Os estudos técnicos para implantação do contorno viário de Chapadão do Sul, na MS-306, estão avançando e já estão nas mãos da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos). O projeto, denominado Dispositivo da Interseção da BR-060 foi apresentado recentemente pela concessionária da rodovia estadual, a Way 306.
Para concretizar a obra do anel viário, um trecho de 2,4 km da MS-306 vai coincidir com trecho da BR-060. Atualmente, a rodovia estadual conecta-se com a federal nas proximidades do km 115, próximo ao início da ocupação urbana de Chapadão.
Com a implantação do contorno, o entroncamento será dividido e o trecho sul da BR-060 será deslocado para as proximidades do km 13+400. Entre estes dois pontos, os tráfegos das duas rodovias compartilharão o mesmo segmento rodoviário.
“Como órgão que fiscaliza o cumprimento correto e eficiente do contrato de concessão, cabe à Agems conhecer e avalizar qualquer intervenção que vá acontecer. Explica o diretor de Rodovias da Agência sul-mato-grossense, Matias Gonsales.
Ele ainda completa a fala revelando que o projeto do novo dispositivo de interseção, ou seja, do ponto onde as duas rodovias vão se conectar no novo anel viário, é uma das novas obras mais importantes atualmente para o sistema viário da região.
“Também estamos acompanhando o alinhamento entre concessionária e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) para a delegação desse trecho de rodovia federal”, frisa o coordenador da Câmara Técnica de Rodovias, Edson Delgado.
Segurança e trafegabilidade
O projeto considera pontos como a preferência de trânsito no entroncamento entre a via estadual e a federal, e a forma como devem ser as alças de acesso, entre outros. A aprovação para alterar o traçado da via aconteceu após análise técnica e o recebimento de contribuições em consulta pública, dando transparência à discussão.
Com o intuito de levar mais segurança e fluidez ao tráfego da estrada, retirando a passagem pelo centro da cidade, um aditivo foi feito ao contrato permitirá fazer essa adequação. Todas as etapas desse projeto de modificação contam com participação da Agems, que é responsável por dizer se determinada intervenção pode ou não ser executada, e indicar quando é necessário ajustar um projeto e fiscalizar trabalhos
O diretor-presidente da Agência Reguladora, Carlos Alberto de Assis, aponta que a expansão das concessões rodoviárias tornam cada vez mais importante a qualidade do trabalho da Agems no setor de infraestrutura.
“Em um projeto como esse, do contorno, por exemplo, são muitos detalhes técnicos importantes que vão impactar na vida de quem passa pela rodovia, seja motorista com seu carro de passeio, pedestre, ciclista, motociclista, sejam produtores e transportadores de carga. Então, estamos focados em entregar resultados de excelência”, diz.