Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

PCMS desencadeia operação contra furto de equipamentos de tecnologia agrícola

A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Combate a Crimes Rurais e Abigeato – Deleagro e Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira – DEFRON, cumpriram quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão no município de Orlândia no Estado de São Paulo. As buscas e a prisão ocorreram no âmbito da operação GEOAGRO, segunda fase, realizada nesta quarta-feira (1º). As diligências ocorreram também no município de Barretos-SP, onde foi apreendido uma antena John Deere furtada no Estado de Mato Grosso do Sul.

 O alvo preso na operação é apontado nas investigações dessas Especializadas como um dos maiores receptadores brasileiros de equipamentos de alta tecnologia utilizados na agricultura de precisão. Ele responderá pelos crimes de Receptação Qualificada, Associação Criminosa e Furto Qualificado.

No decorrer dos trabalhos policiais foi apurado que o preso desenvolve função relevante, centralizadora, em um esquema nacional de furto, tentativa de legalização e venda de objetos subtraídos dos produtores rurais. O alvo possuía o crime como sua única renda financeira e apresentava patrimônio considerável, além de manter hobbies luxuosos.

Foram apreendidos na operação numerosos equipamentos de alta tecnologia agrícola, arma de fogo, munições, documentos, computadores e celulares utilizados para a prática criminosa.

As investigações continuam e, com a prisão do alvo, será possível esclarecer pontos relevantes na investigação com a identificação de outros membros da organização criminosa. 

Até o momento a Operação GEOAGRO já deu cumprimento a 10 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. O objetivo da Operação é retomar a paz no campo, proporcionando tranquilidade para os produtores do estado de Mato Grosso do Sul produzirem com a excelência habitual.

Colunas