Na Capital, PMMS reduz 26% dos crimes de furto com a “Operação Boas Festas”

Em dez dias de cumprimento da Operação Boas Festas, a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul reduziu em 26,25% os crimes de furto em Campo Grande, comparado com o mesmo período do ano passado.

O reforço do policiamento neste período, que compreende o Natal e o Ano Novo, será feito na Capital e em todo interior do Estado, com foco na prevenção delitos e redução dos índices criminais, aumento da segurança e bem estar da população.

As ações preventivas ocorrem em razão do aumento do fluxo de pessoas pelas áreas comercias e pagamento do 13º salário.

Nós mapeamos Campo Grande com todas as demandas existentes, nos bairros e na Área Central. Com base nesses dados, criamos cartões de programa para aplicar o policiamento todos os sete dias da semana, seguindo o horário comercial e o especial de final de ano”, afirmou o Comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel PM Émerson de Almeida Vicente

Para otimizar a Operação, parte do efetivo envolvido está empenhado em uma Central de Comando e Controle, criada para atendimento exclusivo na prevenção, enquanto outra parte atua no atendimento das demandas de emergência, recebidas pelo telefone 190.

Na Central de Comando e Controle, os coordenadores, com apoio dos Alunos-Oficiais da Polícia Militar, tem acesso à localização em tempo real das viaturas e gerenciam a sua empregabilidade no policiamento motorizado, de acordo com a demanda do momento.

As ações da Operação Boas Festas seguem até 09 de janeiro de 2023.

Operação Boas Festas

Há mais de uma década, durante os finais de ano, a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul realiza a intensificação do policiamento nas áreas comerciais da Capital e do interior, já que a de pessoas aumenta muito nessa época do ano, em virtude das festividades e do 13º salário.

A ‘Operação Boas Festas’, que anteriormente era conhecida como ‘Operação Fim de Ano’, tem evoluído tanto no número de policiais militares empregados, quanto na tecnologia utilizada, obtendo assim maior êxito e melhor empregabilidade do efetivo.

No início, o foco do policiamento era a Região Central da Capital e nas maiores cidades do interior do Estado tais como: Corumbá, Três Lagoas, Dourados e Ponta Porã, por serem a área de maior circulação de pessoas em suas áreas comerciais.

Com expansão do comércio para os bairros, a PMMS passou a atuar com o reforço no policiamento no fim de ano nos corredores comerciais, bancários e gastronômicos, com propósito de atuar na prevenção de ilícitos e garantir à população segurança, durante as festividades Natalinas e de Ano Novo.

Fonte: Assecom/PMMS

Colunas