Escolas retomam atividades esportivas, artísticas e culturais na Capital

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) retoma as atividades esportivas, artísticas e culturais para os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). Os projetos “Esporte Escolar da Reme” e “Arte e Cultura da Reme”, realizados pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC), serão lançados nesta sexta-feira (25), às 19h, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).Entre os anos de 2017 e 2019, os projetos beneficiaram 45.754 alunos.

Desde março de 2020 as atividades estão suspensas por conta do período de pandemia, mas serão reiniciadas a partir do mês de abril. Todas as atividades são realizadas no contraturno das aulas regulares, ou turno estendido, sempre nas unidades da Reme. No total são oferecidas 21 modalidades esportivas, seis linguagens artísticas e 21 expressões artísticas, beneficiando 15 mil alunos em 119 unidades escolares.

Os modalidades esportivas oferecidas são: atletismo, badminton, basquetebol, beach tennis, capoeira, esporte adaptado, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, jiu jitsu, judô, karatê olímpico, kung fu, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia.Além de dança (contemporânea, balé clássico, urbana, jazz dance, regional, corpo coreográfico), música (instrumento de corda, flauta, percussão, coral, regente de orquestra), artes visuais (desenho artístico, pintura em tela, artesanato, grafite, escultura), teatro, circo, audiovisual e xadrez.

“Com estas atividades, nós damos a oportunidade para os nossos alunos de se destacarem nos esportes, dança, ou outra expressão artística. É muito importante para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. E além de tudo, é oferecido parto da casa desse aluno, e de graça”, explica a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes.

Na cerimônia também serão entregues os encaminhamentos para convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo simplificado – que teve a validade prorrogada até o dia 23 de dezembro, por meio de edital publicado no dia 14 de março no Diogrande – para professores de educação física, artes visuais, audiovisual, circo, dança, música e teatro.

Colunas