Maio amarelo começa com índice crescente de motoristas ao celular

Juntos Salvamos Vidas! Esse é o tema da Campanha Maio Amarelo deste ano que, mais uma vez, visa proteger a vida no trânsito por meio da conscientização. E com isso, um alerta importante. De acordo com informações estatísticas do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o número de autuações por conta da utilização do celular ao volante de janeiro a abril deste ano, já é 35,7% maior do que o mesmo período do ano passado.

Para a diretora de Educação para o Trânsito do Dtran, Elijane Coelho, o aumento neste índice representa uma grande preocupação para todos. “A educação para o trânsito deve ser constante e isso nós entendemos. Mas o mês de maio foi eleito o mês de conscientização, e por isso trazemos à tona esses dados que representam o péssimo hábito dos condutores em Mato Grosso do Sul. Parece que as pessoas estão cada vez mais impactadas pelo tempo e pela pressa. Vivem com os olhos no celular e isso, mesmo quando estão dirigindo”, afirmou a diretora.

Para ela, esse pode ser um dos grandes vilões da segurança viária, pois o celular tira totalmente o foco e a atenção do motorista. “Pra nós, traz o mesmo efeito de dirigir sob efeito de bebida alcoólica”, complementou.

Os números revelam ainda que, o número de casos é muito maior na Capital do que nas cidades do interior. Enquanto os municípios juntos contabilizam 5.365 infrações no período de janeiro a abril deste ano, a Capital é campeã com 6.052 casos.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o uso do aparelho celular enquanto dirige é proibido e a infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293.47 e aplicação de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Programação

Esse ano, a programação do Maio Amarelo desenvolvida pelo Detran-MS traz palestras em empresas e em escolas de ensino fundamental, para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) o foco será no comportamento de motociclistas, com parceria de uma concessionária de motocicletas. Também haverá abordagens educativas em vias estaduais e experiências com óculos simuladores de embriaguez nos dias 8, 15 e 22 durante o projeto Amigos do Parque, no Parque dos Poderes.

O ponto alto dessa programação deve ser a visita do Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, prevista para o dia 18, durante o Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito, etapa Centro Oeste, que segue nos dias 19 e 20.

Ainda no dia 18, o presidente deverá acompanhar uma simulação de resgate de acidentes nos Altos da Avenida Afonso Pena, uma realização do Corpo de Bombeiros.

Colunas