Aos 83 anos, escritor que já foi boiadeiro e garimpeiro realiza sonho de lançar primeiro livro

Durante os 83 anos de vida, Renan Dourado de Assis escreveu muitos contos que ficaram escondidos nas gavetas enquanto ele trabalhava como boiadeiro, garimpeiro, militar e até desenhista arquitetônico. Depois de aposentado, resolveu mostrar as palavras para o mundo e realizará o sonho de publicar o livro “Lagoa Adormecida”. O lançamento será na quinta-feira (1º), em Campo Grande.

O idoso é natural do município de Poxoréu (MT), mas foi registrado tardiamente em Campo Grande. Ele explica que sempre gostou de ler e escrever, mas o trabalho tomava muito tempo de sua vida. Então foi só na aposentadoria que ele conseguiu se dedicar à literatura.

Foram os amigos de Renan que sugeriram a ideia de escrever o livro, em uma ocasião que relatava uma de suas inúmeras histórias.

“Isso me acendeu uma luz na cabeça, então comecei a fazer pesquisas, registrar passagens da minha vida e de outras pessoas que eu conhecia, visitar bibliotecas e escrever. Às vezes não tinha ideia do que escrever, mas a inspiração ia chegando”, conta Renan.

A inspiração foi tamanha que o manuscrito final alcançou 32 capítulos e mais de mil páginas, versão que acabou divida em dois volumes para facilitar a leitura. O romance mistura trechos de passagens de vida do autor com histórias que ele teve contato durante a vida, ou criou durante o processo de escrita, em uma história cheia de reviravoltas e surpresas.

De acordo com Renan, quando começou a colocar as ideias no papel o intuito não era publicá-las, mas sim, deixar uma lembrança para as futuras gerações de sua família. “Era para ser só para a família, mas minhas filhas me incentivaram e decidi publicar”, completou.

Idoso, que hoje em dia é divorciado, tem quatro filhos, cinco netos e uma bisneta. Todos orgulhosos, ressaltou uma de suas filhas, Léa Oliveira.

“É indescritível a felicidade que estamos sentindo pelo nosso pai por estar realizando o sonho de ter seu livro publicado. Foram muitos desafios, mas Deus não permitiu que desistíssemos, e hoje estamos prontos para aplaudi-lo de pé, porque ele é um vencedor”, disse.

Muita história para contar

O aposentado já foi boiadeiro, trabalhou em garimpos e também na lavoura. Com o tempo, passou a trabalhar com construção e resolveu ir para Brasília logo após a capital do Brasil ser fundada.

Lá, ele voltou a estudar e entrou para o Exército, fez curso de desenho arquitetônico e começou a atuar como desenhista. Passou por Campo Grande, Ilha Solteira e São Paulo e viajou por todo o Mato Grosso do Sul fiscalizando obras.

Quando se aposentou, decidiu entrar para a faculdade de Direito. Teve de interromper o curso por problemas de saúde, mas garante que não desistiu de realizar este outro sonho.

“Pretendo, ainda, terminar o curso, mesmo nessa idade. Não vivo do passado, eu vivo o agora e daqui para frente. Ainda tenho muitos sonhos e planos, quero ser lembrado”, completou Renan.

Lançamento

O lançamento do primeiro volume de “Lagoa Adormecida”, do escritor Renan Dourado, será na quinta-feira (1º), a partir das 19h, no Senac Hub Academy, localizado na Rua do Parque, nº 75 – Centro (em frente ao Horto Florestal). A entrada é gratuita.

Colunas