Site de estatísticas da Sejusp é modernizado e terá informações dos últimos 10 anos

Disponibilizando novos recursos tecnológicos e maior quantidade de dados específicos, o site de estatísticas de segurança pública da SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) voltou ao ar nesta quarta-feira (01.06), após ampla modernização do sistema.

Com as melhorias desenvolvidas pela equipe técnica, agora será possível consultar as ocorrências de acordo com o tipo de crime, acessando o comparativo entre meses e anos da maioria das ocorrências registradas em Mato Grosso do Sul.

O canal passa a oferecer também informações que antes não eram disponibilizadas online, como dados de vítimas (números), drogas, armas e veículos roubados e furtados. Usando um formato simplificado de busca, o site foi elaborado com um layout que auxilia no acesso aos dados, dando mais transparência ao canal e ainda atendendo à Lei de Acesso à Informação, que concede ao cidadão o direito de solicitar informações aos órgãos e entidades do Poder Executivo.

Para auxiliar na leitura das informações, foi desenvolvido um painel para cada tipo de ocorrência, onde é possível consultar os dados dos últimos 10 anos (desde 2012) até o dia anterior ao da consulta. Também foi disponibilizado um painel específico dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que são os crimes violentos praticados contra vida.

O site segue as orientações do Conselho Gestor do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (CONSINESP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Para facilitar ainda mais a transparência e o acesso às informações, futuramente, o serviço ainda poderá receber novas implementações. Para consultar o canal, basta acessar o site da Sejusp e clicar no link “Estatísticas Online”, localizado na parte inferior da página inicial.

Colunas