Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Governo firma convênios para exportar programas da TV Educativa

Três convênios firmados pelo Governo do Estado vão exportar programas da TV Educativa de Mato Grosso do Sul para o Brasil, dar eficiência energética para o prédio da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e produzir conteúdos de educação de trânsito.

As parcerias foram seladas nesta nesta terça-feira (3) pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo diretor-presidente da Fertel, Youssif Domingos, com representantes da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Energisa, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Fapec (Fundação de Apoios à Pesquisa, ao Ensino e Cultura) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

“Com a Energisa fizemos uma convênio para dar uma reestruturada na Fundação, visando a economicidade de energia, iluminação da torre e outras melhorias na parte elétrica. Com o Detran, através da Fapec (Fundação de Apoios à Pesquisa, ao Ensino e Cultura), nós vamos fazer um grande trabalho de conscientização sobre o trânsito. Com A TV Brasil (EBC) vamos trocar a grade de informações e programação, com aquilo que já temos com a TV Cultura de São Paulo (SP) e também com nossa TVE”, destacou Reinaldo Azambuja.

Prédio da Fertel está localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande

EBC/TV Brasil

Convênio vai possibilitar a transmissão da programação da TV Brasil em Mato Grosso do Sul, e vice-versa. A TVE-MS já tem um convênio com a TV Cultura de São Paulo e optou por retransmitir as duas emissoras com o objetivo de enriquecer a programação.

Os programas regionais que serão enviados para a grade nacional são: Jornal da Educativa, Na Cadeira do VJ, Dona Música, Perspectiva, Giro do Esporte, Kanal Mulher e outros.

Com sede em Brasília (DF) e regionais no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo, São Luís (MA) e Tabatinga (AM), a empresa pública federal EBC é responsável por importantes veículos de comunicação do País, como a TV Brasil, a Agência Brasil, a Radioagência Nacional e outras rádios nacionais no Rio de Janeiro, Brasília e Amazonas.

“Quero agradecer a EBC pela parceria para poder colocar na nossa grade a programação de vocês”, disse Youssif Domingos. Em contrapartida, a TVE estará sendo transmitida para 100% do território de Mato Grosso do Sul. “O sul-mato-grossense poderá acompanhar o melhor da comunicação”, disse o gerente executivo da TV Brasil, Vancarlos Alves.

Convênios foram assinados nesta terça-feira

Energisa

Dentro do Programa de Eficiência Energética, o convênio firmado permite a troca de lâmpadas, dos aparelhos de ar condicionado e da iluminação da torre de alvenaria. Tudo terá custo de R$ 350 mil. O projeto foi selecionado por chamamento público.

“Identificamos no prédio várias oportunidades. Estamos reformulando toda a iluminação externa e interna e todo o processo de refrigeração do prédio”, explicou o presidente da Energisa-MS, Marcelo Vinhais.

UFMS, Detran e Fapec

Convênio para execução do projeto intitulado “Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização do Trânsito”, no valor de R$ 6,4 milhões.

O Detran vem trabalhando há um ano nesse projeto que tem o objetivo produzir programas de rádio e TV voltados para a educação e conscientização no trânsito com conteúdo informativo. Com o recurso disponibilizado, serão adquiridos novos equipamentos para montar um laboratório de produção e prática de programas de TV e rádio.

A FAPEC vai disponibilizar profissionais qualificados que foram selecionados por meio de chamamento público. São 17 profissionais, entre jornalistas, cinegrafistas, editores, entre outros da área de rádio e TV. O projeto contempla ainda 8 professores da UFMS e mais 34 bolsistas da área de comunicação, relacionados a área de rádio e TV.

“Esperamos que com essa parceria possamos produzir programas de Educação de trânsito para todos os sul-mato-grossenses”, pontuou Youssif.

Colunas