04.10.2021

1.

Muito emblemático que todos os candidatos com chance de chegarem ao cargo máximo do parque dos poderes em 2022 sempre encham de elogios o Deputado Federal Vander Loubet. Sua capacidade de tocar projeto políticos difíceis e sua experiência em costurar acordos no antagonismo é realmente extraordinária. Paciência e determinação são suas ferramentas.

2.

As manifestações públicas da turma do “fora Bolsonaro” em Mato Grosso do Sul é bastante incipiente. Não levam para as ruas nem as direções partidárias, o que dirá a massa popular. Nada da capacidade mobilizadora de outrora, embora muita gente envolvida fale em suas redes sociais sobre o tema. Assim, ficou triste, são somente manifestantes da internet.

3.

A Câmara Municipal de Campo Grande teve postura acertada ao rejeitar moção de repúdio contra fala de Geraldo Resende, no episódio de discussão para implantação do passaporte de imunização contra Covid-19. Além de ser o titular que melhor desempenhou suas funções na condução das políticas públicas da pandemia e vacinação no Brasil, o secretário é um homem engajado na luta democrática. Muitos dos que participaram da audiência no parlamento municipal estavam para tumultuar. Esses ventos, momentâneos, não movem moinhos.

4.

Todos falam do bom político que é o Marcos Trad. Faz política 24h por dia, conversa leve, sabe enfrentar as adversidades e, sobretudo acredita na máquina pública como indutora para melhorar a vida das pessoas. As tintas negativas são por conta de alguns assessores que, mesmo o chefe mandando, não cumprem o que o prefeito combina. Tem órgãos de comunicação programando série sobre promessas não cumpridas. Esperemos.

5.

Está comum vermos políticos com projetos diferentes, de partidos com ideologias diferentes, com interesses bem diferentes sentados na mesma mesa, discutindo as eleições de 2022. Parece que as conversas ainda vão trazer novidades. Muitos balões de ensaios estão sendo preparados e as pesquisas darão o veredito final nas composições. É o que falam.

Colunas