Para prevenir a entrada da gripe aviária, MS monta barreira sanitária na fronteira com a Bolívia

Para prevenir a entrada da gripe aviária em Mato Grosso do Sul, a Associação dos Avicultores do estado montou uma barreira sanitária no Posto Esdras da Receita Federal, na fronteira com a Bolívia, em Corumbá (MS), para higienizar os veículos vindos do país vizinho. A barreira teve início na última quinta-feira (9).

Todos os veículos que chegarem ao Brasil vindos de regiões da Bolívia que tenham casos de gripe aviária confirmados serão desinfetados antes de cruzarem a fronteira.

“Este arco é composto por um caixa d’água, onde é colocado um desinfetante; uma bomba e a estrutura física dos canos, onde vai ser feito o ‘chuveirinho’ no carro, digamos assim, com o produto. O carro vai passar devagarzinho por ele e vai ser jogado esse produto em toda a estrutura, por baixo, nas laterais e em cima do veículo”, explica o coordenador da Comissão Nacional de Avicultura e Suinocultura, Adroaldo Hoffmann.

Estrutura tem seis metros de altura. — Foto: FabianodoValle/TVMorena

O arco tem seis metros de altura, sendo assim carros, ônibus e caminhões poderão passar pelo local. A barreira irá permanecer por tempo indeterminado e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) vai auxiliar com os desinfetantes.

“A população não precisa ficar preocupada em passar nesse arco, porque o produto não é corrosivo, não estraga o veículo. É um desinfetante”, reforça Hoffmann.

Além do arco sanitário, a Iago e o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) intensificam as ações preventivas na fronteira.

Iagro realiza fiscalização na fronteira para prevenir a entrada da gripe aviária no Brasil. — Foto: FabianodoValle/TVMorena
Iagro realiza fiscalização na fronteira para prevenir a entrada da gripe aviária no Brasil.

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse em fevereiro que o Brasil não registrou casos de gripe aviária. A doença foi registrada em países da América Latina.

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta espécies de aves domésticas e silvestres.

Segundo o Ministério da Agricultura, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, Peru e Equador já têm casos confirmados da doença.

Colunas