União reconhece emergência em Ponta Porã por temporal; no total MS tem 21 municípios com decretos

O governo federal reconheceu a situação de emergência na cidade de Ponta Porã, na região sul de Mato Grosso do Sul. O decreto municipal é de 17 de fevereiro e tratava das chuvas intensas no município. No total, o estado tem 21 municípios em situação de emergência após o temporal das últimas semanas, de acordo com a Defesa Civil. As cidades com emergência decretada são:

  1. Amambai
  2. Antônio João
  3. Bela Vista
  4. Bonito
  5. Caracol
  6. Corguinho
  7. Deodápolis
  8. Eldorado
  9. Iguatemi
  10. Japorã
  11. Jardim
  12. Jutí
  13. Miranda
  14. Naviraí
  15. Nioaque
  16. Paranhos
  17. Pedro Gomes
  18. Ponta Porã
  19. Porto Murtinho
  20. Ribas do Rio Pardo
  21. Sete Quedas

A decisão da União, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, está descrita na portaria nº 1.028. Ponta Porã está na lista junto com outros quatro municípios do país, que também tiveram situação de emergência reconhecida.

Temporal deixou rastro de destruição em Ponta Porã — Foto: Prefeitura de Ponta Porã
Temporal deixou rastro de destruição em Ponta Porã — Foto: Prefeitura de Ponta Porã

As cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Colunas