Bioparque abre as portas para o público para alunos da EE Prof Henrique Ciryllo Corrêa

Alunos da EE Prof Henrique Ciryllo Corrêa são os primeiros cadastrados para visitarem o Bioparque Pantanal neste mês de maio. Os estudantes vão percorrer o circuito dos aquários e conhecer a fauna dos biomas das bacias do Pantanal e da Amazônia, além de espécies dos cinco continentes.

A expectativa é que o complexo receba mais de 12 mil pessoas, entre público individual e de grupos (escolas, universidades e instituições) ao longo deste mês. Para junho, a agenda deve ser liberada no sistema de agendamento já na segunda quinzena de maio, conforme informação da administração do bioparque.

“Estamos ansiosos para recepcionar a primeira turma que chega hoje ao Bioparque Pantanal por meio de agendamento. Tivemos um mês de visitas guiadas que nos ajudaram a entender a dinâmica das visitações. Como não nos limitamos apenas a ser um produto para o turismo de contemplação, tivemos que cuidar de toda a parte da Educação Ambiental que está inserida na proposta”, explicou a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.

Para hoje, os estudantes terão a satisfação de mergulhar num mundo de conhecimento de cenários que estão no quintal da nossa casa, como os biomas do Pantanal e do Cerrado, que muitas vezes são desconhecidos por eles. “É uma forma de trazer para esses alunos aquilo que muitas vezes é muito distante deles”, completou Maria Fernanda.

Educação ambiental

A proposta pedagógica do Bioparque está alicerçada em três eixos: experiência, pesquisa e formação. Durante a visitação, a equipe de condutores promoverá intervenções pedagógicas, a fim de aprofundar temáticas do Currículo, bem como intervenções em Educação Ambiental. Em suma, a visita escolar vai muito além da contemplação, com a sensibilização ambiental, a construção de conhecimentos e aprendizagens e a formação crítica.

“Com o início das visitas escolares, estamos muito entusiasmados ao ver a materialização de todo o planejamento realizado antes de sua abertura. Nesse sentido, ao recepcionar os estudantes e os profissionais da educação da EE Prof Henrique Ciryllo Correa, frisamos o comprometimento da escola em promover a Educação Integral, com vistas a desenvolver seus estudantes em todas as dimensões, cognitivas e socioemocionais, em consonância com o Projeto Pedagógico, proposto para o Bioparque Pantanal”, explicou o coordenador da equipe do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque (NEA), Tiago Green.

Colunas