de 25°C. Em Porto Murtinho, a mínima será de 20°C e máxima de 26°C.

Na região Norte, Coxim amanhece com mínima de 22ºC e a máxima atinge os 32°C ao longo do dia. Já na Capital, há a probabilidade de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A mínima será de 20ºC e a máxima de 27ºC.

Em Dourados, mínima de 19ºC e máxima de 26ºC. No Sul, onde as temperaturas serão as mais baixas no Estado, Ponta Porã terá mínima de 18ºC e máxima de 24ºC. Iguatemi fica com mínima de 17°C e máxima de 27°C.

E no Bolsão, Três Lagoas terá mínima de 21°C e máxima de 30°C.

feira-artesao-livre-17-edicao-730x480-1

Exposição de artesanatos produzidos em presídios começa nesta quarta-feira

Com foco em opções de presentes para o Dia das Mães, começa nesta quarta-feira (10), a partir das 13 horas, a 17ª Edição da Feira do Artesão Livre, que expõe para a venda produtos artesanais confeccionados com mão de obra prisional em estabelecimentos penais da capital e interior de Mato Grosso do Sul.

A exposição reunirá cerca de 400 peças exclusivas, entre tapetes, esculturas, enfeites, utensílios, pinturas, arte em tecidos etc, com itens a partir de R$ 10.

Pela primeira vez, este ano, a Feira do Artesão Livre será no formato híbrido, com vendas tanto na exposição presencial, realizada no Átrio do Fórum de Campo Grande, como pelo aplicativo WhatsApp.

O evento é promovido em parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e Ministério Público Estadual, por meio da 50ª Promotoria de Justiça, e conta com o apoio do Conselho da Comunidade de Campo Grande e do Instituto Ação pela Paz; além da Faculdade Mackenzie, de São Paulo, que contribuiu com a produção da identidade visual da edição.

Serviço

Evento: 17ª Edição da Feira do Artesão Livre

Data: 10 e 11 de maio

Horário: 13h às 18h (quarta-feira) e 12h às 18h (quinta-feira)

Local: Átrio do Fórum de Campo Grande – Rua da Paz, nº 14.

Acesso Catálogo Virtual: https://chat.whatsapp.com/DneTcQ1CtB80T6xCV6xfrQ