Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (8) a Lei 5.970/2022, que institui em Mato Grosso do Sul o Agosto Azul e Vermelho. O mês visa a conscientização sobre a saúde vascular, a ser celebrado, anualmente, na segunda semana de agosto. A autoria é do deputado Lucas de Lima (PDT).
A nova lei permite a realização de campanhas educativas à população sobre a “necessidade de prevenção, controle e diagnóstico das enfermidades vasculares, fatores de riscos, causas de desenvolvimento e outras informações relevantes sobre a saúde vascular”.
O mês também passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Mato Grosso do Sul. Segundo justificou o deputado autor, a prevenção contra as doenças vasculares é importante para que possamos mudar o quadro de doenças graves, amputações e mortes em consequência de problemas circulatórios, no âmbito estadual.
“As doenças vasculares são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde e apresentam diversos fatores de risco, principalmente colesterol e ou pressão arterial altos, diabetes, histórico de doenças vasculares na família, avanço de idade, obesidade, sedentarismo, fumo, já ter tido derrame, ou doenças cardíacas”, explicou o deputado Lucas de Lima quando apresentou a proposta.
Fonte: Agência ALEMS