Foto: Assessoria de Imprensa do Vereador

No Novembro Azul, Carlão faz alerta sobre a importância da prevenção: Salva vidas!

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, reafirmou na última sexta-feira (04) a importância da Campanha Novembro Azul.

Diversas entidades, no mês de novembro, organizam ações dirigidas aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Carlão fez um alerta sobre a importância da prevenção: “Eu sou prova viva que a prevenção pode fazer a diferença, entre a vida e a morte. Enfrentei um Câncer de Próstata e se não fosse um diagnóstico precoce, não estaria mais aqui entre nós. Operei aos 40 anos e em 2008 passei por 40 sessões de radioterapia, desde então estou completamente curado. Há alguns anos perdi minha cunhada vítima de um câncer e as mulheres costumam se cuidar muito mais, fazendo periodicamente exames preventivos. Mas os homens costumam ter mais resistência ou até mesmo displicência com a própria saúde. Como sociedade precisamos superar os preconceitos e cuidar da saúde”, disse emocionado.

Conforme a assessoria de imprensa da secretaria municipal de saúde, as programações da Campanha Novembro Azul estão em fase de organização mas o acompanhamento e diagnóstico já podem ser feitos em qualquer unidade básica de saúde. O paciente passará por avaliação do médico e, caso necessário, será encaminhado a um serviço especializado.

Segundo informações da assessoria da secretaria municipal, “em Campo Grande, 30 pessoas com diagnóstico de câncer de próstata iniciaram o tratamento em 2022. Este total não corresponde somente a novos diagnósticos, uma vez que neste ano, até o último dia 15, foram 58 novos casos confirmados na Capital, desta forma, concluímos que nem todos os pacientes que receberam o diagnóstico iniciaram o tratamento, da mesma forma que é possível que uma pessoa que recebeu o diagnóstico em ano anterior tenha iniciado o acompanhamento somente agora”.

Em 2021, foram registrados 81 óbitos em decorrência do câncer de próstata. Em 2022, foram 49 óbitos registrados até o momento.

Colunas