O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá participar nesta segunda-feira (16) da primeira agenda pública após as cirurgias nas pálpebras e no quadril. A Presidência afirmou que Lula deverá estar presente, de forma remota e ao vivo, a um evento nesta tarde, no Palácio do Planalto.
A cerimônia marcará a celebração do Dia Mundial da Alimentação e do aniversário de 20 anos de criação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Submetido a uma cirurgia para corrigir uma artrose no quadril em setembro, o presidente enfrenta um quadro de mobilidade reduzida e uma rotina de exercícios de fisioterapia para a reabilitação.
Na última semana, do Palácio da Alvorada, Lula retomou reuniões de alinhamento com membros do governo. Ele também fez telefonemas aos presidentes de Israel, Egito e da Autoridade Palestina, para discutir o conflito entre israelenses e o grupo terrorista Hamas, em Gaza.
Além do compromisso desta segunda, a Presidência também avalia a possibilidade de o presidente comparecer virtualmente a um evento de comemoração dos 20 anos do programa Bolsa Família, na próxima sexta (20).
Com Lula de forma remota do Alvorada, ministros deverão ser escalados para representá-lo nesses compromissos.
Nesta segunda, a tarefa caberá aos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).